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61Q932095 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Os somitos são:
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62Q932315 | Espanhol, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
TEXTO 2
“Conservar algo que me ayude a recordarte sería admitir que te puedo olvidar”
William Shakespeare
https://akifrases.com/frase/130109, acceso en agosto del 2017.
De acuerdo con el Texto 2
Según la interpretación de la frase de William Shakespeare, analice las proposiciones y marque (V) para verdadero y (F) para falso.
( ) Preservar un objeto que me rememore a ti sería aceptar que quizás deje de recordarte.
( ) Guardar algo para no olvidarte estaría aceptando la posibilidad de no acordarme más de ti.
( ) Rechazar algo para olvidarte admitiría que no quiero recordarte.
( ) Resguardar un objeto que me recuerde a ti estaría rechazando la posibilidad de olvidarte.
( ) Defender la posibilidad de recordarte admitiría que puedo conservar algo para olvidarte.
Ahora señale la alternativa que contiene la secuencia correcta, de arriba hacia abajo.
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63Q932065 | História, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.

Ao observamos mapas ou relatos de viajantes dos séculos XV e XVI, é comum encontrarmos referências a seres fantásticos, descritos, muitas vezes, como monstros sem olhos ou nariz, com uma perna ou com corpo desproporcional. A existência destes seres na África, Ásia e América foram relatados por diversos navegadores da época.

Tais relatos são considerados indicativos do(a):

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64Q932236 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 5
1. Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar... A pessoa pediu:
CONTINUE! CONTINUE!
(toca e para)
Gritava: MAIS! MAIS! MAIS! SEMPRE MAIS!
5. (toca e para)
E depois...
(para a plateia)
Que aconteceu depois?
(espantada)
10. As lembranças chegam a mim aos pedaços... Ainda agora, eu era menina...
(muda-se em menina. Corre, pelo palco, trocando as pernas)
Onde está a Margarida, olé, oli, olá?
(põe-se de joelhos para espiar as águas de imaginário rio)
Vejo restos de memória, boiando num rio,
15. (aponta o chão)
Num rio que talvez não exista...
(ri, feliz)
Passam na corrente gestos e fatos...
(apanha na água invisível, com as pontas dos dedos, algo que teoricamente goteja)
20. Eis um fato antigo.
(aponta para o ar)
Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte...
(numa revolta)
Meu Deus, como era mesmo o meu rosto, meus cabelos, cada uma de minhas feições?
25. (para uma espectadora)
Minha senhora, esqueci meu rosto em algum lugar.
Adapt.RODRIGUES, Nelson. A valsa nº 6. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. pp. 30 e 31.
Analise as proposições em relação à obra Valsa nº 6, Nelson Rodrigues, e ao Texto 5, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A leitura da obra leva o leitor a inferir que ao mesmo tempo em que Sônia (menina e moça) luta com as lembranças ora boas, ora más, e ainda que não entenda o sentido dessa oposição, o autor vai abordando temas como a loucura, o medo, a morte.
( ) A Valsa nº 6, por ser um monólogo de cunho psicológico e por ter um cenário bastante simples, não desvenda o drama e nem justifica a participação de alguns personagens, como é o caso da personagem Paulo.
( ) Na obra, Sônia dá voz a pessoas que permeiam o universo de seu subconsciente na ânsia de juntar o quebra-cabeça da vida dela.
( ) Em “CONTINUE! CONTINUE!” (linha 2) e “MAIS! MAIS! MAIS! SEMPRE MAIS! (linha 4) infere-se que o uso da letra maiúscula denota o desespero do suposto assassino em abafar o crime, pelo aumento do som e pela continuidade da Valsa nº 6, de Chopin.
( ) Nos períodos “Vejo também pedaços de mim mesma” (linha 22), “como era mesmo o meu rosto” (linha 24) as palavras destacadas, na morfologia, são adjetivos e, quanto à concordância nominal, podem ser flexionadas em gênero e número.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
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65Q931802 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.
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66Q950621 | Física, Leis de Kepler, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Analise as proposições com relação aos conceitos de trabalho, energia cinética, energia potencial e princípio de conservação da energia mecânica.

