Início

Questões de Concursos QUADRIX

Resolva questões de QUADRIX comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q31892 | Arquivologia, Auxiliar de Departamento, CRO PR, QUADRIX

A gestão de documentos é de exclusiva atribuição do poder público, sendo vedada sua terceirização, de acordo com a Constituição Federal e a legislação arquivística brasileira, que estabelecem como dever e responsabilidade do poder público, nas esferas federal, estadual e municipal, a gestão integral da documentação governamental e a proteção especial de documentos de arquivo, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Do conceito de gestão de documentos podemos destacar as suas três fases básicas: produção, utilização e destinação. A 1ª fase – Produção – refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nessa fase:

I. deve-se otimizar a criação de documentos para que sejam criados apenas aqueles indispensáveis à administração da instituição, evitando-se a produção de documentos não essenciais; diminuindo com isso o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado; e garantindo, assim, o uso adequado dos recursos reprográficos e informáticos.
II. ocorre o fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como a guarda após cessar seu trâmite. Portanto, estão incluídas as atividades de protocolo e de recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
III. concentra-se uma das atividades mais complexas da gestão de documentos: um trabalho multidisciplinar que consiste em atribuir valor aos documentos e analisar seu ciclo de vida, visando a estabelecer prazos para sua guarda nas fases corrente e intermediária, e sua destinação final, ou seja, o recolhimento para guarda permanente ou eliminação. 

Pode-se afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q31649 | Informática, Assistente Administrativo, CRM PI, QUADRIX

Por meio do Microsoft Outlook 2013 em português, é possível executar um conjunto de tarefas. Dentre elas, receber e enviar e-mails. Na área de trabalho do Outlook, estando na caixa de entrada, é possível realizar, com apenas um clique do mouse:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q30646 | Informática, Programação, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QUADRIX

Para o caso de um desenvolvedor precisar implementar seu próprio controlador de base de dados, usando a JPA, qual seria a tecnologia de Java EE mais interessante para se implementar esse serviço?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q45751 | Matemática, Agente Fiscal, CRBio, QUADRIX

Qual deve ser o valor de x, para que o determinante abaixo seja nulo?
 
    | 1 2 1 |
    | 4 1 |
    | 2 4 6 |
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q26565 | Português, Técnico de Operação, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Texto associado.
Pergaminho hebraico de 1.500 anos é decifrado graças à tecnologia

   Encontrado em 1970, material tem 8 versículos já conhecidos da Bíblia. Escaneamento tridimensional permitiu a leitura do fragmento de 7 cm.
  As novas tecnologias permitiram, pela primeira vez, decifrar um dos mais antigos pergaminhos hebraicos existentes, de 15 séculos de idade, encontrado perto do Mar Morto – informaram especialistas israelenses e americanos.
   O deteriorado pergaminho foi encontrado em 1970, entre as cinzas de uma sinagoga em Ein Gedi, perto do Mar Morto.
   Até agora, os investigadores tinham sido incapazes de lê-lo, em razão de seu estado precário.
   "A mais avançada tecnologia nos permitiu desvendar o pergaminho, que fazia parte de uma Bíblia de 1.500 anos de idade", explicou Pnina Shor, da Autoridade Israelense de Antiguidades, em coletiva de imprensa em Jerusalém.
   Quando foi descoberto, o texto não pôde ser decifrado, afirmou Sefi Porat, membro da equipe que extraiu o pergaminho queimado, há 45 anos.
   O fragmento, de sete centímetros de comprimento, que se parece com um pedaço de carvão, contém os oito primeiros já conhecidos versículos do livro de Levítico da Bíblia, que descreve as regras dos sacrifícios rituais, relatou Pnina Shor, aparentemente sem grandes diferenças com relação ao texto bíblico atualmente utilizado.
  Os especialistas fizeram um escaneamento tridimensional, que foi, então, enviado para o Departamento de Informática da Universidade de Kentucky. A instituição desenvolveu um programa de imagem digital que possibilitou a projeção das primeiras imagens legíveis na semana passada.

(g1.globo.com/)
Assinale a alternativa que contenha uma afirmação correta a respeito da ortografia ou da acentuação, considerando as palavras utilizadas no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1186Q30666 | Português, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

Texto associado.
Pedro Pedreiro (Chico Buarque)

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando

Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando pra trás
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem
Esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro espera o carnaval

E a sorte grande do bilhete pela federal todo mês
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol
Esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem
Esperando a festa, esperando a sorte
E a mulher de Pedro, esperando um filho pra esperar também

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém

Pedro pedreiro tá esperando a morte
Ou esperando o dia de voltar pro Norte
Pedro não sabe, mas talvez no fundo
Espere alguma coisa mais linda que o mundo

(...)

