Início

Questões de Concursos UEG

Resolva questões de UEG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q946982 | Matemática, Círculo Trigonométrico, Inglês, UEG, UEG, 2018

Embora tanto o poema-canção quanto a pintura apresentados se enquadrem como produções modernas, a pintura se constrói sob uma perspectiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q947257 | Literatura, Escolas Literárias, Medicina, UEG, UEG, 2018

O que a alternância de elementos visuais verticais, cujo formato lembra bumerangues, confere à pintura apresentada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q947014 | Conhecimentos Gerais, Política, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.

Eu digo que o Departamento de Estado, um dos mais importantes de nossos ministérios, está completamente infectado de comunistas. Eu conheço, eu tenho em minhas mãos casos de 57 indivíduos que são membros do Partido Comunista, ou que ao menos são simpatizantes; apesar disso, eles continuam a praticar a nossa política externa.

Anais do Congresso americano. In: TASINAFO, C. L.; FREITAS NETO, J. A. de. História Geral e do Brasil. São Paulo: Habra, 2006. p. 724.

O texto é um trecho de um discurso do senador americano Joseph McCarthy, que acusou inúmeras pessoas de serem comunistas e de praticarem atividades antiamericanas. Sua atuação encontrou apoio em parte do Congresso, que aprovou a Lei McCarran, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q947034 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Inglês, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.
Assim como sucedeu nas artes plásticas, sobretudo na arquitetura, os romanos dedicaram mais atenção à acumulação de experiências práticas, no campo das ciências [...]. Foram apoiados pelos imperadores os estudos de Medicina, inclusive construindo-se hospitais públicos e até uma escola de medicina, onde se realizavam intervenções cirúrgicas.
AQUINO; DENIZE; OSCAR. História das Sociedades. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1980. p. 268-269.
Os saberes médicos romanos podem ser exemplificados a partir da atuação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q947044 | Filosofia, A Consciência e os Limites do Conhecimento, Inglês, UEG, UEG, 2019

A filosofia existencialista foi uma das mais populares no século XX e teve várias correntes. O mais destacado pensador existencialista foi Jean-Paul Sartre. Esse filósofo teve duas fases em seu pensamento. Na primeira fase, ele argumentou que o indivíduo está condenado a ser livre e apelar para os determinismos seria usar de má-fé. Na segunda fase, ele modera esse pensamento e passa a destacar a questão da situação, dos grupos sociais, das classes sociais. Nessa segunda fase, ele assevera que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1186Q948843 | Português, Análise sintática, Língua Inglesa, UEG, UEG

Texto associado.

O mundo como pode ser: uma outra globalização


Podemos pensar na construção de um outro mundo a partir de uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir uma globalização perversa. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Parece que as condições históricas do fim do século XX apontavam para esta última possibilidade. Tais novas condições tanto se dão no plano empírico quanto no plano teórico.

Considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo número de fatos novos indicativos da emergência de uma nova história. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes. A isso se acrescente, graças ao progresso da informação, a “mistura” de filosofia, em detrimento do racionalismo europeu. Um outro dado de nossa era, indicativo da possibilidade de mudanças, é a produção de uma população aglomerada em áreas cada vez menores, o que permite um ainda maior dinamismo àquela mistura entre pessoas e filosofias. As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação. Trata-se da existência de uma verdadeira sociodiversidade, historicamente muito mais significativa que a própria biodiversidade. Junte-se a esses fatos a emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos antes exclusivos da cultura de massas, permitindo-lhe exercer sobre esta última uma verdadeira revanche ou vingança.

É sobre tais alicerces que se edifica o discurso da escassez, afinal descoberta pelas massas. A população, aglomerada em poucos pontos da superfície da Terra, constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possiblidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.

No plano teórico, o que verificamos é a possiblidade de produção de um novo discurso, de uma nova metanarrativa, um grande relato. Esse novo discurso ganha relevância pelo fato de que, pela primeira vez na história do homem, se pode constatar a existência de uma universalidade empírica. A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada pessoa. De tal modo, em mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possiblidade existentes e escrever uma nova história.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 13. ed. São Paulo: Record, 2006. p. 20-21. (Adaptado).

Considere o seguinte recorte:

“As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação”.

O discurso do outro é apresentado nesse trecho por meio de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q947053 | Química, Sistemas Homogêneos Equilíbrio Químico na Água pH e pOH, Inglês, UEG, UEG, 2019

Uma solução aquosa de ácido clorídrico, contendo 0,09125 g de HCl, foi diluída com água para 250 mL, em um balão volumétrico. Dado: MM(HCl) = 36,5 g/mol. O pH dessa solução será igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q947058 | Matemática, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2018

Em termos imagéticos tem-se, na pintura e na letra da canção apresentadas, respectivamente, a representação do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1189Q947097 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Município de Goiânia, Direito, UEG, UEG, 2018

Leia o texto a seguir. No ano de 450 a. C. por pressão da plebe foi escrito o primeiro código legal romano, a Lei das Doze Tábuas, que ao ser acessível a toda a população poderia inibir arbitrariedades que pudessem ser praticadas pelo desconhecimento da lei. Mas nem todas as questões referentes aos interesses da plebe foram resolvidas, perdurando, por exemplo, a escravidão por dívidas, que só foi suspensa em 367 a. C. com as Leis Licínias. TASINAFO, C. R; FREITAS NETO, J. A. de. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006. p. 75.

