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981Q957219 | Português, Pronomes pessoais retos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

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Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos”. O pronome que substitui a expressão em destaque é:
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982Q885797 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O grau de risco de transmitir infecções define os artigos hospitalares com a finalidade de serem tratados adequadamente evitando, principalmente, as infecções hospitalares. Os artigos que entram em contato com a pele não íntegra e membranas mucosas devendo ser, no mínimo, desinfetados são os:
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984Q976168 | Matemática, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

Uma prova com conteúdos de matemática e de português foi aplicada a 610 candidatos de um concurso. Dentre os candidatos, 377 estudaram conteúdos de matemática, 233 estudaram conteúdos de português e 144 estudaram ambos os conteúdos. O número de candidatos que não estudaram nenhum dos conteúdos é:
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985Q957228 | Português, Funções da Linguagem Emotiva, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
A obra utilizada para consultar a grafia correta das palavras é o dicionário. Nesse tipo de obra, a função da linguagem predominante é a:
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986Q878129 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Algumas técnicas são antigas, mas não deixam de ter sua utilização na costura. Uma delas é o ato de cerzir, que se refere a:
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987Q1067062 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2025

Na redação oficial de documentos públicos, o atributo da redação, que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), “consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras”, excluindo expressões inúteis e redundâncias, é o denominado:
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988Q1065533 | Administração Pública, Sistema Integrado de Administração, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2022

Há agentes públicos que são cidadãos convocados, designados ou nomeados, em função de sua condição cívica, honorabilidade ou notória capacidade profissional, para transitoriamente prestar determinados serviços ao Estado, sem qualquer vínculo empregatício e, normalmente, sem remuneração. Esses agentes são:
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989Q951613 | Direito Penal, LEP Lei de Execução Penal, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUSP MG, SELECON, 2022

G.H. está encarcerado em presídio que possui diversas opções de trabalho como forma de resgatar parte da pena. Ocorre que o preso não deseja realizar qualquer atividade laborativa. Nos termos da Lei nº 7.210/84, o trabalho do preso é:

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991Q885830 | Radiologia, Técnico em Radiologia, SADMS, SELECON, 2024

Um exame PAdo tórax deve seguir critérios técnicos rigorosos de posicionamento para demonstrar a anatomia adequadamente. Nesta radiografia, o segundo par de costelas é localizado:
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992Q869191 | Saúde Pública, SUS princípios, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e aos serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. Essa premissa é expressão do princípio da:
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993Q894546 | Redes de Computadores, Área de Informática, CORENRR, SELECON, 2024

O protocolo IPv6 apresenta, como principal característica e justificativa para o seu desenvolvimento, o aumento no espaço para endereçamento, que passou de 32 bits no IPv4 para 128 bits. O IPv6 suportatrês tiposdeendereços,descritosaseguir:(1)um(?)identifica uma única interface, de modo que um pacote enviado a esse tipo de endereço é entregue a uma única interface; (2) outro (?) identifica um conjunto de interfaces, sendo que um pacote encaminhado a esse tipo de endereço é entregue à interface pertencente a esse conjunto mais próximo da origem, de acordo com distância medida pelos protocolos de roteamento. Um endereço desse tipo é utilizado em comunicações de um-para-um-de-muitos; (3) um terceiro identifica um conjunto de interfaces, entretanto, um pacote enviado a um endereço desse tipo é entregue a todas as interfaces associadas a esse endereço. Um endereço desse é utilizado em comunicações de um-para-muitos.

Os tipos descritos são conhecidos, respectivamente, como:
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994Q893016 | Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", TI, CROMT, SELECON, 2024

Atualmente, a computação em nuvem é a solução ideal para qualquer pessoa que queira uma infraestrutura flexível e ágil para seus negócios. Computação em nuvem se refere ao fornecimento sob demanda de recursos de TI através da Internet. Em vez de usar softwares ou hardwares que estão instalados localmente, usa-se tecnologia hospedada em um banco de dados remoto. Entre os tipos disponíveis, um é baseado em contêineres como um serviço, ajudando os usuários a implantar e gerenciar aplicativos usando um modelo de abstração baseado em contêineres. Os contêineres facilitam o desenvolvimento e a implantação de aplicativos baseados na nuvem, ao mesmo tempo em que maximizam a escalabilidade e flexibilidade.
Esse tipo de computação em nuvem é conhecido pela sigla:
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995Q918636 | Geografia, Relevo, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Entre os diversos agentes externos que podem modificar o relevo, destaca-se a água, que pode provocar erosão. Quando essa erosão ocorre devido à ação dos rios que escavam leitos, formam vales, removem porções do solo, podendo provocar desmoronamentos, é conhecida como:
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996Q1022060 | Inglês, Falso Cognatos False Cognates, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Texto associado.

