Questões de Concursos UECE CEV

Resolva questões de UECE CEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q944302 | Física, Movimento Harmônico, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2022

Uma partícula de massa M, presa à extremidade deuma mola ideal, executa um movimento harmônico simplesde amplitude A, ao longo do eixo das abscissas Ox, comcentro das oscilações em O, origem de Ox. Sabe-se que, apartir da equação de movimento, é possível obter umarelação funcional entre a posição X da partícula, medida apartir de O, e o tempo t. De modo alternativo e porconsiderações de energia, é possível obter uma relaçãofuncional entre a velocidade V da partícula e sua posição X,medida a partir de O. Para uma amplitude A de 1m e umafrequência de oscilação de 0,5Hz, a relação procurada paraV², em termos de X, é dada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q943560 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

“A extrema desigualdade na maneira de viver, o excesso de ociosidade por parte de uns, o excesso de trabalho de outros, [...] os alimentos demasiadamente requintados, que nos nutrem de sucos abrasantes e nos sobrecarregam de indigestões, a má alimentação dos pobres, [...]: eis, pois, as funestas garantias de que a maioria dosmales é fruto de nossa própria obra, e de que seriam quase todos evitados se conservássemos a maneira simples, uniforme e solitária de viver, que nos foi prescrita pela Natureza.”

Rousseau, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 61 – Coleção Os Pensadores.


Por meio do trecho acima, é correto concluir que, para Rousseau,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q946502 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866- 1909), autor de Os Sertões – Campanha de Canudos (1902), é seguramente um dos primeiros pensadores deste país que foi capaz de entender o Brasil na sua substância específica de grande diversidade genéticomestiça e conturbada formação social. Os Sertões trata da “Campanha” do exército brasileiro republicano contra o arraial de Canudos, ocorrida no sertão baiano, que durou de meados de 1896 a outubro de 1897. O livro é um clássico da Literatura e das Ciências Sociais e para além de uma interpretação da formação social e cultural do Brasil, é um livro de denúncia contra a então República brasileira: “A Campanha de Canudos foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo”.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões – Campanha de Canudos. São Paulo: Ática, 1998.
Com base no exposto, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q679530 | Biologia, Classificação biológica, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Quanto à nomenclatura e classificação dos seres vivos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q944291 | Física, Espelhos Esféricos, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2022

Um pescador encontra-se em seu barco nas águas tranquilas (sem ondas) de um lago em um dia de sol. Exatamente ao meio-dia, ele observa a imagem do sol através da superfície do lago. Sabendo que o raio da Terra é R e considerando a superfície do lago como sendo uma superfície refletora esférica em relação ao sol, pode-se afirmar que a imagem do sol em relação ao centro da Terra encontra-se à distância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q943164 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Uma das teorias clássicas das Ciências Sociais sobre a existência das classes sociais e das lógicas de estratificação que as mantêm separadas ou divididas nas sociedades modernas e capitalistas foi desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx (1818- 1883). De modo geral, Marx buscou explicar as lógicas sociais tanto de existência das classes nas sociedades capitalistas como os motivos de suas lutas ou tensões que estruturam o modo social de produção do capitalismo.
Assim, partindo da perspectiva teórica de Marx, assinale a opção que corresponde às duas principais classes sociais antagônicas no sistema capitalista com seus respectivos objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q943266 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

“[...]os banhos públicos eram uma verdadeira instituição na Roma antiga. Ruínas romanas espalhadas pela Europa guardam ainda hoje resquícios das termas, espécie embrionária de sauna. Por um período, havia banhos separados para homens e mulheres. Na época imperial, porém, surgiram os banhos mistos. [...] A prática era condenada. Segundo o Código de Justiniano, elaborado no século VI, bastava que uma mulher casada frequentasse as termas para que pudesse ser repudiada”.
BOLOGNE, Jean-Claude. A intimidade compartilhada. Revista História Viva, Ano III, N. 27, São Paulo: Duetto.
A partir do excerto acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q679617 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Os dois povos que foram os principais responsáveis pela construção da sociedade mesopotâmica foram os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q944167 | Geografia, Projeções e Representações, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

