Questões de Concursos UEMG

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441Q679778 | Português, Significação Contextual de Palavras, Prova 08, UEMG, UEMG, 2019

Mílton e o concorrente

Moacyr Scliar

Mílton ainda não abriu a sua loja, mas o concorrente já abriu a dele; e já está anunciando, já está vendendo, já está liquidando a preços abaixo do custo. Mílton ainda está na cama, ao lado da amante, dessa mulher ilegítima, que nem bonita é, nem simpática; o concorrente já está de pé, alerta, atrás do balcão. A esposa – fiel companheira de tantos anos – está ao seu lado, alerta também. Mílton ainda não fez o desjejum (desjejum? Um cigarro, um copo de vinho, isso é desjejum?) – o concorrente já tomou suco de laranja, já comeu ovo, torrada, queijo, já sorveu uma grande xícara de café com leite. Já está nutrido. Mílton ainda está nu, o concorrente já se apresenta elegantemente vestido. Mílton mal abriu os olhos, o concorrente já leu os jornais da manhã, já está a par das cotações da bolsa e das tendências do mercado. Mílton ainda não disse uma palavra, o concorrente já falou com os clientes, com figurões da política, com o fiscal amigo, com os fornecedores. Mílton ainda está no subúrbio; o concorrente vencendo todos os problemas do trânsito, já chegou ao centro da cidade, já está solidamente no seu prédio próprio. Mílton ainda não sabe se o dia é chuvoso, ou de sol, o concorrente já está solidamente informado de que vão subir os preços dos artigos de couro. Mílton ainda não viu os filhos (sem falar da esposa, de quem está separado); o concorrente já criou as filhas, já as formou em direito e química, já as casou, já tem netos. Mílton ainda não começou a viver. O concorrente já está sentindo uma dor no peito, já está caindo sobre o balcão, já está estertorando, os olhos arregalados – já está morrendo enfim.

(SCLIAR, Moacyr. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. pp.13-4)

Considere o enunciado: O concorrente já está sentindo uma dor no peito, já está caindo sobre o balcão, já está estertorando, os olhos arregalados – já está morrendo enfim. A opção que apresenta sentido equivalente ao da palavra grifada é:

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442Q679886 | Português, Significação Contextual de Palavras, Prova 10, UEMG, UEMG, 2019

Cientistas garantem: filmes de terror emagrecem

Você está com preguiça de fazer exercícios? Não se preocupe. Cientistas da Universidade de Westminster, em Londres, garantem que os filmes de terror são ótimos para emagrecer.

(http://goo.gl/tdU0S. Acesso: 18/11/2012. Adaptado.)

Em qual destas frases a palavra “são” foi utilizada com sentido diferente daquele depreendido no texto?

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443Q679939 | Biologia, Prova 11, UEMG, UEMG, 2019

Uma cirurgia plástica pode ser considerada uma
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444Q679747 | Química, Soluções características, Prova 02, UEMG, UEMG, 2019

O soro fisiológico comercial é preparado com 0,900g de NaCl em 100 mL de solução aquosa. A massa molar de NaCl é igual a 58,5 g/mol. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é igual a
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445Q679950 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova 11, UEMG, UEMG, 2019

O Rio era “túmulo dos estrangeiros”, uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, toneladas de lixo nas ruas, cortiços superpovoados. Um ambiente propício à proliferação de várias doenças, como tuberculose, hanseníase, tifo, sarampo, escarlatina, difteria, coqueluche, febre amarela e peste bubônica. Com o propósito de modernizar a capital, o presidente da República, o prefeito Pereira Passos e o médico sanitarista e diretor da Saúde Pública, Oswaldo Cruz, puseram em prática um grande projeto urbano, que se expandiu ao longo de três eixos: melhoramento do porto do Rio de Janeiro, remodelação urbana e saneamento. Cortiços e prédios velhos foram demolidos e, em seu lugar, surgiram grandes avenidas, modernos edifícios, praças e jardins. (http://bndigital.bn.br/redememoria/revacina.html. Acesso: 11/09/2011. Adaptado.)
Quais foram os impactos da modernização no Rio de Janeiro sobre a população?
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446Q679926 | Português, Interpretação de Textos, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

UM CÃO, APENAS

Subidos, de ânimo leve e descansado passo, os quarenta degraus do jardim — plantas em flor, de cada lado; borboletas incertas; salpicos de luz no granito —, eis-me no patamar. E a meus pés, no áspero capacho de coco, à frescura da cal do pórtico, um cãozinho triste interrompe o seu sono, levanta a cabeça e fita-me. É um triste cãozinho doente, com todo o corpo ferido; gastas, as mechas brancas do pêlo; o olhar dorido e profundo, com esse lustro de lágrima que há nos olhos das pessoas muito idosas. Com um grande esforço acaba de levantar-se. Eu não lhe digo nada; não faço nenhum gesto. Envergonha-me haver interrompido o seu sono. Se ele estava feliz ali, eu não devia ter chegado. Já que lhe faltavam tantas coisas, que ao menos dormisse: também os animais devem esquecer, enquanto dormem... Ele, porém, levantava-se e olhava-me. Levantava-se com a dificuldade dos enfermos graves: acomodando as patas da frente, o resto do corpo, sempre com os olhos em mim, como à espera de uma palavra ou de um gesto. Mas eu não o queria vexar nem oprimir. Gostaria de ocupar-me dele: chamar alguém, pedir-lhe que o examinasse, que receitasse, encaminhá-lo para um tratamento... Mas tudo é longe, meu Deus, tudo é tão longe. E era preciso passar. E ele estava na minha frente inábil, como envergonhado de se achar tão sujo e doente, com o envelhecido olhar numa espécie de súplica. Até o fim da vida guardarei seu olhar no meu coração. Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade de nem sempre poder socorrer, neste complexo mundo dos homens. Então, o triste cãozinho reuniu todas as suas forças, atravessou o patamar, sem nenhuma dúvida sobre o caminho, como se fosse um visitante habitual, e começou a descer as escadas e as suas rampas, com as plantas em flor de cada lado, as borboletas incertas, salpicos de luz no granito, até o limiar da entrada. Passou por entre as grades do portão, prosseguiu para o lado esquerdo, desapareceu. Ele ia descendo como um velhinho andrajoso, esfarrapado, de cabeça baixa, sem firmeza e sem destino. Era, no entanto, uma forma de vida. Uma criatura deste mundo de criaturas inumeráveis. Esteve ao meu alcance; talvez tivesse fome e sede: e eu nada fiz por ele; ameio, apenas, com uma caridade inútil, sem qualquer expressão concreta. Deixei-o partir, assim humilhado, e tão digno, no entanto: como alguém que respeitosamente pede desculpas de ter ocupado um lugar que não era seu. Depois pensei que todos nós somos, um dia, esse cãozinho triste, à sombra de uma porta. E há o dono da casa, e a escada que descemos, e a dignidade final da solidão.

(Cecília Meireles. Janela mágica. São Paulo: Moderna, 1988.)

Entre as palavras e expressões destacadas no texto, estão listadas abaixo aquelas que se referem ao cãozinho:

I. “Eu não lhe digo nada (...)”.

II. “Deixei-o partir, assim humilhado (...)”

III. “(...) um cãozinho triste interrompe seu sono (...)”.

IV. “Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade (...)”.

V. “Gostaria de ocupar-me dele: chamar alguém, pedir-lhe que o examinasse (...)”.

Os trechos em que as expressões negritadas referem-se apenas ao cãozinho são

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