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Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2201Q1070953 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Legislativo, Câmara de Cuiabá MT, SELECON, 2021

Chauí (2000) observa que a ética exige que todo cidadão compreenda a diferença entre atividade e passividade, entendendo que sua conduta pode ser ativa, sendo capaz de dialogar consigo mesmo e com os outros sobre o sentido dos valores e dos fins estabelecidos socialmente, recusando a violência contra si e contra os outros. Essa conduta é contrária à conduta do cidadão passivo, que se deixa governar pela vontade do outro, abrindo mão de sua própria consciência, vontade, liberdade e:
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2202Q912235 | Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Infecção e inflamação bucal são fatores de risco para outras doenças que acometem o corpo humano. Infecção focal é um termo falho, visto que as células mobilizadas para atenderem a essa desordem são sistêmicas. A desordem imunoinflamatória oral que se inicia com o acúmulo de biofilme na margem gengival, podendo levar à reabsorção óssea e à perda de estrutura de suporte dental parcial ou total, e que possui inter-relação com diabetes mellitus, é denominada:
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2203Q892789 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Reconhecendo a importância da relação família e escola, muitas instituições de Educação Infantil têm procurado implantar programas que visam a instruir as famílias, especialmente as mães, sobre como educar e criar seus filhos dentro de um padrão preestabelecido e considerado adequado. Essa ação, em geral moralizadora, tem por base o modelo de família idealizada e tem sido responsável pelo:
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2204Q1079929 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2018

Em relação a concursos, à população surda foram garantidos alguns direitos como disponibilização de prova em formatos acessíveis, dilatação do tempo de prova, a tradução completa do edital e de suas retificações em Libras por meio do seguinte documento legal:
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2205Q1027195 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Secretaria Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Aurélio trabalha com horário flexível. Em uma segunda-feira, ele iniciou o trabalho às 7h45 da manhã e terminou às 16h35 da tarde. Nos demais dias dessa semana, iniciou o trabalho 6 minutos após o horário de início do dia imediatamente anterior e parou de trabalhar 9 minutos após o horário de término do dia imediatamente anterior.
Portanto, nessa semana, de segunda-feira a sexta-feira, Aurélio trabalhou um número de minutos igual a:
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2206Q1027966 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente Administrativo, Prefeitura de São José dos Quatro Marcos MT, SELECON, 2025

Em relação a um determinado bairro de São José de Quatro Marcos, considere os seguintes conjuntos:

Conjunto A = {todas as pessoas que tomaram a vacina A}

Conjunto B = {todas as pessoas que tomaram a vacina B}

Se A ∪ B = B, então é necessariamente verdadeiro que:

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2207Q1013126 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

É fundamental que os instrutores ou professores tenham alguma certificação de proficiência em Libras. Nas edições desta certificação promovida pelo MEC, era avaliada a fluência no uso, o conhecimento e a competência linguística para o ensino da Libras. A certificação de proficiência em Libras (no Uso e Ensino da Libras) habilitava o indivíduo para:
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2208Q1015686 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

Na Língua Brasileira de Sinais, existe um conjunto de signos que representam as letras do alfabeto, denominado como “Alfabeto Manual”. Este recurso é utilizado para soletração de nomes próprios ou termos que não apresentem um sinal correspondente na Libras, ou quando se desconhece um referido sinal. Ao soletrar as palavras através do alfabeto manual, dá-se o nome a esse recurso de:

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2209Q1013127 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A cultura surda exprime crenças e valores originados e transmitidos pelas gerações passadas de sujeitos surdos ou por seus líderes também surdos. É uma cultura rica e diversificada. Sobre essa cultura, é correto afirmar que, no mundo:
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2210Q1015691 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

Na Língua de Sinais, o classificador é um recurso empregado através das configurações de mãos que podem ser afixados a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal. Dentre os tipos de classificadores, pode-se considerar que os “classificadores especificadores” têm como função:

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2211Q1023371 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Língua Inglesa, SEDUC MT, SELECON, 2023

Texto associado.
TEXT:


How do people overcome fossilization and achieve nativelike fluency in second language acquisition?

There are a lot of common misconceptions about fossilization and language development. It's impossible to correct all of them in a post here, but I'll address a few that have been mentioned below.

Fossilization is a stage at which a second language speaker seems to cease making progress toward becoming more targetlike in his or her use of the language, so a "learning plateau" is a reasonable analogy. The comparison wherein "the L2 learner has his own linguistic system" that's still influenced by L1 and other things is known as the "interlanguage." The question researchers cannot conclusively answer is whether or not that "plateau" is reversible after a certain point, be it age, fluency level, etc., in order to start making progress again.

Different people are motivated by different things, which range from need (to pass a test, to get a job, to watch movies without subtitles, to make friends, etc.) to learning style (preferring to study from texts, liking/disliking impromptu, small-talk with people just to practice, preference for/against learning formal rules, and aptitude). It is easy to remember verb conjugations. There is no single formula.