Além de mudar o entendimento acerca da escravidão por dívidas, as Leis Licínias também propunham que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q947117 | Matemática, Inglês, UEG, UEG, 2018

Duas ondas sonoras são descritas pelas funções y = 1 + sen x e y = 1 - cos x.Considerando 0x≤ 2π, os gráficos dessas funções se interceptam em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q947123 | Biologia, Inglês, UEG, UEG, 2018

Em “Frutos da Terra”, da autoria de Marcelo Barra, são retratados os “prazeres” de usufruir a riqueza da biodiversidade do bioma Cerrado e suas fitofisionomias, além de abordar a temática da Biologia da Conservação.
Periquito tá roendo o côco da guariroba Chuvinha de novembro amadurece a gabiroba Passarinho voa aos bandos em cima do pé de manga No cerrado é só sair e encher as mãos de pitanga
(Refrão) Tem guapeva lá no mato No brejinho tem ingá No campo tem curriola, murici e araçá

Tem uns pés de marmelada
Depois que passa a pinguela Subindo pro cerradinho, mangaba e mama-cadela
Cajuzinho quem quiser é só ir buscar na serra E não tem nada mais doce que araçá dessa terra Manga, mangaba, jatobá, bacupari Gravatá e araticum, olha o tempo do pequi
(Refrão)
Com base na letra da música e nas referências ao bioma Cerrado, verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q678648 | Inglês, Inglês, UEG, UEG, 2019

Texto associado.
This is how UN scientists are preparing for the end of capitalism


Capitalism as we know it is over. So suggests a new report commissioned by a group of scientists appointed by the UN secretary general. The main reason? We’re transitioning rapidly to a radically different global economy, due to our increasingly unsustainable exploitation of the planet’s environmental resources and the shift to less efficient energy sources .
Climate change and species extinctions are accelerating even as societies are experiencing rising inequality, unemployment, slow economic growth, rising debt levels, and impotent governments. Contrary to the way policymakers usually think about these problems these are not really separate crises at all.
These crises are part of the same fundamental transition. The new era is characterized by inefficient fossil fuel production and escalating costs of climate change. Conventional capitalist economic thinking can no longer explain, predict or solve the workings of the global economy in this new age.

Energy shift

Those are the implications of a new background paper prepared by a team of Finnish biophysicists who were asked to provide research that would feed into the drafting of the UN Global Sustainable Development Report (GSDR), which will be released in 2019.
For the “first time in human history”, the paper says, capitalist economies are “shifting to energy sources that are less energy efficient.” Producing usable energy (“exergy”) to keep powering “both basic and non-basic human activities” in industrial civilisation “will require more, not less, effort”.
At the same time, our hunger for energy is driving what the paper refers to as “sink costs.” The greater our energy and material use, the more waste we generate, and so the greater the environmental costs. Though they can be ignored for a while, eventually those environmental costs translate directly into economic costs as it becomes more and more difficult to ignore their impacts on our societies.
Overall, the amount of energy we can extract, compared to the energy we are using to extract it, is decreasing across the spectrum – unconventional oils, nuclear and renewables return less energy in generation than conventional oils, whose production has peaked – and societies need to abandon fossil fuels because of their impact on the climate.
Whether or not this system still comprises a form of capitalism is ultimately a semantic question. It depends on how you define capitalism.
Economic activity is driven by meaning – maintaining equal possibilities for the good life while lowering emissions dramatically – rather than profit, and the meaning is politically, collectively constructed. Well, this is the best conceivable case in terms of modern state and market institutions. It can’t happen without considerable reframing of economic-political thinking, in short words: rethinking capitalism as it is nowadays.



Disponível em: <https://www.independent.co.uk/news/long_reads/capitalism-un-scientists-preparing-end-fossil-fuels-warning-demise-a8523856.html>. Acesso em: 12 mar. 2019. (Adaptado).

Considerando os aspectos linguísticos e estruturais presentes no texto, constata-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q947020 | Sociologia, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Texto associado.
Ideologia

Cazuza
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah! Eu nem acredito

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do Grand Monde

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! Saber quem eu sou

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro!