“Na cartografia, os mapas têm características específicas que os classificam e representam elementos selecionados de um determinado espaço geográfico, de forma reduzida, utilizando simbologia e projeção cartográfica.”
Archela, R. S.; Théry, H. Disponível em:http://confins.revue.org/index3483.html

O excerto acima é parte do trabalho intitulado “Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos”. Considerando os aspectos que envolvem a cartografia, tipos e usos de mapas, analise as seguintes afirmações:

I. Os mapas são veículos de transmissão do conhecimento que pode ser o mais amplo e variado possível ou o mais restrito e objetivo possível. II. A elaboração de mapas temáticos abrange etapas como a coleta de dados, análise, interpretação e representação das informações, entre outras, sobre um mapa base. III. O nível de organização dos dados, qualitativos, ordenados ou quantitativos, de um mapa está diretamente relacionado ao método de mapeamento e à utilização de variáveis visuais adequadas a sua representação.


É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q943160 | Sociologia, Conceito de poder, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Para Michel Foucault, de modo geral, a modernidade estabeleceu novas modalidades de poder que apontam para o surgimento de tecnologias de controle do corpo social ou das coletividades e dos indivíduos. É um novo tipo de poder, em particular, que foi e é criado pelas instituições modernas como o Estado, a escola, os hospitais, a fábrica e a prisão: o biopoder.
Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes afirmações:
I. O biopoder é um poder disciplinar e institucional que torna os indivíduos dóceis e úteis. II. O controle em fábricas e hospitais ocorre com a organização do tempo e do espaço. III. O biopoder é entendido como um agente biológico injetado no corpo dos indivíduos. IV. As técnicas de controle nas escolas envolvem assiduidade, postura e obediência.
Em relação a biopoder, está correto o que se diz em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q946514 | Física, Trabalho e Energia, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2019

Um elevador, de modo simplificado, pode ser descrito como um sistema composto por duas massas ligadas por uma corda inextensível e suspensas por uma polia de eixo fixo. Uma das massas é um contrapeso e a outra massa é a cabine com seus passageiros. Considerando uma situação em que a cabine executa uma viagem de subida, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q951123 | Matemática, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Em um plano, considere um círculo cuja medida do raio é igual a 0,5 m, um quadrado Q circunscrito ao círculo e um quadrado q inscrito no mesmo círculo. Podemos afirmar corretamente que a medida, em m2, da área da região do plano interior a Q e exterior a q é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q944230 | Filosofia, Os PréSocráticos, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

No diálogo platônico Sofista, os personagens Teeteto e Estrangeiro conversam sobre o que é o sofista, chegando à tese de que seu discurso é um simulacro, uma cópia falsa do real. No entanto, essa tese conduziria os interlocutores a umadificuldade, segundo o Estrangeiro, que a explica nos seguintes termos.
“É que, realmente, jovem feliz, nos vemos frente a uma questão extremamente difícil. Afinal, mostrar e parecer sem ser, dizer algo, entretanto, sem dizer com verdade, são maneiras que trazem grande dificuldades... Que modo encontrar, na realidade, para dizer ou pensar que o falso é real sem que, já ao dizer isso, nos encontramos enredados numa contradição? [...] A audácia dessa afirmação é supor o não ser como ser; e, na realidade, nada pode ser dito falso sem esta condição”.
PLATÃO. Sofista, 236e-237-a. São Paulo: Abril Cultural, 1972. Coleção Os Pensadores (Texto adaptado).
Segundo o Estrangeiro, a dificuldade dessa afirmação, sua contradição inicial, a ser elucidada na continuidade do diálogo, estaria em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q943227 | Física, Ótica, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Ao montar um aparato ótico, um estudante fez uso de uma lente delgada convergente de distância focal de 24 cm e uma tela de projeções. Ao posicionar um objeto puntiforme a uma distância de 100 cm da tela, deslocando a lente entre o objeto e essa tela, constatou a formação de uma imagem nítida sobre ela para duas posições da lente, o que o levou a concluir que o módulo da distância, em cm, entre essas duas posições é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q946751 | Sociologia, Instituições sociais, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

