Início

Questões de Concursos SELECON

Resolva questões de SELECON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q905586 | Veterinária, Fiscal Estadual Agropecuário, IAGROMS, SELECON, 2024

A Toxoplasmose é uma zoonose causada por um protozoário, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em outros animais e humanos. A forma de transmissão congênita ocorre por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q869006 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

O objetivo principal da utilização do EPI é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q916879 | Informática, Windows, Instrutor de Informática, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Um usuário de um computador com MS Windows 10 em português, utilizando o Mozilla Firefox, precisa fechar uma janela utilizando teclas de atalho. Para esse caso, as teclas de atalho a serem usadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q889760 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Toda prática pedagógica se fundamenta em determinada concepção de aprendizagem que foi sistematizada a partir das contribuições da psicologia. Márcia, professora da educação infantil, organiza os materiais lúdicos nas prateleiras da sala, dispostas de maneira a facilitar a retirada dos objetos pelas próprias crianças, e faz o mínimo de intervenções possível nas escolhas das atividades desenvolvidas por elas. Quando deixa as atividades evoluírem conforme os desejos infantis, Márcia acredita que está propiciando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Essas evidências indicam que a professora baseia sua prática na concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q982187 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barra do Bugres MT, SELECON, 2025

Considerando os princípios e diretrizes da Atenção Primária à Saúde (APS) reforçados pela Política Nacional de Atenção Básica de 2006, a "longitudinalidade do cuidado" refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

966Q976304 | Veterinária, Vigilância Internacional, Veterinário, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Em conformidade com a Instrução Normativa nº 65, de 21 de novembro de 2006, o rótulo do produto com medicamento deve apresentar, além das informações obrigatórias estabelecidas por regulamento específico, a seguinte expressão de forma clara, legível e indelével:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q981428 | Serviço Social, Gestão da Política de Assistência Social com SUAS, Analista Técnico Área Ciências Políticas, SENAPPEN, SELECON, 2025

Epitácio foi designado pelo Governo Federal para realizar vários treinamentos em municípios brasileiros sobre a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Iniciando suas atividades, indica que um dos critérios de gestão consiste em definir os vários níveis de organização, respeitando as diversidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

968Q891595 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O uso dos símbolos nacionais nos eventos precisa estar em consonância com as normas de precedência. Dessa forma, em um evento empresarial que terá as bandeiras do país, do estado, da cidade e da empresa promotora, elas deverão estar dispostas na panóplia na seguinte ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q916948 | Música, Instrumentos Musicais, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Em um coral, os cantores são agrupados em diferentes categorias de vozes. Pode-se apontar como um agrupamento tradicional, quando o coral tem naipes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

970Q869338 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As teorias da aprendizagem são princípios, conceitos e pressupostos elaborados para explicar o processo de aprender. Uma delas enfatiza o papel ativo do aluno na construção do seu próprio conhecimento, defendendo que a aprendizagem é um processo interno, no qual os indivíduos atribuem significado às suas experiências por meio de interações, reflexões e assimilação de novas informações em seus esquemas cognitivos existentes. Nessa abordagem, o desenvolvimento da inteligência ocorre de forma gradual, através de estágios ou períodos, marcados pelo surgimento de novas formas de organização do pensamento. Essa concepção está associada à teoria conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q976101 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem APH, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Um enfermeiro esta orientando um estudante de enfermagem sobre a administração de insulina NPH e Regular prescritas para um paciente diabético antes do café da manha. A prescrição é de 10 unidades de Insulina Regular e 22 unidades de Insulina NPH, ambas por via subcutânea. O estudante questiona sobre a possibilidade de misturar as duas insulinas na mesma seringa. A orientação correta do enfermeiro, baseada nos princípios de farmacotécnica e segurança na administração de medicamentos, deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q976102 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem APH, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A equipe de Suporte Avançado de Vida (SAV) é acionada para atender um homem de 58 anos com queixa de palpitações e dor torácica opressiva há 30 minutos. Ao ser examinado, o paciente esta pálido, sudoreico, com Pressão Arterial de 80/50 mmHg, Frequência Cardíaca de 180 bpm (monitor mostra taquicardia de complexo QRS estreito e regular) e Frequência Respiratória de 24 irpm. A conduta imediata prioritária, considerando a instabilidade hemodinâmica, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q919019 | Engenharia Agronômica, Entomologia e Parasitologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Os insetos cujo ataque resulta no enfraquecimento das plantas, com consequente redução na produção e na qualidade dos frutos, principalmente em uvas finas de mesa, alojando-se entre os cachos, provocando o aparecimento da fumagina, depreciando os frutos para a comercialização, denominam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

