Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q918638 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Efluentes Líquidos, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Em função da eficiência na remoção de poluentes, os níveis de tratamento nas estações de tratamento de esgotos sanitários podem ser classificados como preliminar, primário, secundário ou terciário. Uma estrutura conhecida como gradeamento está associada ao nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q897974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O ensino das artes nos anos iniciais da educação básica tenta superar o universalismo de alguns códigos dominantes, como a leitura por meio do letramento e investe na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q897979 | Geografia, Solo, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como a quantidade e distribuição das chuvas, a declividade, o comprimento e forma das encostas, e também à ação do homem, como o uso e manejo da terra que, na maioria das vezes, tende a acelerar os processos erosivos.

GUERRA, Antonio; MENDONÇA, Jane. Erosão dos solos e a questão ambiental. IN: VITTE, Antonio Carlos & GUERRA, Antonio José Teixeira (Orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012, p. 193.

A erosão dos solos é um dos principais impactos ambientais no Brasil tanto em ambiente rural como em ambiente urbano. Sobre o tema, podemos considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

864Q918973 | Técnicas em Laboratório, Técnicas de Preparo de Corantes, Técnico de Laboratório, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Os corantes são substâncias que são utilizadas em diversas técnicas laboratoriais e tem como uma de suas finalidades evidenciar microscopicamente estruturas de microrganismos. A maioria desses corantes realiza suas colorações nas estruturas celulares sanguíneas humanas a serem observadas por meio de sua propriedade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

865Q993998 | Matemática, Progressão Aritmética, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

O diretor de um posto médico estipulou que, no primeiro dia de um certo mês, seriam vacinadas n pessoas e que, a partir desse dia, a cada dia seriam vacinadas três pessoas a mais do que no dia anterior. Se, ao final de 15 dias, foram vacinadas um total de 990 pessoas, o valor de n é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q891609 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Dotada de grande biodiversidade e belezas naturais, englobando grandes extensões de terrenos planos e altos, vales, montanhas, diversos rios e cachoeiras, a Chapada dos Parecis ocupa lugar de destaque no cenário do turismo ecológico brasileiro.Dentre seus inúmeros atrativos turísticos, destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

867Q976090 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia nas Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A bactéria Helicobacter pylori é um patógeno causador de processos inflamatórios na mucosa do estômago e duodeno dos seres humanos. Os frascos corados de biopsia gástrica podem evidenciar a presença dessa bactéria por meio de sua capacidade bioquímica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

868Q976098 | Noções de Primeiros Socorros, Asfixia, Técnico em Enfermagem APH, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Um bebé de 10 meses, previamente hígido, esta brincando no chão quando subitamente começa a apresentar dificuldade respiratória intensa, tosse silenciosa e cianose nos lábios. A mãe percebe que ele pode ter se engasgado com uma pequena pega de brinquedo. Para um lactente consciente com sinais de obstrução grave das vias aéreas, a técnica correta de desobstrução recomendada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

869Q919017 | Engenharia Agronômica, Matologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Quanto ao hábito de crescimento, as plantas daninhas podem ser classificadas como: herbáceas, arbustivas, subarbustivas, arbóreas, trepadeiras, parasitas, epífitas e hemiepífitas. Um exemplo de planta daninha parasita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

870Q994028 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

De acordo com Fleury (1996), o conceito de cultura organizacional está relacionado à rede de concepções, normas e valores que são aceitos como corretos e presentes em todos os aspectos da vida organizacional. O nível do processo de aprendizagem da cultura organizacional que, de acordo com Schein (1986), diz respeito às crenças coletivas, caracterizadas como verdades inquestionáveis, invisíveis e inconscientes são denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q976113 | Matemática, Geometria Espacial, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

As dimensões internas de um reservatório de 4gua com a forma de um paralelepípedo retângulo são iguais a 2 metros, 4 metros e 5,6 metros. Portanto, 75% do volume desse reservatório, em metros cúbicos, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

872Q893943 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

A acessibilidade comunicacional é aquela que se dá sem impedimentos, favorecendo as relações interpessoais mediadas por diferentes linguagens (impressa, audiovisual e digital), fazendo uso de recursos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

873Q893946 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Escolher atividades e recursos para atender às crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem é, atualmente, um dos grandes desafios dos profissionais da educação, visto que essas limitações no processo de desenvolvimento, que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, são compreendidas em dois grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

874Q1058051 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:


Produção global de vinho em 2024 pode atingir menor volume desde 1961


Organização culpou as mudanças climáticas pela brusca queda


Uma estimativa publicada nessa segunda-feira (2) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) informou que a produção global da bebida poderá cair neste ano ao nível mais baixo desde 1961.


De acordo com o relatório da entidade, a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas, principalmente a seca extrema que atingiu diversas regiões do planeta.


"Os desafios climáticos nos dois hemisférios são, mais uma vez, as principais causas dessa redução no volume de produção mundial", disse a OIV.


Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década.


Segundo as projeções da OIV, com base nas colheitas de 29 nações que representam 85% da produção anual de vinho, os números deste ano estão estimados entre 227 e 235 milhões de hectolitros, o menor volume colhido desde 1961 (220 milhões).


Fonte: https://www.jb.com.br/economia/2024/12/1053215-producao-global-de-vinho-em-2024-pode-atingir-menor-volume-desde-1961.html. Acesso em: 08 dez. 2024. Texto adaptado
“Em relação ao ano de 2023, que foi considerado fraco pelos profissionais da área, a produção em 2024 deverá cair mais de 2%. Além disso, a quantidade representa uma redução de 13% em comparação com a média da última década” (4º parágrafo). Esse trecho emprega um procedimento discursivo denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q994053 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 2:

Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia


A agência espacial americana (Nasa) quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação. O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também presente na reunião, disse que, em breve, Lula deve conversar com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados no encontro de hoje. A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana.

"Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento", disse Bill Nelson à imprensa após o encontro.

O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.

Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.

Amanhã (25), Bill Nelson visitará as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer, em São Paulo. A visita do americano ao Brasil será seguida de reuniões de acompanhamento entre os cientistas dos dois países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.

Ela lembrou que, em breve, deve entrar em operação um novo radar sintético que possibilitará a captação de imagens através das nuvens e que o Inpe "continua firme e forte fazendo o dever de casa" na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia. "Mas, a princípio, nós temos total simpatia, tudo que tiver de avanço tecnológico para poder garantir o melhor monitoramento da nossa floresta, nós estamos à disposição", disse.

O interesse do Brasil é que as autoridades americanas observam as potencialidades da indústria brasileira na área espacial. "Nós temos empresas com capacidade de produção para fornecer para a Nasa, também equipamentos na indústria aeroespacial, então é um pouco essa troca que nós queremos estabelecer na visita do presidente da Nasa ao Inpe", explicou a ministra Luciana Santos.


Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/2023/07/1045014-nasa-querampliar-parceria-com-brasil-no-monitoramento-da-amazonia.html. Acesso em 06/09/2023

No trecho “Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas” (5º parágrafo), o termo destacado tem sentido análogo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q1058058 | Português, Ortografia, Auxiliar, CBM MT, SELECON, 2025

A única alternativa que constitui um par de parônimos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

877Q916757 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Os três planos cardeais do corpo são: Sagital, Frontal e Transverso. Hall (2016) exemplifica um movimento corporal total no plano transverso de uma dançarina, denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

878Q957225 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente”. Nesse trecho, o sujeito gramatical é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q885814 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. Como uma das responsabilidades e deveres dos profissionais, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.