Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q914316 | Português, Adjetivos, Mecânico, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


Rubem Alves


... é uma das maiores fontes de alegria. Claro, há uns livros chatos. Não os leiam. Borges dizia que, se há tantos livros deliciosos de serem lidos, por que gastar tempo lendo um livro que não dá prazer? Na leitura fazemos turismo sem sair de casa gastando menos dinheiro e sem correr os riscos das viagens. O Shogun me levou para uma viagem ao Japão do século XVI, em meio aos ferozes samurais e às sutilezas do amor nipônico e das cerimônias de chá. Cem anos de solidão, que reli faz alguns meses, me produziu espantos e ataques de riso. Achei que o Gabriel García Márquez deveria estar sob o efeito de algum alucinógeno quando o escreveu. A poesia do Alberto Caeiro me ensina a ver, me faz criança e fico parecido com árvores e regatos. Também o Mário Quintana. E o Manoel de Barros. E o Solte os cachorros, da Adélia. No momento estou em meio à leitura do livro Na berma de nenhuma estrada, de Mia Couto (Editorial Ndjira), escritor moçambicano. Berma: nunca havia lido ou ouvido essa palavra. O dicionário me disse que “berma” é um “caminho estreito à beira de fossos”. Contos curtíssimos de três páginas. Mia Couto se parece com o Manoel de Barros, vai descobrindo jeitos diferentes de dizer. E o leitor vai vivendo experiências que não viveu e se espantando o tempo todo.


Adaptado de: Alves, Rubem. Ostra feliz não faz pérola / Rubem Alves. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

Na penúltima linha do texto, o adjetivo “diferentes” está flexionado no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1062Q891551 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, além de participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1063Q889774 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Para o cumprimento do direito à educação escolar para as populações do campo, sempre que for necessário, os entes federados assegurarão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1064Q878025 | História e Geografia de Estados e Municípios, Copeira, CROMT, SELECON, 2024

No início do século XX, o renomado explorador e cidadão mato-grossense, Marechal Rondon, empreendeu o cálculo do Centro Geodésico da América do Sul, definido como o ponto equidistante entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Embora Rondon tenha, inicialmente, localizado esse ponto em Cuiabá, uma controvérsia recente sugere que o verdadeiro Centro Geodésico da América do Sul poderia estar no município de Chapada dos Guimarães. Além dessa discussão geográfica, é inegável a posição estratégica do Mato Grosso no Brasil e na América do Sul. Nesse contexto, a característica que descreve adequadamente essa posição é o estado estar situado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1065Q916943 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Pode-se considerar com ação fundamental na preparação e organização de uma aula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1066Q886227 | Informática, Intranet e Extranet, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Uma autarquia federal vai implantar um ambiente de intranet em sua rede local. Uma característica associada à intranet é que essa é uma rede:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1067Q916947 | Educação Artística, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Ao trabalhar com um coral de alunos de música em um repertório que exige grande precisão rítmica e articulação, a estratégia pedagógica mais adequada para desenvolver a independência rítmica e a consciência corporal dos alunos seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1068Q916950 | Música, Acorde, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A cifra do acorde Ebm7 contém as notas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1069Q916703 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Para Henri Wallon, estudioso do desenvolvimento da personalidade, o primeiro ano de vida da criança, é predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1070Q994016 | Português, Uso das aspas, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.
Leia o Texto 1:


Virou moda


Oferta de obras que tratam do mundo dos livros cresce a
olhos vistos. Aqui em casa há uma pilha delas... e continuo
comprando outras


Por Cora Rónai, Rio de Janeiro


Sempre houve livros sobre livros, mas não me lembro de uma época em que houvesse tantos livros sobre livreiros, livrarias e bibliotecas. Não foi caso pensado, mas, semana passada, às voltas com os livros selvagens (aqueles que ainda não encontraram o seu lugar na estante) percebi que certas palavras andam se repetindo pelos títulos. Fui juntando os que me pareciam meio irmãos, e logo tinha mais de dez volumes empilhados. Estendi a pesquisa à internet — e acabei comprando mais dois, como se ainda tivesse espaço sobrando em casa.


