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Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q1076725 | Legislação de Trânsito, Processo Administrativo, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Tapurah MT, SELECON, 2025

A última oportunidade que o condutor de um veículo, identificado como real infrator, tem para recorrer de uma penalidade imposta por um município do Estado do Mato Grosso é junto à(ao):
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1762Q919031 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Durante um atendimento, foi solicitada a aferição da pressão arterial (PA) para verificar o estado hemodinâmico de um paciente de 5 anos. Após a verificação, a PA obtida foi de 115/75 mmHg. De acordo com os parâmetros de referência para a pressão arterial em crianças e a conduta de enfermagem, é correto afirmar que:
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1763Q957175 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, em seu art. 98, estabeleceu a criação dos “juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumaríssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau”. De acordo com a legislação vigente, nos Juizados Especiais Criminais:
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1764Q957176 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com a Lei n° 8069/90, em relação aos direitos nela reconhecidos que forem ameaçados ou violados, há medidas de proteção à criança e aos adolescentes quando resultarem, dentre outra, nas hipóteses de:
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1765Q892665 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

O agronegócio brasileiro possui reconhecimento internacional, principalmente devido à amplitude de suas exportações. Um dos principais produtos exportados pelo Brasil e o estado líder em sua produção são:
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1767Q976122 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Uma paciente com crise convulsiva é atendida na emergência. O médico prescreve diazepam, com urgência no controle da crise. A farmacêutica responsável deve orientar a equipe quanto a via mais adequada para garantir ação rápida e eficaz do fármaco. A administração mais apropriada nesse contexto apresentado é via:
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1768Q892667 | Informática, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

No que se relaciona às tecnologias empregadas na informática, um recurso utilizado nos computadores permite que o sistema se adapte às alterações de hardware com intervenção mínima do usuário. Nesse contexto, um usuário pode adicionar e remover dispositivos sem precisar fazer a configuração manual e sem conhecimento do hardware do computador. Por exemplo, um usuário pode conectar um mouse, um teclado ou um monitor externo a um notebook e usar esses periféricos, sem fazer alterações manuais de configuração. Em síntese, é um conjunto de especificações que permite a um computador detectar automaticamente e configurar um ou mais periféricos, realizando a instalação dos drivers correspondentes, para que funcione sem problemas. Esse recurso é conhecido como:
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1769Q892670 | Informática, Microsoft Powerpoint, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

No Powerpoint do pacote MS Office 2010 BR (x64), em um notebook Intel com Windows 11 BR, para realizar a verificação ortográfica, deve-se pressionar uma tecla de função. Essa tecla é:
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1770Q981506 | Direito Sanitário, Analista de Captação, Hemominas, SELECON, 2025

Bia é uma doadora de sangue regular, contudo, na última vez que foi realizar sua doação, durante a entrevista, relatou que há 6 meses foi vítima de violência sexual. Diante do ocorrido, Bia é considerada uma doadora:
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1771Q994054 | Raciocínio Lógico, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

O prefeito de um município decretou a seguinte lei:
Em qualquer rua deste município, o número de todas as casas deve ser formado por algarismos diferentes.
Considere uma rua onde todas as casas têm números de três algarismos. Se o decreto do prefeito foi obedecido, o número máximo de casas dessa rua é:
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1772Q1069575 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Procurador Jurídico, Câmara de Rondonópolis MT, SELECON, 2024

Pesquisadores da indústria X não utilizam animais em seus laboratórios para teste de novos produtos cosméticos e/ou dermatológicos, valendo-se de outros recursos nesse sentido.

Nesse caso, a não utilização do uso de animais para teste de produtos a serem desenvolvidos pela referida indústria, ante a possibilidade de sofrimento a esses seres vivos, configura uma opção relacionada à:
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1773Q994059 | Conhecimentos Gerais, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

O impacto negativo que a criação de gado gera para o aumento do aquecimento global é a liberação de:
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1774Q892685 | Sistemas Operacionais, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Em um microcomputador com “distro” Linux, um técnico em informática precisa utilizar alguns comandos em uma manutenção de rotina. Entre os comandos disponíveis, dois são listados a seguir.
I. É um comando de controle de processo, que lista aqueles que mais CPU usam, útil para verificar os que estão provocando um uso excessivo de memória, além de verificar o percentual de CPU que cada um usa em dado momento. II. É um comando de rede que permite visualizar parâmetros relacionados aos endereços IP do computador.
Os comandos caracterizados em I e II são, respectivamente:
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1775Q976919 | Administração Geral, Assistente Administrativo, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Uma empresa está desenvolvendo um planejamento organizacional para os gerentes, orientado para médio prazo, em que são definidas as principais ações a serem implementadas para cada unidade, como o planejamento mercadológico, financeiro, da produção e de recursos humanos. Esse planejamento é o do tipo:
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1776Q1024282 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor Nível Superior Inglês, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:
Flipped learning – could it work for you?
Exploring the benefits, challenges and tips for success

By Stephanie Hirschman
October 2, 2023


Flipped learning is very much a buzz word these days, and it’s worth thinking about whether this approach is suitable for your
lessons. It’s quite easy to define: whereas a more traditional model of teaching involves some sort of initial input (for example a
lecture or demonstration) followed by some sort of related output (for example a discussion or experiment) with some homework to follow, in flipped learning, this order is disrupted. Students do their homework before the class meets by watching a recorded lecture or video or reading an article. This enables them to spend the lesson time on activities which make a more significant contribution to their deep understanding and mastery of important ideas, for example, discussion, roleplay or presentations. It sits well within blended learning as the pre-lesson homework is likely to be accessed online, while the class activities are conducted face-to-face.

