Início

Questões de Concursos QUADRIX

Resolva questões de QUADRIX comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q31603 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, CRF SP, QUADRIX

Numa reunião de veteranos, compareceram 100 pessoas, todas com menos de 80 anos. Nesse caso, o que NÃO podemos afirmar com certeza é que pelo menos duas pessoas entre as reunidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q13607 | Raciocínio Lógico, Advogado, CRN, QUADRIX

Certa vez uma pessoa afirmou:

• todo nutricionista se preocupa com a saúde.
• todos que praticam esportes se preocupam com a saúde.

Com base apenas nas afirmações dessa pessoa, podemos concluir corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q31643 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo Operacional, CRF PR, QUADRIX

Existem algumas formas de a empresa departamentalizar suas atividades. No estabelecimento de determinado tipo de departamentalização, podem surgir problemas quanto à sua escolha; mas, para evitar isso, podem-se seguir os seguintes princípios apresentados por Koontz e O’Donnnell (Princípios de Administração), exceto um. Aponte qual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q32012 | Português, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Mãe
(Crônico dedicado o o Dia das Mães, embora com o final inadequado, ainda que autêntico)
Rubem Braga

O menino e seu amiguinho brincavam nas primeiras espumas; o pai fumava um cigarro na praia, batendo papo com um amigo. E o mundo era inocente, na manhã de sol
Foi então que chegou a Mãe (esta crônica é modesta contribuição ao Dia das Mães), muito elegante em seu short, e mais ainda em seu maiô. Trouxe óculos escuros, uma esteirinha para se esticar, óleo para a pele, revista para ler, pente para se pentear — e trouxe seu coração de Mãe que imediatamente se pôs aflito achando que o menino estava muito longe e o mar estava muito forte.
Depois de fingir três vezes não ouvir seu nome gritado pelo pai, o garoto saiu do mar resmungando, mas logo voltou a se interessar pela alegria da vida, batendo bola com o amigo. Então a Mãe começou a folhear a revista mundana — "que vestido horroroso o da Marieta neste coquetel" — "que presente de casamento vamos dar à Lúcia? tem de ser uma coisa boa" — e outros pequenos assuntos sociais foram aflorados numa conversa preguiçosa. Mas de repente: 
— Cadê Joãozinho?
O outro menino, interpelado, informou que Joãozinho tinha ido em casa apanhar uma bola maior.
— Meu Deus, esse menino atravessando a rua sozinho! Vai lá, João, para atravessar com ele, pelo menos na volta! 
O pai (fica em minúscula; o Dia é da Mãe) achou que não era preciso: 
— O menino tem OITO anos, Maria! 
— OITO anos, não, oito anos, uma criança. Se todo dia morre gente grande atropelada, que dirá um menino distraído como esse! 
E erguendo-se olhava os carros que passavam, todos guiados por assassinos (em potencial) de seu filhinho. 
— Bem, eu vou lá só para você não ficar assustada.
Talvez a sombra do medo tivesse ganho também o coração do pai; mas quando ele se levantou e calçou a alpercata para atravessar os vinte metros de areia fofa e escaldante que o separavam da calçada, o garoto apareceu correndo alegremente com uma bola vermelha na mão, e a paz voltou a reinar sobre a face da praia.
Agora o amigo do casal estava contando pequenos escândalos de uma festa a que fora na véspera, e o casal ouvia, muito interessado — "mas a Niquinha com o coronel? não é possível!" — quando a Mãe se ergueu de repente: 
— E o Joãozinho? 
Os três olharam em todas as direções, sem resultado. O marido, muito calmo — "deve estar por aí", a Mãe gradativamente nervosa — "mas por aí, onde?" — o amigo otimista, mas levemente apreensivo. Havia cinco ou seis meninos dentro da água, nenhum era o Joãozinho. Na areia havia outros. Um deles, de costas, cavava um buraco com as mãos, longe. 
— Joãozinho! 
O pai levantou-se, foi lá, não era. Mas conseguiu encontrar o amigo do filho e perguntou por ele. 
— Não sei, eu estava catando conchas, ele estava catando comigo, depois ele sumiu
A Mãe, que viera correndo, interpelou novamente o amigo do filho. "Mas sumiu como? para onde? entrou na água? não sabe? mas que menino pateta!" O garoto, com cara de bobo, e assustado com o interrogatório, se afastava, mas a Mãe foi segurá-lo pelo braço: "Mas diga, menino, ele entrou no mar? como é que você não viu, você não estava com ele? hein? ele entrou no mar?". 
— Acho que entrou... ou então foi-se embora. 
De pé, lábios trêmulos, a Mãe olhava para um lado e outro, apertando bem os olhos míopes para examinar todas as crianças em volta. Todos os meninos de oito anos se parecem na praia, com seus corpinhos queimados e suas cabecinhas castanhas. E como ela queria que cada um fosse seu filho, durante um segundo cada um daqueles meninos era o seu filho, exatamente ele, enfim — mas um gesto, um pequeno movimento de cabeça, e deixava de ser. Correu para um lado e outro. De súbito ficou parada olhando o mar, olhando com tanto ódio e medo (lembrava-se muito bem da história acontecida dois a três anos antes, um menino estava na praia com os pais, eles se distraíram um instante, o menino estava brincando no rasinho, o mar o levou, o corpinho só apareceu cinco dias depois, aqui nesta praia mesmo!) — deu um grito para as ondas e espumas — "Joãozinho!".
Banhistas distraídos foram interrogados — se viram algum menino entrando no mar — o pai e o amigo partiram para um lado e outro da praia, a Mãe ficou ali, trêmula, nada mais existia para ela, sua casa e família, o marido, os bailes, os Nunes, tudo era ridículo e odioso, toda essa gente estúpida na praia que não sabia de seu filho, todos eram culpados — "Joãozinho!" — ela mesma não tinha mais nome nem era mulher, era um bicho ferido, trêmulo, mas terrível, traído no mais essencial de seu ser, cheia de pânico e de ódio, capaz de tudo — "Joãozinho!" — ele apareceu bem perto, trazendo na mão um sorvete que fora comprar. Quase jogou longe o sorvete do menino com um tapa, mandou que ele ficasse sentado ali, se saísse um passo iria ver, ia apanhar muito, menino desgraçado!
O pai e o amigo voltaram a sentar, o menino riscava a areia com o dedo grande do pé, e quando sentiu que a tempestade estava passando fez o comentário em voz baixa, a cabeça curva, mas os olhos erguidos na direção dos pais: 
— Mãe é chaaata... 