974Q892684 | Redes de Computadores, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

As redes de computadores podem ser definidas como um conjunto de equipamentos, que além de compartilharem dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si. Os recursos são, por exemplo, a conexão com a internet, dividida entre todas as máquinas conectadas a uma determinada rede. As redes possibilitam o compartilhamento de dados, equipamentos e a comunicação entre os usuários. Atualmente, há vários tipos, sendo uma delas a rede local, de curta distância, que conecta dispositivos próximos, reunidos em um mesmo ambiente, por exemplo, o escritório de uma pequena empresa ou de uma residência. Esse tipo de rede é conhecido pela sigla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q976150 | Português, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

Texto associado.
O vício juvenil na internet


Mariliz Pereira Jorge


Não tenho filhos, mas talvez me rendesse como a maioria, se fosse mãe. Entregaria um celular em suas mãos para ceder aos apelos de “todo mundo tem”, para rastrear seu paradeiro ou simplesmente me livrar da tarefa de entreter uma criança ou lidar com o tédio adolescente. Como tudo na vida tem preço, a conta está para chegar, oficialmente.

Um grupo de cientistas propõe que o uso excessivo de internet e de redes sociais – e seu impacto nocivo – seja classificado como transtorno mental pela Organização Mundial de Saúde. A sanitarista Lauren Hale, mãe de dois adolescentes, é autora do estudo que ampara o pedido. O que ela e seus colegas da Universidade de Stone Brook (EUA) defendem nem deveria surpreender.

Por ora, o resultado da pesquisa mostra que um quarto do tempo que deveria ser dedicado à escola é usado em troca de mensagens, vídeos, áudios e redes sociais. A constatação foi de problemas de aprendizado e de interação social fora do ambiente virtual. São sinalizadores para outras questões que têm sido amplamente discutidas, mas não combatidas de forma efetiva.

É uma lista interminável de problemas, como bullying, radicalização e baixa autoestima, como mostrado na série “Adolescência”, mas vai além. O excesso de estímulos digitais tem incentivado um comportamento viciante em busca de recompensas imediatas, como curtidas e notificações. A comparação constante com padrões irreais alimenta sentimentos de inadequação, ansiedade e depressão, enquanto a privação de sono, causada pelo uso noturno de telas, compromete a saúde física e emocional.

A pressão por performance, o medo do cancelamento e o consumo superficial de informações complementam um cenário em que o equilíbrio digital se tornou uma urgência – tanto para jovens quanto para os adultos que deveriam orientá-los. Entregar um celular sem a devida orientação e fiscalização deveria ser comparável a permitir que dirijam ou consumam álcool antes da maturidade. Talvez seja o momento de discutir uma idade mínima legal para o acesso à internet.


JORGE, Mariliz Pereira. Folha de São Paulo: 06 de maio de 2025, p.4
No segundo parágrafo, a autora menciona a opinião de um grupo de cientistas com o objetivo principal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

976Q994071 | Redes de Computadores, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

O conjunto de regras por meio do qual dois ou mais computadores se identificam e se comunicam denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q1058072 | Português, Sintaxe, Psiquiatria, PM SE, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Por que parte do arquivo da internet está desaparecendo para sempre (e o que está sendo feito para evitar isso)

Pesquisas indicam que 25% das páginas web publicadas entre 2013 e 2023 não existem mais.

