Questões de Concursos UECE CEV

Resolva questões de UECE CEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q945582 | Biologia, Fungos, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

O nitrato de amônio se decompõe, sob certas condições, produzindo água e monóxido de dinitrogênio, conhecido como gás hilariante, descoberto por Joseph Priestley (1733-1804). O volume do monóxido de dinitrogênio produzido pela decomposição de 100 gramas de nitrato de amônio medidos a 27 °C e 1 atmosfera será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q944084 | Física, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2020

O motor de um carro elétrico tem seu eixo acoplado a uma polia de raio r. Esta polia é acoplada mecanicamente a outra maior, de raio R, por uma correia inextensível e que não desliza nas polias. Considerando apenas os pontos de contato entre as polias e a correia, é correto afirmar que a velocidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q944094 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2020

Conforme notícia da BBC News, em 21 de agosto de 1986, o Lago Nyos, na República dos Camarões, projetou uma grande nuvem de dióxido de carbono que matou centenas de cabeças de gado, 1746 pessoas e deixou mais de 400 feridos. O acidente teve como causa uma grande concentração de dióxido de carbono no fundo do lago. Para explicar esse fato, a hipótese mais provável é a de que tenha ocorrido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q950092 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Sobre a produção do território no Ceará, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q679524 | Raciocínio Lógico, Matemática 1° Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Se x, y e z são três algarismos distintos que pertencem ao conjunto {1, 2, 3, ...., 9} e n é a quantidade de números primos positivos que são divisores do número p = xyzxyz, então,

Observações:
1. O número p é um número natural. 2. Veja que 1001 = 7.11.13.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q944288 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

No Parque Botânico Florilândia, foi concebido um desenho de canteiro destinado ao cultivo de rosas, com as seguintes características.
I. Reservar uma área plana do terreno com a forma de um quadrado cuja medida do lado é 16 m; II. Considerar-se, para cada lado limite do terreno, uma circunferência cujo centro é o ponto médio do lado e a medida do raio é igual a 8 m (metade da medida do lado do quadrado). III. As interseções, duas a duas, das áreas internas das circunferências constituem a parte do terreno destacada para situar o canteiro. IV. A figura resultante é denominada de “rosácea” por vários autores de textos matemáticos.
A medida da área destinada para situar o canteiro (rosácea), em m2, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q944078 | Português, Variação Linguística, Português, UECE, UECE CEV, 2020

Texto associado.

O Poeta da Roça


Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio

Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argum menestrê, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola
Cantando, pachola, à percura de amô

Não tenho sabença, pois nunca estudei
Apenas eu seio o meu nome assiná
Meu pai, coitadinho! vivia sem cobre
E o fio do pobre não pode estudá

Meu verso rastero, singelo e sem graça
Não entra na praça, no rico salão
Meu verso só entra no campo da roça e
[dos eito
E às vezes, recordando feliz mocidade
Canto uma sodade que mora em meu peito.
[...]
Eu canto o mendigo de sujo farrapo,
Coberto de trapo e mochila na mão,
Que chora pedindo o socorro dos home,
E tomba de fome, sem casa e sem pão.

E assim, sem cobiça dos cofre luzente,
Eu vivo contente e feliz com a sorte,
Morando no campo, sem vê a cidade,
Cantando as verdade das coisa do Norte.

Adaptada de ASSARÉ, Patativa do.
Cante lá que eu canto cá: Filosofia de um trovador
nordestino. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1978.
As palavras “papé” (linha 164), “percura” (linha 167) e “sodade” (linha 177) extraídas do poema revelam uma variedade linguística do português brasileiro específica de um grupo social identificada em falantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q944086 | Física, Campo e Força Magnética, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2020

