Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1021Q1016065 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A Língua Brasileira de Sinais foi criada a partir da vinda do surdo Ernest Huet ao Brasil, a convite de Dom Pedro II.
A língua de sinais trazida ao Brasil por Huet e que foi a base para a criação da Libras foi a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1022Q918786 | Português, Interpretação de Textos, Administração Escolar, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Inteligência artificial consegue decifrar o que dizem textos de papiros históricos


Com uma nova técnica, a inteligência artificial ajudou a decifrar papiros e mais textos antigos.


Para que uma inteligência artificial (IA) seja usada para determinada função, ela é treinada, por meio de experiências, para que as máquinas adquiram conhecimentos e possam se adaptar às condições e desempenhar tarefas como os seres humanos. Seu uso pode ser infinito e nos mais variados campos. Como por exemplo, essa inteligência artificial que conseguiu decifrar o que dizem os textos de papiros históricos.

Isso é algo que revoluciona todo o setor e traz vários dados inéditos sobre o passado. Com essa inteligência artificial, os especialistas foram capazes de decifrar os papiros de Herculano que foram queimados durante a erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Além desse feito, outras coisas que puderam ser decifradas por essa tecnologia foram o grande arquivo a respeito dos reinados de 27 reis coreanos, que viveram entre os séculos XIV e XX, e as tabuinhas de Creta, esculpidas com uma escrita complexa chamada “Linear B”.

No caso dos papiros de Herculano, uma técnica de desenrolamento virtual foi criada. Ela consegue escanear os papiros, através de uma tomografia de raios X, e mapear cada camada. Depois que isso é feito, essa técnica o desenrola em uma imagem plana.

A IA vem para fazer a distinção da tinta com a base de carbono, que é invisível nas digitalizações porque tem a mesma densidade do papiro. É assim que a inteligência artificial ajuda a decifrar essas folhas.

Conseguir fazer isso é um grande passo no estudo da história da humanidade. Tanto que, no começo de 2024, três pesquisadores foram premiados com 700 mil dólares por terem conseguido produzir 16 colunas de texto claramente legíveis. Também existiu uma competição internacional nesse tema que foi capaz de desvendar letras, palavras e sentenças inteiras dos textos que foram carbonizados.

“Nesse momento você realmente pensa: ‘Agora estou vivenciando algo que constituirá um momento histórico para minha área'”, afirmou Federica Nicolardi, papirologista da Universidade Federico II de Nápoles.
A inteligência artificial ter ajudado a decifrar os papiros é uma nova porta para que a leitura de outros textos, antes inacessíveis, também possa acontecer. Alguns exemplos são os que estão escondidos nas encadernações de livros medievais ou nas bandagens envolvendo múmias antigas.


Fonte:https://www.fatosdesconhecidos.com.br/inteligencia-artificial-consegue-decifrar- o-que-dizem-textos-de-papiros-historicos/?fbclid=IwY2xjawHrhCxleHRuA2FlbQIxM QABHQzDWydLSnLeth9FB7XB-xjaek38BWgtmEE2d3uZbFDpn9AxXKWmHkg
O texto apresenta um grande feito alcançado pela Inteligência Artificial. Segundo o ponto de vista do autor do texto, a IA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q918798 | Raciocínio Lógico, Administração Escolar, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

De um total de x pessoas, 78 já assistiram ao filme A, 90 ao filme B e 48 aos dois filmes. Se o número de pessoas que não assistiram nenhum desses filmes representa 20% de x, é correto afirmar que o número de pessoas que não assistiram ao filme A é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1024Q957202 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
De acordo com o texto, o ambiente digital:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q976916 | Noções de Informática, Assistente Administrativo, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Um usuário de um computador com Windows 10 BR acessou o item "Propriedades" de um arquivo e tentou alterar a permissão de acesso (ACL) para “Modificar”, através da aba "Segurança". Contudo, tal operação não pôde ser efetuada. Um dos motivos para a não concretização dessa operação é que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1026Q976153 | Matemática, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

A equação 3.(x-4)=2025 tem como única solução o valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q1074458 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Licenciatura em Educação Artística Arte, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2023

A ação teatral pode ser pensada tendo em vista a dramaturgia e o personagem. Em dramaturgia, ela significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1028Q976165 | Português, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


É lista de compra do mercado, vídeos de cachorros fofos, os episódios da sua série ou podcast favoritos... É tanta coisa ao redor que fica quase impossível vencer a procrastinação, uma atitude comum e totalmente humana. Difícil é encontrar uma única pessoa que não tenha adiado a realização de alguma tarefa pelo menos uma vez na vida. Mas uma pesquisadora está tentando ajudar quem sofre disso, principalmente as pessoas que têm vários problemas no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal e familiar por causa disso.

