Questões de Concursos UECECEV

Resolva questões de UECECEV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q903249 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O trabalho com as competências socioemocionais auxilia no desempenho acadêmico e cognitivo dos alunos. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza o ensino para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Considerando as competências socioemocionais, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo.

( ) Exercitar a curiosidade intelectual como estratégia para o desenvolvimento do raciocínio, convidando ao questionamento e à análise crítica. ( ) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo para entender e explicar a realidade e colaborar com a construção de uma sociedade justa. ( ) Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. ( ) Refletir sobre a importância do conhecimento não apenas na esfera intelectual, mas também cultural, social, física e emocional.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q903405 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O termo cultura permeia o campo da Educação Física Escolar. Relacione corretamente os conceitos apresentados e seus respectivos defensores, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Kunz, 1994; 2. BNCC, 2017; 3. PCNs, 1997; 4. Coletivo de Autores, 1992.

( ) A cultura corporal é o conteúdo da Educação Física. ( ) O termo cultura corporal representa o velho dualismo corpo e mente. O que existe é uma cultura de movimento. ( ) A Educação Física incorpora produções da cultura corporal de movimento como objetos de ação e reflexão. ( ) A Educação Física tematiza as práticas corporais ̶ o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q903244 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado:

“Forma didática de organização do trabalho em sala de aula que oportuniza aos professores uma prática pedagógica mais elaborada, com atividades sequenciadas ou não, e que possuem uma base teórica, tema específico, objetivos gerais e específicos, pensados a partir das crianças e com elas”.

O enunciado acima se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q903258 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Com relação à Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz o destaque para quatro eixos, a saber: Oralidade; Análise Linguística/Semiótica; Leitura/Escuta; e Produção de Textos. Considerando a forma como cada um desses eixos é caracterizado no âmbito da BNCC, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) No eixo Oralidade, aprofundam-se o conhecimento e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais. ( ) No eixo Produção de Textos, amplia-se o letramento pela progressiva incorporação de estratégias de produção de textos de diferentes gêneros textuais. ( ) No eixo Leitura/Escuta, sistematiza-se a alfabetização, particularmente nos dois primeiros anos, e desenvolvem-se, ao longo dos três anos seguintes, a observação das regularidades e a análise do funcionamento da língua e de outras linguagens e seus efeitos nos discursos. ( ) No eixo Análise Linguística/Semiótica, amplia-se o letramento, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q903387 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

As tendências pedagógicas da Educação Física que possuíam como um de seus pilares a eugenia foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q903393 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na abordagem da Saúde Renovada, são tratados temas que promovem a reflexão dos alunos acerca da saúde de forma geral. Nesse sentido, a discussão sobre o sedentarismo, suas causas e efeitos, faz-se necessária nas aulas dos anos finais do ensino fundamental. Quanto à definição de sedentarismo, é correto afirmar que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q903396 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Exercício físico e atividade física, apesar de a população, de forma geral, confundir seus significados, possuem compreensões diferentes no campo da Educação Física. Assim, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q903401 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular, a unidade temática dança, durante o ensino fundamental, deve desenvolver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q903406 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A competição e a cooperação devem existir de forma harmônica na aula de Educação Física, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q903246 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Educação Socioemocional é fundamental nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Sobre esse tema, assinale a opção que preenche corretamente as lacunas com as competências correspondentes às definições apresentadas a seguir:

A _____________1 envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento. A_____________2 corresponde ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas. A _____________3 necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar do outro”, respeitando a diversidade. A _____________4 refere-se às habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso. A _____________5 preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q903253 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Matemática é uma ciência complexa que cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico. O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático.
Atente para o que se afirma a seguir sobre letramento matemático:

I. É a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. II. Refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo e utilizá-la com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. III. O conceito se restringe à capacidade de compreensão de competências e habilidades matemáticas e seu uso prático em operações ou situações problemas.

Sobre as três afirmações, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q903255 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte excerto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, p. 328) em relação ao ensino de História:

“Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana, as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. Nessa dimensão, o objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório da memória voltado para a produção de um saber próprio da história”.

Para tanto, de acordo com a BNCC (2017), os professores devem assumir processos pedagógicos diante dos objetos históricos que incluem ações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q903266 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para a seguinte passagem extraída do livro “O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação”, publicado por Nilma Lino Gomes no ano de 2017, e assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto a seguir:

“A escola pública, mesmo sendo um direito social, se esquece de que ela é a instituição que mais recebe corpos marcados pela _______________ 1 sociorracial acirrada no contexto da globalização capitalista. Corpos diferentes, porém discriminados por causa da sua diferença. [...]. O processo de emancipação e _______________ 2 sociorracial nos desafia a construir uma pedagogia da diversidade (de _______________ 3 , de gênero, de idade, de culturas). Esta é fruto da ação dos movimentos sociais desde os anos de 1950 e 1960 como o movimento de educação popular e a participação de Paulo Freire. No caso específico da comunidade negra, podemos dizer que a pedagogia da diversidade faz parte da história de luta dos negros e negras brasileiros e se adensa no início do século XX, fruto das organizações negras e suas alternativas de educação formal e não formal para a comunidade negra. Ela assume uma radicalidade maior no terceiro milênio com a _______________4 do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas, a demanda por ações afirmativas no Ensino Superior, a implementação de cotas raciais e as políticas de promoção da _______________ 5 . A pedagogia da diversidade pode ser considerada como produto da luta contra-hegemônica no campo educacional e está no cerne do processo de emancipação social na educação”.

Gomes, 2017, p. 134-135
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q903269 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado:

“(...) tem como foco a personalização, considerando que os recursos digitais são meios para que o estudante aprenda, em seu ritmo e tempo, que possa ter um papel protagonista e que, portanto, esteja no centro do processo. Para isso, as experiências desenhadas para online além de oferecerem possibilidades de interação com os conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, também oferecem evidências de aprendizagem. A partir dessas evidências, nos momentos em que os alunos estão face a face com o professor, presencialmente, em uma sala de aula física, é possível que o professor utilize as evidências coletadas para potencializar a aprendizagem de sua turma”.

O enunciado acima define o conceito de ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q903392 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na abordagem da Psicomotricidade, o tempo livre é considerado um recurso pedagógico a ser utilizado durante as aulas, pelo fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q903404 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ‒ LDB ‒ Lei 9394/96, dita que são dispensados da aula prática de Educação Física, os alunos que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q903409 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando a Base Nacional Comum Curricular, assinale a opção que apresenta corretamente os anos do ensino fundamental e os respectivos tipos de esporte que devem ser ensinados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.