Início

Questões de Concursos QUADRIX

Resolva questões de QUADRIX comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q31711 | Arquivologia, Assistente Administrativo, CRESS PR, QUADRIX

A organização de um arquivo está entre as atribuições de um Assistente Administrativo. A informação é um item valioso na gestão arquivística. Os conjuntos documentais relativos à documentação e informação, considerados permanentes, refletem a política de tratamento, controle e acesso à informação do órgão. São eles:

I. inventários de documentação bibliográfica;
II. normas, projetos, manuais e instrumentos;
III. política interna de acesso aos documentos de arquivo;
IV. análise, avaliação, seleção e tabela de temporalidade;
V. termos de eliminação e guias de recolhimento;
VI. programas, sistemas e manuais de informática.

Quantos estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q24293 | Informática, Analista Técnico, CFP, QUADRIX

Utilizando o IP v4, um Analista deseja criar 28 sub-redes com 5 hosts cada. Para isso, ele deve usar a máscara de rede Classe C:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q24093 | Matemática, Raciocínio Matemático, Atendente Administrativo, CFQ, QUADRIX

Os símbolos dados por @ e $ representam operações elementares entre os números.
      3 @ (4 $ 3) - 2 = 13
Qual o resultado de 5 @ 6 - (5 $ 1)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q31604 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, CRF SP, QUADRIX

Três amigos (Pedro, Elias e Mauro) foram convidados para um baile de formatura e, para comparecerem, foram comprar ternos. Um deles comprou um terno azul, outro adquiriu um terno marrom e o terceiro um terno preto, sendo que cada um deles comprou em uma loja diferente, A, B ou C, não obrigatoriamente correspondentes à ordem acima. Pedro não comprou seu terno na loja C e nem de cor azul. Elias comprou seu terno na loja B. Mauro não comprou terno marrom nem azul. Sendo assim, em que loja e que cor de terno Pedro, Mauro e Elias compraram,respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q26590 | Informática, Banco de Dados e Programas Específicos, Técnico de Operação, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Em uma empresa de médio porte, a equipe de TI possui acesso ao sistema de registro de solicitação dos usuários. Para cada solicitação, o usuário recebe um número único identificando seu pedido ao departamento de TI.

Dentre as alternativas a seguir, qual é a mais indicada, caso um usuário solicite apoio técnico a um software pirata que instalou no microcomputador de seu departamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q30692 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

A administração de medicamentos é uma das atividades típicas do auxiliar de enfermagem. Quando o auxiliar de enfermagem administra a medicação prescrita sem saber ao certo o nome do medicamento, ocorre crime culposo por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q31739 | Português, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

    Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

    Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]
    No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.     É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.
    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.
    O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

(g1.globo.com)
A seguir, apresentam-se duas sequências: a primeira (1, 2, 3, 4) com palavras acentuadas retiradas do texto; a segunda (I, II, III, IV) com diferentes regras de acentuação.

1. Pública.
2. Saúde.
3. Ministério.
4.Lá.

I. Monossílaba tônica.
II. Paroxítona terminada em ditongo.
III. Proparoxítona.
IV. Hiato com vogal tônica. 

Qual alternativa contém a correta correspondência, nessa ordem, entre as duas sequências, relacionando cada uma das palavras com a justa explicação para seu acento gráfico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q31305 | Informática, Assistente Administrativo, CREF PE AL, QUADRIX

A memória principal de um computador tradicionalmente é dividida em volátil (perde os dados na ausência de energia) e não volátil. Essas memórias são denominadas, respectivamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q31598 | Português, Agente Administrativo, CRF SP, QUADRIX

Observe as alternativas e assinale aquela em que a acentuação está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q31345 | Português, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Texto associado.
Para responder às questões de 1 a 5, leia o texto abaixo.

