Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1121Q885795 | Farmácia, Agente de Farmácia, SADMS, SELECON, 2024

Uma das prerrogativas da NOAS (Norma Operacional de Assistência à Saúde), em relação à assistência farmacêutica, é a de estabelecer a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1122Q885796 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O Programa Nacional de DST/Aids integra três componentes que se articulam entre si para que, assim, possam responder a esses objetivos e à epidemia do HIV/aids no país. O componente que articula suas diretrizes, estratégias e ações, tendo em vista a redução da incidência da infecção pelo HIV/aids e por outras DST é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1123Q994088 | Administração Geral, Missão, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Suponha que, no IBGE, uma ação empresarial foi percebida como meio de criar produtos e serviços para nichos no seu mercado atual. Maria, como supervisora de pesquisas, deve apoiar a flexibilização dos processos relacionados a clientes, à engenharia de produto, à gestão do conhecimento, ao relacionamento com fornecedores e à integração dos processos de negócio. Dessa forma, ela sugere adotar a estratégia empresarial de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1124Q885802 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

“Sistema lançado em 2020 para receber notificações de Síndrome Gripal (SG) suspeita e confirmada de Covid-19 no Brasil. Trata-se de um sistema online com infraestrutura de alta performance, a fim de garantir agilidade no processo de notificação. Por ser online, possibilita que todos os níveis de gestão, profissionais e unidades de saúde tenham acesso em tempo real às notificações realizadas”. Esse sistema denominase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1125Q892978 | Pedagogia, Legislação da Educação, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Considerando o que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho do professor de educação infantil envolve “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.” Além disso, cabe ainda ao educador acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1126Q892981 | Pedagogia, Legislação da Educação, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis e todas as etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular. Sendo assim, uma criança de quatro anos, com deficiência física, deve estar matriculada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1127Q885816 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

A conduta do profissional de enfermagem deve prevenir prejuízos ao paciente devido à falta de atenção, negligência ou mesmo imperícia. Para tanto, prioritariamente, deve-se adotar um conjunto de princípios que norteiem o exercício profissional no campo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q892732 | Farmácia, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A biossegurança consiste em um conjunto de ações voltadas à proteção do trabalhador e do cliente, à prevenção de agravos à saúde e à redução/eliminação de riscos inerentes às atividades exercidas no estabelecimento. De modo a garantir a segurança dos procedimentos, a biossegurança inclui medidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1129Q869184 | Informática, Windows, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Um usuário de uma versão do sistema operacional MS Windows precisa acessar o aplicativo para configurar dispositivos e as opções de utilização como som, data e hora, dentre outras funções de configuração do sistema. O aplicativo que realiza essas tarefas é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1130Q876101 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Merendeira, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

São Gonçalo desfruta de uma localização geográfica estratégica, próxima a centros econômicos vitais, incluindo a capital do Estado, Niterói e Maricá. No entanto, essa vantagem é contrabalançada por deficiências estruturais urbanas, que atrasam o progresso socioeconômico da região.

Uma proposta crucial para promover o desenvolvimento de São Gonçalo seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1131Q898636 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

No rol de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondente ao 8º ano de escolaridade, encontra-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1132Q893017 | Segurança da Informação, TI, CROMT, SELECON, 2024

No que se relaciona aos pilares da segurança da informação, um deles garante que os dados sejam corretos, autênticos e confiáveis, ou seja, assegura que os dados não foram adulterados e, portanto, podem ser confiáveis. Os dados devem ser protegidos enquanto estão em uso, em trânsito e quando são armazenados, independentemente de residirem em um laptop, dispositivo de armazenamento, data center ou na nuvem. Esse pilar pode ser preservado por meio de criptografia, hashing, assinatura digital, certificado digital, sistemas de detecção de intrusão, auditoria, controle de versão, autenticação e controles de acesso.
Esse pilar é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1133Q976223 | Medicina, Médico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Náuseas e vômitos representam manifestações de diversas condições clinicas que podem levar a distúrbios hidroeletrolíticos, broncoaspiragao, piora funcional e desnutrição, sendo indicada a hospitalização na hipótese de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1135Q918631 | Direito Ambiental, Outros temas de Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma Unidade de Conservação considerada Reserva Biológica tem como objetivo a máxima preservação ambiental em seus limites, sem interferência humana direta, excetuando-se para implementação das medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e da diversidade biológica. A visitação pública nesse tipo de Unidade de Conservação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1136Q975985 | Português, Sintaxe, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir



Cientistas encontram mais fortes sinais de vida em planeta



Em uma descoberta potencialmente marcante, cientistas que utilizam o Telescópio Espacial James Webb obtiveram o que consideram os mais fortes sinais de possível existência de vida além do sistema solar, detectando na atmosfera de um planeta alienigena as impressões digitais químicas de gases que na Terra são produzidos apenas por processos biológicos.


Os dois gases — sulfeto de dimetila e dissulfeto de dimetila — envolvidos nas observações do planeta denominado K2-18b pelo Webb são gerados na Terra por organismos vivos, principalmente vida microbiana, como o fitoplâncton marinho.


Isso sugere que o planeta pode estar repleto de vida microbiana, disseram os pesquisadores. Eles enfatizam, no entanto, que não estão anunciando a descoberta de organismos vivos, mas sim de uma possível bioassinatura - indicador de um processo biológico — e que os resultados devem ser vistos com cautela, sendo necessárias mais observações.