Michel Foucault (1926-1984) investigou as origens dos princípios de vigilância, observação e correção de “comportamentos indesejados” para o funcionamento das instituições modernas. Tais princípios produzem “corpos disciplinados” ou “corpos dóceis” e os tipos de instituições que adotam tais princípios são as escolas, os hospitais, as prisões e as empresas modernas. No ambiente controlado dessas organizações, a disciplina exerce um poder sobre os corpos dos seus integrantes. Esse “poder disciplinar” explora técnicas diversas para subjugar os corpos individualmente e exerce um tipo de controle que não atua de fora, mas trabalha esses corpos de dentro produzindo os “comportamentos adequados” e fabricando o tipo de pessoa necessária ao funcionamento e manutenção dessas instituições.
Considerando essa concepção de Michel Foucault, assinale a proposição verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q944227 | Filosofia, Vontade Divina e Liberdade Humana, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

O filósofo, teólogo e padre cearense Manfredo Ramos, um grande estudioso do pensamento de Agostinho de Hipona (354-450), afirma o seguinte sobre a relação entre liberdade humana e graça divina.
“Deus não salva ninguém obrigado. Ele nos criou sem pedir licença, mas não nos salva sem a nossa vontade. [...] Ele nos fez à sua imagem e semelhança, dotados de inteligência, por isso nos dá a liberdade. Toda a natureza criada é determinada para Deus. [...] Deus criador põe, em tudo o que faz, a sua marca, que é uma marca de bondade. Tudo é dirigido para o bem, porque Deus é bom. Mas o homem é chamado por Deus de uma maneira diferente, com liberdade. [...] o pobre do homem, ferido pelo pecado, ele quer o bem, quer fazer aquilo que está na marca dele, e não consegue. Por isso que essa perspectivade salvação deve ser abraçada, deve ser querida, mas não sem a graça de Deus. Aqui é que está o mistério.”
RAMOS, Manfredo. A ressurreição de Cristo e a perspectiva da Salvação. Entrevista ao site da Paróquia Nossa Senhora da Glória em 04-04-2018. Disponível em https://www.paroquiagloria.org.br/confira-entrevista-com-monsenhor-manfredo-ramos-a-ressurreicao-de-cristo-e-a-perspectiva-da-salvacao/. Acessado em 05-11-2022.
Com base na passagem anterior, é correto afirmar, sobre a teoria agostiniana da liberdade e da graça, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q943474 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

O número irracional (√2 − √3)6 é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q944265 | Espanhol, Modo Verbal Indicativo, Língua Espanhola, UECE, UECE CEV, 2022

Completa correctamente el diálogo con una de las opciones abajo.
― Ayer ________ en la presentación de las novelas del Premio Nadal. ― ¿Y qué tal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q943247 | Geografia, Indústria brasileira, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

A desconcentração industrial de São Paulo e a importância das economias regionais no desenvolvimento de suas indústrias, geralmente ligadas ao setor de bens de consumo, em cidades do interior paulista, numa primeira etapa, e de outros estados do país, numa segunda, notadamente nas maiores cidades, foi um processo atrelado à expansão territorial, econômica e demográfica das metrópoles, à urbanização do campo e à expansão das fronteiras do agronegócio. Contudo, a “metrópole onipresente” continuou a exercer suas funções de comando e gestão no território. A esse respeito, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q679571 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para a seguinte afirmação de Karl Max sobre o trabalho no sistema capitalista: “O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma ‘mercadoria’”.
Fonte: Marx, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 80.

Assinale a opção que corresponde à afirmação de Karl Marx acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.