Profissional pode assessorar políticos e atores para aprimorar a comunicação

    A vice-diretora da graduação em fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Kátia de Almeida, afirma que a profissão é regulamentada desde 1981. Segundo ela, o objetivo do curso é formar profissionais que possam prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana e da audição, além de aperfeiçoar padrões de audição, voz, fala e linguagem. "Também visamos à formação de professores e pesquisadores", completa.
     Kátia diz que o estágio supervisionado começa no terceiro ano, mas que o quarto ano é todo dedicado a ele, com carga de 1.080 horas."Além de atuarem na clínica de fonoaudiologia da Santa Casa, os alunos também trabalham no complexo hospitalar da instituição, além de unidades básicas de saúde, creches e escolas."     Segundo ela, o aluno precisa gostar da área da saúde e da comunicação humana, de relações interpessoais e de se atualizar constantemente. Depois de formados, é possível atuar tanto em serviço público quanto privado. "Eles também podem trabalhar com assessoria empresarial, atendendo políticos, atores e outros profissionais, para o aprimoramento da comunicação humana." Kátia diz que a questão da saúde auditiva é importante para toda a polução, incluindo músicos e outros profissionais que estão expostos a níveis elevados de pressão sonora no ambiente de trabalho. "Todos os profissionais da música correm o risco de ter uma perda de audição, e só agora estão começando a se conscientizar."
    A médica conta que a audiologia é uma das especializações da fonoaudiologia e, neste ano, foi considerada uma das mais remuneradas e menos estressantes num ranking americano. 
     Segundo ela, o mercado de trabalho está em expansão em decorrência do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. "A população de idosos faz com que apareçam novos serviços, porque eles querem envelhecer com qualidade."

(Disponível em www.estadao.com.br)
Sobre o trecho "Além de atuarem na clínica de fonoaudiologia da Santa Casa, os alunos também trabalham no complexo hospitalar da instituição", analise as afirmações.

I. Há duas orações.
II. Trata-se de período composto.
III. As duas ideias se relacionam por meio de um conectivo de adversidade. IV. Há duas locuções verbais.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q31353 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Se 2(n-2)! = [(4)2]180, então (2n -12)! é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q31625 | Matemática, Assistente Administrativo Operacional, CRF PR, QUADRIX

Em uma farmácia trabalham 5 homens e 6 mulheres. Entre esses funcionários, serão criadas comissões, formadas por homens e mulheres, para a realização de melhorias. Quantas comissões podemos formar, contendo 2 homens e 3 mulheres?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q31668 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRM PI, QUADRIX

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente. Ficam excluídas dessa fórmula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q30183 | Português, Interpretação de Textos, Analista em TI, COREN BA, QUADRIX

Texto associado.
Perspectivas para a saúde em 2014
Florisval Meinão

      O ano de 2013 foi marcado por intenso debate sobre a saúde pública, encerrando com a aprovação de uma lei que interferiu fortemente no setor. Foi modificado o processo de formação de médicos e o processo de especialização profissional, permitindo o ingresso de formados no exterior sem passar por um processo de revalidação de seus diplomas. Também se desrespeitou a legislação trabalhista, ao contratá-los sem a garantia de seus direitos. Para agravar ainda mais a situação, a mesma lei permitiu a abertura de um grande número de escolas médicas, apesar da falta de corpo docente e de hospitais apropriados para ensino de medicina.

      Essas modificações foram feitas sem uma discussão mais profunda com os diversos setores envolvidos e certamente coloca em risco a qualidade do atendimento prestado à população por meio do Sistema Único de Saúde. O debate sobre o financiamento da saúde foi deliberadamente esquecido, em especial o projeto de lei de iniciativa popular que visa garantir mais recursos para o SUS, anexado a outros projetos em tramitação com forte sinalização de que não será aprovado em sua proposta original. Ou seja, mais uma vez é dado um passo atrás consolidando o subfinanciamento do setor por parte do governo federal.

      Na área da saúde suplementar também o cenário demonstrou problemas. Pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina, através do Instituto Data Folha, revelou enormes dificuldades enfrentadas pelos usuários de planos de saúde, notadamente quanto à marcação de consultas com especialistas, falta de leitos hospitalares e sérios problemas no atendimento de emergências.