Why is it important?
Flipped learning makes good use of technology, allowing students to approach the input at their own level. Some may need to view a video several times more than would be possible in a group classroom setting, with frequent pauses and rewinding to ensure that they have recognized the main points. It’s also possible for students to explore other aspects of a topic, either using further links that the teacher provides, or finding other relevant resources to explore on their own. Finally, they can do the work when and where they wish, and even make use of otherwise “dead” time, like waiting for a bus.


How relevant is it for English language teaching (ELT)?

It’s important to recognize that flipped learning was not developed with ELT contexts in mind. In a language lesson, we may find
students reading a text about, say, major infrastructure projects, but this content is merely a vehicle for some other language point like expressing high numbers or making comparisons. During a conventional English lesson, the teacher would be guiding students through the text, encouraging prediction and other strategies and setting achievable reading or listening tasks to check basic understanding, before introducing key language points in a staged presentation. This would be followed by controlled practice and freer production. It’s not easy to see how this pattern of brief but meaningful interactive activities maps onto flipped learning. ELT texts, even at advanced levels, tend to be too short to be worth exploring in depth, unlike a 30-minute lecture or video thatstudents of other subjects may be watching. Of course, it could be argued that the true content of the lesson, ie the language point, could be the subject of flipped learning, with students watching a presentation on this subject before the class meets. However, this removes the language point from an engaging and meaningful context and furthermore, working alone robs students of the opportunity to ask questions and discuss emergent ideas about meaning, which are key elements of communicative learning.

Tips for success
Nonetheless, it is possible to flip an ELT classroom, with some adjustments:

1. Flipped learning would suit certain types of ELT which are heavily content based, like CLIL or Business. Mature students are more likely to have the motivation required to implement this approach sensibly.

2. It makes sense to devote the final stages of a lesson to introducing the content that students will explore independently before the next class meeting. This should include a justification of why the content was chosen, how students should approach it and how they can check their understanding. Providing some comprehension questions is a minimum. If answers aren’t furnished, the next class meeting could open with an activity to discuss and check these.

3. The teacher must provide an easy and reliable way for students to access the content, for example via an online learning system.

4. It’s reasonable to expect that students will require training and a settling-in period, as they come to terms with the demands of the new system. It could even be worth trialing the routine during a face-to-face lesson, with students accessing content on their phones or laptops, and with some reminders about how to approach a reading text (for example skimming and scanning) or how to make good use of technology to ensure effective listening (for example, rewinding, user slower speed settings or making use of a tape script).

5. Because of the investment required in learner training, flipped learning will be tricky to implement in programs with continuous enrolment. It’s far more suitable for a setting with a termly or yearly intake date.

6. Even when the system is up and running, there will probably always be a number of students who have not prepared adequately for the lesson. This will affect how successful follow-up activities are and the teacher needs some strategies in place to address this.

Available in: https://linguahouse.com/blog/post/flipped-learning-could-it-work-for-you
Acesso: 17/10/2024
Analisando o trecho do texto: “Some may need to view a video several times more than would be possible in a group classroom setting, with frequent pauses and rewinding to ensure that they have recognized the main points”, pode-se concluir que ao realizar tal tarefa, o aluno estará exercitando a habilidade comunicativa que envolve:
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1777Q893468 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Câmara Municipal, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A modalidade de licitações que, de acordo com a Lei n.º 14.133/2021, deve ser utilizada pela Administração nas contratações de objetos que envolvam inovações tecnológicas, naquelas em que seja impossível a entidade contratante ter sua necessidade satisfeita sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado e as especificações técnicas serem definidas com a exatidão necessária, é a modalidade denominada:
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1778Q994079 | Engenharia de Software, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Ricardo está trabalhando no IBGE em um sistema orientado a objetos e precisa de uma métrica para medir o número de subclasses imediatas de uma classe, ou seja, mensurar a largura de uma hierarquia de classes. Nesse caso, é adequado Ricardo utilizar a métrica:
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1779Q994080 | Segurança da Informação, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Rita e sua equipe estão trabalhando com gestão de riscos e constataram que, segundo Sommerville (2021), o processo de gerenciamento de riscos pode ser definido em quatro etapas: identificação de riscos, análise de riscos, planejamento de riscos e monitoração de riscos. A lista priorizada de riscos e os planos de contingência são elaborados, respectivamente, nas etapas de:
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1780Q892711 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A Norma Operacional Básica que tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes (Artigo 30, incisos V e VII, e Artigo 32, Parágrafo 1º, da Constituição Federal), com a consequente redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS, é a:
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