Fuschia Sirois, professora de psicologia da Universidade de Durham, na Inglaterra, estuda há 20 anos a procrastinação. Ela já ouviu tantas histórias comoventes que agora está publicando um guia baseado em pesquisa, oferecendo insights e estratégias práticas para lidar com isso. "Eu falo muito em público e recebo e-mails após as palestras, pessoas cujas vidas são prejudicadas pela procrastinação, elas não podem seguir em frente com seus objetivos, está afetando sua saúde e elas estão desesperadas por qualquer tipo de conselho", disse ao site The Guardian.

"Há muitos conselhos e opiniões sobre o assunto, o que não ajuda", disse Sirois. Frases como "Você é preguiçoso, vá fazer um curso de gerenciamento de tempo" não ajudam. Na verdade, de acordo com ela, os procrastinadores precisam entender melhor qual é a origem do problema para resolvê-lo. Eles também devem parar de se culpar por procrastinar e serem mais gentis consigo mesmos. Sirois explica que a procrastinação entre os estudantes é preocupantemente alta. "Estima-se que entre 80 e 95% dos novos alunos procrastinam pelo menos uma vez ou mais, mas 50% dos alunos procrastinam cronicamente e isso é um problema real". Para ela, a procrastinação nunca foi uma coisa boa, apesar de alguns pesquisadores argumentarem sobre os benefícios da "procrastinação positiva".

Sirois afirma: "Embutido na definição de procrastinação está que você atrasa desnecessariamente e voluntariamente uma tarefa importante, apesar de saber que as consequências são prejudiciais. Como isso pode ser positivo?"


Adaptado de De VivaBem, em São Paulo 07/08/2022 16h10
No trecho "É lista de compra do mercado, vídeos de cachorros fofos, os episódios da sua série ou podcast favoritos..." (parágrafo 1, linha 1), a palavra em destaque está no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q885834 | Radiologia, Técnico em Radiologia, SADMS, SELECON, 2024

O gerador do aparelho de raios X é composto por um transformador e retificadores de corrente, para fornecer tensão e intensidade de corrente adequadas ao tubo. O transformador tem por objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q898645 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular, os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Assim, podemos afirmar que o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento identificado pela sigla EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.) - integra o campo de experiências denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q898646 | Pedagogia, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular apresenta a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1034Q893018 | Segurança da Informação, TI, CROMT, SELECON, 2024

Criptografia é definida como a conversão de dados de um formato legível em um formato codificado. Os dados criptografados só podem ser lidos ou processados depois de serem descriptografados. Entre os tipos de criptografia, um emprega duas chaves diferentes, uma pública e uma privada, que são vinculadas matematicamente. Essencialmente, as chaves são apenas grandes números que são emparelhados um ao outro, mas não são idênticos. A chave privada é mantida em segredo pelo usuário, e a chave pública também é compartilhada entre destinatários autorizados ou disponibilizada ao público em geral.
Esse tipo representa um método conhecido como criptografia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1035Q912224 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Macedo (1990) conceitua cinco linhas básicas de configuração do setor de referência. Há uma delas em que cabe ao bibliotecário dar treinamento e coordenadas, bem como supervisionar o setor de referência, visando à sua otimização, organização e administração, de forma cooperativa. Trata-se do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q1022053 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Texto associado.

TEXT:


Making homework count

By Stephanie Hirschman

October 8, 2024



Homework and independent study can make a massive contribution to students’ progress, particularly when classes don’t meet daily, or students aren’t living, working or studying in anglophone environments. There are several issues to consider when setting homework.

Why students are doing homework is a fundamental question which can cover a wide spectrum of reasons. The most obvious is that it offers both teachers and students a chance to check on learning and identify areas for further review and consolidation. Exam preparation courses make use of homework to consolidate and accelerate learning and deliver results. Finally, some institutions require teachers to set homework and some clients, for example parents, believe that a course with homework offers better value for money.

Whatever the reason behind setting homework, be clear with students about how they’ll benefit from the assignment, how to do it effectively, how long they should spend on it and how it will be marked.

The homework that many people expect from a language course is “more of the same” exercises, that is, those that offer extra opportunities to practice grammar or vocabulary from the lesson.

It is also possible to bring in practice from other online or print sources, but this can sometimes be problematic, especially for lower levels. Make sure that the resource you choose maps onto the lesson content without placing extra demands on students, for example, by introducing a completely different context or topic with unfamiliar vocabulary to practice a grammar point. You also need to make sure that terminology is consistent – students who are expecting to practice present continuous may not recognize that it is also called present progressive. With lower levels, go over the instructions and/or demonstrate one of the exercises so they know how to get started.