Os cientistas manifestaram entusiasmo, no entanto. Esses são os primeiros indícios de um mundo alienígena que pode ser habitado, disse o astrofísico Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, principal autor do estudo publicado no Astrophysical Journal Letters.


"Este é um momento transformador na busca por vida além do sistema solar, em que demonstramos que é possivel detectar bioassinaturas em planetas potencialmente habitaveis com as instalacdes atuais. Entramos na era da astrobiologia observacional”, afirmou Madhusudhan.


Ele observou que ha varios esforcos em andamento na busca de sinais de vida no sistema solar, incluindo suposigdes de ambientes que podem ser propicios & vida em lugares como Marte, Vénus e diversas luas geladas.



Fonte itps: e jb.com. briciencia-e-lecnologiaiciencia/2025/04/1055149- cientistas-encontram-mais-fortes-sinais-de-vida-em-planeta-alienigena.html Excerto. 24/05/2025. Adaptado.

“Eles enfatizam, no entanto, que não estão anunciando a descoberta de organismos vivos” (3º parágrafo). O conectivo em destaque veicula sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1137Q1022066 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Letras Inglês, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:

Four Key Language Skills: Speaking, Listening, Reading, and Writing
Discover how these skills interconnect and contribute to language proficiency, communication, and personal development

Language is a multifaceted tool that serves as a means of communication, expression, and understanding. Within the realm of language acquisition, four primary skills play a central role: speaking, listening, reading, and writing. Each of these skills contributes uniquely to one's language proficiency and plays a vital role in different aspects of life. In this post, we will delve into the relative importance of these four key language skills and how they complement each other.
Speaking is often considered the most critical language skill, as it directly enables human communication. It facilitates interaction with others, both socially and professionally, allowing individuals to express their thoughts, ideas, and emotions effectively. The ability to speak fluently is especially crucial in situations like business negotiations, job interviews, and everyday conversations. Effective speaking enhances one's confidence, builds relationships, and fosters cultural understanding.
Listening is the counterpart to speaking, and it is equally essential in effective communication. Without strong listening skills, misunderstandings can arise, leading to breakdowns in communication. Active listening involves not only hearing words but also comprehending their meaning, tone, and context. Proficient listening enhances language learners' ability to engage in meaningful conversations, understand cultural nuances, and respond appropriately. In educational settings, strong listening skills are crucial for learning and comprehension.
Reading expands one's knowledge and understanding of language. It allows individuals to access a vast wealth of information, literature, and culture. Through reading, individuals can explore diverse perspectives, historical accounts, and contemporary issues. Reading also plays a significant role in academic and professional contexts, where individuals are required to process, analyze, and synthesize written information. Strong reading skills lead to improved vocabulary, comprehension, and critical thinking.
Writing is the skill that allows individuals to express their thoughts and ideas in a structured and organized manner. It serves as a means of documentation, creativity, and self-expression. In academic and professional settings, effective writing is essential for creating reports, essays, emails, and other forms of communication. It also plays a crucial role in preserving knowledge, culture, and history through the written word. Strong writing skills enable individuals to convey their thoughts with clarity and precision.
While each of these four language skills holds significance on its own, their importance is interconnected. They complement and reinforce each other, creating a holistic language proficiency. For instance, strong listening skills aid in developing accurate pronunciation when speaking. Reading enhances vocabulary, which in turn improves writing. Writing practice can lead to a deeper understanding of grammatical structures, benefiting both speaking and listening.
Moreover, in the modern world, technology has blurred the lines between these skills. Communication platforms, such as social media and instant messaging, require a combination of speaking, listening, reading, and writing. Multimedia content, including videos and podcasts, encourages learners to engage in both listening and speaking activities.
In conclusion, the four key language skills - speaking, listening, reading, and writing - each hold a unique and essential place in language acquisition and proficiency. Their relative importance depends on the context, goals, and individual preferences. However, it is the interplay of these skills that results in a well-rounded and effective communicator. Language learners benefit most when they strive for balance and competence in all four skills, enabling them to navigate the complexities of language in diverse personal, educational, and professional settings.


Available in: https://www.verbalplanet.com/blog/the-four-key-language-skillsimportance.asp Acesso em 21/10/2024

De acordo com o texto, a falta de proficiência em uma das habilidades comunicativas pode causar falhas na comunicação, como mal-entendidos e incapacidade de compreender nuances culturais e de responder adequadamente. Esta afirmação refere-se à habilidade denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1138Q889716 | Odontologia, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Dentre os agentes biológicos patogênicos mais comuns na prática odontológica, capazes de causar doenças, está o patógeno que sobrevive por mais de uma semana, em pequena quantidade de sangue seco e em temperatura ambiente, que se denomina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1139Q893050 | Odontologia, Fiscal, CROMT, SELECON, 2024

De acordo com o § 2º do Art. 29 da Resolução CRO-MT- n.º 02/2018, de 05/11/2018 (Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso), perde o mandato o Conselheiro que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1140Q893051 | Odontologia, Fiscal, CROMT, SELECON, 2024

De acordo com o Art. do Código de Ética do CRO-MT (Resolução CFO - n.º 118/2012), é permitido ao cirurgião-dentista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.