Questões de Concursos UESPI

Resolva questões de UESPI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q43368 | Direito Constitucional, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Conforme a Constituição Federal de 1988, o militar alistável é elegível, nas seguintes condições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q239735 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Júnior vendeu dois carros, ao preço unitário de R$19.800,00. Em relação aos preços de custo dos carros, Júnior teve um lucro de 10% na venda do primeiro carro e, na venda do segundo, Júnior teve um prejuízo de 10%. Consideradas as duas vendas, podemos concluir que Júnior

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q177139 | Português, Interpretação de Textos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
Ordem ou Barbárie

O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal. O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal.

Há quem tente explicar a violência, a opção pela criminalidade, como consequência da pobreza, da falta de oportunidades: o homem fruto de seu meio. Sem poder fazer as próprias escolhas, destituído de livre-arbítrio, o indivíduo seria condenado por sua origem humilde à condição de bandido. Mas acaso a virtude é monopólio de ricos e remediados? Creio que não. 

Na propaganda institucional, a pobreza no Brasil diminuiu, o poder de compra está em alta, o desemprego praticamente desapareceu... Mas, se a violência tem relação direta com a pobreza, como explicar que a criminalidade tenha crescido em igual ou maior proporção que a renda do brasileiro? Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas.

Na semana passada, a violência (ou a falta de segurança) voltou ao centro dos debates. O flagrante de um jovem criminoso nu, preso a um poste por um grupo de justiceiros deu início a um turbilhão de comentários polêmicos. Em meu espaço de opinião no jornal "SBT Brasil", afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio. (...)

Não é de hoje que o cidadão se sente desassistido pelo Estado e vulnerável à ação de bandidos. (...) Estamos entre os 20 países mais violentos do planeta. E, apesar das estatísticas, em matéria de ações de segurança pública, estamos praticamente inertes e, pior: na contramão do bom senso! (...)

No Brasil de valores esquizofrênicos, pode-se matar um cidadão e sair impune. Mas a lei não perdoa quem destrói um ninho de papagaio. É cadeia na certa! (...) 

Quando falta sensatez ao Estado é que ganham força outros paradoxos. Como jovens acuados pela violência que tomam para si o papel da polícia e o dever da Justiça. Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei.

(Rachel Sheherazade - jornal Folha de São Paulo, 11 de fevereiro de 2014) 

Em: Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas., a palavra necessariamente poderia ser substituída, sem prejuízo para o sentido do que é dito por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q204612 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
TEXTO I

                                A violência não é uma fantasia

        A violência nasce conosco. Faz parte da nossa bagagem psíquica, do nosso DNA, assim como a capacidade de cuidar, de ser solidário e pacífico. Somos esse novelo de dons. O equilíbrio ou desequilíbrio depende do ambiente familiar, educação, exemplos, tendência pessoal, circunstâncias concretas, algumas escolhas individuais. Vivemos numa época violenta. Temos medo de sair às ruas, temos medo de sair à noite, temos medo de ficar em casa sem grades, alarmes e câmeras, ou bons e treinados porteiros. As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.
        Nestes dias começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para seus grupos em geral organizados na internet.
        (...)

                        (Revista Veja. Editora ABRIL. Edição 2358 - ano 47 - nº 5. 29 de janeiro de 2014. Por Lya Luft - p. 20)


se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados.

A relação sintático-semântica que se verifica entre as orações principal e subordinada desse excerto é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q8194 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

No período de consolidação da República no Brasil, diversos aspectos sociais, políticos e econômicos estruturaram as bases da política republicana. Sobre a Primeira República, analise as afirmativas abaixo.

1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e facultativo (não obrigatório).
2) Apesar de haver uma abertura maior no direito ao voto, boa parte da sociedade estava excluída do sistema eleitoral, a exemplo das mulheres, dos analfabetos, dos mendigos, dos padres e dos soldados.
3) Uma prática comum nesse período é a influência do poder político local exercido geralmente por grandes fazendeiros. Essa prática ficou conhecida como coronelismo.

Está(ão) correta(s) :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q17684 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Com relação ao Microsoft Word 2007, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1)   Barra de status.

2)   Régua horizontal.

3)   Botão do office.

4)   Faixa de opções.

5)   Barra de título.

