Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1741Q893640 | Pedagogia, Educação Especial, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1742Q906696 | Pedagogia, Legislação da Educação, Letras/Língua Portuguesa, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A Base Nacional Comum Curricular adota uma determinada perspectiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Essa perspectiva denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1744Q886221 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Um usuário de um computador está utilizando um utilitário de sistemas operacionais que trabalha para unir partes de dados, para otimizar o tempo de leitura e escrita dos arquivos e também para melhorar o espaço livre em disco. Esse tipo de utilitário é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1745Q906701 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras/Língua Portuguesa, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular, constitui uma habilidade relacionada ao campo jornalístico-midiático dos anos finais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1746Q893649 | Pedagogia, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Algumas instituições de educação infantil desenvolvem práticas que valorizam atividades como festas do calendário nacional: o Dia do Soldado; o Dia da Primavera; a Páscoa etc. Nessas ocasiões, as crianças são solicitadas a colorir desenhos impressos pelos professores, como coelhinhos, soldados, bandeirinhas, cocares etc. e são fantasiadas e enfeitadas com chapéus, faixas, espadas e pinturas. A crítica a essas propostas acontece porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1747Q891602 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A Política Nacional do Meio Ambiente, normatizada pela lei nº 6.938/81, objetiva, entre outras coisas, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, assegurando condições ao desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, deve atender o princípio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1748Q886230 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Uma equipe de banco de dados está na fase de prototipagem da base de dados e adotou um tipo de prototipagem que busca responder dúvidas sobre a viabilidade de implementação dessa base, ajudando a ver como será possível alcançar o objetivo e qual o impacto que essa base de dados vai causar na perfomance da rede como um todo. Essa técnica de prototipação é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1749Q994010 | Português, Interpretação de Textos, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.
Leia o Texto 1:


Virou moda


Oferta de obras que tratam do mundo dos livros cresce a
olhos vistos. Aqui em casa há uma pilha delas... e continuo
comprando outras


Por Cora Rónai, Rio de Janeiro


Sempre houve livros sobre livros, mas não me lembro de uma época em que houvesse tantos livros sobre livreiros, livrarias e bibliotecas. Não foi caso pensado, mas, semana passada, às voltas com os livros selvagens (aqueles que ainda não encontraram o seu lugar na estante) percebi que certas palavras andam se repetindo pelos títulos. Fui juntando os que me pareciam meio irmãos, e logo tinha mais de dez volumes empilhados. Estendi a pesquisa à internet — e acabei comprando mais dois, como se ainda tivesse espaço sobrando em casa.


Mas reparem só: “A livraria mágica de Paris”, “O segredo da livraria de Paris”, “A biblioteca de Paris”, “A livreira de Paris”. Depois há Londres: “A biblioteca secreta de Londres”, “A última livraria de Londres”. E “A pequena livraria dos sonhos”, “A livraria dos achados e perdidos”, “A biblioteca da meia-noite”, “O diário de um livreiro”, “O passeador de livros”.


E nem falo de livros mais antigos, como “O livreiro de Cabul”, ou “84, Charing Cross Road”, que deu origem ao filme “Nunca te vi, sempre te amei”, e que continua sendo o meu livro favorito sobre livros, livreiros e livrarias.


O fenômeno não é apenas ocidental. “Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong” vendeu mais de 250 mil exemplares na Coreia do Sul, e “O que você procura está na biblioteca” é um sucesso no Japão e nos países para os quais já foi traduzido (o Brasil não é um deles, por enquanto, mas escrevi o título em português porque não faria sentido usar alemão, francês ou inglês; em Portugal ele se chama “O que procuras está na biblioteca”).


Eles têm capas parecidas, sobretudo os que se passam em Paris e Londres, e que compõem um subgênero ambientado na Segunda Guerra: as suas capas são nostálgicas, com cenas que poderiam ter saído de filmes de época. A de “A livraria mágica de Paris” é luxuosa, com verniz, filetes dourados, corte pintado de rosa.


“A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante).


Ainda não li boa parte da pilha; folheei alguns, estou pelo meio de dois ou três. Todos têm uma enorme quantidade de resenhas positivas na Amazon, mas isso não significa necessariamente que sejam bons: é normal que pessoas que gostam de livros se sintam atraídas por livros que falam sobre livros, coletivos de livros e... pessoas que gostam de livros.


Apesar das coincidências de títulos, eles são animais distintos. “A livreira de Paris” é uma história de Sylvia Beach, da Shakespeare and Company e da antológica edição de “Ulisses”; “O diário de um livreiro” conta as aventuras do proprietário do maior sebo da Escócia.


Já “A pequena livraria dos sonhos” e “A livraria dos achados e perdidos” são sessões da tarde em papel, romances ligeiros para quem quer ler na praia sem pensar muito.