I. O trabalho realizado por uma força conservativa é independente da trajetória que une dois pontos quaisquer no espaço.

II. O trabalho realizado por todas as forças sobre um objeto é igual a variação da energia cinética do mesmo.

III. A força elétrica não conserva energia mecânica.

IV. A força magnética não realiza trabalho.

V. A variação da energia potencial gravitacional é nula para todas as trajetórias que unem dois pontos quaisquer no espaço.

Assinale a alternativa correta.

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67Q932267 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 4
20
1. Às cinco horas da manhã estava de pé, vestindo-me para ir buscar Lúcia. Na
véspera ao despedir-se de mim ela me dissera:
– Amanhã mudo-me. Venha-me buscar ao romper do dia. Desejo... careço de
entrar apoiada ao seu braço na casa onde vou viver a minha nova existência.
5. Achei-a pronta e esperando-me; os vestígios da comoção violenta que haviam
produzido as amargas recordações desapareciam sob a plácida serenidade que
reslumbrava de sua alma e dava à sua beleza uma suave limpidez.
Partimos a pé, com a fresca da manhã; fizemos um dos mais belos passeios de
que se pode gozar no Rio de Janeiro.[...]
10. Apesar da revelação da véspera, continuava a dar a Lúcia esse doce nome, que
estava tão habituado a pronunciar. Uma vez porém ela olhou-me com uma expressão
de mágoa:
– Paulo – disse-me com brandura –, chama-me Maria!
Desde então, quando eu pronunciava esse nome, sua alma tinha enlevos, e ela
15. acompanhava o movimento de meus lábios estremecendo de gozo, como se todo o seu
corpo sentisse uma doce carícia.
– Quando me chamas assim, Paulo – murmurava ela –, parece-me que tu me
embebes e me afagas num só e imenso beijo que me envolve toda. [...]
Almoçamos, como os pastores de Teócrito, frutas, pão e leite cru: ainda não
20. havia preparos de cozinha, nem fogo. Por volta de onze horas do dia chegou a criada,
com uma menina de doze anos, linda e mimosa como um anjinho de Rafael. Era o
retrato de Lúcia, com a única diferença de ter uns longes de louro cinzento nos cabelos
anelados.
ALENCAR, José de. Lucíola. Porto Alegre: L&PM, 2017. pp. 147 e 148.
Analise as proposições em relação à obra Lucíola, José de Alencar, e ao Texto 4.
I. Dígrafo é o encontro de duas letras para representar um só fonema. Nos vocábulos “Amanhã” (linha 3), “romper” (linha 3) e “passeios” (linha 8) ocorre dígrafo.
II. No romance Lucíola, a protagonista, ainda que resgatada pelo amor de Paulo, continua a prostituir-se, levando, também, a irmã, Ana, à prostituição.
III. Da leitura da estrutura “ Apesar da revelação da véspera” (linha 10), infere-se o momento em que Lúcia conta a Paulo sobre a troca do verdadeiro nome dela com o da amiga que morreu tísica, e que isso fez para aliviar o desgosto do pai, ao sabê-la prostituta.
IV.Em “fizemos um dos mais belos passeios de que se pode gozar” (linhas 8 e 9) a preposição destacada não pode ser retirada, devido à regência, uma vez que é exigida pela palavra que a antecede.
V. Nas estruturas “Quando me chamas assim” (linha 17) e “beijo que me envolve toda (linha 18), em relação à colocação pronominal, ocorre próclise, de acordo com a língua padrão culta, devido às partículas atrativas conjunção subordinada temporal e pronome relativo, sequencialmente.
Assinale a alternativa correta.
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68Q931818 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 1
POÉTICA
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao sr. diretor
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho
[vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do amante exemplar com
[cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de
[agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel, Melhores poemas, 17a ed. – São Paulo: Global, 2015, p.64.
Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Melhores poemas, Manuel Bandeira, e ao Texto1.
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69Q932180 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 3
1. Dupin foi até o banheiro, ficou alguns minutos, outros tantos na cozinha,
percorreu a sala, demorou-se diante de duas gravuras, uma de Goeldi, outra de
Carlos Scliar, antes de sentar depositou no canto da mesinha perto da janela o coco
da Bahia, repetindo “bom, bom”, perguntei “ quer outro?”, sorriu “não, vou noutra
5. cachacinha” “ quem sabe prefere uma caipirinha?” “caipirinha” “ é, é, cachaça,
limão, açúcar, pedrinha de gelo”, “vai estragar a cachaça” e sem interrupção: “esta
casa de madeira é um arremedo, não lhe parece, do apartamento?”, antes que
tivesse tempo de responder ouvi o ranger da porta se abrindo e, sem conseguir
identificá-las, quatro vozes “Boa noite!”, logo uma voz se destaca “com esta floresta
10. encobrindo a casa tanto pode ser boa manhã, bom dia, boa tarde, boa noite, bom
amanhecer; outra voz, a do comissário, indagou “Quem é este?” “É um amigo,
puxem cadeira, sentem. Espero que em pouco tempo os nós sejam desfeitos. Foi
bom vocês aceitarem, eu estava ficando desesperado, mandei toda a
documentação para alguém que admiro, August Dupin, mas nem ele conseguiu
15. desfazer os nós, teve a consideração de vir até aqui, e agora, com a presença de
vocês, vamos ver o que podemos fazer.”
Dupin foi sucinto: “Vou começar pela ordem dos documentos que recebi, com o Tu”.
MIGUEL, Salim. Nós. Florianópolis: Editora da UFSC. 2015,pp 70-71.
Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os vocábulos “mesinha” (linha 3), “cachacinha” (linha 5) e “pedrinha” (linha 6) apresentam na sua formação o sufixo inh. Este sufixo designa a flexão de grau diminutivo e tem, geralmente, sentido conotativo para caracterizar a função expressiva da linguagem, nos entanto, nos segundo e terceiro vocábulos o sufixo perde esta função, adquirindo a pejorativa.
( ) As expressões “outros” (linha 1), “floresta encobrindo a casa” (linhas 9 e 10), “do comissário” (linha 11) e “desesperado” (linha 13) representam pontos obscuros para fechar com as personagens mascaradas nominalmente pelos pronomes.
( ) O clima de suspense, que a novela de Salim pretende passar, é reforçado pelos nomes das personagens – que são apenas nominados por pronomes, exceto o comissário Sr. Watson.
( ) Nas estruturas “não lhe parece” (linha 7), “o ranger da porta se abrindo e, sem conseguir identificá-las” (linhas 8 e 9) há, quanto à colocação pronominal, próclise, próclise e ênclise, sequencialmente; e na oração destacada o pronome pode estar, também, enclítico ou proclítico, de acordo com a língua culta e os padrões gramaticais.
( ) A leitura da obra leva o leitor a inferir que em “Espero que em pouco tempo os nós sejam desfeitos” (linha 12) e “mas nem ele conseguiu desfazer os nós” (linhas 14 e 15) o autor está se referindo aos embaraços, ao enigma do caso policial, que precisam ser esclarecidos; e quanto a Nós, o título da novela, alude à primeira pessoa do plural, e o autor usa a ambiguidade para reforçar o clima de suspense, e até sugerir que o leitor também se insira, ficcionalmente, no contexto, compondo o Nós.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
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70Q932060 | Matemática, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

