Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q916705 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A crítica ao uso constante da brincadeira com função pedagogizante se fundamenta no risco de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1202Q919018 | Engenharia Agronômica, Matologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A alocação de recursos do meio, realizada por uma determinada planta, impossibilitando que outras plantas possam também fazê-lo, impedindo que estas últimas cresçam e se desenvolvam, é um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1203Q877802 | Mecânica, Mecânico, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A principal diferença entre os dinamômetros dos tipos hidráulico e elétrico é que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1204Q877805 | Mecânica, Mecânico, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Na gestão da manutenção, o tempo médio entre falhas de componentes (MTTF – Mean Time To Failure) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1205Q869108 | Enfermagem, Auxiliar de Serviços Hospitalares, SADMS, SELECON, 2024

Em relação à biossegurança, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o profissional responsável pelos Serviços Hospitalares deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1206Q957185 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

À luz da Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS, uma das competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais, é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q1058055 | Português, Morfologia, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961


Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda


Uma estimativa publicada nessa segunda-feira (2) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) informou que a produção global da bebida poderá cair neste ano ao nível mais baixo desde 1961.


De acordo com o relatório da entidade, a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas, principalmente a seca extrema que atingiu diversas regiões do planeta.


"Os desafios climáticos nos dois hemisférios são, mais uma vez, as principais causas dessa redução no volume de produção mundial", disse a OIV.


Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década.


Segundo as projeções da OIV, com base nas colheitas de 29 nações que representam 85% da produção anual de vinho, os números deste ano estão estimados entre 227 e 235 milhões de hectolitros, o menor volume colhido desde 1961 (220 milhões).


Fonte: https://www.jb.com.br/economia/2024/12/1053215-producao-global-de-vinho-em-2024-pode-atingir-menor-volume-desde-1961.html. Acesso em: 08 dez. 2024. Texto adaptado
“Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961”. No futuro do presente, o verbo destacado seria flexionado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1208Q976903 | Português, Assistente Administrativo, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Antes e depois: imagens de IA mostram efeitos destruidores dos microplásticos no rosto humano

Fragmentos presentes no dia a dia podem prejudicar processos hormonais e ressecar a pele

Há cada vez mais evidências de que os microplásticos que cercam nossas vidas são capazes de penetrar em estruturas e órgãos do corpo, perturbando uma série de funções biológicas. Segundo cientistas, pesquisas apontam que esses fragmentos podem se acumular no organismo com o tempo e desregular hormônios, ressecar a pele, causar inflamações e alterações de peso corporal.

Agora, uma empresa de reciclagem do Reino Unido tentou capturar o impacto que essas toxinas podem estar causando à pele.

A convite da businesswaste.co.uk, pesquisadores utilizaram imagens geradas por inteligência artificial (IA) de um homem e de uma mulher jovens e saudáveis e simularam a exposição a microplásticos em três níveis diferentes: baixo, médio e alto.

No nível baixo, as imagens mostram que os indivíduos foram expostos aos microplásticos através de alimentos, de bebidas e do ambiente cotidiano. O relatório sugere que os fragmentos estavam interferindo nos hormônios, levando a ressecamento da pele, vermelhidão e irritação.

No nível médio, as simulações apontam o consumo frequente de alimentos processados embalados em plástico e de frutos do mar contaminados. Os modelos também estariam usando roupas feitas de tecidos sintéticos como náilon e poliéster com mais regularidade. Os pesquisadores alegam que nesse nível a exposição poderia causar mais irritação da pele e desregular hormônios, levando à produção excessiva de oleosidade e envelhecimento precoce. O desequilíbrio da testosterona pode aumentar a produção de óleo na pele.
Nas simulações de nível alto, os modelos humanos estariam expostos a microplásticos no ambiente de trabalho, que incluiria áreas de gestão de resíduos, indústrias têxteis sintéticas e setores de fabricação de plásticos.
Segundo a equipe, nesse caso as inflmações seriam ainda maiores, com manifestações na pele e sinais de envelhecimento precoce. Elas incluiriam descoloração, aparecimento de caroços e lesões que não cicatrizam adequadamente. Também pode haver descoloração azulada ou arroxeada nos lábios e pontas dos dedos.

Flutuações hormonais levariam a afinamento ou queda de cabelo, alterações de peso e ciclos menstruais irregulares.

“É evidente que há muitos sinais preocupantes de como essa poluição pode nos afetar. As imagens que geramos são baseadas em descobertas desses estudos e mostram resultados alarmantes, mas esperamos que façam as pessoas prestar atenção ao problema maior”, afirmou Mark Hall, especialista em resíduos plásticos da empresa responsável pelo relatório.

Suas recomendações para evitar o excesso de contaminantes incluem abandonar plásticos de uso único, filtrar a água potável, trocar tecidos de náilon e poliéster por materiais naturais como algodão e lã, consumir alimentos orgânicos sempre que possível, reduzir o consumo de frutos do mar e substituir colheres deplástico por colheres de madeira, tábuas de corte por opções naturais e potes de plástico por recipientes de vidro.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/04/05/antes-e-depois-imagensde-ia-mostram-efeitos-destruidores-dos-microplasticos-no-rosto-humano.ghtml. Acesso em 05/04/2025. Texto adaptado.
A leitura do texto permite concluir que as ações individuais das pessoas em busca de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1209Q919056 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A criança brinca! E é comum preferir a caixa ao brinquedo industrializado. Walter Benjamin (2002) traça a história na família que interage com livros e brinquedos ao isolamento no quarto. Na Educação Infantil, a importância do lúdico está na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1210Q919059 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

As crianças manifestam situações familiares na escola, como violência, desnutrição, problemas de saúde, comprometendo seu desenvolvimento saudável. Entre acompanhar e apoiar as famílias, é responsabilidade da escola acionar o Conselho Tutelar em situações de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1211Q916761 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Grando e Queiroz (2013) compreendem o Curussé como “uma prática social na qual se garante, pela educação do corpo que dança, se alimenta, se ornamenta e é pintado, reza e é açoitado e amado, o reconhecimento de uma identidade étnica e cultural Chiquitano”. O início do Curussé se dá quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1212Q994075 | Informática, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Pedro recebeu de outro colega de trabalho, por e-mail, três arquivos com extensão avi, gif e rar. Nesse caso, ele imediatamente identificou esses arquivos como sendo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q1058076 | Português, Morfologia, Combatente, PM SE, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


As células do cérebro não envelhecem


Hoje eu quero contar para vocês sobre um estudo inovador realizado na Columbia University, que confirma que as células cerebrais não envelhecem.

Na verdade, o que se descobriu é que você tem exatamente o mesmo número de células nervosas (ou neurônios) quando jovem.

Isso foi admitido inclusive como certo pelo diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Eles provaram que o cérebro pode continuar criando novos neurônios para sempre.

Portanto, a velha teoria de que cérebros humanos não podem construir novos neurônios cai por terra!

Então, por que ocorre o declínio mental?

O que ocorre, na verdade, é que não é o número de células do seu cérebro que diminui, mas sim o número de células-tronco cerebrais e os vasos sanguíneos que as alimentam que diminuem.

Os cientistas da Columbia estudaram cérebros doados por pessoas idosas que morreram de causas naturais. Eles descobriram que os cérebros dos idosos tinham a mesma quantidade de novos neurônios que os jovens.

Além disso, eles também encontraram um número menor de células-tronco inativas, ou "quiescentes", em uma área do cérebro ligada à resistência cognitivo-emocional.

Trata-se das nossas forças de reserva que alimentam nossa capacidade de aprender e se adaptar. [...]


Fonte: https://www.jb.com.br/colunistas/saude-e-alimentacao/2024/11/1053100-ascelulas-do-cerebro-nao-envelhecem.html. Texto adaptado. Acesso em 27/11/2024
“Hoje eu quero contar para vocês sobre um estudo inovador realizado na Columbia University, que confirma que as células cerebrais não envelhecem” (1º parágrafo). Se a forma verbal destacada estivesse flexionada no pretérito imperfeito do subjuntivo, teríamos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1214Q885789 | Farmácia, Agente de Farmácia, SADMS, SELECON, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS), em relação à assistência farmacêutica, representa importantes avanços em termos de políticas públicas. Uma de suas atribuições diz respeito a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1215Q1058079 | Português, Morfologia, Combatente, PM SE, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


As células do cérebro não envelhecem


Hoje eu quero contar para vocês sobre um estudo inovador realizado na Columbia University, que confirma que as células cerebrais não envelhecem.