Esperando a festa, esperando a sorte
Esperando a morte, esperando o Norte
Esperando o dia de esperar ninguém
Esperando enfim, nada mais além Da esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem

Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando
Pedro pedreiro pedreiro esperando o trem

Que já vem
Que já vem

(Disponível em http://letras.mus.br/)
Sobre a forma verbal "espere", em destaque no texto, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q31952 | Português, Assistente Administrativo, CRM PR, QUADRIX

Texto associado.
Para responder a questão, leia o texto abaixo.

Apenas Sudeste cumpre a meta de 2,5 médicos por mil habitantes

     Um problema que o governo tenta resolver com o programa Mais Médicos está detalhado em números na Síntese de Indicadores Sociais, estudo divulgado pelo IBGE, com base em informações do Conselho Federal de Medicina.
     A relação médicos/habitantes no País está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 2011, havia 1,95 médicos para cada mil habitantes, quando o recomendado pelo ministério é 2,5 médicos por mil habitantes. Somente no Sudeste essa meta é atingida, com 2,61 médicos por mil habitantes. A região Norte tem a pior relação médico/habitante, com apenas 0,98. O estudo mostra concentração de profissionais nas grandes cidades. Nas capitais, há 4,2 médicos para cada mil habitantes. O Maranhão tem a menor relação médicos/habitantes do País: apenas 0,68 médico para cada mil habitantes. A melhor relação está no Distrito Federal: 4,02 médicos por mil habitantes.
     Outra carência revelada pelos indicadores sociais é de leitos hospitalares, embora os dados só cheguem até 2009. O País tinha 2,3 leitos em estabelecimentos de saúde para cada mil habitantes em 2009. É um número que vem caindo ano a ano: em 1999, eram três leitos por mil habitantes.

(www. estodao. com.br)
O texto é, primordialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q32210 | Português, Assistente Administrativo, CRP MG, QUADRIX

Texto associado.
Para onde vamos com o autismo?

      É preciso que façamos uma reflexão acerca dos caminhos do autismo. Dos rumos que tomaremos socialmente diante de uma epidemia diagnostica que tem assolado a infância com números estarrecedores.

      Isso porque, diante de tal epidemia, o princípio preventivo embasado na relação entre causas únicas e soluções gerais, que tantas vezes é eficaz em problemas epidemiológicos de saúde pública (como a vacinação contra doenças infectocontagiosas, ou a eliminação do mosquito Aedes para evitar a dengue, para trazer alguns exemplos de domínio geral), torna-se inoperante diante do autismo.

      Tentar fazer o autismo encaixar-se em esquemas de relações unívocas causa-efeito é uma tentação recorrente, seja em organizações sociais, discursos pseudocientíficos, blogs ou mídias - afinal a relação causa efeito é um esquema conhecido e eficaz diante de muitas dificuldades e, convenhamos, quem não gostaria de poder estabelecer soluções simples e gerais?

      No entanto, procurar forjar causas únicas e soluções fáceis diante de questões complexas como o autismo faz com que se caia em perigosos reducionismos, que, seja pelo viés organicista, seja pelo viés psicologizante, produzem conseqüências extremamente danosas para as pessoas com autismos e seus familiares.

      O diagnóstico do autismo e sua terapêutica exigem considerar a complexidade. Complexo quer dizer aquilo que está tecido, que está em rede, e é na rede interdisciplinar que é preciso tratar dessa questão, articulando os campos de saúde mental, deficiência, educação, assistência social e judicial.

      No autismo, a causa não é única, mas uma combinação de fatores; o seu quadro não pode ser definido por um único indicador isolado, o que exige um olhar e uma escuta clínica acurados; sua evolução pode apresentar variações muito significativas, o que torna questionáveis os prognósticos; e, no que diz respeito à terapêutica, encontram-se documentadas evoluções clínicas de grande sucesso ou de permanência em uma gravidade nas mais diferentes abordagens.

      Longa é a discussão científica sobre a etiologia do autismo.Os fatos científicos encontrados até agora apontam que, se bem no autismo possa haver fatores genéticos implicados, a princípio, em 50% dos casos (como revela a pesquisa com metologia big data, ou seja, sobre o total dos nascimentos, realizada na Suécia entre 1982 e 2006 com 2.049.973 crianças, já comentada por Marcelo Leite em coluna intitulada "A outra face do autismo"), é certo que, mesmo quando há fatores genéticos implicados, não se trata de uma patologia monocausal, ou seja, não é causada por um único gene, depende de uma combinação de vários deles.

      A questão é ainda mais complexa, pois se sabe também que todos nascemos com um código genético  estabelecido, porém o modo como o mesmo irá se manifestar depende dos chamados fatores epigenéticos, ou seja, das experiências de vida, que incluem fatores ambientais. Tais fatores vão desde o ar que respiramos, a água que bebemos, até um fator que em nada é desprezível para a constituição do bebê humano: a relação com os outros.