O valor de x . y com x, y ? Z , sabendo que log2 (x) + log(y) = 2 e 2x+y = 32 , é igual a:
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71Q932552 | Química, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.

O ácido ascórbico, C6H8O6, também conhecido como Vitamina C, é utilizado popularmente por suas propriedades terapêuticas. A vitamina C é comercializada em diversas formas, uma das mais comuns é como comprimidos mastigáveis, que contêm ácido ascórbico na sua composição. Além de ser um ácido, a vitamina C também é um agente redutor. Uma das formas para determinar a quantidade de ácido ascórbico, em uma amostra, é titular com uma solução de bromo, Br2, um agente oxidante, conforme equação química abaixo:

                                                                                                       C6H8O6(aq) + Br2(aq) ? 2 HBr(aq) + C6H6O6(aq)

Um comprimido, contendo vitamina C em sua composição, possui massa total (vitamina C + excipientes) 1,00 g e requer 20,00 mL de uma solução de bromo, preparada solubilizando 2,25 g de bromo em 100 mL de solução aquosa.

Com base nas informações acima e na equação química, assinale a alternativa que apresenta a concentração da solução de bromo preparada e a massa de vitamina C contida no comprimido.

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72Q931810 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 5
1. Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar... A pessoa pediu:
CONTINUE! CONTINUE!
(toca e para)
Gritava: MAIS! MAIS! MAIS! SEMPRE MAIS!
5. (toca e para)
E depois...
(para a plateia)
Que aconteceu depois?
(espantada)
10. As lembranças chegam a mim aos pedaços... Ainda agora, eu era menina...
(muda-se em menina. Corre, pelo palco, trocando as pernas)
Onde está a Margarida, olé, oli, olá?
(põe-se de joelhos para espiar as águas de imaginário rio)
Vejo restos de memória, boiando num rio,
15. (aponta o chão)
Num rio que talvez não exista...
(ri, feliz)
Passam na corrente gestos e fatos...
(apanha na água invisível, com as pontas dos dedos, algo que teoricamente goteja)
20. Eis um fato antigo.
(aponta para o ar)
Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte...
(numa revolta)
Meu Deus, como era mesmo o meu rosto, meus cabelos, cada uma de minhas feições?
25. (para uma espectadora)
Minha senhora, esqueci meu rosto em algum lugar.
Adapt.RODRIGUES, Nelson. A valsa nº 6. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. pp. 30 e 31.
Analise as proposições em relação à obra Valsa nº 6, Nelson Rodrigues, e ao Texto 5.
I. Na estrutura “Mas então eu tive um mau pressentimento... Parei de tocar...” (linha 1),o emprego do sinal de reticência sugere medo, apreensão, suspense.
II. Da leitura da obra, infere-se que o elemento integrador entre os dois atos da peça é a Valsa nº 6, cuja execução varia conforme o estado emocional da personagem Sônia.
III. Da leitura de “Vejo também pedaços de mim mesma por toda parte” (linha 22), infere-se que a personagem Sônia, por meio da memória, busca a reconstituição dos fatos e da sua identidade.
IV. As expressões destacadas em “Meu Deus, como era mesmo o meu rosto” (linha 24) e “Minha senhora, esqueci meu rosto (linha 26) têm a função sintática de vocativo nas duas estruturas.
V. No período “Vejo restos de memória, boiando num rio” (linha 14), a palavra destacada representa, para Sônia, momentos de lucidez da sua infância.
Assinale a alternativa correta.
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73Q932218 | Física, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.
Analise as proposições com relação aos conceitos de trabalho, energia cinética, energia potencial e princípio de conservação da energia mecânica. 
I. O trabalho realizado por uma força conservativa é independente da trajetória que une dois pontos quaisquer no espaço. 
II. O trabalho realizado por todas as forças sobre um objeto é igual a variação da energia cinética do mesmo. 
III. A força elétrica não conserva energia mecânica. 
IV. A força magnética não realiza trabalho. 
V. A variação da energia potencial gravitacional é nula para todas as trajetórias que unem dois pontos quaisquer no espaço.
Assinale a alternativa correta
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74Q931759 | Física, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.
Considere as afirmações sobre a troca de calor e de matéria em sistemas termodinâmicos. 
I. Sistemas abertos trocam calor e matéria com seu entorno. 
II. Sistemas fechados só trocam calor com seu entorno. 
III. Sistemas isolados não trocam calor e nem matéria com seu entorno. 
IV. Em um processo adiabático, o sistema é considerado fechado. 
V. Nem todo organismo vivo é um exemplo de sistema aberto.
Assinale a afirmativa correta.
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75Q931806 | Geografia, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.

