Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1022Q889761 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Marcelo atua como técnico de desenvolvimento infantil e acredita que o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos estudantes para assumir sua posição na sociedade.Para isso, o ensino deve consistir em repassar os conhecimentos para as crianças, e a aprendizagem vai depender do treino.Assim, pode-se afirmar que sua forma de pensar a educação tem as características da abordagem pedagógica não crítica, denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q977321 | Direito Financeiro, Técnico em Contabilidade, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Lei de Diretrizes Orçamentárias constitui um instrumento de planejamento governamental com a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1024Q976298 | Veterinária, Saúde Pública, Veterinário, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A Febre Maculosa é uma doença febril aguda e de gravidade variável. Em relação a essa doença, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q878001 | Informática, Windows, Auxiliar de Serviços Hospitalares, SADMS, SELECON, 2024

Um usuário de computador obteve o reprodutor de vídeo VLC Media Player que é um software de código aberto, funcionando para quase todos os sistemas operacionais, incluindo Windows, MacOS X, Linux, Android e iOS. Uma grande vantagem desse reprodutor de vídeo é que ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q977329 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Técnico em Informática, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Dizer que Liam é advogado ou que Gael não é policial, é logicamente equivalente a dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q878005 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Auxiliar de Serviços Hospitalares, SADMS, SELECON, 2024

A Constituição Federal determina que a sociedade deve participar da gestão do sistema de saúde. Nesse sentido, existe um órgão instalado, em caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Sua função é a de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Trata-se, portanto, de uma atribuição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q886211 | Sistemas Operacionais, Comandos, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Um usuário de um computador com sistema operacional MS Windows precisa utilizar um comando da linha de comandos que liste os processos em execução no seu computador; exibindo informações tais como: o nome do processo, o identificador de processo (PID), o uso de CPU e a memória. Esse comando é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1029Q916944 | Educação Artística, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Pode-se apontar como um método amplamente utilizado no ensino de música para crianças, que enfatiza o ritmo, o movimento corporal e improvisação o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1030Q892632 | Direito Administrativo, Agente Fiscal, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

De acordo com a Lei Federal n.º 14.133/2021, a sanção de multa a ser aplicada pelas infrações administrativas deve ser calculada, respeitando os seguintes percentuais mínimo e máximo sobre o valor do contrato licitado ou celebrado com contratação direta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q916702 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/96) a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q916704 | Pedagogia, Educação Infantil, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O processo de desenvolvimento da autonomia é fundamental na vida da criança e, por isso, deve ser promovido nos espaços educativos da primeira infância. À medida que vai conquistando a autonomia, a criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q886242 | Arquivologia, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

Anexar a segunda via da ficha de protocolo ao documento, encaminhando-o ao seu destino, juntamente com os antecedentes, após as anotações pertinentes nas respectivas fichas, insere-se na rotina de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1034Q916718 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Um paciente está em tratamento com metformina para diabetes tipo 2 e foi prescrito o uso de um antibiótico da classe dos macrolídeos. Para a segurança do paciente em relação à interação medicamentosa, o técnico de enfermagem deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1035Q919024 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um técnico de enfermagem se depara com a necessidade de administrar medicamentos prescritos, incluindo infusão intravenosa de medicamentos vasoativos. O técnico sabe que, para garantir a segurança do paciente, deve atuar dentro dos limites estabelecidos pela legislação de enfermagem. Considerando a legislação vigente sobre as atribuições do técnico de enfermagem, suas responsabilidades e limitações em relação à administração de medicamentos e procedimentos invasivos, é correto afirmar que o técnico de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q957170 | Direito Penal, Noções Gerais de Crimes Contra a Administração Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

O Decreto Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 (Código Penal), dispõe no seu art. 327 que “considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública”. Sendo assim, nos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q957196 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2838 de 2011, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Guarda Municipal é órgão de segurança que desempenha atividades de alcance limitado em observância à ordem constitucional brasileira. No exercício de suas atribuições específicas, compete à Guarda Civil Municipal prioritariamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q957198 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei Orgânica do Município de Niterói, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Lei Orgânica do Município de Niterói dispõe sobre as regras de funcionamento dos poderes e da administração municipal. Nela, estão definidas as competências dos poderes municipais e, nesse sentido, está determinado que é competência do Município em comum acordo com a União e o Estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q957202 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
De acordo com o texto, o ambiente digital:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.