Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q976086 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia nas Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

As bactérias patogênicas aos seres humanos apresentam características bioquímicas peculiares que facilitam sua identificação laboratorial. A enzima presente nos estafilococos, que decompõe o peróxido de hidrogênio em água e o oxigênio, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

782Q976091 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A leishmaniose é uma infecção causada por protozoários cinetoplastídeos de grande interesse na saúde pública em diversos países. Essas parasitas intracelulares obrigatórias, em suas diferentes manifestações clínicas, apresentam duas formas evolutivas como conhecidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

783Q977377 | Direito Constitucional, Advogado, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com o art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil, nas situações hipotéticas abaixo, será considerado brasileiro nato o indivíduo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

784Q892642 | Gestão de Pessoas, Administração e Demais Secretarias, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A divergência entre duas ou mais partes sobre como melhor se alcançar metas estabelecidas gera conflitos em um ambiente da organização. A abordagem que busca reduzir a diferenciação entre os grupos, identificando objetivos para o compartilhamento entre eles, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

785Q976103 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico em Enfermagem APH, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Um paciente idoso, acamado há duas semanas devido a uma fratura de fêmur, desenvolveu uma lesão por pressão estágio Il na região sacral. A lesão apresenta-se como uma perda parcial da espessura da derme, com leito vermelho-róseo, sem esfacelo, e bordas definidas. Ao planejar o cuidado de enfermagem para essa ferida, a conduta mais apropriada para promover a cicatrização e prevenir a progressão da lesão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

786Q876009 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Padeiro, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A broa de milho é uma especialidade de padarias muito apreciada. Para a confecção de uma boa broa de milho, é necessário que utilizemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

787Q916721 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Ao admitir no setor um paciente de 11 anos, seu responsável relata que o mesmo tem apresentado febre e que as últimas aferições foram, respectivamente, 39,4ºC às 8h, 38,2ºC às 12h, 39,6ºC às 16h e 38,5ºC às 20h. Ao registrar, o técnico de enfermagem pode classificar o padrão de febre descrito como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

788Q916725 | Técnicas em Laboratório, Técnica de Laboratório, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A malária é uma condição infecciosa tropical endêmica em diversas áreas do mundo. No método de Walker empregado para a coloração da gota espessa, utilizado para a detecção dos plasmódios, o processo de desemoglobinização é realizada pela adição da solução de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

789Q916726 | Técnicas em Laboratório, Técnica de Laboratório, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O diagnóstico laboratorial das diferentes espécies do agente etiológico da malária é fundamental para a adoção eficaz e segura do tratamento medicamentoso. Na execução correta do exame microscópico de gota espessa é possível observar a cromatina e citoplasma dos parasitas corados respectivamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

790Q994044 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 2:

Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia


A agência espacial americana (Nasa) quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação. O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também presente na reunião, disse que, em breve, Lula deve conversar com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados no encontro de hoje. A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana.

"Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento", disse Bill Nelson à imprensa após o encontro.

O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.

Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.

Amanhã (25), Bill Nelson visitará as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer, em São Paulo. A visita do americano ao Brasil será seguida de reuniões de acompanhamento entre os cientistas dos dois países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.

Ela lembrou que, em breve, deve entrar em operação um novo radar sintético que possibilitará a captação de imagens através das nuvens e que o Inpe "continua firme e forte fazendo o dever de casa" na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia. "Mas, a princípio, nós temos total simpatia, tudo que tiver de avanço tecnológico para poder garantir o melhor monitoramento da nossa floresta, nós estamos à disposição", disse.

O interesse do Brasil é que as autoridades americanas observam as potencialidades da indústria brasileira na área espacial. "Nós temos empresas com capacidade de produção para fornecer para a Nasa, também equipamentos na indústria aeroespacial, então é um pouco essa troca que nós queremos estabelecer na visita do presidente da Nasa ao Inpe", explicou a ministra Luciana Santos.


Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/2023/07/1045014-nasa-querampliar-parceria-com-brasil-no-monitoramento-da-amazonia.html. Acesso em 06/09/2023

O Texto 2 tem como finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q919039 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Após o técnico de enfermagem realizar a aspiração traqueal, o paciente apresenta sinais de desconforto, como aumento da frequência cardíaca e dificuldade para respirar. Considerando os cuidados necessários para garantir a segurança do paciente, a conduta do técnico responsável deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q916741 | Serviço Social, Estudo Social, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O relatório é um importante instrumento no trabalho em equipe. Deve apresentar uma linguagem clara, pois tem como objetivo primordial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q957192 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com a Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, são integrantes estratégicos do Susp:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q916744 | Educação Física, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Em um estudo que objetivou investigar e descrever quais são as regiões mais acometidas por lesões musculoarticulares devido à prática da dança tradicional gaúcha, Carine Paula Samoyedem e Tatiana Comerlato (2019) relatam que os membros inferiores foram os pontos com mais queixas, sendo que a maior prevalência de dor ou desconforto foi no joelho com 28,20%, seguido do tornozelo com 10,90%. Sobre o joelho, especificamente, na obra “Biomecânica Básica” (2016), Susan Hall apresenta-o como exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

795Q916748 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Publicado por Côrtes e Lessa (1955), o “Manual de danças gaúchas” elenca as consagradas danças gaúchas com sapateado e sem sapateado. Fazem parte das danças sem sapateado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

796Q994061 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Na região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o agronegócio bateu recorde de concentração de desmatamento do bioma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q892691 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Para produzir raios X, é preciso acionar dispositivos que elevam a tensão da rede elétrica. Para isso, no gerador do aparelho, são utilizados dispositivos reguladores de tensão chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

799Q916755 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a Dança do chorado é uma tradição praticada pelas mulheres, sendo, atualmente, integrada no ritual religioso católico. Além disso, Fernandes (2012) destaca que a dança do chorado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

800Q957218 | Português, Orações subordinadas substantivas Subjetivas, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos”. O trecho em destaque apresenta duas orações coordenadas entre si. Essas orações são classificadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.