Início

Questões de Concursos UECE

Resolva questões de UECE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q533657 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

No que diz respeito à viabilidade, planejamento e controle de construções, fatores econômicos são, por vezes, determinantes na tomada de decisão, sobretudo quando se consideram as manutenções futuras e a “lei de evolução dos custos”. Baseado nisso, analise as seguintes assertivas:

I. Devido aos custos envolvidos, o período de tempo entre as manutenções corretivas deve ser igual ao período de tempo entre as manutenções preventivas, em conformidade com a lei de evolução dos custos.

II. Ao longo do tempo, o custo relativo das intervenções é tido como de crescimento por progressão geométrica, pela lei de evolução de custos.

III. Segundo a lei de evolução dos custos, quanto mais cedo se realizam correções no sistema, mais onerosas elas são.

IV. Pela lei de evolução dos custos, quando se relaciona graficamente o período de tempo com o custo relativo da intervenção, os intervalos de tempo entre as fases do empreendimento serão sempre crescentes na seguinte ordem: projeto, execução, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

V. Os custos com a realização de manutenções preventivas anulam os custos com manutenções corretivas quando se faz uso da lei de evolução dos custos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

982Q736454 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Policial Civil Inspetor, Polícia Civil CE, UECE

Assinale a única alternativa que contém afirmação correta sobre o inquérito policial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

983Q715736 | Arquitetura, Orçamento e Fiscalização, Fiscal de Urbanismo, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Atente ao que se afirma a seguir sobre as competências do fiscal de obra.

I. Acompanha o cronograma físico-financeiro e informa, à contratada e ao seu superior imediato, as diferenças observadas no andamento das obras.

II. Tem o poder de paralisar qualquer serviço que não seja executado em conformidade com projeto, norma técnica ou qualquer disposição oficial aplicável ao objeto do contrato.

III. No desenvolvimento do projeto, verifica e aprova a substituição de materiais, equipamentos e serviços solicitados pela contratada.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

984Q475097 | Farmácia, Policial Civil Perito, Polícia Civil CE, UECE

Analise as afirmativas:

I - A validade da utilização da atividade colinesterásica para a monitorização biológica na exposição a anticolinesterásicos é ilimitada, não sofrendo variações biológicas, intra e inter individuais, na população sadia.

II - No caso dos carbamatos, outro método de monitoração biológica utilizado, porém de menor importância, é a determinação de produtos de biotransformação na urina.

III - A colinesterase eritrocitária constitui um indicador mais específico e sensível em exposições crônicas do que a colinesterase plasmática.

IV - Valores baixos de atividade da colinesterase plasmática podem ser encontrados em pessoas portadoras de doenças hepáticas e aumentados no hipertireoidismo.

V - Valores baixos da colinesterse eritrocitária são encontrados em indivíduos com leucemias e neoplasias, enquanto altos valores existem em pessoas com policitemia, talassemias ou discrasias sanguíneas congênitas.

Marque a alternativa verdadeira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

985Q932827 | Filosofia, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”.
HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1983 – adaptado.
Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações:
I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém.
II. O direito de natureza não garante a propriedade individual.
II. O direito de natureza é igual para todos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

986Q551916 | Informática, Excel, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Em uma planilha do Microsoft Excel 2003 as células têm os valores que seguem: A1=1, A2= 2, A3=3, A4=4, A5=5, B1=1, B2=2, B3=3, B4=4 e B5=5; e a célula C6 tem a fórmula: =SE(MÉDIA(A1:A5)<3;SOMA(B1:B5);10).

Assinale a alternativa correspondente ao resultado exibido na célula C6, após a execução da fórmula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q401926 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Assistente Administrativo, CEGAS CE, UECE

Um “especialista em licitação” afirmou que pode haver dispensa de licitação nas seguintes situações:

I. Quando a obra ou o serviço de engenharia não exceder o valor de 10% do limite previsto na modalidade cartaconvite.

II. Para todas as compras de valor entre 10% e 15% do limite previsto na modalidade carta-convite.

III. Quando não aparecerem licitantes na modalidade carta-convite, realizada anteriormente.

De acordo com a lei, o especialista está correto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

988Q476188 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia, SES CE, UECE

Marque o efeito colateral que um paciente que fez uso de um antiinflamatório oral pode apresentar, mais freqüentemente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

989Q725285 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Policial Civil Inspetor, Polícia Civil CE, UECE

A ALCA diz respeito à organização de países para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

990Q477741 | Farmácia, Farmácia, SES CE, UECE

De acordo com a Farmacopéia Brasileira os produtos oftálmicos estéreis (colírios)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

991Q931640 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
TEXTO 
A Banda
(01) Estava à toa na vida
(02) O meu amor me chamou
(03) Pra ver a banda passar
(04) Cantando coisas de amor
(05) A minha gente sofrida
(06) Despediu-se da dor
(07) Pra ver a banda passar
(08) Cantando coisas de amor
[...]
(09) O homem sério que contava dinheiro parou
(10) O faroleiro que contava vantagem parou
(11) A namorada que contava as estrelas parou
(12) Para ver, ouvir e dar passagem
(13) A moça triste que vivia calada sorriu
(14) A rosa triste que vivia fechada se abriu
(15) E a meninada toda se assanhou
(16) Pra ver a banda passar
(17) Cantando coisas de amor
[...]
(18) O velho fraco se esqueceu do cansaço e
(19) pensou
(20) Que ainda era moço pra sair no terraço e
(21) dançou
(22) A moça feia debruçou na janela
(23) Pensando que a banda tocava pra ela
(24) A marcha alegre se espalhou na avenida e
(25) insistiu
(26) A lua cheia que vivia escondida surgiu
(27) Minha cidade toda se enfeitou
(28) Pra ver a banda passar
(29) Cantando coisas de amor
(30) Mas para meu desencanto
(31) O que era doce acabou
(32) Tudo tomou seu lugar
(33) Depois que a banda passou
(34) E cada qual no seu canto
(35) E em cada canto uma dor
(36) Depois da banda passar
(37) Cantando coisas de amor
[...]
HOLLANDA, Francisco Buarque de; RUSSEL, Bob. A banda. Rio de Janeiro: RGE. 1966. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/a-banda.html. Acessado em 27 de abril de 2019.
Sobre o texto, uma canção de Chico Buarque de Hollanda e Bob Russel, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

