Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q897981 | Biologia, Biomas brasileiros, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Embora possuam diferenças conceituais em sua definição e espacialização, a variedade de biomas e domínios presentes no território brasileiro coloca o país como um dos territórios globais de megabiodiversidade.

Alguns dos biomas e domínios morfoclimáticos presentes no Brasil são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1143Q993994 | Português, Advérbios, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Texto II



A importância da informação estatística para as políticas

sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do

passado para considerar no presente



O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionais de planejamento e estatística.


É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementaçãode um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivas em informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).


Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.


Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têm viabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.


É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.


Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. “Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)


Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=pt#



Acesso em 26 jul. 2023.




“Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil.” (3º parágrafo)

A alternativa em que está sublinhada uma palavra da mesma classe que a destacada na frase acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q891597 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O turismo cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico-cultural e dos eventos culturais (Brasil, 2010). Como exemplar do turismo cultural do MT, podemos destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1145Q893647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Leia abaixo um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular:

EI01EO02 - Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Com a leitura feita, é possível afirmar que o referido objetivo está indicado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1146Q916688 | Música, Acorde, Violão Clássico/Contrabaixo/Guitarra, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A cifra do acorde Ab7 9b possui as seguintes notas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1147Q893652 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A documentação pedagógica, que pode ter diferentes formatos, tem importante papel, pois ajuda na identificação dos interesses e das experiências das crianças, permitindo planejar as novas etapas a partir dessas informações. A documentação visual ou tridimensional se caracteriza por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1148Q916949 | Educação Artística, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Pode-se afirmar que a prática de conjunto colabora com o desenvolvimento musical dos alunos ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1149Q916696 | Música, Acorde, Violão Clássico/Contrabaixo/Guitarra, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

As notas corretas da escala de Mi menor harmônica são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1150Q886233 | Matemática, Porcentagem, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

Após uma consulta feita a 60 pessoas, um instituto de pesquisa constatou que:

• todos eles eram clientes de pelo menos um dos seguintes bancos: A, B, C;
• 27 eram clientes de apenas um desses três bancos;
• 18 eram clientes de apenas dois desses bancos.

Escolhendo-se ao acaso uma dessas pessoas, a probabilidade de que ela seja cliente de pelo menos dois desses bancos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1151Q886235 | Administração Geral, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

O papel da disseminação é a atividade em que o administrador envia informação para os membros de outras organizações, encaminha relatórios e faz contatos. Esse papel pertence à categoria denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1152Q957152 | Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Os princípios fundamentais, dispostos no art. 1º, incisos I ao V, da CRFB/88, são a base sobre a qual está erigida a República Federativa do Brasil. O princípio que estabelece a independência do Estado brasileiro em relação a outros países é o (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q1065953 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Secretário Escolar, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

Administração, em um sentido amplo, refere-se às atividades ou aos esforços realizados por uma pessoa física ou jurídica, seja por si mesma ou por meio de terceiros, visando adquirir, preservar, desfrutar e recuperar, quando injustamente retidos, os bens, os direitos e os interesses que fazem parte de sua esfera jurídica. Quando se trata da administração pública, afirma-se que esta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1154Q976097 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem APH, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Um individuo presencia seu colega de trabalho, um homem de 55 anos com histórico de hipertensão, subitamente levar as mãos ao peito e colapsar. Ao se aproximar, percebe que o colega não responde a chamados e nem a estímulos dolorosos, e não parece respirar normalmente. Conforme recomendações da AHA, a sequência correta de ações imediatas a serem tomadas pelo socorrista é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1155Q916708 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Monitora de Creche, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A identidade de cada escola se expressa no seu projeto político-pedagógico e no seu regimento escolar. Enquanto o projeto político-pedagógico apresenta o contexto em que a escola se situa, as necessidades locais e as de seus estudantes, além do desenho curricular definido coletivamente, o regimento escolar contém:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1156Q916719 | Enfermagem, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A cicatrização de feridas envolve diversos fatores que influenciam diretamente no processo de reparação tecidual. Assinale o fator que pode retardar a cicatrização de uma ferida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1157Q957173 | Direito Penal, Erro do tipo essencial, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

“O erro de tipo pode ser dividido em duas espécies: o erro de tipo essencial e o erro de tipo acidental” (Cunha, 2019, p. 302).
Sobre as espécies de erro, o Código Penal brasileiro dispõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q994042 | Português, Orações subordinadas adjetivas Restritivas, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 1:

América Latina tem número recorde de migrantes menores de idade, alerta Unicef

Menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados


Nova York – A América Latina e o Caribe estão enfrentando “uma das maiores e mais complexas crises” de migração infantil do mundo, com quantidades recordes de crianças cruzando seus principais pontos de trânsito, alertou o Unicef nesta quarta-feira (6).

Cerca de 25% dos migrantes na região são menores de idade, em comparação com 15% globalmente, de acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que aponta a pobreza, a violência e a degradação do meio ambiente como causas do êxodo em massa.

