Questões de Concursos: Rede Sarah

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Rede Sarah. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)

22 Q955388 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162
A principal função do sistema nervoso autônomo (SNA) no contexto do estresse, conforme descrito no texto, é

23 Q955395 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Mario de Andrade, em sua magistral obra Danças Dramáticas Brasileiras, registra uma grande quantidade de folguedos, danças e festas brasileiras, onde ritmos, mistérios, comicidade, fé, cores e sabores são vivenciados por todas as comunidades e povoados por onde esteve e registrou. Ele comenta: E fico maravilhado. Está claro que não se trata duma obra-de-arte perfeita como técnica, porém desde muito já percebi o ridículo e a vacuidade da perfeição. Postas em foco inda mais, pela monotonia e vulgaridade do conjunto, surgem coisas dum valor sublime que me comovem até a exaltação.

Fonte: Andrade, Mario. Danças Dramáticas do Brasil. Vol. 227. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002.

Algumas dessas danças dramáticas brasileiras são

24 Q955396 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

No final do século XX e início do século XXI, a dança como espetáculo artístico se denomina contemporânea, mesclando estilos e temáticas diversas.

Nas últimas décadas, a dança cindiu, negou, infringiu, competiu, separou, para no fim fundir todas as tendências estéticas, admitir todos os recursos técnicos, códigos, concepções de mundo e de vida, o Oriente e o Ocidente, o acadêmico e o moderno, a exaltação da técnica e sua completa negação, num retorno, muitas vezes, à dança entretenimento, sem contudo, se distanciar da preocupação de integrar o mundo que a cerca.

Fonte: Caminada, Eliana. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

Sem dúvida, o conceito de Dança Contemporânea se complexificou para poder dialogar com os múltiplos contextos da atualidade.
Assinale a opção que apresenta apenas coreógrafos que se destacaram na dança contemporânea.

25 Q955414 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os fundamentos da dança educativa não priorizam estilos ou técnicas específicas de dança, mas, faz-se necessário explicar, estudar e desenvolver senso crítico sobre as expressões ao longo da história da dança.
Uma das principais diferenças entre a dança clássica e a dança contemporânea reside no fato de que

26 Q955415 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à maneira como o corpo se move no espaço, considerando fatores como velocidade, direção e nível:

27 Q955420 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), lançou, em 2023, a campanha “Combata o Capacitismo” pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Assinale a opção a seguir que melhor define o conceito de capacitismo e sua relação com o processo histórico da inclusão de pessoas com deficiência.

28 Q955373 | Português, Análise sintática, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a frase em que a nominalização da forma verbal foi feita de forma inadequada.

29 Q955384 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Após práticas intensas da voz, tanto falada como cantada, é importante realizar práticas de desaquecimento vocal. Ao contrário do aquecimento, que prepara a fonação para projeção e controle específico da produção sonora, o desaquecimento envolve movimentos de alongamento e relaxamento do trato vocal que são indispensáveis para a saúde vocal.
As afirmativas abaixo apresentam benefícios do desaquecimento vocal, à exceção de uma. Assinale-a.

30 Q955392 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Liberação miofascial (LMF) é uma técnica massoterapêutica que tem sido amplamente indicada não só ao alívio de tensões e dores na musculatura esquelética como na prevenção de lesões e miopatias. Segundo Silva & al. (2017), a sugestão é que essa técnica seja realizada em movimentos de cisalhamento entre a pele e a fáscia. A fáscia é entendida como uma rede tensional de tecido conjuntivo, que envolve todas as estruturas do corpo humano, como os músculos, vísceras e endotélio. Como os demais componentes articulares moles tendem a acumular tensões provocadas interna e externamente de forma vagarosa e começam a perder sua funcionalidade. Então, a principal finalidade da técnica de LMF é diminuir as adesões fibrosas nas redes fasciais e, por consequência, reverter a perda de energia da estrutura, após forte estresse mecânico (histerese), possibilitando o retorno da funcionalidade das redes fasciais.

Silva, D.L.; Monteiro, E.R; Corrêa Neto, V.G.; Triani, F.D.S. Efeitos da Liberação Miofascial Sobre a Flexibilidade: uma Revisão Sistemática. J Health Sci 2017; 19(2): 200-4.

A partir das informações do texto, é correto afirmar que a liberação miofascial é uma técnica para otimizar o processo terapêutico em caso de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.