Questões de Concursos UESPI

Resolva questões de UESPI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q16408 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Piaui, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Segundo a Lei nº 5.461/2005/Estado do Piauí,não é critério para a promoção dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Piauí:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q204478 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
TEXTO I

                                A violência não é uma fantasia

        A violência nasce conosco. Faz parte da nossa bagagem psíquica, do nosso DNA, assim como a capacidade de cuidar, de ser solidário e pacífico. Somos esse novelo de dons. O equilíbrio ou desequilíbrio depende do ambiente familiar, educação, exemplos, tendência pessoal, circunstâncias concretas, algumas escolhas individuais. Vivemos numa época violenta. Temos medo de sair às ruas, temos medo de sair à noite, temos medo de ficar em casa sem grades, alarmes e câmeras, ou bons e treinados porteiros. As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.
        Nestes dias começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para seus grupos em geral organizados na internet.
        (...)

                        (Revista Veja. Editora ABRIL. Edição 2358 - ano 47 - nº 5. 29 de janeiro de 2014. Por Lya Luft - p. 20)


Sempre que produzimos enunciados nas modalidades oral ou escrita da língua, a nossa linguagem, considerando-se os fatores implicados nessa produção linguística, realiza- se segundo determinadas funções. Assim sendo, no texto acima predomina a função da linguagem reconhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q16381 | Informática, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

As afirmações abaixo são sobre a edição de documentos do Microsoft Word 2010.

1) Uma página pode ter várias seções diferentes, cada uma delas com seus próprios cabeçalhos e rodapés, orientação, formatação e espaçamento, entre outras configurações.
2) Os cabeçalhos e rodapés de um documento não podem exibir números de página.
3) O Microsoft Word 2010 provê a adição de proteção ao conteúdo do documento para impedir que ele seja excluído ou alterado.
4) O Microsoft Word 2010 permite apenas o uso da senha admin para proteger todo o conteúdo do documento.
5) Os dados de uma tabela no documento do Microsoft Word 2010 podem ser copiados para uma planilha do Microsoft Excel 2010.

Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q17696 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Sobre as etapas da evolução dos “Direitos Humanos”, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q16398 | Administração Geral, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Não pode ser considerado como aspecto associado ao crescimento das funções do Estado nem das despesas públicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q17681 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Seguindo o exemplo de outros países latino- americanos que passaram por experiências de governos ditatoriais, o Brasil criou uma comissão para investigar os crimes de tortura, prisão arbitrária e assassinatos ocorridos durante o Estado Novo e a Ditadura Militar brasileira. Sobre o poder de atuação e a natureza da Comissão da Verdade no Brasil, é correto afirmar que essa Comissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q16402 | Administração Geral, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

No contexto orçamentário público, as despesas não são classificadas como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q240601 | Matemática, Proporções, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Um grupo de 15 bombeiros parte em uma expedição, com mantimentos para 20 dias. Passados 5 dias, um novo grupo de 10 bombeiros, sem mantimentos, se junta ao anterior. Quantos dias durarão os mantimentos, contados a partir da chegada do novo grupo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q179986 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Sobre os crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q6072 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

O desenvolvimento científico-tecnológico vem se tornando um importante aliado nos estudos de Geografia.
Nesse campo de inovações, podem-se citar o uso de ferramentas diversas como o Sistema de
Posicionamento Global (GPS - Global Positioning System), as fotografias aéreas, o sensoriamento remoto e
o processamento informatizado de dados georreferenciados, denominado de Sistemas de Informações
Geográficas (SIG’s). Tais avanços têm servido como subsídio para analisar um conjunto muito amplo de
informações geográficas que permitem estudos mais detalhados do espaço geográfico.
Acerca dos avanços tecnológicos no campo da representação espacial, analise os itens abaixo:

I – O GPS é de grande importância no levantamento de dados espaciais. Baseado em um sofisticado
sistema eletrônico que se apóia em uma rede de satélites, o GPS oferece, com grande precisão, a
posição instantânea de um receptor em qualquer ponto da Terra. Nesse sentido, seu uso é
recomendado no levantamento de dados geográficos já que permite que se determine a posição de
objetos, ruas, estradas, rios e limites de grandes propriedades, bem como na confecção de cartas
temáticas, no controle de fronteiras, na prospecção e exploração de recursos naturais e, ainda, no
planejamento ambiental.

II – O sensoriamento remoto consiste na utilização conjunta de modernos sensores, equipamentos para
processamento e transmissão de dados, aeronaves, espaçonaves etc., com o objetivo de estudar o
ambiente terrestre através do registro e da análise das interações entre a radiação eletromagnética e
as substâncias componentes do planeta Terra, em suas variadas manifestações.

III – Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, as imagens de satélite
constituem-se em importantes ferramentas de monitoramento ambiental e um instrumento geopolítico
valioso.

IV – Os Sistemas de Informações Geográficas correspondem às técnicas utilizadas pela cartografia
automática capazes de integrar diferentes tipos de dados coletados por pesquisadores e demonstrar a
distribuição espacial de cada uma das informações nele inseridas. Esses sistemas são compostos por
hardwares e softwares, informações espaciais e procedimentos de informática que auxiliam na
construção de representações do espaço geográfico e na espacialização de temas variados, como
dados de economia, infra-estrutura, saúde etc.

V – Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala grande,
enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala
pequena.

A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q8201 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Qual das alternativas abaixo corresponde a softwares aplicativos que permitem a criação e manipulação de tabelas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q175992 | Português, Interpretação de Textos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
Ordem ou Barbárie

O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal. O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal.

Há quem tente explicar a violência, a opção pela criminalidade, como consequência da pobreza, da falta de oportunidades: o homem fruto de seu meio. Sem poder fazer as próprias escolhas, destituído de livre-arbítrio, o indivíduo seria condenado por sua origem humilde à condição de bandido. Mas acaso a virtude é monopólio de ricos e remediados? Creio que não. 

Na propaganda institucional, a pobreza no Brasil diminuiu, o poder de compra está em alta, o desemprego praticamente desapareceu... Mas, se a violência tem relação direta com a pobreza, como explicar que a criminalidade tenha crescido em igual ou maior proporção que a renda do brasileiro? Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas.

Na semana passada, a violência (ou a falta de segurança) voltou ao centro dos debates. O flagrante de um jovem criminoso nu, preso a um poste por um grupo de justiceiros deu início a um turbilhão de comentários polêmicos. Em meu espaço de opinião no jornal "SBT Brasil", afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio. (...)

Não é de hoje que o cidadão se sente desassistido pelo Estado e vulnerável à ação de bandidos. (...) Estamos entre os 20 países mais violentos do planeta. E, apesar das estatísticas, em matéria de ações de segurança pública, estamos praticamente inertes e, pior: na contramão do bom senso! (...)

No Brasil de valores esquizofrênicos, pode-se matar um cidadão e sair impune. Mas a lei não perdoa quem destrói um ninho de papagaio. É cadeia na certa! (...) 

Quando falta sensatez ao Estado é que ganham força outros paradoxos. Como jovens acuados pela violência que tomam para si o papel da polícia e o dever da Justiça. Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei.

(Rachel Sheherazade - jornal Folha de São Paulo, 11 de fevereiro de 2014) 

A frase do texto que, de forma mais completa e adequada, resume o ponto de vista defendido pela autora, sobre o tema discutido, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q6066 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Um recurso de formatação de texto bastante utilizado no Word é o alinhamento de parágrafo. O alinhamento que permite que as linhas de um parágrafo fiquem alinhadas tanto na margem esquerda quanto na margem direita está, CORRETAMENTE, representado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q240575 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Se x homens, trabalhando x horas por dia, durante x dias, constroem um muro com x metros de comprimento, qual o comprimento, em metros, do mesmo tipo de muro, que será construído por y homens, de mesma capacidade de trabalho que os anteriores, trabalhando y horas por dia, durante y dias? Admita que x e y são inteiros positivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q8195 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Sobre a caracterização do Brasil após 1964 e o período que corresponde à Ditadura Militar brasileira, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q16378 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Entre as causas do aquecimento global, que preocupa a população do planeta, está o efeito estufa. O fenômeno é provocado pela emissão de gases de combustíveis fósseis na atmosfera. Em março de 2014, o tema ganhou novamente destaque internacional pela notícia de uma pesquisa divulgada por pesquisadores ingleses que estudam o efeito estufa na atmosfera. Sobre esse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q16379 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

O Código Florestal é a legislação que estabelece regras para a preservação do meio ambiente. O novo Código Florestal brasileiro foi aprovado recentemente em meio a inúmeras polêmicas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q43364 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

O texto a seguir refere-se a um importante compartimento de relevo nordestino. Leia-o atentamente. 

Este compartimento é representado por uma faixa de áreas do Sudeste e parte do Sul do Piauí, elaborado em estrutura cristalina pré-cambriana. Esta faixa corresponde a uma porção das depressões que se estendem pelo interior da região Nordeste brasileira, denominada “depressões intermontanas” e genericamente conhecidas por “sertões nordestinos”. 

                              (Fonte: Atlas Escolar do Piaui. Editora Grafset, 2010.) 

A que compartimento de relevo o texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q17669 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

“Na França, [...] entre os cerca de 340 mil soldados no país, há mais de 50 mil mulheres.” Esse trecho nos informa que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q6067 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Sobre dispositivos de armazenamento, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.