Sobre as linhas de campo magnético, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q943140 | Filosofia, Os PréSocráticos, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Considere o seguinte trecho da obra de John Burnet sobre o surgimento da filosofia na Grécia:
“Foi somente após se desarticularem a visão tradicional do mundo e as normas costumeiras de vida que os gregos começaram a sentir as necessidades que a filosofia da natureza e da conduta procuram satisfazer”.
Burnet, J. A aurora da filosofia grega. Trad. bras. Vera Ribeiro. Rio de janeiro: Editora PUC-Rio, 2006.
No que diz respeito ao surgimento da filosofia na Grécia, a tese de John Burnet defende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q950060 | Matemática, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Usando fórmulas trigonométricas, pode-se expressar sen(3t) em função de sen(t). A partir disso, pode-se obter um polinômio P com coeficientes inteiros que admite sen(10°) como uma raiz (P(sen(10°)=0). Esse polinômio é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q681598 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Ocorrido de 1861 a 1865, o conflito que resultou em mais de 1 milhão de mortos representou a definição de um modelo político-econômico para a nação e estabeleceu seu legado para o futuro, impactando, ainda hoje, temas sociais e políticos bastante delicados para o povo estadunidense. O conflito referido é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q943236 | Geografia, Projeções e Representações, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente o seguinte excerto:
“Mapas temáticos são mapas que mostram uma região geográfica particionada em polígonos, segundo os valores relativos a um tema (por exemplo, uso do solo, aptidão agrícola). Os valores dos dados são em geral inseridos no sistema por digitalização ou, de forma mais automatizada, a partir de classificação de imagens”.
Câmara, Gilberto; Casanova, Marco A.; Magalhães, Geovane C. Anatomia de sistemas de informação geográfica. 1996.
Com base no fragmento acima, analise as seguintes afirmações:
I. Os mapas temáticos são definidos como todo e qualquer tipo de mapa que represente um tema qualquer, para além da representação do terreno. II. Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam melhor visualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, por representarem apenas fenômenos da natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. III. Os lotes urbanos em uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos como, por exemplo, proprietário, valor venal e IPTU devido. Os dados são em geral armazenados usando-se uma representação topológica. IV. Um mapa temático também pode ser armazenado no formato matricial (raster). Nesse caso, a área correspondente ao mapa pode ser dividida em células de tamanho fixo.
Está correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q944262 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Nos últimos anos, no Brasil, surgiu a falácia de uma “ideologia de gênero”, que tem constrangido e, mesmo, reprimido uma educação para a diversidade nas escolas. Grosso modo, os que pregam contra o debate de gênero nas escolas têm o receio de que trazer esse tema para perto das crianças possa significar “destruir os valores morais da família” e “ensinar as novas gerações a serem gays”. Todavia, a discussão sobre gênero passa por outros caminhos e objetivos educacionais: trata de ensinar limites pessoais, tolerância, respeito à diversidade humana, que é, além de sexual, também, racial e social. Entretanto, quando a escola não planeja uma educação para a diversidade e procura evitar, a todo custo, o debate sobre gênero e orientação sexual, por exemplo, prioriza outros temas e possibilita a continuidade, na sociedade como um todo, de intolerâncias, violências ligadas à questão de gênero, preconceitos e discriminações.
A partir do exposto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q943501 | Física, Movimento Harmônico, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2021

No laboratório de física experimental básica da Universidade Estadual do Ceará, dispondo de um cronômetro, uma mola e um objeto de massa conhecida, um estudante, desejando descobrir a massa de um objeto desconhecido, monta um sistema massa mola que pode ser posto a oscilar. Com a ajuda do cronômetro disponível, o estudante observa que o período de oscilação do sistema massa mola é de 2s quando este faz uso da massa desconhecida e que este período aumenta em 1s quando uma massa de 2 kg é acrescida à massa desconhecida. A partir dos dados coletados, o estudante constatou perplexo que a massa desconhecida, em kg, era igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q945559 | História, Descolonização Afroasiática novos Estados, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

Se f, g e h são funções reais de variável real definidas respectivamente por f(x) = 1/x, g(x) = x+1/x-1 e h(x) = x², é correto afirmar que o gráfico da função composta h . g . f = h(g(f)), (h . g . f)(x) = h(g(f(x))) cruza o eixo dos x (eixo horizontal no sistema de coordenadas cartesianas usual) em um ponto cuja abcissa é um número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q944283 | Matemática, Esfera, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

A medida, em cm3,da região do espaço interior a um cubo cuja medida da aresta é igual a 1cm e exterior à esfera inscrita neste cubo é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q944284 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

No quadrilátero MNPQ, plano e convexo, as diagonais são perpendiculares, e as medidas dos lados consecutivos MN, NP e PQ são, respectivamente, 3cm, 4cm e 5cm. A medida do lado MQ, em cm, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q679599 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

As mudanças climáticas no planeta Terra podem ser causadas por fenômenos naturais que provocam alterações em diversas escalas e tempos geológicos e por impactos ocasionados pela ação humana, que também têm alterado o clima no planeta. Numere as definições dos fenômenos climáticos que causam impacto na sociedade, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:

1. Chuva ácida; 2. Aquecimento global; 3. Efeito estufa; 4. Ilha de calor.

( ) Consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre nas partículas de gases de água em suspensão na atmosfera, evitando que a maior parte desse calor se perca no espaço exterior.
( ) Resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.
( ) Trata-se do aumento da temperatura do planeta em decorrência do desequilíbrio da composição atmosférica causado pela emissão de certos gases que têm capacidade de absorver calor, provocando aumento do nível do mar e causando prejuízo na produtividade agrícola, entre outros impactos socioambientais.
( ) É um fenômeno provocado pela elevação anormal dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos, sobretudo por atividades urbanoindustriais.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q944317 | Matemática, Médias, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

Uma criança e um adulto perderam, cada um, 5% de seu peso. Se a média aritmética das perdas de peso é 2,4 kg e se, inicialmente, o adulto pesava 80 kg, então o peso inicial da criança era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q943570 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

A globalização, em geral, refere-se ao fato de que, nas últimas décadas, indivíduos, grupos, entidades e estados-nações se tornaram cada vez mais interdependentes uns dos outros ao redor do mundo no que diz respeito a negociações econômicas, orientações políticas, difusão de conhecimentos técnico-científicos e artístico-culturais. Mas, mesmo com variadas facetas, mais precisamente, foram os agentes econômicos e políticos e/ou as dimensões econômicas e políticas que contribuíram de maneira decisiva para que essa interdependência global tenha se consolidado.

Acerca das dimensões e dos agentes da globalização, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.