      O ano de 2014 deverá ser decisivo para nosso sistema de saúde. As eleições em nível federal e estadual vão acirrar os debates sobre quais os melhores caminhos para se garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade a toda a população. Os médicos, por sua posição estratégica no sistema de saúde, têm a possibilidade de contribuir de maneira significativa para tanto e a APM, juntamente com as demais entidades médicas, tem o dever de se envolver decisivamente nesse debate, colocando com clareza suas críticas e. principalmente, suas propostas para se atingir tal objetivo.

http://www.bahianoticias.com.br/saude/artigo/552-perspectivas-para-a-saude-em-2014.html
*Florisval Meinão é presidente da Associação Paulista de Medicina
Na frase: "Ou seja, mais uma vez é dado um passo atrás consolidando o subfinanciamento do setor por parte do governo federal.", o ou seja é classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q674315 | Administração Geral, Analista Administrativo Administração, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.
De acordo com os estudos de White e Lippitt, existem três estilos básicos de liderança: a autocrática; a liberal, também conhecida como laissez-faire; e a burocrática.
  1. ✂️
  2. ✂️

677Q30534 | Informática, Sistemas Operacionais, Assistente de Informática, CRA AC, QUADRIX

Quando se trabalha com grupos no Windows Server 2008, o escopo do grupo restringe o que se pode ou não fazer. Somente as contas e os grupos locais de um mesmo domínio compõem os grupos de escopo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q45676 | Legislação Estadual, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o documento Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos, que orientam a educação ofertada pelo DF, julgue o item que se segue. 

Consta, nos pressupostos teóricos do documento Currículo em Movimento da Educação Básica editado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que constituem como princípios da educação integral, na organização e na execução das ações, a integralidade, a intersetorialização, a transversalidade, o diálogo entre escola e comunidade, a territorialidade e o trabalho em rede. 
  1. ✂️
  2. ✂️

679Q31853 | Nutrição, Assistente Administrativo, CRN SP MS, QUADRIX

Considerando-se o que dispõe o Decreto no 84.444/1980 sobre a organização do Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q31348 | Português, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Texto associado.
Para responder às questões de 1 a 5, leia o texto abaixo.

Profissional pode assessorar políticos e atores para aprimorar a comunicação

    A vice-diretora da graduação em fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Kátia de Almeida, afirma que a profissão é regulamentada desde 1981. Segundo ela, o objetivo do curso é formar profissionais que possam prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana e da audição, além de aperfeiçoar padrões de audição, voz, fala e linguagem. "Também visamos à formação de professores e pesquisadores", completa.
     Kátia diz que o estágio supervisionado começa no terceiro ano, mas que o quarto ano é todo dedicado a ele, com carga de 1.080 horas."Além de atuarem na clínica de fonoaudiologia da Santa Casa, os alunos também trabalham no complexo hospitalar da instituição, além de unidades básicas de saúde, creches e escolas."     Segundo ela, o aluno precisa gostar da área da saúde e da comunicação humana, de relações interpessoais e de se atualizar constantemente. Depois de formados, é possível atuar tanto em serviço público quanto privado. "Eles também podem trabalhar com assessoria empresarial, atendendo políticos, atores e outros profissionais, para o aprimoramento da comunicação humana." Kátia diz que a questão da saúde auditiva é importante para toda a polução, incluindo músicos e outros profissionais que estão expostos a níveis elevados de pressão sonora no ambiente de trabalho. "Todos os profissionais da música correm o risco de ter uma perda de audição, e só agora estão começando a se conscientizar."
    A médica conta que a audiologia é uma das especializações da fonoaudiologia e, neste ano, foi considerada uma das mais remuneradas e menos estressantes num ranking americano. 
     Segundo ela, o mercado de trabalho está em expansão em decorrência do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. "A população de idosos faz com que apareçam novos serviços, porque eles querem envelhecer com qualidade."

(Disponível em www.estadao.com.br)
Sobre a palavra "eles", em destaque no último parágrafo, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.