Início

Questões de Concursos QUADRIX

Resolva questões de QUADRIX comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q24090 | Português, Atendente Administrativo, CFQ, QUADRIX

Texto associado.
Em Londrina, sensor de movimentos para videogame ajuda em cirurgias

BRUNO ROMANI (COLABORAÇÃO PARA A FOLHA)

      No Hospital Evangélico de Londrina (PR), o Kinect virou ferramenta para auxiliar procedimentos cirúrgicos complexos, como neurológicos e cardiológicos - resultado de um projeto chamado Intera.

      Com o sensor, os médicos podem visualizar os resultados de exames durante as operações. Desde abril, ele já foi usado em mais de 20 procedimentos em uma das 12 salas de operação da instituição.

NÃO ME TOQUE

      No Brasil, o carro-chefe de dispositivos comandados por gestos é o Kinect.

      Ainda não há uma grande comunidade, mas empresas, universidades e desenvolvedores independentes estudam maneiras de criar novas aplicações para o sensor da Microsoft em áreas como saúde, entretenimento e robótica.

      O Instituto de Tecnologia de Sorocaba (a 99 km de São Paulo) criou um painel interativo com conteúdo educativo que pode ser manipulado por deficientes físicos, acionado por gestos ou olhos.

       Entre os desenvolvedores nacionais também estão universitários e hackers independentes. Um deles é Camilo de Lellis Barreto Júnior, que construiu um braço robótico comandado por movimentos captados por meio do sensor da Microsoft.

      Empresas e universitários, porém, dizem que os manuais para desenvolvimento de aplicações são mal organizados, com poucos detalhes e que não estão em português, dificultando a criação.

(Disponível em www.folha.uol.com.br)
Em "dizem que os manuais para desenvolvimento de aplicações são mal organizados", a oração em destaque exerce função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q120607 | Direito Previdenciário, Aposentadoria por Invalidez, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Sobre a aposentadoria por invalidez, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q30519 | Matemática, Assistente de Informática, CRA AC, QUADRIX

Na tabela a seguir temos a distribuição por faixa etária do número de eleitores no Estado do Acre, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Faixa etária em anos                 Número de eleitores

Total                                                 498.017
16 anos                                              7.452
17 anos                                             10777
18 a 20 anos                                     42.798
21 a 24 anos                                     56.423
25 a 34 anos                                    134.221
35 a 44 anos                                     97.984
45 a 59 anos                                     90.495
60 a 69 anos                                     31.781
70 a 79 anos                                     16.514
Superior a 79 anos                              9.572

Fonte TSE

Um eleitor desse estado é selecionado, ao acaso, para pesquisa sobre a intenção de voto. A probabilidade de que ele tenha idade inferior a 25 anos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q31397 | Administração Pública, Organização da Administração Pública, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

Empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado criadas por autorização legislativa específica, com capital exclusivamente público, para realizarem atividades econômicas ou serviços públicos de interesse da Administração instituidora nos moldes da iniciativa particular, podendo revestir de qualquer forma admitida em direito. Elas dividem-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q26568 | Matemática, Técnico de Operação, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Em um escritório de processamento de dados, uma das atividades consiste em digitar-se no computador o conteúdo de páginas que contêm resultados manuscritos de pesquisas realizadas em campo. A equipe atual é composta por 15 funcionários e consegue digitar 42 páginas a cada dia de trabalho.

Caso seja utilizada uma equipe com 25 funcionários e a proporção seja mantida, quantas páginas poderiam ser digitadas em um dia de trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q45284 | Administração Geral, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX

A Comunicação Interna dentro de uma organização é de fundamental importância. Ela compreende a troca de informações entre a organização e os funcionários para que as atividades sejam orientadas no sentido de melhorar o clima organizacional e promover a integração dos funcionários entre si e com a empresa. Em geral, a comunicação se dá por meio de dois canais de informação: o canal de informação formal que é o institucionalizado pela organização e o canal de informação informal, por meio do qual a informação flui aleatoriamente sob a forma de boatos, fofocas etc. Dentro da organização, profissionais diferentes têm distintas interpretações para uma mesma informação, interpretações que são causadas pela formação cultural e intelectual de cada um, formação religiosa, filosofia de vida, entre outras. Na busca da gestão da qualidade, muitas organizações adotam inúmeras providências para a uniformização das interpretações. As mais frequentes são:

I. Aperfeiçoamento do canal de informação formal.
II. Treinamento e condicionamento dos profissionais.
III. Melhor tratamento dos dados na produção das informações.
IV. Exclusão do canal de informação informal.