E vejam que coincidência: eu estava fotografando todos esses livros para o meu Instagram quando chegou um pacote vindo de Santos. Era “Um intrépido livreiro dos trópicos: crônicas, causos e resmungos”, de José Luiz Tahan, o destemido proprietário da Livraria Realejo.


Não estou dizendo?


Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/cora-ronai/noticia/2023/09/07/virou-moda.ghtml. Acesso em 06/09/2023
O objetivo principal do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1750Q977370 | Raciocínio Lógico, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Se X, Y, Z e W forem proposições simples e distintas, então o número de linhas da tabela verdade da proposição (X → Y) ↔ (Z → W) será um número maior que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1751Q886239 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

Dentre os métodos padronizados, temos o Variadex, que tem como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1752Q957153 | Direito Constitucional, Direito à Liberdade, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

O artigo 5º, inciso IV, da CRFB/88, versa sobre a liberdade de manifestação do pensamento. Esse artigo apresenta em sua redação um direito e uma garantia. Dessa forma, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1753Q906722 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A perspectiva da educação inclusiva busca superar a visão do caráter substitutivo da educação especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Sendo assim, orienta-se que a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) seja feita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1754Q898534 | Redes de Computadores, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Um técnico de rede de computadores está confeccionando um cabo padrão CAT5e, de modo a ligar um computador pessoal a outro computador pessoal de forma direta. Para isso, ele está utilizando, em uma das pontas do cabo, um conector RJ45 no padrão TIA/EIA 568A. Na outra ponta ele precisa colocar um conector:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1755Q976108 | Português, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista


A aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas publicas e privadas no estado, já no ano letivo de 2025, deu destaque ao tema. Além do cuidado nas escolas, o Centro Marista de Defesa da Infância avalia que a utilização dos aparelhos e da internet também precisa de atenção em casa.


Levantamento da TIC Kids Online Brasil (2024), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Cetic.br, mostrou que 93% das crianças e adolescentes brasileiros — de 9 a 17 anos — usam a intemet, o que representa 24,5 milhões de pessoas.


O estudo apontou, ainda, que cerca de três a cada dez usuários de internet de 9 a 17 anos têm responsáveis que usam recursos para bloquear ou filtrar alguns tipos de sites (34%); para filtrar aplicativos baixados (32%), que limitam pessoas que entram em contato por chamadas de voz ou mensagens (32%); que monitoram sites ou aplicativos acessados (31%); que bloqueiam anúncios (28%); alertam sobre o desejo de fazer compras em aplicativos (26%); e que restringem o tempo na internet (24%).


"Assim como ensinamos nossas crianças a não falar com estranhos na rua, temos que agora ensina-las a como se comportar na internet. Atualmente, pais e responsáveis devem trabalhar no letramento digital, supervisionando as atividades e ensinando dinâmicas mercadológicas, pois o uso inadequado da internet pode gerar um meio propicio para o adoecimento físico e mental", disse, em nota, Valdir Gugiel, diretor do Centro Marista de Defesa da Infância e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina.


Ele acrescenta que, atualmente, quando se trata de infância e juventude, é necessário promover um debate sobre o uso consciente de telas e dispositivos e a violência no ambiente digital.



Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/ciencia/2025/01/1053742-uso- inadequado-da-intemet-pode-afetar-saude-diz-especialista.ntml. Excerto. Acesso em 24/05/2025. Adaptado.

“Assim como ensinamos nossas crianças a não falar com estranhos na rua, temos que agora ensiná-las a como se comportar na internet” (4º parágrafo). O trecho em destaque é classificado como uma oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1756Q976112 | Matemática, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Suponha que durante determinado período de tempo, a temperatura média de uma cidade tenha sido igual a T(x) = 0,4.x2 + 13, sendo T em °C e x em horas. Se 3 <x < 8, é correto afirmar que às 4h30min a temperatura média nessa cidade, em °C, foi igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1757Q977396 | Direito Processual Civil, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

A execução para cobrança de crédito fundar-se-á sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível. A liquidez:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1758Q1076725 | Legislação de Trânsito, Processo Administrativo, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Tapurah MT, SELECON, 2025

A última oportunidade que o condutor de um veículo, identificado como real infrator, tem para recorrer de uma penalidade imposta por um município do Estado do Mato Grosso é junto à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1759Q919031 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Durante um atendimento, foi solicitada a aferição da pressão arterial (PA) para verificar o estado hemodinâmico de um paciente de 5 anos. Após a verificação, a PA obtida foi de 115/75 mmHg. De acordo com os parâmetros de referência para a pressão arterial em crianças e a conduta de enfermagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1760Q957175 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, em seu art. 98, estabeleceu a criação dos “juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumaríssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau”. De acordo com a legislação vigente, nos Juizados Especiais Criminais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.