992Q649552 | Informática, Linguagens, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

O comando da linguagem Java que exibe se a string nomeA é igual à string nomeB é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

994Q932214 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
Texto
Em Busca de Novas Armas Contra o
Aedes Aegypt
(38) O infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha já
(39) foi diagnosticado com dengue duas vezes.
(40) Nenhuma surpresa. O coordenador de
(41) Vigilância em Saúde e Laboratórios de
(42) Referência da Fundação Oswaldo Cruz
(43) (Fiocruz) e professor da Medicina da
(44) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
(45) vive no Brasil, país castigado pela doença nas
(46) últimas três décadas e por outras também
(47) transmitidas pelo Aedes aegypt. Essas
(48) epidemias, explica o pesquisador nesta
(49) entrevista, devem continuar décadas adiante:
(50) “Ainda utilizamos o modelo de controle do
(51) mosquito que foi exitoso há 110 anos com
(52) Oswaldo Cruz”. Nem as águas de março que
(53) acabaram de fechar o verão são promessa de
(54) uma trégua. “Temos observado que, em
(55) algumas localidades do Brasil, o padrão de
(56) ocorrência da dengue tem se mantido estável
(57) mesmo fora do verão. Isso aponta o óbvio: a
(58) população e as autoridades sanitárias têm de
(59) atuar durante todo o ano, e não somente no
(60) verão. Infelizmente, isso não ocorre em um
(61) padrão homogêneo”, ensina Cunha, que
(62) comemora, no entanto, abordagens
(63) promissoras para o controle do mosquito e vê
(64) uma melhora da vigilância nas últimas
(65) décadas.
(66) Ciência Hoje: O Brasil sofreu
(67) recentemente com grandes surtos de
(68) dengue, zika e febre amarela. Devemos
(69) esperar novos surtos em breve? O que
(70) dizem os dados epidemiológicos?
(71) Rivaldo Venâncio da Cunha: As doenças
(72) transmitidas pelo Aedes continuarão ocorrendo
(73) nos próximos 20 ou 30 anos. Por que
(74) continuarão ocorrendo? Porque utilizamos o
(75) modelo de controle do mosquito que foi
(76) exitoso há 110 anos com Oswaldo Cruz e,
(77) depois, com Clementino Fraga e outros. Se
(78) não houver uma nova abordagem para
(79) controle do vetor, continuaremos tendo
(80) epidemias, porque, infelizmente, as questões
(81) estruturais da sociedade permanecem
(82) praticamente inalteradas. Essa bárbara
(83) segregação social que o Brasil tem,
(84) esse apartheid social, que é fruto de séculos,
(85) criou condições para haver comunidades
(86) extremamente vulneráveis, onde a coleta do
(87) lixo, quando existe, é feita de forma
(88) inadequada, e nas quais o fornecimento de
(89) água é irregular. São lugares onde o Estado
(90) inexiste. Há comunidades em que policiais não
(91) podem entrar a qualquer hora, imagine um
(92) agente de controle de vetores. Essa
(93) complexidade urbana não aparenta que será
(94) modificada nos próximos anos.
CUNHA, Rivaldo Venâncio da. Em Busca de Novas Armas Contra o Aedes Aegypt. Ciência Hoje, São Paulo, n.353, abr. 2019. Entrevista concedida a Valquíria Daher. Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/em-busca-de-novasarmas-contra-o-aedes-aegypt/. Acessado em 27 de abril de 2019.
Um texto deve manter seus elementos ligados entre si como forma de assegurar sua coesão. Sendo assim, existem várias formas de manutenção da coesão textual. Considerando esse aspecto, é correto afirmar, sobre a entrevista texto, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q538806 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Técnico, CEGAS CE, UECE

1Uma usina de asfalto consome, no secador rotativo, 15.873.284 BTU/hora. O equipamento trabalha 1 turno de 8 h/dia, 5 dias por semana.

Assinale a alternativa que contém o consumo de GN por mês e o custo diário, sabendo que o PCI do GN é igual a 8600 kcal/m³ e que o custo do GN é de R$ 0,80/m³.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

996Q554174 | Informática, Protocolo, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Sobre o SOAP — um protocolo de aplicação da pilha TCP/IP —, assinale o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

997Q932802 | História, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

A catedral Notre-Dame de Paris, que foi consumida pelo fogo no dia 15 de abril de 2019, é um monumento símbolo da capital francesa, que foi palco de importantes acontecimentos da história da França como, por exemplo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

998Q435418 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar CE, UECE

A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado
Democrático de Direito, tendo como fundamentos:
I.  a soberania e a dignidade da pessoa humana.
II.  a  autodeterminação  dos  povos  e  o  pluralismo
político.
III.  a defesa da paz e os valores sociais do trabalho.
IV.  os valores sociais da livre iniciativa e a cidadania.
São corretos, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

999Q435705 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Assistente Social, SES CE, UECE

Acerca da Seguridade Social, o texto constitucional preceitua que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1000Q781321 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, ADAGRI CE, UECE

Marque as medidas profiláticas que o aqüicultor deve tomar, caso ocorra uma contaminação por vírus no sistema de cultivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.