Início

Questões de Concursos SOLER Instituição Soler de Ensino

Resolva questões de SOLER Instituição Soler de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


203Q480500 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No que se refere a aquisições de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q324536 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 05/10/88:

I - Somente os havidos da relação do casamento terão direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

II - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

III - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

IV - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

V - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q471675 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q473306 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Se os alunos necessitam apenas de uma bola na quadra e, com ela, jogar os quatro esportes tradicionais (Vôlei, Futebol, Basquete e Handebol) e nada mais, para quê então freqüentamos tanto tempo uma instituição de ensino superior específica na área? É uma incoerência saber que possuímos tanto conhecimento para transmitir e, ao mesmo tempo, não somos capazes de elaborar um plano de aula que atenda às necessidades de nossos alunos. Cita os PCNs (1999), que o profissional de Educação Física durante sua formação acadêmica adquire inúmeros e diversificados conhecimentos, porém com o comodismo de seu trabalho, o professor não utiliza o que aprendeu, esquecendo do seu potencial, não resgatando suas capacidades e habilidades, perdendo a importância dentro do ambiente escolar. Conforme o texto, no que é que a aula se torna?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q472379 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com De Rose Junior (2001), após os doze anos de idade, quando a criança já possuir um rico equipamento motor, uma adequada imagem corporal, uma estruturação espacial adequada e condições cognitivas suficientes assim como emocionais para pensar o jogo de forma a planejar a sua execução com base num raciocínio hipotético. Como podemos chamar esta etapa da aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q382796 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os protistas são animais unicelulares, microscópios, isolados ou coloniais e os representantes mais primitivos dos eucariontes. Quando as condições ambientais tornam-se desfavoráveis para a espécie, o protista realiza a egestão e excreção: o citoplasma se desidrata, diminui de volume e secreta uma membrana resistente que o isola do meio externo, transformando-se em um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q472961 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q473755 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A proposta pedagógica da Educação física parte do princípio em que um dos objetivos gerais do ensino Fundamental, é fazer com que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades, com isso, quais são os blocos de conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental segundo os PCNs (1997)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q388929 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“(...) eram ladrões, assassinos e perjuros (...) A Europa se regozija em perdê-los e a Palestina em recebê-los; são úteis de ambas as maneiras: na sua ausência daqui e na sua presença além.”

O texto acima de autoria do Abade Bernardo de Clairvaux, da ordem de Cister, descrevem os cruzados da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q471914 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q478388 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Dentre as inúmeras formas farmacêuticas existentes, assinale a alternativa onde se encontra a correta definição dos Alcoolatos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q364987 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Um procedimento obrigatório é a vacinação para a hepatite entre os profissionais de saúde. Qual hepatite tem sua transmissão via parenteral, por meio da urina, líquor e da relação sexual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q382968 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório de Anatomia Patológica, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual dos itens abaixo é recomendado a uma sala de coletas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q472985 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q388066 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A chamada guerra dos Bõers (1899 – 1902), levou as seguintes transformações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q483514 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Ao planejar uma aula sobre o complexo regional do Nordeste, o professor de Geografia utilizou-se do seguinte procedimento:

I. Na primeira aula, apresentou os aspectos físicos como clima, relevo, vegetação.

II. Na segunda aula, apresentou os aspectos econômicos como industrialização e produção agropecuária.

III. Na terceira aula, apresentou os aspectos da população.

Com base no texto dos Parâmetros Curriculares de Geografia, é correto afirmar que o procedimento do professor foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.