Início

Questões de Concursos QUADRIX

Resolva questões de QUADRIX comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2101Q673692 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente Administrativo, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas  possui  uma  Diretoria  Executiva  que  é  assessorada  por  um  Conselho, com 6 conselheiros efetivos e 6 suplentes, sendo  que, desse total, 3 são mulheres. Além disso, esse Conselho  Regional  tem  uma  Comissão  de  Assuntos  Políticos   com  5  membros,  uma  Comissão  de  Grandes  Animais   com  6  membros  e  uma  Comissão  de  Ética,  Bioética  e   Bem?estar Animal com 5 membros.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.


A proporção entre as mulheres e os homens que atuam  como conselheiros efetivos e suplentes é de uma mulher  para cada 3 homens. 

  1. ✂️
  2. ✂️

2102Q159900 | Contabilidade Geral, Atos e Fatos Contábeis Conceito, Assistente Contábil, CRBio, Quadrix

Analise a situação descrita:
" Pagamento de fornecedor, em atraso, com pagamento de juros ".
Contabilmente, essa operação representa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2103Q669090 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente Administrativo, CRN 2° Região, Quadrix, 2020

Atos administrativos são atos jurídicos que constituem manifestações unilaterais de vontade. A respeito dos atos administrativos, julgue o item. São requisitos dos atos administrativos: competência; finalidade; forma; motivo; e objeto. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2104Q672170 | Legislação Municipal, Oficial de Logística e Almoxarifado, METRÔ SP, Quadrix, 2020

Texto associado.

O Instrumento Normativo PO-29-098 do Metrô-SP estabelece, entre outras determinações, as rotinas pertinentes à confere?ncia dos processamentos diários de movimentação de materiais. Sobre o arquivamento das GMM’s, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2105Q121530 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Associe os instrumentos com as assertivas correspondentes.

I. SISAC
II. CAGED

a. Ferramenta de coordenação e gestão das ações de comunicação e de patrocínio de órgãos e entidades do Governo Federal.

b. Visa a atender à determinação dos órgãos de fiscalização para que a Secretaria de Comunicação Social tenha controle sistematizado das ações de comunicação do Governo Federal.

c. Foi criado pelo Governo Federal, por meio da Lei ng 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

d. Serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

e. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro- Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2106Q676580 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos; a classificação de sigiloso é dada ao documento cuja divulgação não prejudique a administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

2107Q114415 | , Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Qual dos seguintes dados é o menos provável de ser usado no processo de Controle de Incidentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2108Q674810 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.
Manteria a correção gramatical e os sentidos do texto o deslocamento, para o início do parágrafo, de "remonta ao início do século XX" (linha 1), com as devidas adaptações de letras iniciais minúscula e maiúscula.
  1. ✂️
  2. ✂️

2109Q676876 | Administração Financeira e Orçamentária, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A respeito da administração financeira e da administração de pessoas e de materiais, julgue o item.
Cabe à administração de recursos humanos determinar as práticas e as políticas necessárias para se conduzir os aspectos relacionados com as pessoas que trabalham em uma determinada organização, como, por exemplo, atividades de recrutamento, colocação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de funcionários.
  1. ✂️
  2. ✂️

2110Q216338 | Português, Interpretação de Textos, Médico do Trabalho, DATAPREV, Quadrix

Texto associado.
Para responder à questão, considere a letra de cançao a seguir.

Oração Ao Tempo (Caetano Veloso)

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo..

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

(Disponível em http://letras.mus.br)

Sobre a letra da canção, analise as afirmações. 

I. O tempo é tratado na terceira pessoa do singular na maior parte dos versos.
II. O tempo aparece como interlocutor da voz que fala nos versos.
III,Os versos falam, majoritariamente, de uma relação amorosa problemática, ainda que isso não seja tratado claramente. 