Mas reparem só: “A livraria mágica de Paris”, “O segredo da livraria de Paris”, “A biblioteca de Paris”, “A livreira de Paris”. Depois há Londres: “A biblioteca secreta de Londres”, “A última livraria de Londres”. E “A pequena livraria dos sonhos”, “A livraria dos achados e perdidos”, “A biblioteca da meia-noite”, “O diário de um livreiro”, “O passeador de livros”.


E nem falo de livros mais antigos, como “O livreiro de Cabul”, ou “84, Charing Cross Road”, que deu origem ao filme “Nunca te vi, sempre te amei”, e que continua sendo o meu livro favorito sobre livros, livreiros e livrarias.


O fenômeno não é apenas ocidental. “Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong” vendeu mais de 250 mil exemplares na Coreia do Sul, e “O que você procura está na biblioteca” é um sucesso no Japão e nos países para os quais já foi traduzido (o Brasil não é um deles, por enquanto, mas escrevi o título em português porque não faria sentido usar alemão, francês ou inglês; em Portugal ele se chama “O que procuras está na biblioteca”).


Eles têm capas parecidas, sobretudo os que se passam em Paris e Londres, e que compõem um subgênero ambientado na Segunda Guerra: as suas capas são nostálgicas, com cenas que poderiam ter saído de filmes de época. A de “A livraria mágica de Paris” é luxuosa, com verniz, filetes dourados, corte pintado de rosa.


“A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante).


Ainda não li boa parte da pilha; folheei alguns, estou pelo meio de dois ou três. Todos têm uma enorme quantidade de resenhas positivas na Amazon, mas isso não significa necessariamente que sejam bons: é normal que pessoas que gostam de livros se sintam atraídas por livros que falam sobre livros, coletivos de livros e... pessoas que gostam de livros.


Apesar das coincidências de títulos, eles são animais distintos. “A livreira de Paris” é uma história de Sylvia Beach, da Shakespeare and Company e da antológica edição de “Ulisses”; “O diário de um livreiro” conta as aventuras do proprietário do maior sebo da Escócia.


Já “A pequena livraria dos sonhos” e “A livraria dos achados e perdidos” são sessões da tarde em papel, romances ligeiros para quem quer ler na praia sem pensar muito.


E vejam que coincidência: eu estava fotografando todos esses livros para o meu Instagram quando chegou um pacote vindo de Santos. Era “Um intrépido livreiro dos trópicos: crônicas, causos e resmungos”, de José Luiz Tahan, o destemido proprietário da Livraria Realejo.


Não estou dizendo?


Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/cora-ronai/noticia/2023/09/07/virou-moda.ghtml. Acesso em 06/09/2023
Leia o trecho a seguir, extraído do 6º parágrafo, para responder à questão:

“A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante)

As aspas foram empregadas no trecho para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q893929 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Com base nos preceitos legais vigentes, pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1072Q916715 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Durante o atendimento, o técnico de enfermagem avalia perda de turgor na pele do paciente e suspeita de um quadro de desidratação. Outros sinais clínicos que corroborem com a indicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1073Q977389 | Direito Administrativo, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Os serviços públicos podem ser prestados de forma centralizada, descentralizada ou desconcentrada, e a sua execução pode ser direta ou indireta. Nesta última condição, encontra-se a permissão de serviço público que é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1074Q953843 | Informática, Sistema Operacional, Multimeios Didáticos, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Um funcionário da Prefeitura de SINOP está trabalhando em um microcomputador Intel com Windows 10 BR e no momento está acessando o site cujo endereço eletrônico é https://www. sinop.mt.gov.br/ por meio do browser Google Chrome BR, em português. Nessa tarefa, ele pressionou a tecla de função F11 e, após alguns minutos de navegação pelas informações, executou um atalho de teclado que abriu uma janela identificada pela palavra “Imprimir” e que possibilita a impressão da página visualizada. Nesse contexto, o significado do acionamento da tecla F11 e o atalho de teclado para impressão são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1075Q957194 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

