Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1962Q1076728 | Legislação de Trânsito, Legislação Específica de Trânsito, Motorista de Veículos Pesados, Prefeitura de Tapurah MT, SELECON, 2025

A sigla e a jurisdição da estrada conhecida como “Estrada da Baiana” são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1963Q994043 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 1:

América Latina tem número recorde de migrantes menores de idade, alerta Unicef

Menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados


Nova York – A América Latina e o Caribe estão enfrentando “uma das maiores e mais complexas crises” de migração infantil do mundo, com quantidades recordes de crianças cruzando seus principais pontos de trânsito, alertou o Unicef nesta quarta-feira (6).

Cerca de 25% dos migrantes na região são menores de idade, em comparação com 15% globalmente, de acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que aponta a pobreza, a violência e a degradação do meio ambiente como causas do êxodo em massa.

Os menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados pelos três principais pontos de trânsito de migração: a perigosa e inóspita selva do Darién, entre Colômbia e Panamá, o norte da América Central e o México, de acordo com o relatório “O rosto em transformação da infância migrante na América Latina e no Caribe”.

A situação da infância migrante na região “não tem parâmetro por sua complexidade e magnitude”, alertou o diretor-regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, Gary Conille, durante coletiva de imprensa.

Trata-se, disse ele, de um “problema continental”, que exige uma “resposta unificada”.

A pobreza, as consequências socioeconômicas da pandemia de covid-19, a violência de quadrilhas armadas, os impactos de desastres naturais, exacerbados pelas mudanças climáticas, e o desejo de se reunir com suas famílias explicam esse êxodo.

Os menores desacompanhados correm mais riscos de serem alvo de traficantes, criminosos, quadrilhas organizadas e outras pessoas que desejam explorá-los, feri-los, se viajarem sozinhos ou em pequenos grupos, segundo o relatório.

Independentemente de serem migrantes ou solicitantes de asilo, “estas crianças estão expostas a um enorme nível de riscos” e o “tratamento deveria ser padronizado, sistemático”, disse Conille.

Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 40.000 menores e adolescentes cruzaram a selva do Darién. Por sua vez, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos registrou no primeiro semestre deste ano 83.000 menores, em comparação com 149.000 em 2021 e 155.000 no ano seguinte.


Fonte: https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2023/09/6704354-america-latinatem-numero-recorde-de-migrantes-menores-de-idade-alerta-unicef.html. Acesso em 06/09/2023

No trecho “Por sua vez, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos registrou no primeiro semestre deste ano 83.000 menores [...]” (9º parágrafo), a vírgula foi empregada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1964Q981499 | Pedagogia, Processo de socialização, Psicopedagogo, Prefeitura de Sinop, SELECON, 2025

De acordo com Del Prette e Del Prette (2005), a habilidade social que está sendo demonstrada por uma criança que pede ajuda ao professor quando não entende uma tarefa é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1965Q1076734 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Educação, Prefeitura de Tapurah MT, SELECON, 2025

Ao realizar o transporte de uma caixa de material escolar de uma escola para outra por apenas alguns quilômetros, a atitude mais adequada é depositá-la:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1966Q1069577 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Procurador Jurídico, Câmara de Rondonópolis MT, SELECON, 2024

Wolfgang Goethe (1749-1832) afirmava que o ser humano só conhece o mundo dentro de si se toma consciência de si mesmo dentro do mundo. O senso crítico (ou consciência crítica) depende do crescimento de duas dimensões da consciência, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1967Q957207 | Português, Uso da Vírgula, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades” (3º parágrafo). Nesse trecho, as vírgulas foram empregadas para destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1968Q994074 | Sistemas Operacionais, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

João chegou ao IBGE e o supervisor de pesquisas pediu para ele indicar um sistema operacional de código aberto para uso desktop, multitarefa e multiusuário. João prontamente indicou o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1969Q918562 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Um fenômeno em que um conjunto de indivíduos de uma determinada população, num dado intervalo de tempo, adquire uma determinada doença, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1970Q957220 | Português, Significação Contextual de Palavras, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas” (1º parágrafo). Considerando seu contexto de uso, um possível sinônimo para a palavra em destaque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1971Q1079845 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador de Aluno com Deficiência, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

No início do ano, a Escola B contratou um profissional cuidador de aluno com deficiência. Dentre suas atribuições, ele exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência, atuando em todas as atividades escolares que se fizerem necessárias. De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, essas características se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1973Q885806 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O modelo assistencial capaz de reverter a lógica de atender somente as doenças, pois visa à articulação entre as ações preventivas e curativas, de caráter individual e de alcance coletivo, e ao reconhecimento das dimensões biológica, ambiental e social dos problemas de saúde é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1974Q892720 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A Odontologia atual visa à prevenção da instalação de doenças e à preservação máxima do tecido dental sadio. É característica das principais resinas compostas adesivas comuns:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1975Q976176 | Matemática Financeira, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

