Início

Questões de Concursos UECECEV

Resolva questões de UECECEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q882566 | Informática, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024

José está elaborando um relatório detalhado usando um editor de texto. Ele deseja organizar a informação de forma estruturada e incluir uma lista com subitens numerados para melhor clareza. Nesse caso, a abordagem correta a ser adotada para inserir uma lista numerada e suas subcategorias em um documento utilizando um editor de texto é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q882563 | Informática, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024

Carlos está configurando um novo computador para iniciar suas atividades profissionais, que incluem o uso de softwares de edição de texto, planilhas eletrônicas e navegação na internet. Ele se depara com a necessidade de escolher o componente principal para garantir que o computador possa realizar essas tarefas de forma eficiente. Considerando os componentes de um computador, é correto afirmar que o mais crucial para assegurar que o sistema possa executar as tarefas mencionadas de maneira adequada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q882568 | Informática, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024

Ana está gerenciando um orçamento mensal em uma planilha eletrônica e deseja calcular a média dos gastos de cada categoria para melhor controle financeiro. Ela possui uma coluna com os valores dos gastos. Para calcular a média desses valores corretamente, Ana deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q903230 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando a função do registro escolar na Educação Infantil, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) Faz parte da documentação pedagógica que orienta o planejamento das intervenções docentes. ( ) Há um modo padrão de registrar e documentar. ( ) Contribui para a construção da memória do trabalho realizado em sala. ( ) Apoia a comunicação e consequente aproximação com as famílias. ( ) Pode ser feito de maneira genérica para toda uma turma de alunos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q903233 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando as concepções de criança e infância e seus respectivos teóricos, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Santo Agostinho; 2. Jean-Jacques Rousseau; 3. René Descartes.

( ) Viu a criança imersa no pecado, na medida em que, não possuindo a linguagem (“infante”: o que não fala portanto, aquele que não possui logos), mostrar-se-ia desprovida de razão, exatamente o que seria o reflexo da condição divina em nós, os adultos. ( ) Observou a criança como alguém que vive uma época do predomínio da imaginação, dos sentidos e sensações sobre a razão. Uma época da aceitação acrítica das tradições postas pelos preceptores, o que macularia o pensamento da criança, conduzindo-a, mais tarde quando adulta, a dificuldades no uso da razão. ( ) Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, que ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. Fez a seguinte exortação: “Amai a infância; favorecei suas brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q903239 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando o seguinte enunciado, que descreve uma prática adotada em abordagem pedagógica da Educação Infantil que tem na arte uma das suas principais manifestações para a organização dos ambientes, assinale a opção que o completa corretamente:

“A arte é vista como uma ferramenta para a construção do conhecimento, tendo _____________________ como um ‘laboratório de pensamento’. Este espaço surge como uma oficina para a criança explorar e fazer descobertas, utilizando os materiais como forma de linguagem para se expressar e se comunicar”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q903240 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considere a seguinte definição desenvolvida por Barbosa e Horn (2008, p. 53):

“A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações. Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de ricas relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades”.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

Com base nesse enunciado, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q903243 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Leia a citação a seguir e assinale a opção que a completa corretamente.

“Para que se proceda a uma prática avaliativa ____________________, é preciso avançar sobre o significado do termo “acompanhar” como “segui-las com o pensamento, a atenção, o sentimento”. Ou seja, observar para conhecer e compreender cada uma das crianças, suas necessidades próprias, seus interesses, seus momentos devidos, dando-lhes atenção, refletindo sobre o que se observa de cada uma e efetivando um fazer pedagógico sensível e reflexivo” (HOFFMANN, 2014).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q903267 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

De acordo com a BNCC (2017), a área de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental tem como compromisso o fortalecimento do letramento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q903410 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Cada prática corporal propicia ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo. A Base Nacional Comum Curricular da Educação Física no Ensino Fundamental apresenta as seguintes dimensões do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q903248 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando as Metodologias Ativas na Educação, analise as seguintes afirmações:

I. O termo foi cunhado pelos professores Charles Bonwell e James Eison em seu livro “Active Learning: Creating Excitement in the Classroom”, lançado em 1991. II. O professor se torna um mediador, orientando e conduzindo os alunos na solução de problemas, na elaboração de ideias, argumentos e no trabalho em equipe. III. São vantagens das metodologias ativas: maior envolvimento e engajamento dos alunos, protagonismo e autonomia dos alunos, fomento a inovação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q903235 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na infância o desenvolvimento motor é evidenciado pela aquisição de amplas habilidades motoras que possibilitam um gradativo domínio de seu corpo em diferentes posturas. O desenvolvimento motor não depende apenas de aspectos biológicos de crescimento e maturação, mas de experiências vividas pelo indivíduo e das relações com o ambiente que o cerca. A respeito da Fase Motora Fundamental, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) A fase do movimento fundamental corresponde ao período do desenvolvimento motor em que as crianças estão explorando o ambiente, experimentando as diversas possibilidades de movimentos e desenvolvendo as habilidades motoras fundamentais. ( ) As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar) e de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio). ( ) Dos dois aos seis anos de idade a criança se encontra na fase motora fundamental. ( ) O desenvolvimento de habilidades motoras é amplamente afetado pelo contexto, então faz-se necessário que a criança seja exposta a variados estímulos ambientais e corporais para o melhor desenvolvimento dessas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q903241 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado:
“Oferecer literatura às crianças desde a mais tenra idade é, pois, colaborar para interações de qualidade e para o seu desenvolvimento cultural, uma vez que nela podemos ver materializadas muitas das nuances do ser humano. Ler para um bebê ou para uma criança pequena se constitui como uma oportunidade para a criação e fortalecimento de vínculos”.
BELMIRA; BAPTISTA; GALVÃO, 2017, p. 45, em artigo intitulado: “O texto ficcional e a experiência literária dos bebês”.

As autoras problematizam a experiência literária dos bebês. Com base nesse tema, analise as afirmações abaixo:

I. Os bebês e crianças bem pequenas não desenvolvem relação direta com o objeto livro para a aprendizagem da leitura e decodificação, compreendendo o recurso apenas como brinquedo e distração, sem desenvolvimento da linguagem. II. Os bebês se apropriam do mundo predominantemente por meio de experiências corporais. Por isso, é correto afirmar que é pelo corpo que se inicia a “leitura” do mundo, sendo ele o primeiro espaço de narração dos bebês. III. Os bebês precisam de narrativas que ampliem sua imaginação e sua capacidade de atribuir sentidos. O equilíbrio entre o que a criança pode perceber sozinha e o que ela pode inferir, adivinhar ou imaginar é fundamental para a qualidade literária dos livros para essa faixa etária. IV. A experiência literária dos bebês se dá, exclusivamente, por meio das interações entre adultos e bebês, sons, expressões, gestos, direcionados ou não por falas.

É correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q903245 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considere a seguinte descrição:

“(...) desenvolvida por André Lapierre nos anos 1960, é uma prática que busca trabalhar questões afetivas-emocionais e relacionais de crianças, jovens e adultos. Pode ser utilizada não só na educação, mas também na saúde, no bem-estar social, em setores de recursos humanos e centros terapêuticos”.

Essa citação se refere ao campo da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q903403 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O desenvolvimento motor abrange: crescimento, maturação, experiência e adaptação. No que diz respeito à adaptação, é correto dizer que se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1016001 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Atente para o seguinte excerto: “Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente” (Quadros; Karnopp, 2004). Assinale a opção que apresenta exemplo desse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q903263 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A crise climática e a degradação ambiental, dentre outros problemas advindos da exploração indevida dos recursos naturais, contribuem para a crise socioambiental que vivenciamos atualmente. Nesse sentido, a educação e as propostas pedagógicas, desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, para ampliação do conhecimento científico e estudo da natureza podem potencializar mudanças sociais importantes no meio em que se vive.

Tendo em vista estratégias pedagógicas de desenvolvimento da educação para a sustentabilidade ambiental que podem ser desenvolvidas nas escolas, considere os seguintes itens:

I. feira de ciências; II. hortas comunitárias; III. projetos científicos; IV. reciclagem e compostagem; V. reaproveitamento de água.

Corresponde a estratégia pedagógica para a sustentabilidade ambiental o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q903251 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que, por meio de testes e questionários, aplicados nas redes pública e privada, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência que são instrumentos norteadores para a construção de itens. As matrizes desenvolvidas pelo Inep são estruturadas a partir de competências e habilidades que se espera que os participantes do teste tenham desenvolvido na etapa da educação básica avaliada. Desde 2019, o Saeb passa por um momento de transição no qual as matrizes utilizadas desde 2001 estão sendo progressivamente substituídas por aquelas elaboradas em conformidade com a BNCC.

Assinale a opção que corresponde a um componente da Matriz de Referência da Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1016002 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Atente para o seguinte excerto: “O classificador é um tipo de morfema, utilizado através das configurações de mãos que podem ser afixado a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal (semântico)” (Pizzio, Campello, Rezende e Quadros, 2009). No que concerne aos estudos dos classificadores, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.