Finding someone who can correct your errors tactfully and effectively most certainly does not need to be demotivating, depressing or draining whatsoever. I'm a very fluent non-native speaker of Spanish, and I actively request that my native speaker (NS) friends correct me when I make a mistake, or use a phrase that sounds funny in their dialect, etc. How else will I learn? It's fascinating to learn little details like that now after so many years. As long as they don't do it in a mocking or condescending way, or at a socially inappropriate time, why wouldn't I want their help? Of course, if you correct a beginner every time they try to utter a sentence, it could be discouraging - and obnoxious - but everything in moderation.

One of the biggest cognitive challenges is whether or not L2 speakers can learn to consciously notice differences between their L2 efforts and the way a NS talks. There are decades of research on this (my own included) and I'll gladly give references if anyone actually cares. Noticing falls into two broad categories. First, the ability to "notice the gap," i.e. hear a NS say a sentence and think, "Hmm, I understand what he meant but I've never heard that word before; it must mean ___" or "I know what he meant but it would not have occurred to me to say it that way; I'll try to remember that for later." The second is the ability to "notice the hole," i.e. when the L2 learner is trying to speak/ write and realizes that his "interlanguage" lacks a word, sound or structure needed to accurately convey his own thought. If he can seek the input necessary to fill the hole, he has a much stronger chance of acquiring it. The thought processes involved during that moment are holding the forms (or lack thereof) in working memory, and the longer it stays there for further processing, the greater the possibility that it is retained in long-term memory for later use. The NS interlocutor can help promote noticing through corrective feedback (also a subject of decades of research, for which I'm also happy to provide resources if anyone is genuinely interested.)

I have been using a variety of strategies for years as a language coach when working with my clients, whether helping IT executives from India and Egypt learn to write more grammatically accurate e-mail or helping priests from Nigeria improve prosodic aspects of their pronunciation (i.e. stress and intonation patterns.) Each person is different. I have found no evidence to support the argument that a person who has fossilized cannot begin to make progress again toward a more target-like L2 use at least in some areas, with the right motivation, input and effort. The question is only about how much progress, in what areas, in how much time, and through what methods.


Adapted form: https://www.quora.com/How-do-people-overcome-fossilization-andachieve-native-like-fluency-in-second-language-acquisition Acesso em 22/09/2023
No trecho “Finding someone who can correct your errors tactfully and effectively…”, o termo em destaque recebeu o sufixo -ING por se tratar de:
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2212Q1013133 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A Libras formou-se historicamente da:
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2213Q1087117 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Primavera do Leste MT, SELECON, 2023

De um grupo formado por oito profissionais, quatro deles formarão uma equipe para realizar uma determinada tarefa. Dos quatro escolhidos, um será o coordenador e outro será o seu assistente.
Considerando que todos os profissionais podem ocupar qualquer um desses dois cargos, o número máximo de equipes distintas corresponde a:
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2214Q1013134 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A educação e a formação dos professores visa formar profissionais conscientes das demandas específicas e diversificadas do corpo discente. Uma dessas demandas é a acessibilidade aos conteúdos ensinados. Nos cursos de formação de professores na modalidade à distância, o Decreto nº 5626, de 2005, estabelece que a programação visual:
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2215Q1029006 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Advogado, CRC SE, SELECON, 2024

Em uma escola de idiomas, 112 alunos estudam mandarim, 96 estudam russo e 34 estudam russo e mandarim. Se 84 alunos não estudam nenhum desses dois idiomas, o total de alunos dessa escola é:
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2216Q1076879 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Instrutor de Informática, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Um usuário do MS Windows 10 em português precisa modificar alguns itens das configurações básicas de hardware do sistema. Para isso, ele vai acessar o:
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2217Q914074 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquinas, Prefeitura de Campo Verde MT, SELECON, 2023

No Código de Trânsito Brasileiro - CTB, os veículos são classificados quanto:
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2218Q916892 | Educação Física, Instrutor de Esportes – JiuJitsu, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Segundo Pinheiro (2010, apud Lise e Capraro, 2018), uma das estratégias da família Gracie para demonstrar e divulgar a eficiência do jiu-jitsu na primeira metade do século XX no Brasil era:
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2219Q889758 | Programação, Linguagens de programação, Técnico de Informática, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A linguagem PHP suporta um comando para ser utilizado nas estruturas de controle do, while, for e switch que, ao ser encontrado em um laço de repetição, provoca o término imediato da execução desse laço, seguindo normalmente o fluxo do código. Já entre os operadores, com o significado de “não igual”, retornando “verdadeiro se a variável $x é não igual à variável $y”, a linguagem disponibiliza dois operadores de comparação.
Nessas condições, o comando e os símbolos utilizados para esses operadores são, respectivamente:
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2220Q914078 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquinas, Prefeitura de Campo Verde MT, SELECON, 2023

O principal objetivo da Direção Defensiva, de acordo com as normas de trânsito do Brasil, é:
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