Início

Questões de Concursos SOLER Instituição Soler de Ensino

Resolva questões de SOLER Instituição Soler de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


163Q471790 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O professor de Educação Física, quando voltado para a saúde, pode ser um membro da equipe tal como é o médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta, o nutricionista etc. Atualmente a Educação Física tem tido a sua presença no setor educacional, através da rede escolar, mas muito pouco dessa presença influirá realmente na vida adulta dos alunos. O profissional volta então para as academias de ginástica, ou para os clubes esportivos. A presença deste campo nas áreas da saúde e educação, entretanto é muito importante, diante do quadro sanitário mundial, em que maior parte das doenças crônicas da população avança. Ao quê estão associadas estas doenças?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q480156 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

É um fármaco que possui um modo de ação particular, é um inibidor seletivo da enzima que sintetiza as prostaglandinas na cascata do ácido araquidônico, a ciclooxigenase (COX), inibe in vitro e in vivo, preferencialmente a COX-2, tendo uma atividade mínima ao nível da COX-1, além disso, demonstra possuir muitas outras propriedades bioquímicas que são as principais responsáveis por suas propriedades terapêuticas. Estas incluem a inibição da fosfodiesterase (PDE) do tipo IV; redução da formação do anião superóxido (O2), e, portanto inibição da produção de radicais livres de oxigênio. As propriedades acima descritas pertencem a qual fármaco:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q479730 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Inibe especificamente o influxo transmembrana de cálcio no músculo cardíaco e no músculo liso vascular e bloqueia o influxo de cálcio (de canal lento). A descrição do antihipertensivo acima se refere ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q328820 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

I - A criança deve ter possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externas às salas de referência das turmas e à instituição, envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados que contemplem as particularidades das diferentes idades, as condições específicas das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e as diversidades sociais, culturais, étnico-raciais e linguísticas das crianças, famílias e comunidade regional.

II - De modo a proporcionar às crianças diferentes experiências de interações que lhes possibilitem construir saberes, fazer amigos, aprender a cuidar de si e a conhecer suas próprias preferências e características, deve-se possibilitar que elas participem de diversas formas de agrupamento (grupos de mesma idade e grupos de diferentes idades), formados com base em critérios estritamente pedagógicos.

III - As especificidades e os interesses singulares e coletivos dos bebês e das crianças das demais faixas etárias devem ser considerados no planejamento do currículo, vendo a criança em cada momento como uma pessoa inteira na qual os aspectos motores, afetivos, cognitivos e linguísticos integramse, embora em permanente mudança.

IV - Em qualquer experiência de aprendizagem que seja trabalhada pelas crianças, devem ser abolidos os procedimentos que não reconhecem a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena, que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças.

V - Cabe ao professor criar oportunidade para que a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais, se aproprie de elementos significativos de sua cultura não como verdades absolutas, mas como elaborações dinâmicas e provisórias. Trabalha-se com os saberes da prática que as crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou construção por elas de novos conhecimentos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q328827 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q478781 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A respeito da Política Nacional de Medicamentos (PNM) a reorientação da assistência farmacêutica está inclusa entre suas diversas ações. No que abrange esse tema, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q472439 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q327291 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q440929 | Direito Constitucional, Administração Pública, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 05/10/88:

I - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

II - O servidor público estável só perderá o cargo: em virtude de sentença judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

III - Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

IV - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

V - Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q382578 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório de Anatomia Patológica, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Para transporte de soro é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q471903 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Como primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejáveis a educação Infantil, tem como objetivo principal o desenvolvimento da atividade global que é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade da criança e incorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida (NANNI, 1998). Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social, o seu ingresso exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais. Qual seria este grupo social?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q324093 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q478974 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No sistema de liberação de fármacos é essencial o uso de polímeros. Dentre as alternativas abaixo, todos são polímeros utilizados nesse sistema, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.