Os menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados pelos três principais pontos de trânsito de migração: a perigosa e inóspita selva do Darién, entre Colômbia e Panamá, o norte da América Central e o México, de acordo com o relatório “O rosto em transformação da infância migrante na América Latina e no Caribe”.

A situação da infância migrante na região “não tem parâmetro por sua complexidade e magnitude”, alertou o diretor-regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, Gary Conille, durante coletiva de imprensa.

Trata-se, disse ele, de um “problema continental”, que exige uma “resposta unificada”.

A pobreza, as consequências socioeconômicas da pandemia de covid-19, a violência de quadrilhas armadas, os impactos de desastres naturais, exacerbados pelas mudanças climáticas, e o desejo de se reunir com suas famílias explicam esse êxodo.

Os menores desacompanhados correm mais riscos de serem alvo de traficantes, criminosos, quadrilhas organizadas e outras pessoas que desejam explorá-los, feri-los, se viajarem sozinhos ou em pequenos grupos, segundo o relatório.

Independentemente de serem migrantes ou solicitantes de asilo, “estas crianças estão expostas a um enorme nível de riscos” e o “tratamento deveria ser padronizado, sistemático”, disse Conille.

Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 40.000 menores e adolescentes cruzaram a selva do Darién. Por sua vez, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos registrou no primeiro semestre deste ano 83.000 menores, em comparação com 149.000 em 2021 e 155.000 no ano seguinte.


Fonte: https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2023/09/6704354-america-latinatem-numero-recorde-de-migrantes-menores-de-idade-alerta-unicef.html. Acesso em 06/09/2023

No trecho “Os menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados pelos três principais pontos de trânsito de migração” (3º parágrafo), o elemento destacado introduz uma oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q892668 | Informática, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

No que tange ao hardware, os computadores utilizam diversos dispositivos em suas configurações, que podem atuar exclusivamente na entrada de dados, outros exclusivamente na saída e, por último, os que podem operar tanto na entrada como na saída, mas em momentos distintos.
Três dispositivos que operam exclusivamente na entrada de dados para processamento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1160Q918786 | Português, Interpretação de Textos, Administração Escolar, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Inteligência artificial consegue decifrar o que dizem textos de papiros históricos


Com uma nova técnica, a inteligência artificial ajudou a decifrar papiros e mais textos antigos.


Para que uma inteligência artificial (IA) seja usada para determinada função, ela é treinada, por meio de experiências, para que as máquinas adquiram conhecimentos e possam se adaptar às condições e desempenhar tarefas como os seres humanos. Seu uso pode ser infinito e nos mais variados campos. Como por exemplo, essa inteligência artificial que conseguiu decifrar o que dizem os textos de papiros históricos.

Isso é algo que revoluciona todo o setor e traz vários dados inéditos sobre o passado. Com essa inteligência artificial, os especialistas foram capazes de decifrar os papiros de Herculano que foram queimados durante a erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Além desse feito, outras coisas que puderam ser decifradas por essa tecnologia foram o grande arquivo a respeito dos reinados de 27 reis coreanos, que viveram entre os séculos XIV e XX, e as tabuinhas de Creta, esculpidas com uma escrita complexa chamada “Linear B”.

No caso dos papiros de Herculano, uma técnica de desenrolamento virtual foi criada. Ela consegue escanear os papiros, através de uma tomografia de raios X, e mapear cada camada. Depois que isso é feito, essa técnica o desenrola em uma imagem plana.

A IA vem para fazer a distinção da tinta com a base de carbono, que é invisível nas digitalizações porque tem a mesma densidade do papiro. É assim que a inteligência artificial ajuda a decifrar essas folhas.

Conseguir fazer isso é um grande passo no estudo da história da humanidade. Tanto que, no começo de 2024, três pesquisadores foram premiados com 700 mil dólares por terem conseguido produzir 16 colunas de texto claramente legíveis. Também existiu uma competição internacional nesse tema que foi capaz de desvendar letras, palavras e sentenças inteiras dos textos que foram carbonizados.

“Nesse momento você realmente pensa: ‘Agora estou vivenciando algo que constituirá um momento histórico para minha área'”, afirmou Federica Nicolardi, papirologista da Universidade Federico II de Nápoles.
A inteligência artificial ter ajudado a decifrar os papiros é uma nova porta para que a leitura de outros textos, antes inacessíveis, também possa acontecer. Alguns exemplos são os que estão escondidos nas encadernações de livros medievais ou nas bandagens envolvendo múmias antigas.


Fonte:https://www.fatosdesconhecidos.com.br/inteligencia-artificial-consegue-decifrar- o-que-dizem-textos-de-papiros-historicos/?fbclid=IwY2xjawHrhCxleHRuA2FlbQIxM QABHQzDWydLSnLeth9FB7XB-xjaek38BWgtmEE2d3uZbFDpn9AxXKWmHkg
O texto apresenta um grande feito alcançado pela Inteligência Artificial. Segundo o ponto de vista do autor do texto, a IA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.