Maio, 1953
(http://www. releituras. com/rubembraga_mae. asp)
A expressão "hein?", presente no fragmento "como é que você não viu, você não estava com ele? hein?", está exercendo qual função da linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q31635 | Contabilidade Geral, Contabilidade Geral, Assistente Administrativo Operacional, CRF PR, QUADRIX

Redes rápidas de comunicação de dados, programas computacionais e impressoras de última geração são usados no intuito de tentar produzir, de forma cada vez mais precisa e rápida, informações sobre as organizações para que com base nelas possam tomar decisões. Esse é o processo contábil.

Julgue as definições a seguir.

I. A contabilidade representa uma realidade econômica e sua comunicação aos interessados por essa informação.
II. O responsável pela condução dos negócios de uma entidade é o usuário a quem mais a informação contábil interessa. Esse recebe o nome de administrador ou gestor, podendo ser o proprietário do negócio ou não.
III. A contabilidade pode premiar os setores mais eficientes da empresa; auxiliar na determinação da política de preços; melhorar o processo produtivo.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q31387 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

Alguns pacientes com suspeita de contaminação pelo Zika Vírus foram isolados na ala de um hospital para diagnóstico e tratamento. Ao realizar os exames para diagnóstico, os pacientes foram separados por adultos, representados pela letra a, e por crianças, representadas pela letra c. De forma a padronizar-se a demonstração dos resultados obtidos nos exames, convencionou-se a seguinte nomenclatura:

V = VERDADEIRO, ou seja, o paciente está infectado pelo Zika Vírus.
F = FALSO, ou seja, o paciente não está infectado pelo Zika Vírus.

Foram analisadas 4 possibilidades, conforme a seguinte tabela verdade. 

a          c          a-->c
V          V           1
V          F           2
F          V           3
F          F           4

Assinale a alternativa que contém os valores corretos para 1, 2, 3 e 4, considerando o Conectivo do tipo CONDICIONAL (a --> c).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q31788 | Veterinária, Assistente Administrativo, CRMV TO, QUADRIX

Considerando o disposto na Lei nº 5.517/1968, que estabelece normas sobre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q30690 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

De acordo com a NR7, na indicação de exame audiométrico, a realização é obrigatória, inclusive na demissão do trabalhador, e pode ser aceito o resultado de exame anteriormente efetuado, em até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q703252 | Direito Administrativo, Conceitos Introdutórios de Direito Administrativo, Advogado, CRF PR, Quadrix, 2019

Quanto às fontes do direito administrativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q24241 | Raciocínio Lógico, Web Designer, CFP, QUADRIX

Se Paulo briga com Ana, ela vai ao cinema. Se Ana vai ao cinema, Pedro não vai ao clube. Se Pedro não vai ao clube, Lara vai à manicure. Se Lara vai à manicure, Marta vai ao shopping.

Se Pedro foi ao clube, então é verdade que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q31518 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Agente Administrativo, CRF RS, QUADRIX

Acerca do disposto na legislação acerca do Conselho Federal de Farmácia, bem como de seus Conselhos Regionais, analise as afirmativas e assinale a única falsa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q119917 | Engenharia Civil, Orçamento, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O orçamento é uma peça básica no planejamento e programação de um empreendimento. A partir dele, é possível fazer:

I. Análise da viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

II. O levantamento dos materiais e dos serviços a serem executados.

III. Levantamento de mão de obra para executar cada serviço planejado.

IV. A elaboração do cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma físico-financeiro.

V. O acompanhamento sistemático da aplicação de mão de obra e materiais para cada etapa de serviço programado.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q26613 | Contabilidade Geral, Técnico Administrativo, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Leia, com atenção, os conceitos a seguir.

I. Uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
II. O interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
III. Um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.

Eles definem, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q31349 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Um conjunto A tem 3 elementos, enquanto que um conjunto B tem 2 elementos. Quantos são os subconjuntos possíveis de A X B?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q31363 | Fonoaudiologia, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Assinale a alternativa que contraria o disposto pela Lei nº 6.965.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q45726 | Legislação Federal, Agente Fiscal, CRBio, QUADRIX

Assinale a alternativa incorreta a respeito da profissão de Biólogo, de acordo com o disposto na Lei n° 6.684/79 e legislação atualizada sobre o tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q32018 | Raciocínio Lógico, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

Numa empresa existem 2 departamentos, D l e D2. No departamento D l trabalham 18 funcionários no total, e no D2 trabalham 21 funcionários ao todo. Sabendo-se que 5 funcionários atuam nos dois departamentos, qual a quantidade de funcionários da empresa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q30689 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

A NR7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Com relação ao conteúdo da NR7, analise as afirmativas.

I. Uma das competências do empregador é apenas garantir a elaboração do PCMSO, sendo a implementação de responsabilidade da equipe multiprofissional.
II. Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo  avaliação clínica e exames complementares, as
conclusões  e as medidas aplicadas deverão ser registradas em prontuário clínico individual.
III.O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.