Início

Questões de Concursos Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Resolva questões de Prefeitura do Rio de Janeiro RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q185036 | Português, Morfologia, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Texto associado.

Texto: A verdade sobre os antibióticos

            De um lapso de memória nasceu uma das mais poderosas armas da medicina contra infecções bacterianas. É assim que pode ser descrita, em poucas palavras, a descoberta da penicilina em 1928, pelo bacteriologista inglês Alexander Fleming. O cientista trabalhava no Hospital St. Mary, na Inglaterra, onde observava o comportamento de uma cultura de Staphylococcus aureus, a temível bactéria que causa infecção generalizada. Um dia, Fleming saiu de férias e esqueceu em cima da mesa do laboratório uma de suas placas de cultura, com amostras de estafilococo. Ao voltar, ele notou que o mofo parecia ter produzido uma substância que conseguira atacar a bactéria. Logo, concluiu que essa mesma substância poderia ser utilizada para impedir o desenvolvimento de outras bactérias. Como o fungo chamava-se Penicillium notatum, Fleming batizou a tal substância de penicilina.

            O cientista ainda descobriu que, por não ser tóxica para o corpo humano, a penicilina também poderia ser usada como remédio. “Antes da descoberta da penicilina, os cientistas tentaram de tudo: de sais de ouro a bismuto. As bactérias eram combinadas quase que por seleção natural”, observa o toxicologista Sérgio Graff (SP). “Há 70 anos, qualquer pessoa podia morrer de meningite ou pneumonia. Hoje, embora essas doenças continuem matando, conseguimos curar grande parte delas. E isso se deve, principalmente, ao uso dos antibióticos”, afirma o infectologista Marcelo Simão Ferreira, do Hospital de Clínicas de Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia (MG). “Claro que a cura de uma infecção não depende só do antibiótico certo empregado, depende também do sistema de defesa do hospedeiro. Em pessoas com câncer, por exemplo, os antibióticos atuam muito menos”, ressalva.

O problema das infecções

            Alexander Fleming inaugurou uma nova era dentro da medicina: a dos antibióticos. Graças a ele, milhões de soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial foram salvos. O termo antibiótico vem do grego e significa “contra a vida” – nesse caso a dos micro-organismos, vamos deixar claro. Hoje, alguns especialistas já refutam o termo e preferem “antimicrobiano” a “antibiótico”. 

            “Os antimicrobianos são comumente usados no tratamento de doenças causadas por agentes microbianos, que podem ser tanto uma bactéria (pneumonia, por exemplo) como um fungo (candidíase) ou vírus (AIDS). Essas doenças são todas chamadas de infecções e cada tipo, de acordo com o agente que a provocou, tem um tratamento específico”, detalha a farmacêutica Emília Vitória da Silva, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (DF).

            Em linhas gerais, os antibióticos podem ser divididos em sistêmicos e tópicos. Segundo Emília, os sistêmicos são aqueles que precisam atingir a corrente sanguínea para exercer sua ação terapêutica. Podem ser administradas por via oral (boca), intramuscular (injeção no músculo), intravenosa (injeção na veia) e aerossol, entre outros. “Quando você administra um antimicrobiano por via oral, a substância atinge o estômago e passa, através da mucosa estomacal, para o sangue. Por este é levada até o seu local de ação, que geralmente é um órgão interno, como garganta ou pulmão”, detalha a farmacêutica Emília.

            Já o uso tópico de antibióticos acontece quando esses agentes são aplicados diretamente na pele ou mucosas, principalmente em infecções dermatológicas (na pele), oftalmológicas (nos olhos), otológicas (nas orelhas) e ginecológicas (na vagina). “Antimicrobianos tópicos têm ação localizada e pouca, às vezes nenhuma, quantidade do medicamento atinge o sangue”, afirma a farmacêutica.

Perigo à vista

            Se Alexander Fleming estivesse vivo, reprovaria o uso indiscriminado de antibióticos. Segundo estimativas de Janaína Sallas, consultora técnica no Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, 40% dos remédios consumidos hoje no Brasil são antibióticos. “A descoberta da penicilina trouxe indiscutíveis benefícios para a medicina, como elevado índice de cura e a redução no número de sequelas. Mas, por outro lado, quando tomados de maneira abusiva e sem prescrição médica, os antibióticos podem causar reações adversas e, principalmente, resistência microbiana”, alerta a especialista em saúde coletiva. 

Resistência microbiana

            O maior risco oferecido pelo uso indiscriminado de antibióticos, porém, é a chamada “resistência microbiana”, que piora o quadro infeccioso do paciente e reduz a eficácia do tratamento. “Quando você utiliza um antimicrobiano de maneira inadequada, os microorganismos desenvolvem uma mutação e se tornam resistentes ao agente antibiótico”, explica a farmacêutica Emília Vitória.

            O toxicologista Sérgio Graff chama a atenção para outro aspecto do uso abusivo do medicamento. Ele explica que o corpo humano é colonizado por “bactérias do bem”, que reforçam o sistema de defesa do organismo em lugares estratégicos como a pele e a boca, por exemplo. Entre outras incumbências, as “bactérias do bem” são encarregadas de impedir a proliferação de “bactérias do mal”. “Quando você toma um antibiótico sem a devida prescrição médica, elimina não só as bactérias ruins do seu organismo como as boas também”, alerta o toxicologista. Entre bactérias mortas e feridas, explica ele, salvam-se as mutantes. “A partir do momento em que dizimei todas as bactérias, as mutantes começam a se multiplicar. E a produzir infecções resistentes a antibióticos”, completa.