Os fragmentos remanescentes de papiros, mosaicos e tábuas de cera da Antiguidade nos ensinam o que os moradores de Pompeia comiam no café da manhã, há 2 mil anos atrás.

Aprendendo um pouco de latim medieval, é possível saber quantos animais eram criados no século 11, nas fazendas de Northumberland, no norte da Inglaterra, graças ao Domesday Book – o documento mais antigo dos Arquivos Nacionais do Reino Unido.

Cartas e romances remanescentes mostram como era a vida social na era vitoriana – e quais eram as pessoas mais adoradas ou odiadas da época, no Reino Unido.

Mas os historiadores do futuro podem enfrentar dificuldades para entender totalmente como vivemos hoje, no início do século 21.

O motivo: a combinação da nossa forma de vida digital com a falta de esforços oficiais para arquivar as informações que o mundo produz hoje em dia pode apagar a nossa história.

Mas um grupo informal de organizações vem combatendo as forças da entropia digital. Muitas delas são operadas por voluntários, com pouco apoio institucional.

O maior símbolo da luta para salvar a web é o Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Criada em 1996 como um projeto apaixonado do pioneiro da internet Brewster Kahle, a organização criou o que pode ser o mais ambicioso projeto de arquivo digital já realizado.

São 866 bilhões de páginas web, 44 milhões de livros, 10,6 milhões de vídeos com filmes e programas de televisão – e muito mais.

Abrigadas em diversos centros de dados espalhados pelo mundo, as coleções do Internet Archive e outros grupos similares são tudo o que temos para evitar a amnésia digital.

"Os riscos são muitos. Não é só a tecnologia que pode falhar, embora isso certamente aconteça", afirma Mark Graham, diretor da Wayback Machine – uma ferramenta do Internet Archive que coleta e armazena cópias de websites para a posteridade.

"O mais importante é que as instituições falham, as empresas fecham. As organizações jornalísticas são devoradas por outras organizações jornalísticas ou saem do ar, como é cada vez mais frequente", exemplifica ele.

Graham destaca que existem inúmeros incentivos para colocar conteúdo online, mas são poucas as razões que fazem as companhias manterem este conteúdo por longo prazo.

Mesmo com todos os feitos já realizados, o Internet Archive e organizações similares enfrentam ameaças financeiras, dificuldades técnicas, ciberataques e batalhas jurídicas geradas por empresas que não gostam da ideia de ver cópias da sua propriedade intelectual disponíveis gratuitamente.

E, como mostram as recentes derrotas na Justiça, o projeto de salvar a internet pode ser tão volátil quanto o próprio conteúdo que ele tenta proteger.

"Cada vez mais, nossos esforços intelectuais, nosso entretenimento, nossas notícias e nossas conversas existem apenas no ambiente digital", explica Graham. "Este ambiente é inerentemente frágil."


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2024/11/6985690-por-queparte-do-arquivo-da-internet-esta-desaparecendo-para-sempre-e-o-que-estasendo-feito-para-evitar-isso.html?utm_source=taboola&utm_medium=taboola-push. Excerto. Acesso em 19/11/2024. Texto adaptado
“Não é só a tecnologia que pode falhar, embora isso certamente aconteça’, afirma Mark Graham, diretor da Wayback Machine” (11º parágrafo). Nesse trecho, o conectivo destacado tem a função de expressar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q1024280 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor Nível Superior Inglês, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:
Flipped learning – could it work for you?
Exploring the benefits, challenges and tips for success

By Stephanie Hirschman
October 2, 2023


Flipped learning is very much a buzz word these days, and it’s worth thinking about whether this approach is suitable for your
lessons. It’s quite easy to define: whereas a more traditional model of teaching involves some sort of initial input (for example a
lecture or demonstration) followed by some sort of related output (for example a discussion or experiment) with some homework to follow, in flipped learning, this order is disrupted. Students do their homework before the class meets by watching a recorded lecture or video or reading an article. This enables them to spend the lesson time on activities which make a more significant contribution to their deep understanding and mastery of important ideas, for example, discussion, roleplay or presentations. It sits well within blended learning as the pre-lesson homework is likely to be accessed online, while the class activities are conducted face-to-face.