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Making homework count

By Stephanie Hirschman

October 8, 2024



Homework and independent study can make a massive contribution to students’ progress, particularly when classes don’t meet daily, or students aren’t living, working or studying in anglophone environments. There are several issues to consider when setting homework.

Why students are doing homework is a fundamental question which can cover a wide spectrum of reasons. The most obvious is that it offers both teachers and students a chance to check on learning and identify areas for further review and consolidation. Exam preparation courses make use of homework to consolidate and accelerate learning and deliver results. Finally, some institutions require teachers to set homework and some clients, for example parents, believe that a course with homework offers better value for money.

Whatever the reason behind setting homework, be clear with students about how they’ll benefit from the assignment, how to do it effectively, how long they should spend on it and how it will be marked.

The homework that many people expect from a language course is “more of the same” exercises, that is, those that offer extra opportunities to practice grammar or vocabulary from the lesson.

It is also possible to bring in practice from other online or print sources, but this can sometimes be problematic, especially for lower levels. Make sure that the resource you choose maps onto the lesson content without placing extra demands on students, for example, by introducing a completely different context or topic with unfamiliar vocabulary to practice a grammar point. You also need to make sure that terminology is consistent – students who are expecting to practice present continuous may not recognize that it is also called present progressive. With lower levels, go over the instructions and/or demonstrate one of the exercises so they know how to get started.

It's worth mentioning here that flipped learning may also be a useful approach to homework. This is where students preview part of the lesson plan (like a reading or listening task) or research a general topic independently before class in order to maximize opportunities for communicative activities during the lesson.

Other types of homework include semi-controlled practice of target language. Students could write personal sentences including vocabulary items or grammatical structures from the class – note that they may need training to do this. A sentence like, “The milk went off,” is not as effective for learning as, “We had no milk for the coffee this morning – it went off because we didn’t put it in the fridge last night.” You may wish to provide some question or example prompts as support.

An unusual and motivating type of speaking homework is a personalized bingo game. Students create their own bingo card, which might be a 4x4 grid. In each cell, they write a key word or structure from the lesson that they wish to practice during the next few days. They carry the card around in their pocket, and every time they use an item of target language, they can tick it off, aiming to complete a line. This is especially suitable for students who are living, working or studying in anglophone environments. Teachers can monitor progress regularly and even offer small prizes.

The question of what teachers actually do with homework also has multiple possible responses, which will depend on the teaching context. At one end of the spectrum, if there is good buy-in from the students, teachers may only need to point them towards a selected set of “more of the same” exercises and make sure the answers are accessible for self-checking. Make it clear that you welcome questions if anything isn’t clear and test regularly to check understanding.

Whatever choices you make about homework, here’s one final tip. It’s best to complete assignments the day after receiving them and not on the same day. Research on spaced repetition shows that reviewing information after around 24 hours, “just before you forget it,” is the most effective way to boost retention.


Adapted from: https://www.linguahouse.com/blog/post/makinghomework-count

Acesso em 25/10/2024

Os falsos cognatos podem ser uma armadilha para quem está aprendendo um novo idioma, pois podem causar confusão e erros de tradução. Por isso, é importante conhecer os falsos cognatos, para evitar constrangimentos ou confusões. Dentre as palavras abaixo, todas retiradas do texto, o falso cognato é:
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997Q912242 | Odontologia, Flúor, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

A cárie e a doença periodontal são as patologias que mais acometem a cavidade bucal. Sabe-se que a saúde bucal está implícita na saúde integral e é relacionada diretamente às condições socioeconômicas e culturais da população. Os programas em saúde bucal se fazem necessários, pois têm por intuito fornecer:
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999Q867966 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao longo da história da educação infantil, um problema foi identificado: a questão da dicotomia que se revelava na ideia de que a creche era o espaço do cuidar e a pré-escola, o lugar de educar. Para combatê-lo, foi prevista legalmente a concepção da educação infantil como etapa inicial da educação básica que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança pela tríade:
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1000Q867968 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Para a efetivação da qualidade na educação destinada à infância, é necessário o trabalho de profissionais na área que respeitem a criança e possibilitem oportunidades no processo ensino-aprendizagem, para que por meio do brincar ela possa:
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