Questões de Concursos UECECEV

Resolva questões de UECECEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q903412 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular da Educação Física no Ensino Fundamental, o termo fruição diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q903394 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Acerca do tema avaliação em Educação Física na escola, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1016013 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Goldfeld (2002), cada uma das abordagens apresenta uma visão específica sobre o surdo e a surdez. A visão de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias é uma visão característica da vertente que privilegia o ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1016015 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Considerando a História da Educação de Surdos no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1016012 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Com relação aos sinais que constituem a categoria dos verbos na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) apresentam a seguinte classificação: verbos simples, verbos com concordância, verbos espaciais e verbos manuais. Considerando os tipos de verbo, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.