Why is it important?
Flipped learning makes good use of technology, allowing students to approach the input at their own level. Some may need to view a video several times more than would be possible in a group classroom setting, with frequent pauses and rewinding to ensure that they have recognized the main points. It’s also possible for students to explore other aspects of a topic, either using further links that the teacher provides, or finding other relevant resources to explore on their own. Finally, they can do the work when and where they wish, and even make use of otherwise “dead” time, like waiting for a bus.


How relevant is it for English language teaching (ELT)?

It’s important to recognize that flipped learning was not developed with ELT contexts in mind. In a language lesson, we may find
students reading a text about, say, major infrastructure projects, but this content is merely a vehicle for some other language point like expressing high numbers or making comparisons. During a conventional English lesson, the teacher would be guiding students through the text, encouraging prediction and other strategies and setting achievable reading or listening tasks to check basic understanding, before introducing key language points in a staged presentation. This would be followed by controlled practice and freer production. It’s not easy to see how this pattern of brief but meaningful interactive activities maps onto flipped learning. ELT texts, even at advanced levels, tend to be too short to be worth exploring in depth, unlike a 30-minute lecture or video thatstudents of other subjects may be watching. Of course, it could be argued that the true content of the lesson, ie the language point, could be the subject of flipped learning, with students watching a presentation on this subject before the class meets. However, this removes the language point from an engaging and meaningful context and furthermore, working alone robs students of the opportunity to ask questions and discuss emergent ideas about meaning, which are key elements of communicative learning.

Tips for success
Nonetheless, it is possible to flip an ELT classroom, with some adjustments:

1. Flipped learning would suit certain types of ELT which are heavily content based, like CLIL or Business. Mature students are more likely to have the motivation required to implement this approach sensibly.

2. It makes sense to devote the final stages of a lesson to introducing the content that students will explore independently before the next class meeting. This should include a justification of why the content was chosen, how students should approach it and how they can check their understanding. Providing some comprehension questions is a minimum. If answers aren’t furnished, the next class meeting could open with an activity to discuss and check these.

3. The teacher must provide an easy and reliable way for students to access the content, for example via an online learning system.

4. It’s reasonable to expect that students will require training and a settling-in period, as they come to terms with the demands of the new system. It could even be worth trialing the routine during a face-to-face lesson, with students accessing content on their phones or laptops, and with some reminders about how to approach a reading text (for example skimming and scanning) or how to make good use of technology to ensure effective listening (for example, rewinding, user slower speed settings or making use of a tape script).

5. Because of the investment required in learner training, flipped learning will be tricky to implement in programs with continuous enrolment. It’s far more suitable for a setting with a termly or yearly intake date.

6. Even when the system is up and running, there will probably always be a number of students who have not prepared adequately for the lesson. This will affect how successful follow-up activities are and the teacher needs some strategies in place to address this.

Available in: https://linguahouse.com/blog/post/flipped-learning-could-it-work-for-you
Acesso: 17/10/2024
Considerando as concepções metodológicas referentes ao processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, a metodologia utilizada por um professor que solicita aos alunos que memorizem uma lista de verbos no imperativo antes da aula, com o objetivo de realizar uma atividade prática na qual os alunos executem as ações dos verbos estudados, enfatizando a aprendizagem através da prática corporal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q918813 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Administração Escolar, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos. As teorias sobre a liderança podem ser classificadas em três grandes grupos: Teoria de traços de personalidade, Teorias sobre Estilos de Liderança e Teorias Situacionais da Liderança. Nesta última perspectiva, procura-se explicar a liderança num contexto amplo, isto é, partindo do princípio de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

980Q885793 | Saúde Pública, Agente de Farmácia, SADMS, SELECON, 2024

ANOB (Norma Operacional Básica) do SUS, em consonância com a Constituição Federal, de 1988, é responsável pela gestão nos níveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.