      A principal característica do ser humano é a de não nascer pronto desde o ponto de vista orgânico. O cérebro depende de experiências para se formar e o código genético também se manifesta em função dessas experiências.

      Portanto, é absolutamente ultrapassado e reducionista o conceito de que, uma vez autista, sempre autista. Diagnóstico não é destino - como tantas vezes pessoas desinformadas acerca da complexidade da formação orgânica costumam afirmar. Por isso a intervenção psicanalítica aposta em produzir experiências de vida constituintes e, desde a sua prática, recolhe diversos exemplos de pequenas crianças que chegam com traços autísticos e deixam de tê-los por efeito da intervenção.

      Desde o ponto de vista psíquico, tampouco nascemos estruturados, e sim abertos a inscrições. Estas inscrições dependem de certas operações constituintes do sujeito, que podem ser sustentadas com estilos de cuidados muito diferentes. Portanto, também é absolutamente reducionista e anacrônico o conceito de que o autismo seria uma resposta a uma mãe fria ou pouco afetiva - "uma mãe geladeira" - como tantas vezes pessoas desinformadas acerca da concepção psicanalítica continuam a afirmar. A função materna pode ser exercida com estilos muito diferentes e depende de uma rede familiar e social para poder operar. A sustentação da função materna não ocorre de modo isolado ou individual e por isso é reducionista qualquer visão de culpabilização da mãe.

      Os acontecimentos de vida, as contingências que cercam o nascimento de uma criança, têm um fator determinante no estabelecimento da relação mãe-bebê, por isso o que está em jogo no estabelecimento dessa relação não pode jamais ser avaliado como fruto de uma competência inata da mãe ou do bebê.

      Quanto aos números assoladores que fazem do autismo uma epidemia na atualidade cabe interrogarmos do que ela é fruto.
      [...]

(www.estadao.com.br)
Sobre a palavra "que", em destaque no penúltimo parágrafo do texto, pode-se afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1189Q670981 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, Procurador Jurídico, CFO DF, Quadrix, 2020

Não  apenas  os  princípios  constitucionais  sensíveis  vinculam o Poder Constituinte derivado decorrente, mas  também  os  princípios  constitucionais  organizatórios  (organização  política,  social  e  econômica)  e  os  extensíveis (cargos eletivos e orçamento, por exemplo). 
  1. ✂️
  2. ✂️

1190Q674822 | Segurança e Saúde no Trabalho, Serviços Gerais, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.
No que se refere às medidas de segurança e às medidas preventivas contra acidentes no trabalho, julgue o item.
O improviso de ferramentas para tentar consertar equipamento danificado é uma atitude exemplar, que constitui medida de prevenção de acidente no ambiente de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

1191Q30232 | Enfermagem, Agente Administrativo, COREN DF, QUADRIX

De acordo com o disposto na Resolução COFEN n° 370/2010, constituem o sistema de apuração e decisão das infrações ético-disciplinares como órgão de julgamento em primeira instância, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q32031 | Veterinária, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

Considere as seguintes afirmações:

I. As firmas, associações, sociedades, companhias, cooperativas, empresas de economia mista e outras cuja atividade requer a participação de médico-veterinário estão obrigadas no registro nos Conselhos de Medicina Veterinária das regiões onde se localizem.
II. Só poderá ter em sua denominação as palavras Veterinária ou Veterinário a firma comercial ou industrial cuja direção esteja afeta a médico-veterinário.
III. As entidades estatais, paraestatais autárquicas e de economia mista que tenham atividade de medicina veterinária, ou se utilizem dos trabalhos de profissionais dessa categoria, são obrigadas, sempre que solicitado, a fazer prova de que têm a seu serviço profissional habilitado.

De acordo com o Decreto nº 64.704, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q32043 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

Observe atentamente o argumento a seguir:
 “O gato está com fome ou sono. O gato não está com sono. Portanto, está com fome.”

Considerando-se:

F = Fome
S = Sono

Assinale a alternativa que contém a tradução para a linguagem simbólica desse argumento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q216633 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais, Médico do Trabalho, DATAPREV, Quadrix

Um cientista e matemático britânico é considerado por muitos o pioneiro da computação moderna. Além de ter desenvolvido um trabalho teórico fundamental na área de computação, atuou em favor de seu país durante a Segunda Guerra Mundial, ajudando a decifrar códigos usados pela Alemanha nazista. Nascido em 1912 e morto em 1954, seu nome é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q13383 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, SERPRO, QUADRIX

Os dirigentes e os empregados do SERPRO pautam suas ações pelos seguintes princípios, no relacionamento com os diversos setores da sociedade, assegurando aos órgãos governamentais:

I. o zelo e a transparência na utilização de seu patrimônio e na aplicação dos recursos públicos.
II. o reconhecimento do papel e apoio à atuação dos órgãos controladores, prestando-lhes informações pertinentes e confiáveis no tempo adequado.
III. a participação e apoio às ações do Governo Federal voltadas à gestão das finanças públicas e a governança do Estado, em benefício da sociedade.

