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Questões de Concursos SELECON

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2081Q993989 | Português, Variação Linguística, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Texto II



A importância da informação estatística para as políticas

sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do

passado para considerar no presente



O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionais de planejamento e estatística.


É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementaçãode um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivas em informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).


Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.


Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têm viabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.


É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.


Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. “Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)


Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=pt#



Acesso em 26 jul. 2023.




No Texto II, embora predomine a linguagem formal, há alguns usos que fogem às prescrições normativas. A alternativa em que se destaca um uso informal e se propõe, em sequência, uma versão adequada à norma-padrão da língua portuguesa é:
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2082Q886213 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, SELECON, 2024

Um computador está se comunicando à distância com outro através de um protocolo sem fio no modelo Bluetooth. Para isso, ele está utilizando um padrão IEEE, que é o:
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2083Q914378 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Coveiro, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é imprescindível para minimizar ou até mesmo eliminar os riscos ocupacionais, o que torna as condições de trabalho mais seguras, reduzindo a probabilidade de acidentes e doenças no trabalho. O Equipamento de Proteção Individual que protege as vias respiratórias contra poeiras, névoas e fumos é/são o/os:
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2084Q892875 | Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

As políticas setoriais de Saneamento Ambiental são, atualmente, de competência do Ministério:
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2085Q892876 | Gestão de Pessoas, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Quando um empregado é impossibilitado de se relacionar e conviver em sociedade, através de atividades recreativas, afetivas, espirituais, culturais, esportivas, sociais e de descanso, está sendo causado ao cidadão um dano:
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2086Q1019346 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, Língua Espanhola, SEDUCMT, SELECON, 2023

Texto associado.
TEXTO 1


(…)
Si el diálogo es el encuentro de los hombres para ser más, éste no puede realizarse en la desesperanza. Si los sujetos del diálogo nada esperan de su que hacer, ya no puede haber diálogo. Su encuentro allí es vacío y estéril. Es burocrático y fastidioso.

Finalmente, no hay diálogo verdadero si no existe en sus sujetos un pensar verdadero. Pensar crítico que, no aceptando la dicotomía mundo–hombres, reconoce entre ellos una inquebrantable solidaridad. Este es un pensar que percibe la realidad como un proceso, que la capta en constante devenir y no como algo estático. Una tal forma de pensar no se dicotomiza a sí misma de la acción y se empapa permanentemente de temporalidad, a cuyos riesgos no teme.

Se opone al pensar ingenuo, que ve el “tiempo histórico como un peso, como la estratificación de las adquisiciones y experiencias del pasado” 6 de lo que resulta que el presente debe ser algo normalizado y bien adaptado.

Para el pensar ingenuo, lo importante es la acomodación a este presente normalizado. Para el pensar crítico, la permanente transformación de la realidad, con vistas a una permanente humanización de los hombres. Para el pensar crítico, diría Pierre Furter, “la meta no será ya eliminar los riesgos de la temporalidad, adhiriéndome al espacio garantizado, sino temporalizar el espacio. El universo no se me revela —señala Funer—en el espacio imponiéndome una presencia matiza a la cual sólo puedo adaptarme, sino que se me revela como campo, un dominio que va tomando forma en la medida de mi acción”. 7

Para el pensar ingenuo la meta es apegarse a ese espacio garantizado, ajustándose a él y al negar así la temporalidad se niega a sí mismo.

Solamente el diálogo, que implica el pensar crítico, es capaz de generarlo. Sin él no hay comunicación y sin ésta no hay verdadera educación. Educación que, superando la contradicción educador-educando, se instaura como situación gnoseológica en que los sujetos inciden su acto cognoscente sobre el objeto cognoscible que los mediatiza.

De ahí que, para realizar esta concepción de la educación como práctica de la libertad, su dialogicidad empiece, no al encontrarse el educador- educando con los educando- educadores en una situación pedagógica, sino antes, cuando aquél se pregunta en torno a qué va a dialogar con éstos. Dicha inquietud en torno al contenido del diálogo es la inquietud a propósito del contenido programático de la educación.

Para el “educador bancario”, en su antidialogicidad, la pregunta, obviamente, no es relativa al contenido del diálogo, que para él no existe, sino con respecto al programa sobre el cual disertará a sus alumnos. Y a esta pregunta responde él mismo, organizando su programa.

Para el educador-educando, dialógico, problematizador, el contenido programático de la educación no es una donación o una imposición - un conjunto de informes que han de ser depositados en los educandos -, sino la devolución organizada, sistematizada y acrecentada al pueblo de aquellos elementos que éste le entregó en forma inestructurada. 8

La educación auténtica, repetimos, no se hace de A para B o de A sobre B, sino A con B, con la mediación del mundo. Mundo que impresiona y desafía a unos y a otros originando visiones y puntos de vista en torno de él. Visiones impregnadas de anhelos, de dudas, de esperanzas o desesperanzas que implican temas significativos, en base a los cuales se constituirá el contenido programático de la educación. Uno de los equívocos propios de una concepción ingenua del humanismo, radica en que, en su ansia por presentar un modelo ideal de “buen hombre”, se olvida de la situación concreta, existencial, presente de los hombres mismos. “El humanismo - dice Furter - consiste en permitir la toma de conciencia de nuestra plena humanidad, como condición y obligación, como situación y proyecto.” 9

(…)


Notas:

6 Fragmento de una carta de un amigo del autor.


7 Pierre Furter, Educação e vida, Editôra Vozes. Petrópolis, Río, 1966. pp. 26-27.


8 En una larga conversación con Malraux, declaró Mao: “Usted sabe qué es lo que proclamo desde hace tiempo; debemos enseñar a las masas con precisión lo que hemos recibido de ellas con confusión.” André Malraux, Antimémoires, Gallimard, París, 1967, p. 551. [Antimemorias, Buenos Aires, Sur, 1968]. En esta afirmación de Mao subyace toda una teoría dialógica sobre la constitución del contenido programático de la educación, el cual no puede ser elaborado a partir de las finalidades del educador, de lo que le parezca ser mejor para sus educandos.


