Questões de Concursos UECECEV Resolva questões de UECECEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UECECEV Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) as marcas não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas e afirmativas. ✂️ b) o movimento de cabeça, a direção do olhar, o franzir da testa são expressões não manuais utilizadas gramaticalmente. ✂️ c) é possível que mais de uma marcação não manual ocorra numa mesma sentença e a sua ausência pode tornar uma sentença agramatical. ✂️ d) expressões não manuais marcam construções sintáticas, diferenciam itens lexicais e distinguem fonemas de morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 102Q903412 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Na Base Nacional Comum Curricular da Educação Física no Ensino Fundamental, o termo fruição diz respeito ✂️ a) ao conhecimento que permite ao aluno realizar, de forma autônoma, uma prática corporal dentro ou fora da escola. ✂️ b) à apreciação estética das experiências corporais. ✂️ c) à aprendizagem de valores e normas voltadas para o exercício da cidadania e da democracia. ✂️ d) à forma pela qual as práticas corporais são inseridas socioculturalmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 103Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A alfabetização da criança surda deve estar restrita à decifração do código escrito, uma vez que o próprio termo alfabetização já faz referência ao ensino do alfabeto. ✂️ b) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, só faz sentido se acontece na Libras, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua. ✂️ c) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, deve, primeiramente, expor a criança à língua do seus país, e posteriormente, às situações comunicacionais das quais ela fará uso do português sinalizado, dos gestos e de qualquer outro tipo de comunicação que propicie a alfabetização. ✂️ d) A alfabetização da criança surda é um processo que só deve iniciar quando a criança completa 10 anos de idade, pois somente com esta idade a criança será capaz de compreender e utilizar a língua com eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 104Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais. ✂️ a) incorporação de numerais ✂️ b) nominalização ✂️ c) espacialização ✂️ d) incorporação de negação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 105Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 106Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 107Q903394 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Acerca do tema avaliação em Educação Física na escola, é correto afirmar que ✂️ a) testes físicos não devem ser realizados, pois possuem como objetivo analisar o desempenho esportivo. ✂️ b) provas teóricas não são indicadas, pois a Educação Física é uma disciplina eminentemente prática. ✂️ c) avaliações práticas não devem valorizar o aspecto técnico, pois promovem a prática da comparação não saudável entre os alunos. ✂️ d) trabalhos escritos não devem ser utilizados, pois não refletem as possibilidades das práticas das aulas de Educação Física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 108Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 109Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que ✂️ a) não apresenta relação entre os pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo. ✂️ b) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ c) estão incorporados no verbo. B) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ d) a Libras apresenta certa rigidez na ordem das palavras, o que, de certa forma, facilita determinar que sua ordem básica é bastante trivial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 110Q1016013 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Goldfeld (2002), cada uma das abordagens apresenta uma visão específica sobre o surdo e a surdez. A visão de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias é uma visão característica da vertente que privilegia o ensino ✂️ a) bilíngue. ✂️ b) oralista. ✂️ c) da comunicação total. ✂️ d) bimodal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 111Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Resultou na retomada do uso da Língua de Sinais no âmbito educacional em todo o mundo, após anos do uso de método oral e da proibição da Língua de Sinais. ✂️ b) Apesar da existência de 49% de delegados defensores do uso de sinais no processo educacional de surdos nesse congresso, prevaleceu a vitória do método oralista. ✂️ c) Foi organizado, patrocinado e executado por especialistas defensores do método oralista de ensino e negou o discurso de surdos e seus representantes. ✂️ d) O uso da Língua de Sinais foi descontinuado a partir de tal Congresso, tanto nas escolas onde foi proibido, quanto fora dela e só foi recriada pela comunidade surda anos depois. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 112Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) O ponto de partida da História Cultural para descrever a História do Povo Surdo é uma visão específica e particular da história dos surdos narrados pela concepção ouvintista. ✂️ b) Na história cultural, há ênfase nas iniciativas dos ouvintes que amparam e auxiliam o sujeito surdos a sair do isolamento e fortalecer sua comunidade, sua cultura e sua língua. ✂️ c) No historicismo, há uma visão negativa da surdez e da língua do povo surdo, e as narrativas sobre o povo surdo são realizadas de forma estigmatizada e preconceituosa. ✂️ d) O historicismo consiste na junção das visões da história cultural, que é a visão dos colonizados e da história surda camuflada, que é a história contada por colonizadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 113Q1016015 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Considerando a História da Educação de Surdos no Brasil, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) O Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, atualmente chamado de Instituto Nacional de Surdos – INES – foi fundado alguns anos após o Congresso de Milão. ✂️ b) O professor francês E. Huet trazido por solicitação de D. Pedro II deu início a um programa educacional que usava o método oral puro em todas as disciplinas da escola. ✂️ c) Com a visita da educadora da Gallaudet University Ivete Vasconcelos, na década de 1930, iniciam-se as discussões no Instituto Nacional dos Surdos-Mudos sobre a abordagem da Comunicação Total. ✂️ d) E. Huet foi diretor do Instituto Nacional dos Surdos-Mudos por cinco anos. Nos anos iniciais, poucos surdos foram matriculados e somente surdos do sexo masculino foram aceitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 114Q1016012 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Com relação aos sinais que constituem a categoria dos verbos na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) apresentam a seguinte classificação: verbos simples, verbos com concordância, verbos espaciais e verbos manuais. Considerando os tipos de verbo, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Os verbos com concordância não se flexionam em pessoa, número e aspecto, tal como RESPONDER. ✂️ b) Os verbos simples flexionam-se em pessoa e número e não admitem afixo locativo, tal como GOSTAR. ✂️ c) Os verbos espaciais não apresentam movimento, mas sim uma posição no espaço e, por essa razão, admitem afixo locativo, tal como CHEGAR. ✂️ d) Os verbos manuais envolvem uma configuração de mão que reproduz uma mão segurando um objeto, tal como PINTAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← Anterior
101Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) as marcas não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas e afirmativas. ✂️ b) o movimento de cabeça, a direção do olhar, o franzir da testa são expressões não manuais utilizadas gramaticalmente. ✂️ c) é possível que mais de uma marcação não manual ocorra numa mesma sentença e a sua ausência pode tornar uma sentença agramatical. ✂️ d) expressões não manuais marcam construções sintáticas, diferenciam itens lexicais e distinguem fonemas de morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
102Q903412 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Na Base Nacional Comum Curricular da Educação Física no Ensino Fundamental, o termo fruição diz respeito ✂️ a) ao conhecimento que permite ao aluno realizar, de forma autônoma, uma prática corporal dentro ou fora da escola. ✂️ b) à apreciação estética das experiências corporais. ✂️ c) à aprendizagem de valores e normas voltadas para o exercício da cidadania e da democracia. ✂️ d) à forma pela qual as práticas corporais são inseridas socioculturalmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
103Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A alfabetização da criança surda deve estar restrita à decifração do código escrito, uma vez que o próprio termo alfabetização já faz referência ao ensino do alfabeto. ✂️ b) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, só faz sentido se acontece na Libras, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua. ✂️ c) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, deve, primeiramente, expor a criança à língua do seus país, e posteriormente, às situações comunicacionais das quais ela fará uso do português sinalizado, dos gestos e de qualquer outro tipo de comunicação que propicie a alfabetização. ✂️ d) A alfabetização da criança surda é um processo que só deve iniciar quando a criança completa 10 anos de idade, pois somente com esta idade a criança será capaz de compreender e utilizar a língua com eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
104Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais. ✂️ a) incorporação de numerais ✂️ b) nominalização ✂️ c) espacialização ✂️ d) incorporação de negação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
105Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
106Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
