Questões de Concursos: SOUSÂNDRADE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SOUSÂNDRADE. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q30733 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRA MA, SOUSÂNDRADE

Texto associado.
Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”  

(Isto É – Agosto/2010)
O termo destacado expressa uma ideia de concessão em:

22 Q9265 | Segurança e Transporte, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Forma pela qual se transmite o calor através do próprio material, de molécula a molécula ou de corpo a corpo. Este conceito refere-se a que tipo de meio de propagação do fogo?

23 Q40864 | Administração Geral, Agente Administrativo, SEMED MA, SOUSÂNDRADE

Partindo dos seus conhecimentos sobre liderança avalie as afirmativas a seguir:

( 1 ) Segundo a teoria dos traços, o líder já nasce com características físicas, intelectuais e sociais para exercer influência sobre outras pessoas. O fato de já nascer com essas características é que define se determinada pessoa será líder ou liderado.
( 3 ) A teoria dos estilos, fundada no estudo do comportamento dos líderes, identifica três estilos básicos de liderança: democrático, autocrático e liberal.
( 5 ) O estilo liberal corresponde ao líder centralizador, que toma decisões sozinho e não aceita questionamentos de seus liderados.
( 7 ) O fenômeno da liderança, sob a ótica da teoria dos traços, está baseado na observação de três aspectos de relevância: o comportamento do líder, a situação dos liderados e o contexto situacional em que ocorre a liderança.
( 9 ) Segundo a teoria da liderança situacional, o fato que determina no que deve concentrar sua atuação - se na tarefa, no relacionamento ou em ambos - é o nível de preparo e de maturidade.

Marque a opção que contém somente números relacionados a afirmativas CORRETAS.

24 Q16504 | Português, Interpretação de Textos, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Texto associado.
TEXTO A

“Cada homem é uma raça.” A frase, título de um livro do escritor moçambicano Mia Couto, sintetiza a ideia de que cada indivíduo tem sua história, seu repertório cultural, seus desejos, suas preferências pessoais e, é claro, uma aparência física própria que, no conjunto, fazem dele um ser único. Rótulos raciais são, portanto, arbitrários e injustos. Mia Couto, com sua concepção universalista da humanidade, é citado algumas vezes em Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial (Contexto; 400 páginas; 49,90 reais), do sociólogo paulistano Demétrio Magnoli, recém-chegado às livrarias. Trata-se de uma dessas obras ambiciosas, raras no Brasil, que partem de um esforço de pesquisa histórica monumental para elucidar um tema da atualidade. Magnoli estava intrigado com o avanço das cotas para negros no Brasil e resolveu investigar a raiz dessas medidas afirmativas. O resultado é uma análise meticulosa da evolução do conceito racial no mundo. Descobre-se em Uma Gota de Sangue que as atuais políticas de cotas derivam dos mesmos pressupostos clássicos sobre raça que embasaram, num passado não tão distante, a segregação oficial de negros e outros grupos. A diferença é que, agora, esse velho pensamento assume o nome de multiculturalismo - a ideia de que uma nação é uma colcha de retalhos de etnias que formam um conjunto, mas não se misturam. É o racismo com nova pele.
Em todos os povos ou períodos da história, a sensação de pertencimento a uma comunidade sempre foi construída com base nas diferenças em relação aos que estão de fora, “os outros”.

Diogo Schelp IN: Revista Veja, 2 set 2009.
Depreende-se da leitura do texto que:

25 Q9234 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

A “Marcha para o Oeste” representava, na visão oficial, um mundo em perspectiva, uma realidade geográfica a incorporar-se no quadro da civilização moderna. No período entre 1930 e 1945, Goiás conheceu um ativo expansionismo dirigido pelo Estado que incrementou o avanço da fronteira agrícola e ampliou a inserção da economia no mercado, tendo como principal suporte:

I. o apoio dos grandes proprietários de terra às medidas defendidas pelo governo, que tinham como objetivo a alteração da estrutura fundiária do Estado, bem como sua expansão.
II. a fundação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), implantada no vale do São Patrício, no início dos anos 40, com o objetivo de promover a ocupação da fronteira do Estado.
III. a transferência da capital para o centro mais dinâmico da economia regional em atendimento aos interesses das novas forças políticas e econômicas emergentes.
IV. o expansionismo preconizado pelos governos federal e estadual, centrado na ideia de industrialização do Estado, como forma de expandir as fronteiras.

Estão CORRETOS apenas os itens:

26 Q30756 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRA MA, SOUSÂNDRADE

Analise as proposições abaixo:

Analise as proposições abaixo:
1. Funciona como insumo para o planejamento de recursos humanos.
2. Constitui a base de informação para o recrutamento e seleção.
3. Indica se as pessoas estão sendo motivadas e recompensadas pela organização.

Essas proposições estão relacionadas à aplicação da avaliação de desempenho nos processos de:

27 Q9231 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Sobre a população negra no processo de colonização de Goiás, é CORRETO afirmar que:

28 Q9228 | Direito Penal Militar, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Arrebatar preso ou internado, a fim de maltratá-lo, do poder de quem o tenha sob guarda ou custódia militar é crime, cuja pena é de:

29 Q9253 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Dentro das diretrizes de Comando e Subordinação, assim como das ações administrativas e operacionais, podemos dizer que são essencialmente elementos de execução das respectivas atividades os:

30 Q9233 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Envolvendo-se na política regional, o governo do presidente Hermes da Fonseca (1910-1914) interveio o quanto pôde nos Estados, mudando os governos e alterando a composição de forças. Essas intervenções, referendadas pelo Congresso, receberam oficialmente o nome de re-saneamento político, mas a opinião pública, sarcasticamente, as chamou de "políticas de salvação". Para o governo de Goiás, essa política teve como consequência
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.