Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2181Q977398 | Direito Constitucional, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com o estabelecido pelo constituinte, a declaração de inconstitucionalidade exercida no controle difuso de uma lei ou no ato normativo só pode ser feita por uma decisão da maioria absoluta dos membros do tribunal ou do seu órgão especial. Essa cláusula de plenário é violada quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2182Q957177 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

À luz da Lei n° 8069/90, um dos princípios que regem as Medidas Específicas de Proteção à criança e aos adolescentes previstas nessa Lei se traduz no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2183Q919037 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF), o técnico de enfermagem desempenha um papel multifacetado e essencial para o cuidado integral da saúde das comunidades. Suas atividades envolvem desde ações preventivas até o acompanhamento de tratamentos, sempre com foco na promoção e na redução das desigualdades no acesso à saúde. Com base em suas atribuições, assinale a alternativa que melhor descreve as responsabilidades do técnico de enfermagem na ESF:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2184Q892669 | Informática, Editor de Textos, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Para se utilizar os recursos do Word 2010/2013, deve-se saber primeiramente se a versão é referenciada como português brasileiro ou inglês. Dessa forma, para aplicar alinhamento à direita nas versões BR e US, deve-se selecionar o texto e executar, respectivamente, os seguintes atalhos de teclado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2185Q957183 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com a Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS, um dos princípios mínimos de atuação das guardas municipais é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2186Q1016070 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A autora Audrei Gesser (2009), em sua obra ‘Libras? Que língua é essa?” defende que as línguas de sinais não são línguas ágrafas, ou seja, elas possuem escrita.
A proposta de escrita usada no Brasil é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2187Q1014029 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

Em vários países existem tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da construção desses profissionais no Brasil se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividades laborais à medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. O primeiro intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete foi realizado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2188Q1079840 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Cuidador de Aluno com Deficiência, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

“Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), esta definição corresponde à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2189Q957216 | Português, Advérbios, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções”. As palavras em destaque são classificadas, respectivamente, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2190Q1026339 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

Conversando sobre bandas de metal, Adriano disse a um amigo: “Sepultura é uma banda muito boa e Angra é uma banda superestimada”.

A negação lógica da afirmação de Adriano é a seguinte proposição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2191Q1079844 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Cuidador de Aluno com Deficiência, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

“[...] qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.” Este significado é encontrado no Decreto nº 6949, de 25 de agosto de 2009, e se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2192Q892712 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A manifestação clínica de um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro-ambiente, causado pelo aumento da patogenicidade do parasita em relação aos mecanismos de defesa anti-infecciosa do hospedeiro, ou seja, pela quebra da relação harmoniosa entre as defesas do nosso corpo, o número e a virulência dos germes, propiciando a invasão deles nos órgãos do corpo, é denominada doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2193Q1026859 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Fiscal Estadual Agropecuário, IAGRO MS, SELECON, 2024

Certo dia, Jairo fez as seguintes afirmações:
- a probabilidade de eu viajar no próximo carnaval é de 1/20.
- a probabilidade de eu pedir demissão após esse carnaval é de 5/8.

Considerando que Jairo viajar no próximo carnaval e ele pedir demissão após esse carnaval são eventos independentes, a probabilidade de Jairo não viajar no próximo carnaval e não pedir demissão após esse carnaval está mais próxima de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2194Q918574 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do tipo Salmonella, com período de incubação, dependendo da dose infectante, comumente de 1 a 3 semanas, cujos sintomas comuns consistem em febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2196Q957246 | História e Geografia de Estados e Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Sobre as características da população de Niterói, podemos considerar que a cidade possui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2197Q957248 | História e Geografia de Estados e Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Devido às potencialidades e às condições geográficas do município de Niterói, uma atividade econômica que vem ganhando destaque no município é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2198Q1013842 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

Os Surdos gradualmente desenvolvem seu pensamento e adquirem compreensão de mundo exclusivamente por meio de suas percepções visuais. A identidade surda se forja no contexto de uma cultura eminentemente visual. No entanto, essa distinção não deve ser percebida como uma edificação isolada, mas sim como um processo de construção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2199Q1013847 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Ao longo da história, as línguas passam por mudanças e, normalmente, enriquecem seu conjunto de palavras, à medida que respondem à necessidade de nomear novos conceitos provenientes do avanço das ciências, resultantes das mudanças sociais e da influência de outras línguas. Essas adaptações lexicais ao longo do tempo buscam atender à evolução de qualquer sistema linguístico. A perspectiva que aborda essa forma de variação é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.