Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q889767 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Entendida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, a autonomia, na educação infantil, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1103Q892854 | Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Assistente Administrativo, CORENRR, SELECON, 2024

Ao se instalar um Firewall entre a rede interna da empresa e a Internet, estamos estabelecendo um modo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1104Q892856 | Direito Administrativo, Cargo, Assistente Administrativo, CORENRR, SELECON, 2024

Na apuração de irregularidade, o empregado pode receber afastamento preventivo determinado pela autoridade instauradora do processo disciplinar. Essa medida é adotada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1105Q914377 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Coveiro, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

Em uma obra de reparo de um telhado do Cemitério Municipal de Primavera do Leste, um dos operários não utilizava os devidos EPIs e sofreu uma queda. Ao prestar os primeiros socorros, percebe-se que o acidentado sente fortes dores na região da coluna vertebral e não consegue se movimentar. É de extrema importância que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1106Q877775 | Mecânica, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A principal diferença no processo de combustão entre os motores padrão de quatro tempos de ciclos Otto e Diesel é que nos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1107Q916690 | Conhecimentos Gerais, Violão Clássico/Contrabaixo/Guitarra, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

“O fenômeno conhecido como Rock Nacional popularizou o gênero musical no Brasil na década de 1980, com músicas que abordavam temas mais urbanos, falando da vida cotidiana. Encabeçado por bandas como Titãs e Os Paralamas do Sucesso, o rock brasileiro deste período teve como marca o processo de redemocratização pelo qual o Brasil passava.” (QUADROS JÚNIOR, 2019) Uma outra banda de rock que fez bastante sucesso nesta mesma época é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1108Q918996 | Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso, Fiscal de Obras, Porturas e Urbanismo, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

No âmbito do município de Sinop, há um documento que estabelece as normas para construção, reconstrução, reforma, ampliação ou demolição efetuada por particular ou entidade pública, em toda a área do Município. O texto acima trata de documento público denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1109Q864724 | Matemática, Área Alimentação, Padeiro e Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

De uma lista contendo os nomes de 20 pessoas, um gerente deve escolher dois nomes. O primeiro nome ocupará o cargo de supervisor, e o segundo exercerá o cargo de agente administrativo. O número máximo de maneiras diferentes desse gerente fazer essas escolhas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1110Q891607 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Do ponto de vista das variáveis demográficas, o mercado turístico pode ser segmentado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1111Q919012 | Engenharia Agronômica, Morfologia e Física do Solo, Técnico Agrícola, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, reduzindo sua fertilidade e podendo levar à desertificação, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1112Q919013 | Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Um dos principais métodos de propagação de plantas frutíferas, muito utilizado na propagação comercial, devido à facilidade de enraizamento, é denominado de propagação por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1113Q994026 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

McGregor desenvolveu uma das primeiras teorias para entender o comportamento humano, classificando-a de acordo com pressupostos distintos da natureza humana. O administrador que adota os pressupostos da “Teoria X” tem a expectativa de que seus subordinados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q877803 | Mecânica, Mecânico, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A lubrificação desempenha um papel importante no funcionamento de componentes de máquinas em movimento, sendo ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1115Q893931 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Uma das atribuições do cuidador de alunos especiais é entender as atividades da vida diária (AVD), pois deverá auxiliar, por exemplo, um aluno com deficiência física que pode ter dificuldade em realizar tarefas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1116Q994036 | Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

As organizações são definidas como grupos estruturados de pessoas que se formam em torno de tarefas específicas e buscam o alcance de objetivos determinados, tendo por base a distribuição de autoridade e responsabilidade. O conceito básico relacionado ao comportamento em grupo que diz respeito ao conjunto de padrões comportamentais esperados ou atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em um grupo refere-se ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q994070 | Redes de Computadores, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Renata é supervisora de pesquisas do IBGE e foi consultada sobre qual seria a forma de comunicação mais adequada para a transmissão unidirecional de dados com alta velocidade em uma rede cabeada. Renata sugeriu a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q957209 | Arquivologia, Morfologia, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates” (5º parágrafo). O verbo em destaque está fl exionado na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q1024285 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Professor Nível Superior Inglês, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:
Flipped learning – could it work for you?
Exploring the benefits, challenges and tips for success

