Questões de Concursos UECE CEV

Resolva questões de UECE CEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q681424 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

“O movimento, repleno de contradições, da sociedade capitalista faz-se sentir ao burguês prático de modo mais contundente nos vaivéns do ciclo periódico que a indústria moderna percorre e em seu ponto culminante – a crise geral.”
Marx, Karl. Posfácio à Segunda Edição [1873] de O capital: Crítica da economia política, I/1. Trad. br. Flávio R. Kothe e Régis Barbosa. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21.
Essa concepção de Marx, de que o capitalismo é um “repleno de contradições”, tem base em uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q944345 | Física, Estática e Hidrostática, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

O sistema de unidades CGS (centímetro-grama-segundo) foi proposto em 1832 pelo matemático Carl Friedrich Gauss. Por ser inconveniente do ponto de vista prático, esse sistema foi substituído internacionalmente, para propósitos científicos, pelo sistema MKS (metro-kilograma-segundo). Um estudante deseja fazer uso de um novo sistema de unidades no qual a unidade padrão de comprimento é 5 cm, ao passo que a unidade padrão para massa é 20 g. Um objeto cuja densidade no sistema CGS seja dada por 8 g/cm³ terá, no novo sistema adotado pelo estudante, um valor numérico dado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q943163 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O Estado é, de modo geral, uma estrutura que organiza os mais variados âmbitos da vida nas sociedades contemporâneas e, para Max Weber (1864-1920), um dos teóricos clássicos da Sociologia, esta instituição social tem as seguintes características principais: possui um complexo aparato administrativo-burocrático; um corpo de funcionários; estatutos, normas e legislações; e detém o monopólio legítimo da força sobre seus membros ou concidadãos.
Acerca dessas características que Weber elenca como as principais do Estado, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q943176 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Nos últimos anos, uma expressão conceitual passou a ser bastante difundida e discutida publicamente para tratar da discriminação racial: racismo estrutural. Sílvio Almeida, jurista e filósofo, em sua obra sobre esta conceituação, procura demonstrar como o racismo na sociedade brasileira, por exemplo, é naturalizado e/ou normalizado, e está incrustado nas relações sociais cotidianas.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019.
Afirmar que “o racismo é estrutural” significa dizer que o racismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q944244 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

“O que caracteriza o conhecimento dialético é que o verdadeiro (Hegel), o racional e o concreto (Hegel, Marx) são o resultado de um movimento de pensamento. Resultado do que Hegel chama de ‘trabalho do conceito’, que mostra progressivamente, a partir das determinações mais simples e abstratas do conteúdo, suas determinações cada vez mais ricas, complexas e intensas, até o ponto de sua unidade, que não é uma unidade formal, mas uma unidade sintética de múltiplas determinações”.
MÜLLER, Marcos Lutz. A dialética como método de exposição em O capital. Belo Horizonte: Boletim da SEAF, 1982 (mimeo). (Texto adaptado).
A partir da citação anterior, é correto concluir que, para a dialética, o esforço do pensamento conceitual em acessar e conhecer a realidade, deve resultar em um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q951164 | Filosofia, A Política, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Leia atentamente a seguinte passagem:

“A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juízo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes” (Aristóteles, Metafísica, 981a5).

Com base no texto acima, considere as seguintes afirmações:

I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes.

II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral.

III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal.

IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q944277 | Matemática, Trigonometria, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

Se M e m são respectivamente os valores máximo e mínimo que a função f : R → R definida por f(x) = 3sen2x + 7cos2x pode assumir, então o produto M.m é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q944289 | Física, Movimento Retilíneo Uniforme, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2022

Um caminhão é monitorado através de um sistema de GPS onde é possível observar, em uma tela, as coordenadas X e Y, medidas em cm, do veículo em relação à sede da empresa, que corresponde à origem do sistema de coordenadas. Sabendo que cada unidade de distância indicada na tela do GPS corresponde a uma distância de 80 km na rodovia, calcule o valor aproximado da velocidade média de um caminhão, em m/s, que saiu da sede da empresa às 13h, das coordenadas X = 0 e Y = 0, e que, às 18h do mesmo dia, encontrava-se em seu destino, e o GPS indicava, em sua tela, coordenadas X = 3 e Y = 4.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q944195 | História, República Autoritária 1964 1984, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Apesar do propalado “Milagre Econômico”, ocorrido durante os governos militares estabelecidos após o golpe de 1964, constata-se que, nesse período, a dívida externa do Brasil passou de 3,1 bilhões de dólares, em 1964, para 95,8 bilhões em 1985; a inflação anual, entre idas e vindas, passou de 35% ao ano, em 1965, para uma inflação anual de 224% em 1984; em 1963, os trabalhadores que recebiam salário mínimo gastavam 40,97% de seu salário na compra da ração essencial mínima: após dez anos, esse gasto já passava de 60% do salário e, ao final do ciclo de governos militares, o gasto do trabalhador com alimentação atingia 74,38% do salário mínimo.
CAMPOS, Flávio de; DOLHNIKOFF, Miriam. Atlas História do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. COSTA, Edmilson Silva. A Política salarial no Brasil 1964-1985: 21 anos de arrocho salarial e acumulação predatória. Campinas-SP: [s.n.], 1996.