Na verdade, o que se descobriu é que você tem exatamente o mesmo número de células nervosas (ou neurônios) quando jovem.

Isso foi admitido inclusive como certo pelo diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Eles provaram que o cérebro pode continuar criando novos neurônios para sempre.

Portanto, a velha teoria de que cérebros humanos não podem construir novos neurônios cai por terra!

Então, por que ocorre o declínio mental?

O que ocorre, na verdade, é que não é o número de células do seu cérebro que diminui, mas sim o número de células-tronco cerebrais e os vasos sanguíneos que as alimentam que diminuem.

Os cientistas da Columbia estudaram cérebros doados por pessoas idosas que morreram de causas naturais. Eles descobriram que os cérebros dos idosos tinham a mesma quantidade de novos neurônios que os jovens.

Além disso, eles também encontraram um número menor de células-tronco inativas, ou "quiescentes", em uma área do cérebro ligada à resistência cognitivo-emocional.

Trata-se das nossas forças de reserva que alimentam nossa capacidade de aprender e se adaptar. [...]


Fonte: https://www.jb.com.br/colunistas/saude-e-alimentacao/2024/11/1053100-ascelulas-do-cerebro-nao-envelhecem.html. Texto adaptado. Acesso em 27/11/2024
Em “Eles provaram que o cérebro pode continuar criando novos neurônios para sempre” (4º parágrafo), as palavras destacadas são, respectivamente, classificadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1216Q1024287 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Professor Nível Superior Inglês, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:
Flipped learning – could it work for you?
Exploring the benefits, challenges and tips for success

By Stephanie Hirschman
October 2, 2023


Flipped learning is very much a buzz word these days, and it’s worth thinking about whether this approach is suitable for your
lessons. It’s quite easy to define: whereas a more traditional model of teaching involves some sort of initial input (for example a
lecture or demonstration) followed by some sort of related output (for example a discussion or experiment) with some homework to follow, in flipped learning, this order is disrupted. Students do their homework before the class meets by watching a recorded lecture or video or reading an article. This enables them to spend the lesson time on activities which make a more significant contribution to their deep understanding and mastery of important ideas, for example, discussion, roleplay or presentations. It sits well within blended learning as the pre-lesson homework is likely to be accessed online, while the class activities are conducted face-to-face.

Why is it important?
Flipped learning makes good use of technology, allowing students to approach the input at their own level. Some may need to view a video several times more than would be possible in a group classroom setting, with frequent pauses and rewinding to ensure that they have recognized the main points. It’s also possible for students to explore other aspects of a topic, either using further links that the teacher provides, or finding other relevant resources to explore on their own. Finally, they can do the work when and where they wish, and even make use of otherwise “dead” time, like waiting for a bus.


How relevant is it for English language teaching (ELT)?

It’s important to recognize that flipped learning was not developed with ELT contexts in mind. In a language lesson, we may find
students reading a text about, say, major infrastructure projects, but this content is merely a vehicle for some other language point like expressing high numbers or making comparisons. During a conventional English lesson, the teacher would be guiding students through the text, encouraging prediction and other strategies and setting achievable reading or listening tasks to check basic understanding, before introducing key language points in a staged presentation. This would be followed by controlled practice and freer production. It’s not easy to see how this pattern of brief but meaningful interactive activities maps onto flipped learning. ELT texts, even at advanced levels, tend to be too short to be worth exploring in depth, unlike a 30-minute lecture or video thatstudents of other subjects may be watching. Of course, it could be argued that the true content of the lesson, ie the language point, could be the subject of flipped learning, with students watching a presentation on this subject before the class meets. However, this removes the language point from an engaging and meaningful context and furthermore, working alone robs students of the opportunity to ask questions and discuss emergent ideas about meaning, which are key elements of communicative learning.