Vírus: inimigo invencível

            Embora a origem grega do termo signifique “contra a vida”, os antibióticos não conseguem agir sobre todos os micro-organismos. Na grande maioria das vezes, são eficazes contra bactérias e, em alguns casos, fungos e parasitas. “Em doenças virais, por exemplo, eles não têm eficácia alguma”, assegura Marília. Por isso mesmo a receita médica é imprescindível no ato da compra de antibióticos. Só o médico tem condições de avaliar se uma infecção é bacteriana ou viral. “O paciente não tem como distinguir uma da outra apenas pelos sintomas apresentados. Para você ter uma ideia, tanto infecções virais quanto bacterianas provocam febre no paciente”, diz a conselheira do Cremerj. 

André Bernardo

Revista VivaSaúde. São Paulo: Escala, edição 189, 2019.

(adaptado)

“Hoje, embora essas doenças continuem matando, conseguimos curar grande parte delas.” (2º parágrafo). Neste período, a palavra em destaque introduz a ideia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q206578 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

É inegável a importância dos medicamentos no tratamento da maioria das doenças e da necessidade de o hospital manter um sistema efetivo de distribuição. Os principais profissionais envolvidos com o processo de distribuição de medicamentos em hospitais são os médicos, os farmacêuticos e a equipe de enfermagem. Na implantação do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q207102 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Durante a dispensação de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial, os farmacêuticos devem seguir os dispostos legais previstos na Portaria SVS/MS nº 344/98, e suas atualizações. A Portaria nº 344/98 foi atualizada pela RDC nº 103/2016, a qual excluiu do rol de seu controle especial medicamentos da lista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q211478 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Inúmeros agentes podem infectar a gestante e o feto interferindo no desenvolvimento do bebê. Aquele em que a infecção ocorrendo no primeiro trimestre de gestação pode acarretar anomalias e alterações no sistema central e olhos do feto é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q211779 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A terceira fase da prevenção que objetiva minimizar as sequelas e reintroduzir o indivíduo à sociedade de forma plena e efetiva (respeitando o potencial de cada indivíduo), é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q210080 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A Lei Federal nº 12.401/2011 alterou alguns pontos da Lei nº 8.080/90. O documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS, é definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q211744 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Na avaliação timpanométrica, quando há mobilidade máxima do sistema tímpano-ossicular, com pressão igual em ambos os lados da membrana timpânica, obtêm-se o valor correspondente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q211355 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Os medicamentos são criados indiscutivelmente com objetivo de salvar vidas, entretanto, convive-se com o risco associado ao seu uso. O adenocarcinoma associado ao uso do dietiletilbestrol é reação adversa a medicamento classificada como do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q211654 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

O fenômeno biofísico que ocorre quando duas ondas sonoras com características físicas semelhantes se encontram, em sentidos opostos, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q212756 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

As fibras aferentes responsáveis pela condução das informações percebidas na língua e estruturas constituintes da cavidade oral estão, respectivamente, ligadas aos nervos cranianos e são transmitidas para as áreas de associação motora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q212097 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Embora não oclua mecanicamente as vias aéreas, a cartilagem epiglote possui uma extremidade fixa que é elevada pela aproximação da laringe contra o hioide, determinada pela contração dos músculos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q212519 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

O nível linguístico caracterizado pelo uso social da língua pela criança, na qual a mesma desenvolve a capacidade de utilizar a linguagem em situações coletivas, reconhecendo significados e interpretando palavras, frases ou expressões dentro de um contexto (adequando-se a ele enquanto receptor ou interlocutor de uma mensagem), denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q206543 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Existem diversas ferramentas que buscam qualificar a gestão pela qualidade nos serviços de saúde, em especial os serviços farmacêuticos. O exame sistemático do grau em que um produto, processo ou serviço atende aos requisitos especificados é compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q212430 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Além da classificação fonética, as vogais são analisadas a partir do grau de abertura da cavidade oral, arredondamento de lábios e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q211672 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Componentes importantes do mecanismo neurológico central para a produção vocal, estas vias nervosas, denominadas neurônio motor inferior, correspondem ao mecanismo periférico pelo qual a atividade motora é mediada, estimulando a contração e os movimentos de componentes laríngeos. A descrição refere-se às vias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q209746 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Recentemente, o aumento considerável de estudos relacionados à segurança do paciente e erros de medicação levou a um maior conhecimento sobre o assunto, confirmando sua importância como um problema mundial de saúde pública. A carga de trabalho excessiva que pode contribuir para aumentar a taxa de erros é causa de erro do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q210064 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A judicialização da saúde é um fenômeno importante da realidade sanitária brasileira, como uma distinta via de acesso a medicamentos. A cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a criação do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT). O NAT propicia apoio na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q210981 | , Farmacêutico, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A ordem da mistura é especialmente crítica no preparo de soluções de nutrição parenteral, pois são misturas complexas. Nas preparações 3 em 1, envolvendo glicose, lipídios e aminoácidos, a ocorrência de quebra da emulsão, com separação de fases pode ser decorrente da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q212249 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

As duas estratégias terapêuticas que possuem objetivos iguais e possibilitam melhora na excursão laríngea, na abertura da transição faringoesofágica e redução de episódios de penetração e aspiração laríngea são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.