Questões de Concursos SELECON

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1101Q886224 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Um desenvolvedor de sistemas para computadores precisa tratar de um aplicativo multimídia que vai trabalhar com um formato de arquivo extensível, que foi projetado para armazenar e reproduzir fluxos de mídia digital sincronizados e transmiti-los por redes, que também é um formato baseado em Áudio de Mídia do Windows e Vídeo do Windows Media. Esse tipo de formato é o:
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1102Q886233 | Matemática, Porcentagem, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

Após uma consulta feita a 60 pessoas, um instituto de pesquisa constatou que:

• todos eles eram clientes de pelo menos um dos seguintes bancos: A, B, C;
• 27 eram clientes de apenas um desses três bancos;
• 18 eram clientes de apenas dois desses bancos.

Escolhendo-se ao acaso uma dessas pessoas, a probabilidade de que ela seja cliente de pelo menos dois desses bancos é de:
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1103Q916705 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A crítica ao uso constante da brincadeira com função pedagogizante se fundamenta no risco de:
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1104Q919012 | Engenharia Agronômica, Morfologia e Física do Solo, Técnico Agrícola, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, reduzindo sua fertilidade e podendo levar à desertificação, denomina-se:
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1105Q976102 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem APH, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A equipe de Suporte Avançado de Vida (SAV) é acionada para atender um homem de 58 anos com queixa de palpitações e dor torácica opressiva há 30 minutos. Ao ser examinado, o paciente esta pálido, sudoreico, com Pressão Arterial de 80/50 mmHg, Frequência Cardíaca de 180 bpm (monitor mostra taquicardia de complexo QRS estreito e regular) e Frequência Respiratória de 24 irpm. A conduta imediata prioritária, considerando a instabilidade hemodinâmica, é:
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1106Q877805 | Mecânica, Mecânico, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Na gestão da manutenção, o tempo médio entre falhas de componentes (MTTF – Mean Time To Failure) é:
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1107Q893933 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

De acordo com os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, a comunicação mais individualizada entre as famílias e as instituições de educação infantil deve ocorrer desde o início de forma planejada. Isso se deve ao fato de:
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1108Q916718 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Um paciente está em tratamento com metformina para diabetes tipo 2 e foi prescrito o uso de um antibiótico da classe dos macrolídeos. Para a segurança do paciente em relação à interação medicamentosa, o técnico de enfermagem deve considerar:
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1109Q977394 | Direito Processual Civil, Pressupostos Processuais, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

A imparcialidade é uma característica da jurisdição e configura um dos pressupostos processuais subjetivos do processo, que, quando não observado, pode ensejar o impedimento ou suspeição do juiz. É causa de suspeição do magistrado atuar em processo:
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1110Q976118 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Durante a internação de um paciente oncológico, o farmacêutico clinico hospitalar sugere a substituição de um quimioterápico prescrito por outro equivalente, com menos efeitos adversos. O médico concorda com a mudança, mas o paciente, ao ser informado, recusa o novo medicamento. O farmacêutico, preocupado com a eficácia e a segurança, insiste com o paciente, mesmo após a recusa formal registrada em prontuário. O principio ético que foi mais diretamente violado pela insistência do farmacêutico na situação foi o principio da:
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1111Q892668 | Informática, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

No que tange ao hardware, os computadores utilizam diversos dispositivos em suas configurações, que podem atuar exclusivamente na entrada de dados, outros exclusivamente na saída e, por último, os que podem operar tanto na entrada como na saída, mas em momentos distintos.
Três dispositivos que operam exclusivamente na entrada de dados para processamento são:
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1112Q957190 | Legislação de Trânsito, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que conduzir um veículo com elementos de identificação violados ou falsificados é uma infração gravíssima. Além disso, de acordo com a lei citada, é necessário observar que:
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1113Q1058055 | Português, Morfologia, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961


Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda


Uma estimativa publicada nessa segunda-feira (2) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) informou que a produção global da bebida poderá cair neste ano ao nível mais baixo desde 1961.


De acordo com o relatório da entidade, a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas, principalmente a seca extrema que atingiu diversas regiões do planeta.


"Os desafios climáticos nos dois hemisférios são, mais uma vez, as principais causas dessa redução no volume de produção mundial", disse a OIV.


Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década.


Segundo as projeções da OIV, com base nas colheitas de 29 nações que representam 85% da produção anual de vinho, os números deste ano estão estimados entre 227 e 235 milhões de hectolitros, o menor volume colhido desde 1961 (220 milhões).


Fonte: https://www.jb.com.br/economia/2024/12/1053215-producao-global-de-vinho-em-2024-pode-atingir-menor-volume-desde-1961.html. Acesso em: 08 dez. 2024. Texto adaptado
“Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961”. No futuro do presente, o verbo destacado seria flexionado como:
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1114Q1058056 | Português, Morfologia, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961


Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda


Uma estimativa publicada nessa segunda-feira (2) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) informou que a produção global da bebida poderá cair neste ano ao nível mais baixo desde 1961.


De acordo com o relatório da entidade, a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas, principalmente a seca extrema que atingiu diversas regiões do planeta.


"Os desafios climáticos nos dois hemisférios são, mais uma vez, as principais causas dessa redução no volume de produção mundial", disse a OIV.


Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década.


Segundo as projeções da OIV, com base nas colheitas de 29 nações que representam 85% da produção anual de vinho, os números deste ano estão estimados entre 227 e 235 milhões de hectolitros, o menor volume colhido desde 1961 (220 milhões).