O § 2º do art. 9º da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, apresenta os integrantes operacionais do Susp, não fazendo parte desse rol:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q918802 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Administração Escolar, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Geremias atua na administração pública e o seu setor é de atendimento ao público. Na reunião de orientação, seu chefe explicou que, para que o atendimento seja de excelência, é essencial preparar-se para novas práticas que impliquem mudanças de comportamento. Com uma postura adequada, é possível aperfeiçoar o atendimento, enfatizando características como rapidez, cordialidade e, sobretudo, qualidade no trato com o público. A partir dessas orientações, Geremias deve assumir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1077Q994072 | Redes de Computadores, Transmissão de Dados, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Sérgio trabalha no IBGE na área de TI e foi consultado sobre qual tecnologia sem fio poderia ser utilizada para a instalação de uma rede local com antenas para captação não direcional de sinal de TV aberta para vários pontos dispersos em alguns andares de um prédio do IBGE. Após estudar o local, Sérgio verificou que a torre do sinal de transmissão está mais de 200 metros distante do IBGE e que não existe outro sinal de internet no local. Diante desse cenário, ele sugeriu a transmissão via:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q1058074 | Português, Interpretação de Textos, Combatente, PM SE, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


As células do cérebro não envelhecem


Hoje eu quero contar para vocês sobre um estudo inovador realizado na Columbia University, que confirma que as células cerebrais não envelhecem.

Na verdade, o que se descobriu é que você tem exatamente o mesmo número de células nervosas (ou neurônios) quando jovem.

Isso foi admitido inclusive como certo pelo diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Eles provaram que o cérebro pode continuar criando novos neurônios para sempre.

Portanto, a velha teoria de que cérebros humanos não podem construir novos neurônios cai por terra!

Então, por que ocorre o declínio mental?

O que ocorre, na verdade, é que não é o número de células do seu cérebro que diminui, mas sim o número de células-tronco cerebrais e os vasos sanguíneos que as alimentam que diminuem.

Os cientistas da Columbia estudaram cérebros doados por pessoas idosas que morreram de causas naturais. Eles descobriram que os cérebros dos idosos tinham a mesma quantidade de novos neurônios que os jovens.

Além disso, eles também encontraram um número menor de células-tronco inativas, ou "quiescentes", em uma área do cérebro ligada à resistência cognitivo-emocional.

Trata-se das nossas forças de reserva que alimentam nossa capacidade de aprender e se adaptar. [...]


Fonte: https://www.jb.com.br/colunistas/saude-e-alimentacao/2024/11/1053100-ascelulas-do-cerebro-nao-envelhecem.html. Texto adaptado. Acesso em 27/11/2024
O texto anterior tem como objetivo destacar uma descoberta científica. Um fato novo noticiado pelo texto é que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1080Q1058075 | Português, Interpretação de Textos, Combatente, PM SE, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


As células do cérebro não envelhecem


Hoje eu quero contar para vocês sobre um estudo inovador realizado na Columbia University, que confirma que as células cerebrais não envelhecem.

Na verdade, o que se descobriu é que você tem exatamente o mesmo número de células nervosas (ou neurônios) quando jovem.

Isso foi admitido inclusive como certo pelo diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Eles provaram que o cérebro pode continuar criando novos neurônios para sempre.

Portanto, a velha teoria de que cérebros humanos não podem construir novos neurônios cai por terra!

Então, por que ocorre o declínio mental?

O que ocorre, na verdade, é que não é o número de células do seu cérebro que diminui, mas sim o número de células-tronco cerebrais e os vasos sanguíneos que as alimentam que diminuem.

Os cientistas da Columbia estudaram cérebros doados por pessoas idosas que morreram de causas naturais. Eles descobriram que os cérebros dos idosos tinham a mesma quantidade de novos neurônios que os jovens.

Além disso, eles também encontraram um número menor de células-tronco inativas, ou "quiescentes", em uma área do cérebro ligada à resistência cognitivo-emocional.

Trata-se das nossas forças de reserva que alimentam nossa capacidade de aprender e se adaptar. [...]


Fonte: https://www.jb.com.br/colunistas/saude-e-alimentacao/2024/11/1053100-ascelulas-do-cerebro-nao-envelhecem.html. Texto adaptado. Acesso em 27/11/2024
Considerando-se o veículo de comunicação em que foi divulgado o texto anterior, conclui-se que o seu público-alvo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.