9 Pierre Furter, op. cit., p. 165.

(FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. Trad. Jorge Mellado. México: Siglo XXI. Editores C. A de C. V, 2005, pp. 111-114)
Lea el fragmento del texto 1:

“De ahí que, para realizar esta concepción de la educación como práctica de la libertad, su dialogicidad empiece, no al encontrarse el educador- educando con los educando-educadores en una situación pedagógica, sino antes, cuando aquél se pregunta en torno a qué va a dialogar con éstos”.

El término que sustituye sino es:
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2087Q916692 | Música, Violão Clássico/Contrabaixo/Guitarra, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A técnica que consiste em “empurrar” a corda apertada para cima ou para baixo, e que permite ao guitarrista realizar um tipo de glissando ascendente sobre a nota inicial é conhecida como:
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2088Q891606 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O segmento turístico desenvolvido em áreas naturais, por meio das ações e do envolvimento direto da comunidade receptora, que gera benefícios para esta e também para a conservação da biodiversidade, é denominado:
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2089Q994008 | Geografia, Geografia Política, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Leia o trecho a seguir:

“municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho.”
TERRA, Lygia et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

O texto acima refere-se ao conceito de:
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2090Q994009 | Geografia, Agropecuária, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tatsuo Ishizu, a história do Japão na Amazônia começou em 16 de setembro de 1926, quando 43 famílias desembarcaram no Pará criando a terceira colônia japonesa no Brasil.

(Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/semana-do-japao-comemora-migracao-para-amazonia.html. Acesso em 08/08/23)

A principal atividade desenvolvida por imigrantes japoneses a leste de Belém, tornando a região uma das maiores produtoras do Brasil, foi o cultivo de:
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2091Q1027292 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Redator Legislativo, Câmara de Rio Brilhante MS, SELECON, 2024

A indução e a dedução são processos de raciocínio amplamente usados em várias áreas do conhecimento. No que tange a esse assunto, a alternativa que apresenta um exemplo de raciocínio dedutivo é:
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2092Q919006 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Fiscal de Obras, Porturas e Urbanismo, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

“O Poder Público não pode, sem causa legal, invalidar ou revogar atos administrativos, desfazendo relações ou situações. A lei não pode retroagir para não gerar insegurança nas relações já consolidadas, bem como não violar as expectativas legítimas das pessoas.”

O texto refere-se ao Princípio da:
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2093Q977374 | Direito Administrativo, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Diretoria Executiva da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói é composta por até 8 (oito) membros, conforme Estatuto Social, mais precisamente no art. 30º, § 2º. Além disso, estabelece que a Diretoria da Empresa terá em sua composição: I – Diretor Presidente; II – Diretor de Gestão e Administração de Pessoas; III – Diretor de Planejamento e Gestão de Convênios; IV – Diretor de Operações; V – Diretor Financeiro; VI – Diretor Jurídico; VII.–.Diretor de Pavimentação e Reparos, sendo o oitavo componente:
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2094Q898532 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE, para vigência por 10 (dez) anos, prevê que será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela:
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2095Q977381 | Noções de Informática, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Um usuário de uma rede baseada no MS Windows está utilizando o MS Teams para trabalhar em grupos e equipes. Ele precisa ingressar em uma reunião do MS Teams de forma direta, sendo que uma forma de ingressar em uma reunião é:
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2096Q877799 | Legislação de Trânsito CTB, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Os veículos que transportam produtos perigosos devem portar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os quais devem ser utilizados pelos:
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2097Q1028071 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Administrativo, CIDES VRC MT, SELECON, 2025

Considere falsa a afirmação a seguir:

“Todo jornalista é uma pessoa tendenciosa”.

Então, é necessariamente verdadeiro que:
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2098Q977383 | Direito Ambiental, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

A Lei de Crimes Ambientais dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e de atividades lesivas ao meio ambiente, sendo aplicável a de responsabilização penal às pessoas jurídicas, inclusive. No que concerne à responsabilização penal da pessoa jurídica por delitos ambientais:
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2099Q1066728 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Analista de Captação, HEMOMINAS, SELECON, 2025

Para realização de uma avaliação de formulação ou de reformulação de programas, projetos ou mesmo campanha, é necessária a elaboração de um instrumento operacional de monitoramento da realidade social, ou seja, é preciso construir o(a):
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2100Q1015528 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

O profissional que atua junto aos alunos com surdez que utiliza diferentes modelos de atuação como: o modelo cognitivo, modelo interativo, modelo interpretativo, o modelo comunicativo, modelo sociolinguístico, modelo do processo da interpretação e modelo bilíngue e bicultural é o:
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