Questões de Concursos Rede Sarah

Resolva questões de Rede Sarah comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31Q955397 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Uma característica comum às linguagens de dança, artes visuais e cinema na corrente do Expressionismo nas artes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q955410 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a opção que melhor define o conceito de embodiment e percepção corporal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q955411 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Por meio do exercício de uma atenção sensível à gravidade, a pele torna-se lugar de partilha do sensível e da repartição dos apoios. A pele é trabalhada em sua espessura, animada e animando a tensão, essa escuta que se dá em movimentos, por estremecimentos. Ela pode se expandir ou se retrair em uma respiração própria desta escuta-composição que se dá na imediatez como tensão.

Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Conforme o texto acima, assinale a afirmativa correta acerca o modo como a consciência do peso parcial e global do corpo pode influenciar a dança em relação à gravidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q955394 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A dança como linguagem artística, vem atravessando os séculos realizando obras que descrevem seu tempo. Na história da dança ocidental, grandes nomes realizaram marcos relevantes para a evolução técnica e estética da linguagem do corpo expressivo nas artes da cena.
Os seguintes coreógrafos bailarinos, de reconhecimento histórico, foram responsáveis por mudanças paradigmáticas na história da dança no século XX:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q955399 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Texto associado.
ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.


Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Sobre as contribuições de povos originários brasileiros a respeito das concepções filosóficas de Natureza e Ciência, está correta a seguinte afirmativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q955407 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a afirmativa que descreve melhor a relação entre o desenvolvimento psicomotor e o desenvolvimento cognitivo em crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q955420 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), lançou, em 2023, a campanha “Combata o Capacitismo” pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

Assinale a opção a seguir que melhor define o conceito de capacitismo e sua relação com o processo histórico da inclusão de pessoas com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q955377 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A projeção da voz em espetáculos cênicos e em alguns espetáculos de dança é indispensável para a dicção do artista e para sua comunicação ao público. A projeção é adquirida por meio do aproveitamento da ressonância acústica de cavidades do corpo.
Esse aproveitamento é obtido numa coordenação de movimentos musculares tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q955413 | Artes Cênicas, Formação do Espectador, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A dança no Brasil faz parte da cultura e corporeidade de todos os povos. Sejam comunidades rurais ou urbanas, a participação coletiva pode variar entre dançarinos ou espectadores. Porém, mesmo os espectadores, de alguma forma, se beneficiam das danças.

Como em um riso louco, a dança se partilha, contagiosa; ver dançar é pôr-se a dançar: nenhuma parcela predefinida na divisão dos lugares entre aquele que observa e analisa e aquele que dança. Esse contágio do movimento dançado, pelos pés, é antes de tudo uma escuta, um compartilhamento do solo, da fúria de dançar.
Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Avalie se a importância de não somente praticar dança, mas também de assisti-la, se expressa das seguintes formas:

I. É importante reconhecer os mestres populares que comandam as danças tradicionais de nosso país, como o Cacuriá, Bumba-meu-boi, Congada, Maracatu, Coco, entre muitas outras.
II. A dança gera significados; ao serem compartilhadas, essas significações afetam e constituem a nossa visão de mundo.
III. A dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas, proporcionando interações, melhorando a saúde mental, a autoestima e o pertencimento na cultura.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q955404 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Segundo Rudolf Laban, educador, analista de movimento e autor do livro “Dança Educativa Moderna”, o ensino da dança precisaria desenvolver uma consciência precisa dos diferentes esforços do movimento humano:

A ideia básica na aprendizagem de uma nova dança é que as ações, em todo tipo de atividade humana e por conseguinte também na dança, consistem em sucessões de movimentos onde um esforço definido do sujeito acentua cada um deles.
A diferenciação de um esforço específico é possível porque cada ação consiste em uma combinação de elementos de esforço que provém das atitudes das pessoas que se movem seguindo os fatores de movimento.

Fonte: Laban, Rudolf. Dança Educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

De acordo com esse ponto de vista, os fatores de movimento humano aos quais Rudolf Laban se referiu são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.