It's worth mentioning here that flipped learning may also be a useful approach to homework. This is where students preview part of the lesson plan (like a reading or listening task) or research a general topic independently before class in order to maximize opportunities for communicative activities during the lesson.

Other types of homework include semi-controlled practice of target language. Students could write personal sentences including vocabulary items or grammatical structures from the class – note that they may need training to do this. A sentence like, “The milk went off,” is not as effective for learning as, “We had no milk for the coffee this morning – it went off because we didn’t put it in the fridge last night.” You may wish to provide some question or example prompts as support.

An unusual and motivating type of speaking homework is a personalized bingo game. Students create their own bingo card, which might be a 4x4 grid. In each cell, they write a key word or structure from the lesson that they wish to practice during the next few days. They carry the card around in their pocket, and every time they use an item of target language, they can tick it off, aiming to complete a line. This is especially suitable for students who are living, working or studying in anglophone environments. Teachers can monitor progress regularly and even offer small prizes.

The question of what teachers actually do with homework also has multiple possible responses, which will depend on the teaching context. At one end of the spectrum, if there is good buy-in from the students, teachers may only need to point them towards a selected set of “more of the same” exercises and make sure the answers are accessible for self-checking. Make it clear that you welcome questions if anything isn’t clear and test regularly to check understanding.

Whatever choices you make about homework, here’s one final tip. It’s best to complete assignments the day after receiving them and not on the same day. Research on spaced repetition shows that reviewing information after around 24 hours, “just before you forget it,” is the most effective way to boost retention.


Adapted from: https://www.linguahouse.com/blog/post/makinghomework-count

Acesso em 25/10/2024

Na metodologia de ensino desenvolvida por Georgi Lozanov, o professor utiliza o ambiente, a música e decorações, dentre outros recursos, para ensinar a língua. Nesta metodologia, a aprendizagem está diretamente relacionada à atmosfera da sala de aula, o que faz com que tarefas de casa não tenham muita utilidade. Esta metodologia é chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q889705 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

De acordo com a Fundação Nacional de Saúde, “o estado de higidez em que vive a população, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prever ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente, como no tocante do seu potencial de promover o aperfeiçoamento de condições mesológicas favoráveis em pleno gozo e bem-estar”, refere-se ao termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q975984 | Português, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir



Cientistas encontram mais fortes sinais de vida em planeta



Em uma descoberta potencialmente marcante, cientistas que utilizam o Telescópio Espacial James Webb obtiveram o que consideram os mais fortes sinais de possível existência de vida além do sistema solar, detectando na atmosfera de um planeta alienigena as impressões digitais químicas de gases que na Terra são produzidos apenas por processos biológicos.


Os dois gases — sulfeto de dimetila e dissulfeto de dimetila — envolvidos nas observações do planeta denominado K2-18b pelo Webb são gerados na Terra por organismos vivos, principalmente vida microbiana, como o fitoplâncton marinho.


Isso sugere que o planeta pode estar repleto de vida microbiana, disseram os pesquisadores. Eles enfatizam, no entanto, que não estão anunciando a descoberta de organismos vivos, mas sim de uma possível bioassinatura - indicador de um processo biológico — e que os resultados devem ser vistos com cautela, sendo necessárias mais observações.


Os cientistas manifestaram entusiasmo, no entanto. Esses são os primeiros indícios de um mundo alienígena que pode ser habitado, disse o astrofísico Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, principal autor do estudo publicado no Astrophysical Journal Letters.


"Este é um momento transformador na busca por vida além do sistema solar, em que demonstramos que é possivel detectar bioassinaturas em planetas potencialmente habitaveis com as instalacdes atuais. Entramos na era da astrobiologia observacional”, afirmou Madhusudhan.


Ele observou que ha varios esforcos em andamento na busca de sinais de vida no sistema solar, incluindo suposigdes de ambientes que podem ser propicios & vida em lugares como Marte, Vénus e diversas luas geladas.



Fonte itps: e jb.com. briciencia-e-lecnologiaiciencia/2025/04/1055149- cientistas-encontram-mais-fortes-sinais-de-vida-em-planeta-alienigena.html Excerto. 24/05/2025. Adaptado.

“Em uma descoberta potencialmente marcante, cientistas que utilizam o Telescópio Espacial James Webb obtiveram o que consideram os mais fortes sinais de possível existência de vida além do sistema solar” (1º parágrafo), a forma verbal está flexionada no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1040Q889720 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Um paciente apresenta dentição mista. Ao avaliar a cavidade oral, o profissional nota a presença de inúmeros dentes, dentre eles os de representação numérica 16 e 84. Esses dentes são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.