O mapa é uma das representações visuais mais antigas do pensamento geográfico. A
palavra mapa é uma abreviação do termo latim mappa, que significa toalha de mesa. Há
registros de comerciantes e navegadores que, ao discutirem rotas e caminhos, estendiam
uma toalha sobre a mesa e rabiscavam sobre ela os traçados desejados. Surgindo, assim, o
documento gráfico mapa, importante ferramenta de localização e orientação, além de
privilegiado artefato para informações sobre o espaço geográfico.

Analise as proposições em relação à leitura de mapas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A linha do Equador delimita o plano perpendicular à linha dos pólos, a qual passa pelo centro da esfera terrestre dividindo esta esfera em duas partes iguais.
( ) Paralelos são linhas imaginárias que ligam um pólo do planeta ao outro. São, portanto, semicircunferências.
( ) O primeiro mapa que se conhece é de origem babilônica, e calcula-se que tenha sido feito por volta de 2400 a.C..
( ) As coordenadas geográficas reúnem informações necessárias à localização de qualquer ponto na superfície da Terra.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

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76Q932592 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Complete as lacunas.
________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
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77Q950623 | Física, Eletricidade, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Considere as proposições sobre uma onda eletromagnética.

I. É uma oscilação de um campo elétrico perpendicular a uma oscilação do campo magnético que se propaga em uma direção mutuamente perpendicular a ambos os campos.

II. Propaga-se pelo vácuo com uma velocidade constante.

III. A radiação de micro-ondas não é um exemplo de onda eletromagnética.

IV. As ondas sonoras são exemplos de onda eletromagnética.

V. Quando uma radiação eletromagnética é transmitida de um meio para outro, altera-se sua velocidade e seu comprimento de onda.

Assinale a afirmativa correta.

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78Q946864 | Biologia, Níveis de organização da vida, manhã, UDESC, UDESC, 2018

Os cromossomos são os portadores do material genético - o DNA. São geralmente alongados apresentam-se com “constantes” bem definidas: forma, tamanho e número. Só que essas chamadas “constantes” cromossômicas não são realmente constantes; se o fossem não havería evolução.
Texto extraído de: Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética', Freire-Maia, Newton;1988; São Paulo; p. 415. Editora da Universidade de São Paulo.
Com base no texto, analise as proposições.
I. Alterações cromossômicas como translocações, deleções, duplicações, entre outras, são mecanismos evolutivos das espécies.
II. Alterações no número de cromossomos, como as monossomias ou as trissomias, podem resultar em síndromes.
III. Poliploidias podem resultar em espécies viáveis.
IV. Os cromossomos aparecem por ocasião da divisão celular e são o resultado da compactação do DNA com proteínas específicas.
V. O aumento ou a diminuição do tamanho dos cromossomos, resultantes de deleções ou translocações, podem ocasionar doenças ou mesmo a morte dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta.
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79Q950622 | Física, Física Atômica e Nuclear, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Deseja-se construir uma chaleira elétrica de tal maneira que 1,0l de água, ao nível do mar, inicialmente a 20oC, entre em ebulição em 1,0 minuto.

Assinale a alternativa que corresponde à potência elétrica desta chaleira.

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80Q950626 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Analise as proposições com relação à Física Moderna.

I. As ondas gravitacionais propagam-se com a mesma velocidade que as ondas eletromagnéticas e foram previstas pela Teoria da Relatividade.

II. No modelo atômico de Bohr, o núcleo possui apenas nêutrons, enquanto os prótons e os elétrons estão na eletrosfera.

III. No efeito fotoelétrico, um fóton incide sobre a superfície de um material e a partir de uma certa frequência é possível emitir um elétron. A frequência na qual é possível emitir um elétron é fixa e independe do material no qual a luz incide.

IV. A célula solar é um dispositivo que utiliza o efeito fotoelétrico para transformar energia solar em energia elétrica.

V. A dualidade onda partícula refere-se ao fato que uma partícula pode se comportar como uma onda

Assinale a alternativa correta.

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