By Stephanie Hirschman
October 2, 2023


Flipped learning is very much a buzz word these days, and it’s worth thinking about whether this approach is suitable for your
lessons. It’s quite easy to define: whereas a more traditional model of teaching involves some sort of initial input (for example a
lecture or demonstration) followed by some sort of related output (for example a discussion or experiment) with some homework to follow, in flipped learning, this order is disrupted. Students do their homework before the class meets by watching a recorded lecture or video or reading an article. This enables them to spend the lesson time on activities which make a more significant contribution to their deep understanding and mastery of important ideas, for example, discussion, roleplay or presentations. It sits well within blended learning as the pre-lesson homework is likely to be accessed online, while the class activities are conducted face-to-face.

Why is it important?
Flipped learning makes good use of technology, allowing students to approach the input at their own level. Some may need to view a video several times more than would be possible in a group classroom setting, with frequent pauses and rewinding to ensure that they have recognized the main points. It’s also possible for students to explore other aspects of a topic, either using further links that the teacher provides, or finding other relevant resources to explore on their own. Finally, they can do the work when and where they wish, and even make use of otherwise “dead” time, like waiting for a bus.


How relevant is it for English language teaching (ELT)?

It’s important to recognize that flipped learning was not developed with ELT contexts in mind. In a language lesson, we may find
students reading a text about, say, major infrastructure projects, but this content is merely a vehicle for some other language point like expressing high numbers or making comparisons. During a conventional English lesson, the teacher would be guiding students through the text, encouraging prediction and other strategies and setting achievable reading or listening tasks to check basic understanding, before introducing key language points in a staged presentation. This would be followed by controlled practice and freer production. It’s not easy to see how this pattern of brief but meaningful interactive activities maps onto flipped learning. ELT texts, even at advanced levels, tend to be too short to be worth exploring in depth, unlike a 30-minute lecture or video thatstudents of other subjects may be watching. Of course, it could be argued that the true content of the lesson, ie the language point, could be the subject of flipped learning, with students watching a presentation on this subject before the class meets. However, this removes the language point from an engaging and meaningful context and furthermore, working alone robs students of the opportunity to ask questions and discuss emergent ideas about meaning, which are key elements of communicative learning.

Tips for success
Nonetheless, it is possible to flip an ELT classroom, with some adjustments:

1. Flipped learning would suit certain types of ELT which are heavily content based, like CLIL or Business. Mature students are more likely to have the motivation required to implement this approach sensibly.

2. It makes sense to devote the final stages of a lesson to introducing the content that students will explore independently before the next class meeting. This should include a justification of why the content was chosen, how students should approach it and how they can check their understanding. Providing some comprehension questions is a minimum. If answers aren’t furnished, the next class meeting could open with an activity to discuss and check these.

3. The teacher must provide an easy and reliable way for students to access the content, for example via an online learning system.

4. It’s reasonable to expect that students will require training and a settling-in period, as they come to terms with the demands of the new system. It could even be worth trialing the routine during a face-to-face lesson, with students accessing content on their phones or laptops, and with some reminders about how to approach a reading text (for example skimming and scanning) or how to make good use of technology to ensure effective listening (for example, rewinding, user slower speed settings or making use of a tape script).

5. Because of the investment required in learner training, flipped learning will be tricky to implement in programs with continuous enrolment. It’s far more suitable for a setting with a termly or yearly intake date.

6. Even when the system is up and running, there will probably always be a number of students who have not prepared adequately for the lesson. This will affect how successful follow-up activities are and the teacher needs some strategies in place to address this.

Available in: https://linguahouse.com/blog/post/flipped-learning-could-it-work-for-you
Acesso: 17/10/2024
No trecho “However, this removes the language point from an engaging and meaningful context and furthermore, working alone robs students of the opportunity to ask questions…”, o termo em destaque expressa a ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.