Dentro do contexto apresentado, qual(is) a(s) providência(s) mais indicada(s) para resolver o problema das interpretações diferentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q24097 | Raciocínio Lógico, Atendente Administrativo, CFQ, QUADRIX

Três amigos - Caio, Pedro e João - estão se divertindo em um bar e após beberem muito começam a fazer afirmações, aparentemente sem sentido. Ei-las:

Caio: "Os quatro pontos cardeais são três: Norte e Sul."
Pedro: "Então os sete dias da semana são cinco: sexta, sábado e domingo."
João: "Se for assim, então os doze meses do ano são nove: ___________"

Considerando as argumentações feitas, João só poderia ter falado os meses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q31794 | Veterinária, Assistente Administrativo, CRMV TO, QUADRIX

Para exercício de sua profissão, o Médico Veterinário deve se inscrever no respectivo Conselho Regional, obrigando-se ao pagamento de anuidade. Não obstante as disposições da Lei nº 5.517/1968 a respeito desse pagamento, o Conselho Federal editou Resolução (nº 867/2007) com diretrizes mais específicas. Com relação ao tema, considerando o disposto pelo aludido ato normativo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se o pagamento da anuidade prevista na Lei nº 5.517 de 1968 for efetuado até o dia 31 de janeiro observará desconto de 10%.
II. Por ocasião da inscrição de pessoa física ou do registro da pessoa jurídica, será cobrado o valor relativo aos duodécimos correspondentes aos meses restantes do exercício, incluindo o mês de requerimento.
III. Os Conselhos Regionais deverão elaborar e encaminhar ao Conselho Federal, anualmente, relação de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes e de inscritas em dívida ativa perante a Autarquia.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q13378 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, SERPRO, QUADRIX

São finalidades do SERPRO, na forma prevista no Decreto nº 6791/2009:

I. atender prioritariamente, com exclusividade, aos órgãos da Casa Civil da Presidência da República.
II. aplicar as disponibilidades de sua capacidade técnica e operacional na execução dos serviços de sua especialidade que venham a ser convencionados com outros órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, mediante contratação.
III. viabilizar soluções no campo da modernização e do apoio à tomada de decisão, no âmbito da administração pública.
IV. atuar no sentido de racionalizar e simplificar as atividades atinentes à tecnologia da informação no setor público.
V. incentivar o desenvolvimento do setor de informática pública, de acordo com as diretrizes definidas pelo Governo Federal.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q31301 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREF PE AL, QUADRIX

Um determinado relógio adianta sempre um minuto por hora. Outro relógio similar ao primeiro atrasa sempre um minuto a cada 2 horas. Se ambos estiverem alinhados à meia-noite, depois de quanto tempo eles estarão com defasagem de uma hora entre si (contando o tempo em um relógio ajustado e sem atrasos ou adiantamentos)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q31853 | Nutrição, Assistente Administrativo, CRN SP MS, QUADRIX

Considerando-se o que dispõe o Decreto no 84.444/1980 sobre a organização do Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q30639 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QUADRIX

Escolha a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

“Físicos anunciaram neste domingo (22) ter aprendido mais sobre o ___________, partícula subatômica que torna a existência de massa possível e por esta razão é apelidada de "partícula de Deus", descoberta considerada revolucionária anunciada há quase dois anos.