De acordo com o Código de Ética e de Conduta Empresarial do SERPRO, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q669007 | Direito Constitucional, Da Nacionalidade, Assistente Administrativo, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.
    Helmer  e  Lindy,  estrangeiros,  casados,  estavam  a  serviço  de  seu  país  no  Brasil.  Lindy,  grávida  de  oito meses,  teve uma intercorrência médica, sendo necessário realizar o  parto na cidade de Manaus?AM. O filho nasceu saudável e foi  batizado com o nome de Carlos, posteriormente indo morar  no país de seus pais.  
      Anos depois, quando já havia atingido a maioridade civil, Carlos resolveu retornar ao Brasil, onde conheceu Ana,  brasileira nata, com quem se casou.           
     O  casal  Carlos  e  Ana  retornou  ao  país  dos  pais  de  Carlos e lá teve um filho, chamado João. 

Com base  nesse  caso  hipotético  e  na  Constituição  Federal   de 1988, julgue o item.


Além  da  distinção  prevista  na  Constituição  Federal   de  1988,  a  lei  não  poderá  estabelecer  distinção  entre  brasileiro nato e naturalizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1197Q45730 | Legislação Federal, Agente Fiscal, CRBio, QUADRIX

Analise as afirmações e assinale a incorreta acerca do Conselho Federal de Biologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q30627 | Inglês, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QUADRIX

Texto associado.
Read the text below to answer question.

Self-repairing software tackles malware

     University of Utah computer scientists have developed software that not only detects and eradicates never-before-seen viruses and other malware, but also automatically repairs damage caused by them. The software then prevents the invader from ever infecting the computer
again.
     A3 is a software suite that works with a virtual machine - a virtual computer that emulates the operations of a computer without dedicated hardware. The A3 software is designed to watch over the virtual machines operating system and applications, says Eric Eide, University of Utah research assistant professor of computer science leading the university s A3 team with U computer science associate professor John Regehr. A3 is designed to protect servers or similar business-grade computers that run on the Linux operating system. It also has been demonstrated to protect military applications.
     The new software called A3, or Advanced Adaptive Applications, was co-developed by Massachusetts-based defense contractor, Raytheon BBN. The four-year project was completed in late September.
     There are no plans to adapt A3 for home computers or laptops, but Eide says this could be possible in the future.
     "A3 technologies could find their way into consumer products someday, which would help consumer devices protect themselves against fast-spreading malware or internal corruption of software components. But we havent tried those experiments yet," he says.
     Unlike a normal virus scanner on consumer PCs that compares a catalog of known viruses to something that has infected the computer, A3 can detect new, unknown viruses or malware automatically by sensing that something is occurring in the computer s operation that is not correct. It then can stop the virus, approximate a repair for the damaged software code, and then learn to never let that bug enter the machine gain.
     While the military has an interest in A3 to enhance cybersecurity for its mission-critical systems, A3 also potentially could be used in the consumer space, such as in web services like Amazon. If a virus or attack stops the service, A3 could repair it in minutes without having to take the servers down.

Source: http://www.sciencedaily.com
Consider the following excerpt from the text:

"[...]computer scientists have developed software that not only detects and eradicates never-before-seen viruses and other malware, but also automatically repairs damage caused by them".

The words underlined express a meaning of:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1199Q31142 | Direito Civil, Assistente Administrativo, CREF MS MT, QUADRIX

Ainda a respeito da concessão de baixa, suspensão e cancelamento aos profissionais de Educação Fisica, pelo Sistema CONFEF/CREFs, são citadas algumas regras a seguir.

I. A baixa de registro consiste na interrupção temporária do exercício profissional dos Profissionais que assim requererem.
II. A suspensão de registro funda-se na sanção de privação do exercício profissional decorrente de infração disciplinar, aplicada após conclusão de processo ético e/ou administrativo.
III. O cancelamento de registro baseia-se na interrupção definitiva do exercício profissional.
IV. Havendo a comprovação de que o profissional esteja exercendo a profissão durante o período da baixa, o Plenário poderá  ex offício interrompe-la, sem prejuízo das sanções cabíveis.
V. O cancelamento do registro não permite a re-inscrição do Profissional.

Estão corretos os incisos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q120496 | Direito Administrativo, Delegação dos Serviços Públicos Concessão e Permissão, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto na Lei Federal nº 8.987/95, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.