Fonte: https://www.jb.com.br/economia/2024/12/1053215-producao-global-de-vinho-em-2024-pode-atingir-menor-volume-desde-1961.html. Acesso em: 08 dez. 2024. Texto adaptado
“Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda”. Nesse trecho do texto, o verbo em destaque está flexionado no:
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1115Q892684 | Redes de Computadores, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

As redes de computadores podem ser definidas como um conjunto de equipamentos, que além de compartilharem dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si. Os recursos são, por exemplo, a conexão com a internet, dividida entre todas as máquinas conectadas a uma determinada rede. As redes possibilitam o compartilhamento de dados, equipamentos e a comunicação entre os usuários. Atualmente, há vários tipos, sendo uma delas a rede local, de curta distância, que conecta dispositivos próximos, reunidos em um mesmo ambiente, por exemplo, o escritório de uma pequena empresa ou de uma residência. Esse tipo de rede é conhecido pela sigla:
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1116Q957197 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2838 de 2011, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Na estrutura da Guarda Civil Municipal, estão estabelecidos os cargos de Inspetor-Geral, Corregedor, Inspetor Adjunto, Inspetor, Subinspetor e Coordenador. O cargo de inspetor obedece à proporção de 01 (um) inspetor:
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1117Q994070 | Redes de Computadores, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Renata é supervisora de pesquisas do IBGE e foi consultada sobre qual seria a forma de comunicação mais adequada para a transmissão unidirecional de dados com alta velocidade em uma rede cabeada. Renata sugeriu a:
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1118Q885792 | Farmácia, Agente de Farmácia, SADMS, SELECON, 2024

Em termos de política de assistência social, a NOB (Norma Operacional Básica) do SUS expressa inúmeros avanços. Os principais aspectos abordados pela NOB estão relacionados:
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1119Q1024288 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor Nível Superior Inglês, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:
Flipped learning – could it work for you?
Exploring the benefits, challenges and tips for success

By Stephanie Hirschman
October 2, 2023


Flipped learning is very much a buzz word these days, and it’s worth thinking about whether this approach is suitable for your
lessons. It’s quite easy to define: whereas a more traditional model of teaching involves some sort of initial input (for example a
lecture or demonstration) followed by some sort of related output (for example a discussion or experiment) with some homework to follow, in flipped learning, this order is disrupted. Students do their homework before the class meets by watching a recorded lecture or video or reading an article. This enables them to spend the lesson time on activities which make a more significant contribution to their deep understanding and mastery of important ideas, for example, discussion, roleplay or presentations. It sits well within blended learning as the pre-lesson homework is likely to be accessed online, while the class activities are conducted face-to-face.

Why is it important?
Flipped learning makes good use of technology, allowing students to approach the input at their own level. Some may need to view a video several times more than would be possible in a group classroom setting, with frequent pauses and rewinding to ensure that they have recognized the main points. It’s also possible for students to explore other aspects of a topic, either using further links that the teacher provides, or finding other relevant resources to explore on their own. Finally, they can do the work when and where they wish, and even make use of otherwise “dead” time, like waiting for a bus.


How relevant is it for English language teaching (ELT)?

It’s important to recognize that flipped learning was not developed with ELT contexts in mind. In a language lesson, we may find
students reading a text about, say, major infrastructure projects, but this content is merely a vehicle for some other language point like expressing high numbers or making comparisons. During a conventional English lesson, the teacher would be guiding students through the text, encouraging prediction and other strategies and setting achievable reading or listening tasks to check basic understanding, before introducing key language points in a staged presentation. This would be followed by controlled practice and freer production. It’s not easy to see how this pattern of brief but meaningful interactive activities maps onto flipped learning. ELT texts, even at advanced levels, tend to be too short to be worth exploring in depth, unlike a 30-minute lecture or video thatstudents of other subjects may be watching. Of course, it could be argued that the true content of the lesson, ie the language point, could be the subject of flipped learning, with students watching a presentation on this subject before the class meets. However, this removes the language point from an engaging and meaningful context and furthermore, working alone robs students of the opportunity to ask questions and discuss emergent ideas about meaning, which are key elements of communicative learning.

Tips for success
Nonetheless, it is possible to flip an ELT classroom, with some adjustments:

1. Flipped learning would suit certain types of ELT which are heavily content based, like CLIL or Business. Mature students are more likely to have the motivation required to implement this approach sensibly.

2. It makes sense to devote the final stages of a lesson to introducing the content that students will explore independently before the next class meeting. This should include a justification of why the content was chosen, how students should approach it and how they can check their understanding. Providing some comprehension questions is a minimum. If answers aren’t furnished, the next class meeting could open with an activity to discuss and check these.

3. The teacher must provide an easy and reliable way for students to access the content, for example via an online learning system.

4. It’s reasonable to expect that students will require training and a settling-in period, as they come to terms with the demands of the new system. It could even be worth trialing the routine during a face-to-face lesson, with students accessing content on their phones or laptops, and with some reminders about how to approach a reading text (for example skimming and scanning) or how to make good use of technology to ensure effective listening (for example, rewinding, user slower speed settings or making use of a tape script).

5. Because of the investment required in learner training, flipped learning will be tricky to implement in programs with continuous enrolment. It’s far more suitable for a setting with a termly or yearly intake date.

6. Even when the system is up and running, there will probably always be a number of students who have not prepared adequately for the lesson. This will affect how successful follow-up activities are and the teacher needs some strategies in place to address this.

Available in: https://linguahouse.com/blog/post/flipped-learning-could-it-work-for-you
Acesso: 17/10/2024
Analisando o trecho: “Even when the system is up and running, there will probably always be a number of students who have not prepared adequately for the lesson”, a expressão idiomática que pode ser usada para se referir a este tipo de aluno é:
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1120Q898594 | Geografia, População brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A análise do censo demográfico do IBGE de 2022 apontam para a/o:
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