Experimentos feitos no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) - o acelerador de partículas situado na fronteira franco-suíça, onde a descoberta foi feita.” (g1 23/06/2014, “Cientistas analisam novos resultados obtidos no Grande Colisor de Hádrons”)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q31409 | Secretariado, Assistente Administrativo, CREMAM, QUADRIX

Os objetos postais pertencem ao remetente até a sua entrega a quem de direito. Analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a entrega não tenha sido possível em virtude de erro ou insuficiência de endereço, o objeto permanecerá à disposição do destinatário, na forma definida em regulamento.
II. Quando nem a entrega, nem a restituição tenham sido possíveis, o objeto será inutilizado, conforme disposto em regulamento.
III. Os impressos sem registro, cuja entrega não tenha sido possível, serão inutilizados, na forma prevista em regulamento.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q26570 | Matemática, Técnico de Operação, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação aplicou um teste para 8 pessoas que estão participando de um processo seletivo para uma vaga existente nessa empresa. A quantidade de acertos no teste de cada um dos participantes está disponível a seguir:

 42     38     28     37     42     42     38     37

Qual é a MODA da quantidade de acertos alcançada pelos candidatos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q30686 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

O senhor J.S., 50 anos, apresenta hemorragia em ferimento na perna direita, ocorrido em seu trabalho, e solicita atendimento no ambulatório da empresa. O cuidado prioritário, nesse caso, a ser feito pelo auxiliar de enfermagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q676940 | Administração Geral, Agente Operacional, CFO DF, Quadrix, 2020

Todas as organizações são compostas por grupos de pessoas, reunidas para alcançar um objetivo. Um grupo de pessoas poderia ser definido como um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos pessoais, significativos e propositais, uns com os outros, em base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o o item seguinte a respeito de desenvolvimento de equipes de trabalho.
Os grupos são formados em um processo de quatro a cinco fases: formação; erupção; normalização; realização; e encerramento (nos casos em que isto acontece).
  1. ✂️
  2. ✂️

537Q26601 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Técnico Administrativo, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Texto associado.
Rua na Aclimação amanhece coberta por gelo

A intensa chuva de granizo que caiu sobre a cidade na tarde de domingo (18) deixou a cidade em estado de atenção, que durou até as 17h35. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas foram mais intensas nas zonas Sul e Oeste, mas moradores da zona Leste também registraram o fenômeno climático. Placas de gelo formadas . no chão chamaram a atenção dos paulistanos, que , , , , . postaram fotos da neve cobrindo as ruas nas redes sociais. No bairro da Aclimação, no centro, a Rua Pedra Azul amanheceu coberta por gelo nesta segunda-feira (19). 

(Fonte: http:/ /vejasp.abril.com.br)
Na oração: "No bairro da Aclimação, no centro, a Rua Pedra Azul amanheceu coberta por gelo nesta segunda-feira (19).

"O termo em destaque exerce a funçao sintatica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q120076 | Matemática Financeira, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Uma empresa tomou um empréstimo de R$ 10.000,00 e o pagará em 4 parcelas consecutivas e mensais de R$ 2.594,45. O CET (Custo Efetivo Total) dessa operação é, portanto, de 19,6% ao mês (ou 1,5% ao mês). Após 3 parcelas pagas, contudo, a empresa solicitou ao banco prazo adicional (e sem custos extras) de 30 dias para pagamento da 4^ parcela. Se o banco conceder essa moratória, qual das alternativas aponta corretamente para o novo CET?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q30761 | Informática, Assistente Administrativo, CRB, QUADRIX

Texto associado.
Na questão que avalia o conhecimento de noção de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.
Como o computador do escritório de uma empresa está lento, um técnico aumentou a memória de 4 para 8 GB. Como se trata de um computador cujos processador e o sistema operacional Windows são de 32 bits, pode-se concluir corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q13391 | Direito Previdenciário, Administrador, SERPRO, QUADRIX

Quando o trabalhador inicia as suas atividades no mercado de trabalho, deve obrigatoriamente ser cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) e contar com tal benefício Constitucional. O abono será liberado anualmente para os trabalhadores que cumpram os requisitos legais. Dentre as exigências de requisitos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.