Questões de Concursos Prosperity

Resolva questões de Prosperity comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q320128 | Pedagogia, Professor, AMEAS PR, Prosperity

Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:

I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.

II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.

III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.

IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q822717 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A LDBEN, Lei n° 9.394/ 96, que reconhece a Arte como disciplina escolar obrigatória nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Relacionado a esse tema, marque a questão que estiver INCORRETA.

( ) Na função de dar um suporte teórico – pratico a vivencia das quatro áreas artísticas, o Ministério da Educação e do Desporto consolidou no ano de 1997 os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

( ) Foram divididos em dois cadernos: PCN Arte I, de 1ª a 4ª séries, e PCN Arte II, de 5ª a 8ª série. Tendo como referencial a “Proposta Triangular para o Ensino de Arte”.

( ) Seu estabelecimento como área de conhecimento (disciplina) é ainda muito pouco difundida no âmbito escolar.

( ) O ensino de artes prossegue encontrando dificuldades, no que se refere aos conceitos e metodologias.

Em muitos casos porque não consegue achar uma equivalência de aplicação das áreas artísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q801806 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AMEAS PR, Prosperity

Assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q822585 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Psicólogo, AMEAS PR, Prosperity

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

De acordo com esse contexto assinale alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q373493 | Português, Redação Oficial, Agente Administrativo Educacional, AMEAS PR, Prosperity

Correspondência oficial administrativo formal usado enviar normalmente para autoridades e funcionários públicos pode ser informativo, para solicitações ou até mesmo convites.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q802795 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AMEAS PR, Prosperity

Percepção, discriminação, memória, análise-síntese e figura-fundo são itens que fazem parte da avaliação da leitura e escrita no que diz respeito ao aspecto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q821544 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Psicólogo, AMEAS PR, Prosperity

A Lei nº. 10172/2001, o qual aprovou o Plano Nacional de Educação, com base nesta em seus objetivos e metas assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q373538 | Português, Verbo, Auxiliar Administrativo, AMEAS PR, Prosperity

Assinale a alternativa correta sobre o preenchimento correto dos espaços em branco.

I – A maioria dos problemas que ocorrem no país provêm de causas _________.

II – Todas as pessoas no evento usavam camisetas ____________.

III – Ela utilizou pretextos _________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q473549 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Considerando o esporte um conteúdo possível de qualquer intervenção em Educação Física, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q822142 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, AMEAS PR, Prosperity

Segundo o Art. 12 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I - ( ) Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

II - ( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

III - ( ) Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

IV - ( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei. (Incluído pela Lei nº 10.287, de 2011).

Marque a alternativa que corresponde a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q801822 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AMEAS PR, Prosperity

Em crianças pequenas com distúrbios de linguagem, são avaliados processos ligados ao desenvolvimento. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q373494 | Português, Crase, Auxiliar Administrativo, AMEAS PR, Prosperity

Assinale a alternativa incorreta quanto à utilização de crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q550695 | Informática, Softwares, Agente Administrativo Educacional, AMEAS PR, Prosperity

Marque dentro dos parênteses F se a afirmativa for falsa, ou V se a afirmativa for verdadeira:

I. ( ) A tecla ENTER em um documento de texto serve para pular linha.

II. ( ) A tecla DELETE apaga da direita para esquerda do cursor, ou seja, todas as letras que estão atrás do cursor;

III.( ) A tecla BACK SPACE apaga da esquerda para direita do cursor, ou seja, todas as letras que estão na frente do cursor;

IV . ( ) A tecla END joga o cursor para o final da linha;

V. ( ) A tecla HOME joga o cursor no começo da linha;

VI. ( ) A tecla ALT e ALT GR ambas possuem a mesma função em qualquer programa;

VII. ( ) A tecla do MENU DO WINDOWS serve para abrir o INICIAR;

VIII. ( ) A tecla do MENU CONTEXTUAL equivale ao botão esquerdo do mouse;

IX. ( ) As teclas Page UP e PAGE DOWN servem para movimentar páginas.

X. ( ) A tecla CAPS LOCK aciona as letras maiúsculas;

XI. ( ) A tecla SHIFT serve para acionar letras maiúsculas quando o Caps Lock está desligado e também para acionar a segunda função de teclas com mais de uma função;

XII. ( ) Para copiar alguma coisa utilizo o atalho CTRL + V, e para colar utilizo o atalho CTL + C.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q320184 | Pedagogia, Professor, AMEAS PR, Prosperity

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Vol. 1- As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a:

I - ( ) Brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre.

II-( ) Expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.

III-( ) Ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.

IV -( ) Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q472463 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Gardner, baseado em estudos, afirma que possuímos capacidades diferentes ou várias inteligências. Interessado pelas relações entre inteligência, criatividade, talento e competência no campo da psicologia do desenvolvimento humano, Gardner realizou pesquisas sobre inteligência. De acordo com a pesquisa foram encontrados alguns tipos de inteligências. Quais são elas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q552955 | Informática, Internet, Auxiliar Administrativo, AMEAS PR, Prosperity

No hábito intrínseco da tecnologia na vida do jovem, instituições que compõem a educação formal e informal estão tendo que sair dos moldes tradicionalistas e se inserir nesse ciberespaço. Nesse momento existe um choque de gerações entre um publico "Nativo Digital", que engloba as gerações que já nasceram inseridas na cultura digital, com os Imigrantes Digitais, que tem que se adaptar para aderir às novas ferramentas da cultura digital. (e.PRENSKY, Marc. Digital Natives. Digital Immigrants. On the Horizon (MCB University Press, vol. 09 nº 05) October, 2001). Esta nova cultura gerada pela rede de computadores leva o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q821163 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, AMEAS PR, Prosperity

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação e exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. ECA (lei nº 8.069/90), artigo 5º. Diante do exposto é de competência do Educador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q439442 | Direito Constitucional, Educação, Professor, AMEAS PR, Prosperity

Segundo a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 206 estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - Gratuidade do ensino fundamental em qualquer estabelecimento, para os alunos pobres.

II - Liberdade de aprender, ensinar e pesquisar.

III - Gestão democrática, dos ensinos públicos e privados.

IV - Garantia de padrão de qualidade.

V - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

É correto o que se afirma APENAS as afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q325857 | Pedagogia, Professor, AMEAS PR, Prosperity

As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa. Assinale a alternativa em que a ludicidade não encerra em si um sentido pejorativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.