Um investidor aplicou um capital inicial de R$ 540,00 em uma operação com juros simples. A aplicação tera duração de três períodos, com taxas de juros distintas em cada um deles: 1% no primeiro período, 3% no segundo e 2% no terceiro. O montante ao final dos três períodos sera de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1976Q1065777 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Técnico em Administração Escolar, Prefeitura de Barra do Bugres MT, SELECON, 2023

Dos princípios que regem a administração pública, aquele que tem como base a exigência da ampla divulgação dos atos praticados denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1977Q892724 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Com base na Lei n.º 8142/90, pode-se afirmar sobre a representação dos Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) no Conselho Nacional de Saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1978Q892726 | Saúde Pública, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Doenças infecciosas que são transmissíveis ao homem pelos animais, vertebrados ou não, pelos insetos, e também aquelas que são comuns aos homens e animais, são conhecidas pelo termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1979Q1069377 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Com o desenvolvimento das ciências da natureza, desejou-se estender o rigor do novo método (científico) também aos assuntos referentes ao homem, que sempre foram objeto da filosofia. Por isso, quando surgiram as primeiras teorias da psicologia e da sociologia, elas vieram marcadas pela influência positivista que pretendia reduzir as ciências humanas às ciências naturais (ARANHA, 1992, pág. 98). Essa tendência metodológica ficou conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1980Q1022025 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor de Língua Portuguesa Inglesa, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:


How students can make rapid progress by reading
independently


By Stephanie Hirshman
January 2, 2024



Let me start with a true story. When I was seven years old, my family spent a year in France, and I had to go to school there. The only thing was, I didn’t speak French. Luckily my mother was fluent in that language, and she set out to prepare me a few months before we left. Armed only with a second-hand copy of a little picture book called Totor et Tristan, she sat me down on the sofa with her a few times a week for around 10 minutes. Sometimes she read the book to me while I followed the text silently and sometimes I had to read a page myself. She asked me questions in French and I answered in French, or she corrected my pronunciation. That was it.


My first day at school in France was memorable for many reasons, but one of these was that I was the only child in a class of native French speakers to score 100% on our first spelling test! Everyone was amazed, me most of all because I didn’t even know what most of the words meant.


So, what made this possible? I think it was reading with my mother – I guess had read more in French than my classmates and thus was able to recognize the tricky relationship between sound and spelling. My confidence was sky high and I was fluent within four months.


Exploring a written text for fun, on your own terms, is called extensive reading, and teachers can support their students to realize its many benefits.


Graded readers


Graded readers are books which have been adapted to be suitable for specific levels of language learners to enjoy. They can be classics (The Phantom of the Opera), film adaptations (Rain Man) or original works of fiction or non-fiction. They can be purchased online or at bookshops, or you can obtain them from libraries or even find some on websites.


There are many reasons for making them available to students. First, reading is fun. It’s also magic learning. Students who have a sustained habit of extensive reading see improvements in a range of areas: lexical, grammatical and spelling as well as reading speed, which is vital for success in academic and work contexts. Being able to select their own reading material gives students a sense of ownership.


Choosing a book


It’s helpful if a teacher initially introduces students to graded readers and explains how to choose and use them. Students should examine both covers carefully, using the picture and the blurb to determine the genre and read a basic description of the story. Additional information can be found inside the book, in the Introduction.


While it’s not necessary to have 100% comprehension of the text, choosing a book which is too difficult or too easy will not lead to an enjoyable experience. Most books are labelled with a level, but no two intermediate readers will have the same needs. Therefore, a simple test can be performed: the student should choose one page at random and read it to see how many unknown words they encounter. If the answer is seven or fewer, this book will be suitable. More than seven, and it’ll be too hard to get a good flow going when reading.



Activities


While students are reading, they should try to work out the meaning of unfamiliar items from context. They should also be made aware of the Glossary at the back of some books and, of course, they can use a dictionary if they really need to. However, some items do notreally need further exploration - making decisions about what’s important and what’s not is an important skill for language learners. Some books also have comprehension questions at the back.


However, the main aim is to get into and enjoy the story without lots of interruptions and checks. Encourage students to read ten minutes a day on a regular basis (perhaps in bed or while commuting). Results will not be immediate, but within a few weeks, students should recognize the improvements.


Conclusion


A collection of readers is well worth investing in. Be creative when looking for material – why not try a graphic novel? Even authentic texts not intended for language learners can be worthwhile for advanced students or those with a special interest in or knowledge of a topic.


Adapted from: https://www.linguahouse.com/blog/post/how-students-can-make-rapid-progress-by-reading-independently
Acesso em 04/11/2024

No trecho: “Students should examine both covers carefully, using the picture and the blurb to determine the genre and read a basic description of the story”, o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.