Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

701Q869339 | Pedagogia, Legislação da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

O Plano Municipal de Educação de São Gonçalo caracteriza a educação especial como uma modalidade de ensino que permeia todos os níveis, etapas e modalidades. Essa abordagem visa disponibilizar recursos e serviços, além de implementar o Atendimento Educacional Especializado – AEE. No que diz respeito aos alunos, público-alvo da educação especial, o PME defende que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

702Q919004 | Arquitetura, Dimensionamentos Mínimos, Fiscal de Obras, Porturas e Urbanismo, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Segundo a ABNT NBR 9050: 2020, o espaço, a edificação, o mobiliário, o equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se tornem acessíveis, são denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

703Q916701 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

704Q869345 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Conforme a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, todas as crianças e adolescentes terão acesso às diversões e espetáculos públicos. Contudo, o ingresso e permanência de crianças de algumas faixas etárias só é permitida, se acompanhadas de responsáveis. Para assistirem às apresentações e exibições, precisam da companhia de um responsável, as crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q977377 | Direito Constitucional, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com o art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil, nas situações hipotéticas abaixo, será considerado brasileiro nato o indivíduo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q876007 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Padeiro, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Em padarias, é muito comum a utilização do egg wash que, ao ser passado sobre pães, dá a esse produto uma coloração dourada e um aspecto muito mais saboroso.
Os ingredientes mais comumente utilizados para a elaboração do egg wash são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q916733 | Serviço Social, Estudo Social, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O visitador social foi designado a acompanhar um grupo de famílias, de acordo com as diretrizes do programa em que está inserido. Seu objetivo inicial com a visita domiciliar é conhecer a família para poder, então, estabelecer o plano de acompanhamento e apoio às ações socioeducativas. Ao chegar a residência para a realização de seu trabalho, sua primeira ação deve ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q919047 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) configura os direitos básicos da infância em sua faixa etária e, entre eles, a Educação. Em suas orientações, a escola tem caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q994058 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Dos 15 principais produtos de exportação do Brasil, 14 são commodities, sendo que aquele que lidera as exportações brasileiras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q994063 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

A fim de favorecer o crédito e resolver o déficit habitacional, o governo do Presidente Castelo Branco instituiu o SFH (Sistema Financeiro Habitacional), formado pelo BNH e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q893459 | Administração Geral, Departamentalização, Câmara Municipal, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

O tipo de departamentalização utilizado geralmente por empresas industriais de grande porte, que tem como uma de suas vantagens o fato de obter uma maior eficiência em suas operações e menores desperdícios em função de seu foco na racionalização das diferentes etapas de execução do trabalho, e como uma de suas desvantagens apresentar menor flexibilidade e menor capacidade de adaptação frente às mudanças tecnológicas e ambientais, é a departamentalização do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q878106 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) é o órgão gestor de recursos financeiros destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera federal. É previsto que, entre uma de suas destinações, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q919070 | Informática, Sistema Operacional, Multimeios Didáticos, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Um funcionário da Prefeitura de SINOP está trabalhando em um microcomputador Intel com Windows 10 BR e no momento está acessando o site cujo endereço eletrônico é https://www. sinop.mt.gov.br/ por meio do browser Google Chrome BR, em português. Nessa tarefa, ele pressionou a tecla de função F11 e, após alguns minutos de navegação pelas informações, executou um atalho de teclado que abriu uma janela identificada pela palavra “Imprimir” e que possibilita a impressão da página visualizada. Nesse contexto, o significado do acionamento da tecla F11 e o atalho de teclado para impressão são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

715Q957215 | Português, Estrutura das Palavras Radical, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência”. O elemento mórfico em destaque denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q878123 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de peças de roupas de bebê, o tecido mais usado é o/a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q878124 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de lençóis podem ser usados diversos tecidos. Porém, existe um tipo específico mais usado devido a sua estrutura e maciez. O nome desse tecido é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q976175 | Matemática, Geometria Espacial, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

Durante a instalação de cabos especiais subterrâneos, os engenheiros responsáveis pelo projeto identificaram um fragmento de rocha encrustado em um morro, cuja presença dificultava o avanço da obra. Após analise técnica, constataram que o custo de perfurar esse fragmento era substancialmente menor do que o custo de sua remoção completa. Por isso, optou-se pela perfuração, considerada a solução mais viável e econômica. Esse fragmento de rocha tem formato aproximado ao de um prisma reto com base triangular, cujos lados da base medem 60 cm, 80 cm e 100 cm, e cuja altura (profundidade) é de 100 cm. A perfuração sera realizada no formato de um cilindro circular reto, atravessando a rocha lateralmente. A base do cilindro sera inscrita na base triangular do prisma, ou seja, sua circunferência sera tangente aos três lados da base triangular. Sabendo-se que o custo de perfurar a rocha é de R$ 1,50 por cm3, então o custo total da perfuração sera:

(Use π= 3)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q878388 | História e Geografia de Estados e Municípios, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

No passado, São Gonçalo contou com um notável parque industrial. Contudo, em decorrência de um processo intenso de desindustrialização, a realidade vivida no passado já não se aplica mais ao município, devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q871997 | História e Geografia de Estados e Municípios, Serviços Gerais, Câmara de Itabi SE, SELECON, 2024

“(...) seria possível ver a costa de Sergipe, cujo nome, de origem indígena, vinha de um riacho no interior das terras. À beira-mar, se espreguiçava densa floresta, aqui e ali recortada por ‘indícios de cultura’, ou seja, pequenas roças.”

PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira. Volume 2. Império. Leya, Editora Casa dos Mundos. 2019. pp. 96.

Pode-se afirmar corretamente acerca das origens do atual Estado de Sergipe ou da cidade de Itabi que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.