Tips for success
Nonetheless, it is possible to flip an ELT classroom, with some adjustments:

1. Flipped learning would suit certain types of ELT which are heavily content based, like CLIL or Business. Mature students are more likely to have the motivation required to implement this approach sensibly.

2. It makes sense to devote the final stages of a lesson to introducing the content that students will explore independently before the next class meeting. This should include a justification of why the content was chosen, how students should approach it and how they can check their understanding. Providing some comprehension questions is a minimum. If answers aren’t furnished, the next class meeting could open with an activity to discuss and check these.

3. The teacher must provide an easy and reliable way for students to access the content, for example via an online learning system.

4. It’s reasonable to expect that students will require training and a settling-in period, as they come to terms with the demands of the new system. It could even be worth trialing the routine during a face-to-face lesson, with students accessing content on their phones or laptops, and with some reminders about how to approach a reading text (for example skimming and scanning) or how to make good use of technology to ensure effective listening (for example, rewinding, user slower speed settings or making use of a tape script).

5. Because of the investment required in learner training, flipped learning will be tricky to implement in programs with continuous enrolment. It’s far more suitable for a setting with a termly or yearly intake date.

6. Even when the system is up and running, there will probably always be a number of students who have not prepared adequately for the lesson. This will affect how successful follow-up activities are and the teacher needs some strategies in place to address this.

Available in: https://linguahouse.com/blog/post/flipped-learning-could-it-work-for-you
Acesso: 17/10/2024
As vogais podem representar diferentes fonemas na língua inglesa. Dentre as palavras abaixo, todas retiradas do texto, aquela na qual a vogal /i/ tem como representação fonética o símbolo /ai/ é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1217Q1058081 | Português, Sintaxe, Combatente, PM SE, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


As células do cérebro não envelhecem


Hoje eu quero contar para vocês sobre um estudo inovador realizado na Columbia University, que confirma que as células cerebrais não envelhecem.

Na verdade, o que se descobriu é que você tem exatamente o mesmo número de células nervosas (ou neurônios) quando jovem.

Isso foi admitido inclusive como certo pelo diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Eles provaram que o cérebro pode continuar criando novos neurônios para sempre.

Portanto, a velha teoria de que cérebros humanos não podem construir novos neurônios cai por terra!

Então, por que ocorre o declínio mental?

O que ocorre, na verdade, é que não é o número de células do seu cérebro que diminui, mas sim o número de células-tronco cerebrais e os vasos sanguíneos que as alimentam que diminuem.

Os cientistas da Columbia estudaram cérebros doados por pessoas idosas que morreram de causas naturais. Eles descobriram que os cérebros dos idosos tinham a mesma quantidade de novos neurônios que os jovens.

Além disso, eles também encontraram um número menor de células-tronco inativas, ou "quiescentes", em uma área do cérebro ligada à resistência cognitivo-emocional.

Trata-se das nossas forças de reserva que alimentam nossa capacidade de aprender e se adaptar. [...]


Fonte: https://www.jb.com.br/colunistas/saude-e-alimentacao/2024/11/1053100-ascelulas-do-cerebro-nao-envelhecem.html. Texto adaptado. Acesso em 27/11/2024
“Os cientistas da Columbia estudaram cérebros doados por pessoas idosas que morreram de causas naturais” (8º parágrafo). Nesse trecho, a oração destacada é classificada como subordinada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1218Q1079841 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Cuidador de Aluno com Deficiência, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Dentre as diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764, de 2012), encontrase a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1219Q885794 | Farmácia, Agente de Farmácia, SADMS, SELECON, 2024

A importância da NOAS (Norma Operacional de Assistência à Saúde), para assistência farmacêutica, está principalmente relacionada com a sua atribuição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1220Q885795 | Farmácia, Agente de Farmácia, SADMS, SELECON, 2024

Uma das prerrogativas da NOAS (Norma Operacional de Assistência à Saúde), em relação à assistência farmacêutica, é a de estabelecer a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.