Questões de Concursos: Rede Sarah

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Rede Sarah. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q955403 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Dos elementos a seguir, assinale o que é considerado essencial para a prática pedagógica do ensino da dança, integrando danças populares, técnica e criatividade.

12 Q955370 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Muitas vezes uma frase mostra uma função expressa e uma intenção implícita diferente.
Assinale a frase que traz a sua função implícita indicada corretamente.

13 Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre

14 Q955416 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Na atualidade, a dança educativa não se restringe apenas a transmissão de técnicas de dança, descrição de um tema ou fato. É importante estimular, encorajar e fortalecer o processo criativo dos estudantes de dança, em qualquer idade, para que criem estruturas coreográficas de sua própria autoria.
As principais etapas de criação de uma coreografia de dança são

15 Q955418 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Angel Vianna (1928 – 2024) foi uma bailarina, coreógrafa e educadora fundamental na história da dança brasileira. Ela criou sua metodologia inclusiva na qual afirmava que a dança era para todos. Permaneceu dançando por toda sua vida. Foi uma precursora de muitas lutas no campo da dança, inclusive dando seu próprio exemplo e se mantendo em cena e dançando até seus 90 anos.
Espetáculos são construídos com seus protagonistas, porém, a coreografia pode variar ao longo das etapas da vida.
As opções a seguir são consideradas etapas fundamentais na prática de montagem da coreografia, à exceção de uma. Assinale-a

16 Q955381 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O tecido muscular esquelético apresenta diversas particularidades metabólicas e está adaptado a mecanismos de gasto energético por meio da contração dos sarcômeros compostos de actina e miosina.
A contração dos sarcômeros está relacionada com

17 Q955383 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em seu livro Ritmo e Dança, Garcia e Haas (2006) trazem a Dança Afrobrasileira como aquela gerada a partir da fusão da cultura africana com a cultura brasileira. Apresenta característica especial nas movimentações dos braços e das mãos, da cabeça, do tronco (ondulação e contração), dos quadris (com acentuada movimentação pélvica) e molejo, na expressão facial e vestuário adequado a tal intenção de manifestação.
Fonte: Garcia, A. & Haas, A.N. Ritmo e Dança. Canoas: 2ª ed., ULBRA, 2006.

O movimento ondulatório do tronco atribuído ao repertório gestual das danças afrobrasileiras está relacionado com

18 Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)

19 Q955388 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162
A principal função do sistema nervoso autônomo (SNA) no contexto do estresse, conforme descrito no texto, é

20 Q955395 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Mario de Andrade, em sua magistral obra Danças Dramáticas Brasileiras, registra uma grande quantidade de folguedos, danças e festas brasileiras, onde ritmos, mistérios, comicidade, fé, cores e sabores são vivenciados por todas as comunidades e povoados por onde esteve e registrou. Ele comenta: E fico maravilhado. Está claro que não se trata duma obra-de-arte perfeita como técnica, porém desde muito já percebi o ridículo e a vacuidade da perfeição. Postas em foco inda mais, pela monotonia e vulgaridade do conjunto, surgem coisas dum valor sublime que me comovem até a exaltação.

Fonte: Andrade, Mario. Danças Dramáticas do Brasil. Vol. 227. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002.

Algumas dessas danças dramáticas brasileiras são
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.