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2111Q114483 | Português, Sintaxe, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Texto associado.
Texto I - Tablet ficará 36% mais barato, diz ministro0 ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou hoje que a desoneração dos tablets produzidos no Brasil pode baratear esses equipamentos em até 36%, na comparação com o similar importado.Segundo ele, essa redução do preço será possível com a retirada de um conjunto de tributos, entre eles o PIS/Cofins.0 ministro participou na manhã de hoje do seminário Estímulos à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Setor de Telecomunicações, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)0 governo deve publicar esta semana a medida provisória (MP) que regulamentará a produção de tablets no país. A MP vai incluir esses equipamentos na mesma categoria dos computadores e notebooks, concedendo ao produto desoneração de impostos.(Agência Brosif poro Info Online. Disponível em www.info.obrit.com.br) Texto II - Linkedln eleva oferta de ações em 30%O Linkedln anunciou hoje que a estimativa de preço por ação em sua oferta pública inicial (IPO, em inglês) foi elevada em 30%, acompanhando o apetite de investidores para ingressar no aquecido segmento.A nova faixa de preço de 42 a 45 dólares por ação, contra 32 a 35 dólares anteriormente, avalia a empresa com nove anos de existência em pouco mais que 4 bilhões de dólares. Se considerado o valor máximo da faixa, a operação pode resultar em 352 milhões de dólares.A receita do Linkedln dobrou no ano passado para 243,1 milhões de dólares, enquanto o lucro líquido foi de 15,4 milhões de dólares.Empresas como Facebook, Twitter, Groupon e Zynga vêm atraindo atenção de investidores, transformando o segmento de redes sociais em um dos mais aquecidos atualmente.Do total de 7,84 milhões de ações que o Linkedln está emitindo, 4,83 milhões serão novas ações, enquanto o restante será vendido pelos acionistas da companhia. As ações detidas pelo co-fundador da empresa, Reid Hoffman, que esta entre os acionistas vendedores, devem representar cerca de 21,7 por cento do poder de voto após a oferta.Outros grandes acionistas envolvidos na operação incluem Goldman Sachs, McGraw-HilI Companies e Bain Capital Venture Integral Investors. A oferta está sendo coordenada por Morgan Stanley, Bank of America e jPMorgan.                                                             (Reuters para ínfo Online Disponível em wwwtnfo. obril.com br)

Releia o quarto parágrafo do Texto II.

"Empresas como Facebook, Twitter, Groupon e Zynga vêm atraindo atenção de investidores, transformando o segmento de redes sociais em um dos mais aquecidos atualmente."

Sobre ele, analise as afirmações e, em seguida, dê como resposta a soma dos itens corretos.

(02) A forma verbal "vêm" é de um verbo da terceira conjugação.

(04) A forma verbal "vêm" deveria aparecer no plural; para concordar com o sujeito, c que não acontece.

(08) A palavra "atualmente" é um advérbio e classifica-se, sintaticamente, como adjunto adverbial.

(16) A palavra "sociais" funciona, sintaticamente, como Complemento Nominal de "redes".

(32) Há, no trecho, quatro verbos no gerúndio. Não ocorre, no entanto, o vício de linguagem chamado de "gerundismo".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2112Q115003 | Português, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

 

                        

 
A partir da leitura dos quadrinhos, pode-se inferir corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2113Q673612 | Nutrição, Nutricionista Fiscal, CRN 2° Região, Quadrix, 2020

No Brasil, as doenças do aparelho respiratório ocupam o quarto lugar como causas de morte, sendo a doença pulmonar crônica (DPC) predominante no grupo, com grande impacto econômico na morbidade e na mortalidade. De acordo com a Terapia Nutricional no Paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica da
Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Associação Brasileira de Nutrologia, julgue o item. O maior gasto energético em repouso nos pacientes com DPC, com aumento na oxidação de gorduras, leva ao aumento do trabalho respiratório e da eficiência respiratória, promovendo sintomas como dispneia e intolerância aos exercícios, além de aumento na PaCO2.
  1. ✂️
  2. ✂️

2114Q676690 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Com base nas normas que regulamentam a profissão de fonoaudiólogo no ordenamento jurídico pátrio, julgue o item.
Para o exercício da profissão de fonoaudiólogo, é obrigatória a apresentação da carteira de identidade de fonoaudiólogo e a falta de registro do profissional no respectivo Conselho Regional de Fonoaudiologia torna ilegal e punível o exercício da profissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

2115Q673107 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
No tipo vertical, documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo sua rápida consulta, sem necessidade de se manipular ou remover outros documentos ou fichas.
  1. ✂️
  2. ✂️

2116Q675938 | Nutrição, Nutricionista Fiscal, CRN 2° Região, Quadrix, 2020

A RDC n.° 216/2004 dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Acerca do preparo de alimentos, julgue o item .
O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e sua permanência em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana. A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60 °C a 25 °C em até três horas. Em seguida, deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5 °C, ou congelado à temperatura igual ou inferior a –18 °C.
  1. ✂️
  2. ✂️

2117Q674151 | Matemática, Serviços Gerais, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.
A partir dos números escritos no quadro acima, julgue o item.
Os números 22 e 33 são divisíveis somente por 11. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2118Q676971 | Legislação Específica, Fiscal I, CRO DF, Quadrix, 2020

Julgue o item, relativo à Lei n.º 4.324/1964, ao Decreto n.º 68.704/1971 e às suas atualizações. Se um cirurgião?dentista inscrito em um Conselho Regional de Odontologia passar a exercer suas atividades, em caráter permanente, na região jurisdicionada por outro Conselho Regional, ele deverá apresentar sua carteira para ser visada pelo presidente do Conselho Regional da nova jurisdição, que anotará o caráter da autorização e o prazo concedido. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2120Q703356 | Auditoria, Normas Profissionais do Auditor Interno, Auditor de Controladoria, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Acerca da independência e da objetividade do auditor interno, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.