Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q916935 | Música, Instrutor Musical, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com sua classificação vocal, para o canto coral, são consideradas vozes graves:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1362Q886216 | Banco de Dados, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Um administrador de banco de dados está implantando, em um servidor, um banco de dados que consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meio de ligações, organizando os registros como coleção de árvores. Esse tipo de banco de dados é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1363Q993994 | Português, Advérbios, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Texto II



A importância da informação estatística para as políticas

sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do

passado para considerar no presente



O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionais de planejamento e estatística.


É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementaçãode um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivas em informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).


Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.


Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têm viabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.


É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.


Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. “Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)


Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=pt#



Acesso em 26 jul. 2023.




“Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil.” (3º parágrafo)

A alternativa em que está sublinhada uma palavra da mesma classe que a destacada na frase acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1364Q916940 | Educação Artística, Instrutor Musical, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Considera-se como um componente essencial na preparação e organização de uma aula de música eficaz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1365Q982223 | Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Barra do Bugres MT, SELECON, 2025

A participação da comunidade na gestão do SUS é uma diretriz fundamental, assegurada pela Lei nº 8.142/90. Essa participação se materializa, principalmente, por meio de duas instâncias colegiadas, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1366Q906705 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo para Sala de Recurso Multifuncional, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE (atendimento educacional especializado) prevendo na sua organização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1367Q892645 | Gestão de Pessoas, Saúde/40h, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

As relações entre uma organização e seus funcionários devem fazer parte da busca do equilíbrio, para o êxito da organização e para uma maior satisfação de seus colaboradores. Umas das principais relações que a organização deve ter com seus empregados é de responder às suas necessidades especiais, dando-lhes suporte e apoio. Essa relação é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1368Q1015527 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1369Q994026 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

McGregor desenvolveu uma das primeiras teorias para entender o comportamento humano, classificando-a de acordo com pressupostos distintos da natureza humana. O administrador que adota os pressupostos da “Teoria X” tem a expectativa de que seus subordinados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q869102 | Enfermagem, Auxiliar de Serviços Hospitalares, SADMS, SELECON, 2024

Com o intuito de controlar infecções, a forma de higienização das mãos indicada antes e após a ida ao banheiro é a/com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1371Q1015534 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Por meio da modalidade gestual-visual-espacial em que a LIBRAS é produzida e compreendida pelos surdos, frequentemente, as pessoas podem erroneamente pensar que todos os sinais são uma representação "visual" do referente que representam no ar. O nome dado a essas formas linguísticas que tentam imitar as características visuais do referente real é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1372Q1015536 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Durante muito tempo, a preocupação que permeava os educadores de surdos centrava-se na prática de ensino majoritária, de modalidade oral. Devido ao avanço das pesquisas linguísticas e à verificação de que, mesmo expostos a anos de estudos no ambiente escolar, os alunos não obtinham êxito quanto ao domínio da língua, em sua modalidade oral, surge uma nova proposta educacional bilíngue.

A educação bilíngue de surdos deve inserir em seu currículo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1373Q994036 | Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

As organizações são definidas como grupos estruturados de pessoas que se formam em torno de tarefas específicas e buscam o alcance de objetivos determinados, tendo por base a distribuição de autoridade e responsabilidade. O conceito básico relacionado ao comportamento em grupo que diz respeito ao conjunto de padrões comportamentais esperados ou atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em um grupo refere-se ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q957172 | Direito Penal, Inimputabilidade pela embriaguez, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com o Código Penal Brasileiro (Decreto Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940), o agente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1375Q957173 | Direito Penal, Erro do tipo essencial, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

“O erro de tipo pode ser dividido em duas espécies: o erro de tipo essencial e o erro de tipo acidental” (Cunha, 2019, p. 302).
Sobre as espécies de erro, o Código Penal brasileiro dispõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q957181 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com a Lei n° 8069/90, quando verificada a prática de ato infracional, algumas medidas poderão ser aplicadas pela autoridade competente ao adolescente. Uma delas se enquadra na admoestação verbal, a ser reduzida a termo e assinada, sendo tal hipótese medida de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q1058053 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961


Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda


Uma estimativa publicada nessa segunda-feira (2) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) informou que a produção global da bebida poderá cair neste ano ao nível mais baixo desde 1961.


De acordo com o relatório da entidade, a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas, principalmente a seca extrema que atingiu diversas regiões do planeta.


"Os desafios climáticos nos dois hemisférios são, mais uma vez, as principais causas dessa redução no volume de produção mundial", disse a OIV.


Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década.


Segundo as projeções da OIV, com base nas colheitas de 29 nações que representam 85% da produção anual de vinho, os números deste ano estão estimados entre 227 e 235 milhões de hectolitros, o menor volume colhido desde 1961 (220 milhões).


Fonte: https://www.jb.com.br/economia/2024/12/1053215-producao-global-de-vinho-em-2024-pode-atingir-menor-volume-desde-1961.html. Acesso em: 08 dez. 2024. Texto adaptado
No segundo parágrafo, leem-se as expressões “brusca queda” e “seca extrema”. Os dois termos destacados poderiam ser substituídos respectivamente, sem prejuízo de sentido, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1378Q1058054 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961


Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda


Uma estimativa publicada nessa segunda-feira (2) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) informou que a produção global da bebida poderá cair neste ano ao nível mais baixo desde 1961.


De acordo com o relatório da entidade, a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas, principalmente a seca extrema que atingiu diversas regiões do planeta.


"Os desafios climáticos nos dois hemisférios são, mais uma vez, as principais causas dessa redução no volume de produção mundial", disse a OIV.


Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década.


Segundo as projeções da OIV, com base nas colheitas de 29 nações que representam 85% da produção anual de vinho, os números deste ano estão estimados entre 227 e 235 milhões de hectolitros, o menor volume colhido desde 1961 (220 milhões).


Fonte: https://www.jb.com.br/economia/2024/12/1053215-producao-global-de-vinho-em-2024-pode-atingir-menor-volume-desde-1961.html. Acesso em: 08 dez. 2024. Texto adaptado
Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década” (4º parágrafo). A expressão destacada veicula sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1379Q957195 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, instituiu o Sistema Integrado de Educação e Valorização Profissional (Sievap), com a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1380Q976913 | Noções de Informática, Editor de Textos, Assistente Administrativo, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Um usuário de um computador com MS Windows 10BR está confeccionando um texto através do MS Word 2019BR. Esse usuário deseja centralizar uma parte do texto. Para isso, ele deve selecionar o texto não centralizado e usar as teclas de atalho CTRL +
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.