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver

Disponível em: https://www.letras.mus.br/cazuza/43860/. Acesso em: 09 out. 2019.
O termo “ideologia” é um dos mais abordados na história da filosofia e da sociologia. Desde o surgimento da palavra e seu primeiro significado, com Destutt de Tracy, ela recebeu várias interpretações, entre as quais as de Marx e posteriormente Mannheim, até chegar a Ricouer e outros. A ideologia já foi concebida como falsa consciência, sistema de pensamento ilusório, pensamento valorativo, concepção metafísica pré-científica, visão de mundo, etc. A letra da música “ideologia” tematiza esse termo. A partir das concepções existentes sobre esse termo, podemos dizer que a ideologia, de acordo com a letra da música, se aproxima mais da concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q685402 | Inglês, Direito, UEG, UEG, 2018

Texto associado.

Leia o texto e responda à questão.

Lawyers could be the next profession to be replaced by computers
Technology is often blamed for destroying traditional working-class jobs in sectors like manufacturing and retail. But blue collar jobs aren't the only ones at risk on an imminent future: white collar jobs are going to be affected by technology as well.
The legal profession is on the cusp of a transformation in which artificial-intelligence (AI) platforms might dramatically affect how legal work gets done. Those platforms will mine documents for evidence that will be useful in litigation, to review and create contracts, raise red flags within companies to identify potential fraud and other misconduct or do legal research and perform due diligence before corporate acquisitions. Those are all tasks that — for the moment at least — are largely the responsibility of flesh-and-blood attorneys.
Increasing automation of the legal industry promises to increase efficiency and save client’s money, but could also cut jobs in the sector as the technology becomes responsible for tasks currently performed by humans.
Advocates of AI, however, argue there could actually be an increase in the sector's labor force as the technology drives costs down and makes legal services more affordable to greater numbers of people. It's like the beginning for a future changing in legal profession with AI-powered platform which can perform almost all mechanical work such as creating a new contract or reviewing it for clients and companies.

What machines do better than people
One question raised by the introduction of AI legal platforms is how well they do their jobs compared to a flesh-and-blood lawyer, who has years of experience under his belt. Supporters of this new technology defend that AI platform can search documents for relevant information to lawsuits and other litigation as well as experienced lawyers. Here are some of AI advantages:
Keywords: human beings are not very good at keyword searches. There's a fallacy that human beings looking at documents is the gold standard which cannot be, because human may miss things.
Database: the explosion in the amount of electronic data generated today makes it hard for human workers to keep up. This so much more data nowadays need these technologies find relevant material for lawyers. Also the AI could not just look at the text of a document or email, it can look at the tone of the conversation, who sent it, to check if the item should be flagged for review in litigation.
Restless: computers don't get tired, they don't get hungry, they don't sleep in and all of the things that are biological problems that can happen to a human being can't happen to computers.
An example of this technology is ROSS - it is a legal research platform based on IBM's cognitive computing system Watson. This technology is being used by a number of law firms, which state that the legal sector has being changing along the years. Firms, particularly larger ones, begin to see the advantage of AI, and their legal future possibly will completely change, with lawyers working from office, home office and other possibilities.
Disponível em: <https://www.cnbc.com/2017/02/17/lawyers-could-be-replaced-by-artificial-intelligence.html>
Acesso em: 08 maio 2018. (Adaptado)
According to the text, we verify that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q947052 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Inglês, UEG, UEG, 2019

A Estratégia Global para a Conservação das Plantas (GSPC) foi estabelecida pela Conferência das Partes em 2002 e estabeleceu uma série de tarefas aos diferentes países. Para cumprimento desta estratégia, o Brasil se comprometeu em preparar a Lista de Espécies da Flora do Brasil (2008-2015) e a Flora do Brasil 2020 no desenvolvimento do programa Reflora, visto que nosso país possui mais de 46 mil espécies de plantas, algas e fungos, representando um dos países com maior biodiversidade no planeta, sendo um participante chave na GSPC. Dentre as diferentes importâncias da publicação da Flora do Brasil em 2020 destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q948851 | Química, Representação das transformações químicas, Língua Inglesa, UEG, UEG

No processo de evolução da tabela periódica, os modelos de Mendeleev e Moseley foram as formulações mais bem-sucedidas para demonstrar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos. Nesse contexto, a diferença básica entre os modelos de Mendeleev e Moseley residem, respectivamente, na forma de organização dos seguintes parâmetros atômicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q947075 | Inglês, Direito, UEG, UEG, 2018

Analisando-se aspectos linguísticos e estruturais do texto, constata-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q947122 | Biologia, Vírus e bactérias, Inglês, UEG, UEG, 2018

Na atualidade, diversas técnicas têm sido utilizadas para favorecer a propagação de determinadas espécies vegetais, dentre elas as de espécies nativas dos diferentes biomas brasileiros. Uma destas técnicas é a cultura de tecidos, que apresenta grande aplicação na agricultura e oferece diferentes soluções originais para o programa de melhoramento vegetal em função de ser uma ferramenta com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q947143 | Raciocínio Lógico, Ensino á Distância, UEG, UEG, 2019

Em determinado pátio estão estacionados carros e motos, totalizando 23 veículos e 84 rodas. Nessas condições, o número de carros e motos é, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.