Considerando os dados econômicos referentes ao período dos governos militares no Brasil pós-1964, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q946500 | Sociologia, Cultura e sociedade, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte excerto: “A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em Senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre esses dois extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social do Brasil. Entre os filhos mestiços, legítimos e mesmo ilegítimos, havidos delas pelos Senhores brancos, subdividiu-se parte considerável das grandes propriedades, quebrando-se assim a força das sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52ª ed. São Paulo: Global, 2013.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre aponta, na citação acima, a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. Assim, mesmo que se possa criticar tal concepção, a perspectiva teórico-sociológica de Freyre afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q944224 | Biologia, Embriologia humana, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação à embriologia humana, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) A produção dos gametas ocorre na gametogênese. ( ) O desenvolvimento é um processo ativo e aleatório, que se inicia no momento em que um óvulo é fecundado por um espermatozoide. ( ) Quando o primeiro espermatozoide fecunda o ovócito, possibilita a entrada de vários outros espermatozoides. ( ) O desenvolvimento pré-natal humano estende-se por 60 semanas após a fecundação.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q944233 | Filosofia, Os PréSocráticos, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

O legislador, estratego e poeta Sólon (século VI a.C.) foi o primeiro grande reformador democrático de Atenas. No fragmento a seguir, pode-se observar a cisão que Sólon estabelece entre a pólis e a monarquia. Leia-o com atenção. [...] por homens potentes a cidade perece, e do monarca o povo, por ignorância, na escravidão cai. Mui alçado, não é fácil depois trazê-lo ao chão [...]
(SÓLON, fr. 9, in: RAGUSA, Giuliana; BRUNHARA, Rafael. Elegia grega arcaica. Araçoiaba da Serra: Editora Mnema, 2021).
Com base no texto, analise as assertivas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A pólis se sustenta na ignorância do povo. ( ) O poder de um só produz a ignorância. ( ) A ignorância causa a escravidão do povo. ( ) A pólis não pode apoiar-se na ignorância.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q679549 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“O homem é no sentido mais literal do termo um zoon politikon, não só um animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade. A produção do indivíduo isolado fora da sociedade [...] é uma coisa tão absurda como o desenvolvimento da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e falem entre si.”
MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política. Trad. Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982, p. 3-4. Texto modificado.
Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx,


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q943490 | Física, MCU, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2021

Em um torno mecânico de bancada, duas polias são conectadas por meio de uma correia. Uma das polias tem 10 cm de raio e realiza 80 voltas por segundo. O número de voltas que a segunda polia dará por minuto, caso tenha 20 cm de raio, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q944276 | Matemática, Médias, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

O quadro de linhas a seguir foi construído com elementos do conjunto N* = {1, 2, 3, 4, .....}, seguindo uma lógica estrutural característica.
Linha 1: 1 Linha 2: 2, 3 Linha 3: 4, 5, 6 Linha 4: 7, 8, 9, 10 .................................. .................................. Linha n: x1, x2, x3, x4, . . . .,xn ..................................
Se n = 10, então a média aritmética dos números que estão na linha n é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q943512 | Geografia, Categorias de Análise da Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente a seguinte descrição de um conceito geográfico:

“É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou sociedade e espaço. Dotada de aspectos naturais e culturais do mundo, revela os aspectos perceptíveis do espaço geográfico possíveis de serem percebidos, contemplados e conhecidos a partir dos órgãos dos sentidos”.

O enunciado acima descreve o conceito geográfico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q679583 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Analise o seguinte trecho da letra da música A Carne, de autoria de Marcelo Yuka, Ulisses Cappelletti e Seu Jorge, interpretada por Elza Soares.

“A carne mais barata do mercado

É a carne negra

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que vai de graça pro presídio

E para debaixo do plástico

E vai de graça pro subemprego

E pros hospitais psiquíatricos

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que fez e faz e faz história

Segurando esse país no braço, meu irmão

O cabra aqui, não se sente revoltado

Porque o revólver já está engatilhado

E o vingador eleito” [...].

Atente para o que se afirma a seguir a respeito do conteúdo da música apresentada:

I. De acordo com o conteúdo da música, os negros no Brasil tornam-se vulneráveis em função do desemprego e da crise econômica pela qual o País passa atualmente.

II. A música é uma forma de denúncia da situação histórica dos negros no País e do racismo a que eles estão submetidos.

III. Caracteriza-se como como uma canção de protesto, pois demonstra a dívida que o Brasil tem com os negros. Como denota a canção, o respeito é ausente e a justiça também.

IV. Enaltece a contribuição dos negros na construção do Brasil, ao reconhecer que foram eles que seguraram o País nos braços.

Está corretamente relacionado à letra da música somente o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q679075 | Filosofia, Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

“A crescente proletarização dos homens de hoje e a crescente formação das massas são dois lados de um mesmo acontecimento. O fascismo procura organizar as massas proletarizadas recém-surgidas sem tocar nas relações de propriedade, por cuja abolição elas pressionam. Ele vê sua salvação em deixar as massas alcançarem a sua expressão (de modo algum seu direito). As massas possuem um direito à mudança das relações de propriedade; o fascismo busca dar-lhe uma expressão conservando essas relações. O fascismo resulta, consequentemente, em uma estetização da vida política.”


BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012, p. 117.

Considerando o que diz Benjamin sobre os efeitos sociais da reprodutibilidade técnica dos objetos de fruição estética, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q944295 | Física, Dilatações, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2022

Em um laboratório industrial, existe um recipiente de vidro que está completamente cheio com um volume V de mercúrio a 20°C. Determine, aproximadamente, o percentual do volume de mercúrio que extravasa, em função de V, quando o conjunto é aquecido a 140°C.
Dados: Coeficiente de dilatação linear do mercúrio = 61,0 x 10-6°C-1 Coeficiente de dilatação linear do vidro = 9,0 x 10-6°C-1
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.