107Q903394 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Acerca do tema avaliação em Educação Física na escola, é correto afirmar que ✂️ a) testes físicos não devem ser realizados, pois possuem como objetivo analisar o desempenho esportivo. ✂️ b) provas teóricas não são indicadas, pois a Educação Física é uma disciplina eminentemente prática. ✂️ c) avaliações práticas não devem valorizar o aspecto técnico, pois promovem a prática da comparação não saudável entre os alunos. ✂️ d) trabalhos escritos não devem ser utilizados, pois não refletem as possibilidades das práticas das aulas de Educação Física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
108Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
109Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que ✂️ a) não apresenta relação entre os pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo. ✂️ b) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ c) estão incorporados no verbo. B) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ d) a Libras apresenta certa rigidez na ordem das palavras, o que, de certa forma, facilita determinar que sua ordem básica é bastante trivial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
110Q1016013 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Goldfeld (2002), cada uma das abordagens apresenta uma visão específica sobre o surdo e a surdez. A visão de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias é uma visão característica da vertente que privilegia o ensino ✂️ a) bilíngue. ✂️ b) oralista. ✂️ c) da comunicação total. ✂️ d) bimodal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
111Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Resultou na retomada do uso da Língua de Sinais no âmbito educacional em todo o mundo, após anos do uso de método oral e da proibição da Língua de Sinais. ✂️ b) Apesar da existência de 49% de delegados defensores do uso de sinais no processo educacional de surdos nesse congresso, prevaleceu a vitória do método oralista. ✂️ c) Foi organizado, patrocinado e executado por especialistas defensores do método oralista de ensino e negou o discurso de surdos e seus representantes. ✂️ d) O uso da Língua de Sinais foi descontinuado a partir de tal Congresso, tanto nas escolas onde foi proibido, quanto fora dela e só foi recriada pela comunidade surda anos depois. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
112Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) O ponto de partida da História Cultural para descrever a História do Povo Surdo é uma visão específica e particular da história dos surdos narrados pela concepção ouvintista. ✂️ b) Na história cultural, há ênfase nas iniciativas dos ouvintes que amparam e auxiliam o sujeito surdos a sair do isolamento e fortalecer sua comunidade, sua cultura e sua língua. ✂️ c) No historicismo, há uma visão negativa da surdez e da língua do povo surdo, e as narrativas sobre o povo surdo são realizadas de forma estigmatizada e preconceituosa. ✂️ d) O historicismo consiste na junção das visões da história cultural, que é a visão dos colonizados e da história surda camuflada, que é a história contada por colonizadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
113Q1016015 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Considerando a História da Educação de Surdos no Brasil, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) O Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, atualmente chamado de Instituto Nacional de Surdos – INES – foi fundado alguns anos após o Congresso de Milão. ✂️ b) O professor francês E. Huet trazido por solicitação de D. Pedro II deu início a um programa educacional que usava o método oral puro em todas as disciplinas da escola. ✂️ c) Com a visita da educadora da Gallaudet University Ivete Vasconcelos, na década de 1930, iniciam-se as discussões no Instituto Nacional dos Surdos-Mudos sobre a abordagem da Comunicação Total. ✂️ d) E. Huet foi diretor do Instituto Nacional dos Surdos-Mudos por cinco anos. Nos anos iniciais, poucos surdos foram matriculados e somente surdos do sexo masculino foram aceitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
114Q1016012 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Com relação aos sinais que constituem a categoria dos verbos na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) apresentam a seguinte classificação: verbos simples, verbos com concordância, verbos espaciais e verbos manuais. Considerando os tipos de verbo, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Os verbos com concordância não se flexionam em pessoa, número e aspecto, tal como RESPONDER. ✂️ b) Os verbos simples flexionam-se em pessoa e número e não admitem afixo locativo, tal como GOSTAR. ✂️ c) Os verbos espaciais não apresentam movimento, mas sim uma posição no espaço e, por essa razão, admitem afixo locativo, tal como CHEGAR. ✂️ d) Os verbos manuais envolvem uma configuração de mão que reproduz uma mão segurando um objeto, tal como PINTAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro