Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q957208 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline” (2º parágrafo). Se essa frase estivesse na voz passiva, à luz da norma-padrão, sem alteração de sentido, seria reescrita da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q870425 | História e Geografia de Estados e Municípios, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Sapezal se destaca no cenário nacional como um grande produtor de grãos. Um dos motivos para o destaque de Sapezal na produção agrícola envolve a/o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

823Q918561 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Os agentes etiológicos, ou patógenos, aqueles considerados causadores das doenças, uma vez instalados em organismos humanos, podem produzir sintomas. A capacidade desses agentes de produzir sinais ou sintomas, dependendo da doença, pode ser alta ou reduzida. Esse fenômeno é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

824Q878627 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Uma viagem teve a duração de dois dias. No segundo dia, foram percorridos 236 quilômetros. Se essa distância representa o dobro da distância percorrida no primeiro dia, a distância total percorrida nessa viagem, em quilômetros, correspondeu a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

825Q994089 | Banco de Dados, PostgreSQL, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Ana é supervisora de pesquisas e foi consultada por seu chefe de departamento para indicar dois bancos de dados relacionais, sendo um de código aberto e outro de código proprietário. Assim, Ana sugeriu, respectivamente, os bancos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q878126 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura, há diversas técnicas de acabamento e os tipos de bainha são uma delas. Nesse contexto, a bainha de lenço consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q976175 | Matemática, Geometria Espacial, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

Durante a instalação de cabos especiais subterrâneos, os engenheiros responsáveis pelo projeto identificaram um fragmento de rocha encrustado em um morro, cuja presença dificultava o avanço da obra. Após analise técnica, constataram que o custo de perfurar esse fragmento era substancialmente menor do que o custo de sua remoção completa. Por isso, optou-se pela perfuração, considerada a solução mais viável e econômica. Esse fragmento de rocha tem formato aproximado ao de um prisma reto com base triangular, cujos lados da base medem 60 cm, 80 cm e 100 cm, e cuja altura (profundidade) é de 100 cm. A perfuração sera realizada no formato de um cilindro circular reto, atravessando a rocha lateralmente. A base do cilindro sera inscrita na base triangular do prisma, ou seja, sua circunferência sera tangente aos três lados da base triangular. Sabendo-se que o custo de perfurar a rocha é de R$ 1,50 por cm3, então o custo total da perfuração sera:

(Use π= 3)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

828Q878131 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de uma peça de vestuário tem que ser feita a modelagem. Parte essencial para isso é a grade de moldes que consiste na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q951618 | Direito Penal, LEP Lei de Execução Penal, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUSP MG, SELECON, 2022

Ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, de acordo com a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, no exercício de suas atividades, em âmbito federal ou estadual, incumbe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

831Q905574 | Veterinária, Fiscal Estadual Agropecuário, IAGROMS, SELECON, 2024

A obrigatoriedade de prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, produzidos no Estado de Mato Grosso do Sul e destinados ao consumo, é um dever legal no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. As enfermidades passíveis de aplicação de medidas sanitárias deverão ser notificadas pelo Serviço de Inspeção e Fiscalização Sanitária Estadual, especificamente, para a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q975985 | Português, Sintaxe, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir



Cientistas encontram mais fortes sinais de vida em planeta



Em uma descoberta potencialmente marcante, cientistas que utilizam o Telescópio Espacial James Webb obtiveram o que consideram os mais fortes sinais de possível existência de vida além do sistema solar, detectando na atmosfera de um planeta alienigena as impressões digitais químicas de gases que na Terra são produzidos apenas por processos biológicos.


Os dois gases — sulfeto de dimetila e dissulfeto de dimetila — envolvidos nas observações do planeta denominado K2-18b pelo Webb são gerados na Terra por organismos vivos, principalmente vida microbiana, como o fitoplâncton marinho.


Isso sugere que o planeta pode estar repleto de vida microbiana, disseram os pesquisadores. Eles enfatizam, no entanto, que não estão anunciando a descoberta de organismos vivos, mas sim de uma possível bioassinatura - indicador de um processo biológico — e que os resultados devem ser vistos com cautela, sendo necessárias mais observações.


Os cientistas manifestaram entusiasmo, no entanto. Esses são os primeiros indícios de um mundo alienígena que pode ser habitado, disse o astrofísico Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, principal autor do estudo publicado no Astrophysical Journal Letters.


"Este é um momento transformador na busca por vida além do sistema solar, em que demonstramos que é possivel detectar bioassinaturas em planetas potencialmente habitaveis com as instalacdes atuais. Entramos na era da astrobiologia observacional”, afirmou Madhusudhan.


Ele observou que ha varios esforcos em andamento na busca de sinais de vida no sistema solar, incluindo suposigdes de ambientes que podem ser propicios & vida em lugares como Marte, Vénus e diversas luas geladas.



Fonte itps: e jb.com. briciencia-e-lecnologiaiciencia/2025/04/1055149- cientistas-encontram-mais-fortes-sinais-de-vida-em-planeta-alienigena.html Excerto. 24/05/2025. Adaptado.

“Eles enfatizam, no entanto, que não estão anunciando a descoberta de organismos vivos” (3º parágrafo). O conectivo em destaque veicula sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

833Q905591 | Veterinária, Fiscal Estadual Agropecuário, IAGROMS, SELECON, 2024

Os sistemas produtivos de avicultura de corte, suinocultura e bovinocultura de corte devem ser monitorados, devido a sua importância social e econômica, a seu nível de consumo pela população, à associação com doenças transmitidas por alimentos e ao uso de antimicrobianos. Dois microrganismos continuam sendo avaliados para o monitoramento da resistência aos antimicrobianos, devido a sua importância como bactérias de origem alimentar, sendo eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q867975 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Glória é auxiliar de creche e uma de suas atribuições é auxiliar o educador quanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q1026960 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico em Nutrição Escolar Merendeira, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Considere verdadeira a seguinte afirmação:
Todo alfa é beta.

Logo, também é necessariamente verdadeira a seguinte afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

836Q976299 | Veterinária, Normas, Veterinário, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Conforme o Decreto nº 9.013, de 2017, Entreposto de Produtos de Origem Animal é o estabelecimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

837Q976302 | Veterinária, Normas, Veterinário, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Segundo a Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, a Influenza Aviária é uma doença de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial que requer notificação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

838Q916714 | Enfermagem, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Assinale o conceito epidemiológico que corresponde à medida de eventos existentes em uma população em um determinado período de tempo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

839Q893934 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam para a relevância da avaliação investigativa, pois instrumentalizará a equipe de profissionais que atuam com crianças para que possa pôr em prática seu planejamento de forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

840Q893937 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Mariana está em busca de uma técnica de trabalho para portadores de dificuldades na linguagem oral e na linguagem escrita. A que melhor atende a sua demanda é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.