(   )   Reúne os comandos básicos, tais como: Novo, Abrir, Salvar, Imprimir e Opções do Word.
(   )   Organiza os comandos em grupos lógicos, reunidos em guias que ajudam a localizar rapidamente os comandos necessários para executar uma tarefa.
(   )   Exibe o nome do documento que está aberto no momento.
(   )   É a área horizontal na parte inferior da janela do documento que fornece informações, tais como: Número da página, Seção número, Linha número, Coluna número.
(   )   É normalmente usada para alinhar texto, gráficos, tabelas e outros elementos em um documento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q16396 | Direito Administrativo, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Em relação ao Poder de Polícia, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q43347 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

O Microsoft PowerPoint é um software de criação e edição de apresentações de slides que permite a personalização do slide mestre, personalização de animação de texto ou objetos e o teste de intervalos entre os slides da apresentação. Sobre o Microsoft PowerPoint 2010, analise as proposições abaixo. 

1) Um slide mestre é um elemento do modelo que armazena informações sobre o posicionamento de texto e objetos, tamanhos de espaços reservados de texto e objeto, estilos de texto, planos de fundo, temas de cor, efeitos e animação. 
2) Os tipos mais comuns de efeitos de animação incluem entradas e saídas. Contudo, também é possível adicionar som para aumentar a intensidade dos efeitos de animação. 
3) O Botão Testar Intervalos permite um registro de tempo de, no máximo, 1 minuto para os slides da apresentação. 

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q6079 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Dentre os aspectos que influenciaram o processo de emancipação política do Brasil, podemos considerar CORRETAMENTE:

I – a vinda da família real para o Brasil.
II – as rebeliões nativistas, sobretudo a Revolta de Vila Rica.
III – rebeliões com as características da Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira.
IV – a abdicação de Dom Pedro I, em 1931.

A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q201973 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
TEXTO III

                                                              ESPADAS
                          NENHUMA OUTRA ARMA TINHA O MESMO GLAMOUR

        Séculos depois de terem se tornado obsoletas, espadas ainda decoram brasões, bandeiras e insígnias militares por todo o mundo. "A história da espada é a história da Humanidade", afirmou o aventureiro, esgrimista e escritor britânico Richard Burton no século 19.
        Uma espada é inteira letal. Com a ponta, o inimigo podia ser trespassado, como uma lança. Com os lados, retalhado, como um machado - com a vantagem de a lâmina ser muito maior, e haver duas delas, nos modelos com dois gumes. Até a empunhadura servia para atacar, batendo-a contra a cabeça do inimigo - uma tática particularmente eficiente contra um oponente usando um elmo, que acabava desnorteado e vulnerável para ser finalizado. A espada também pode bloquear eficientemente ataques inimigos, dando origem à arte da esgrima, a complexa dança mortal entre movimentos defensivos e ofensivos. Ainda que raramente fosse a arma principal de uma unidade lutando em formação, não havia nada mais eficiente para combate próximo e pessoal - por isso, mesmo guerreiros equipados com lanças ou outras armas longas, como os hoplitas espartanos, carregavam-na consigo como arma reserva, para um ataque final ou como último recurso, quando a situação se degenerava num salve-se quem puder.
        (...)

                          (Revista Superinteressante, Editora Abril, Edição 329-A, Edição especial Armas, fevereiro-2014, p. 14)


Em: Ainda que raramente fosse a arma principal de uma unidade lutando em formação, não havia nada mais eficiente para combate próximo e pessoal, a relação sintático- semântica que se estabelece entre a oração principal e a oração subordinada em destaque é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q8191 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Igreja Católica influenciou em larga medida o imaginário durante o período denominado “Idade Média”. Boa parte das produções no campo da Filosofia e das Artes, como a literatura, a pintura e a arquitetura, possui relações com o universo religioso do mundo medieval. Sobre as contribuições culturais desse período, analise as afirmativas abaixo.

1) Durante a Idade Média, pode-se destacar o surgimento de dois grandes estilos arquitetônicos: o românico e o gótico.
2) O romance A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, é o maior exemplo do estilo “novelas de cavalaria”. O livro é uma exaltação à comédia e aos autores da Antiguidade clássica.
3) O legado do teólogo Santo Agostinho faz referências à Filosofia clássica e à doutrina cristã. Entre suas obras, destacam-se os livros Confissões e A cidade de Deus.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q180538 | Português, Interpretação de Textos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
Leia, a seguir, trechos de uma entrevista concedida pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, à Revista Veja, para responder às questões de 11 a 15. 

Veja: Nos últimos meses, houve uma série de manifestações no Brasil. Agora, há rolezinhos em shopping centers. A sociedade e as autoridades estão sabendo lidar com essas situações?

Ministro: Aquela crença de que o brasileiro é pacífico é falsa. O brasileiro protesta, sim. A situação chegou a um limite extremo, os serviços prestados são tão ruins que há um inconformismo generalizado. Mas a sociedade não é vítima quando a situação política chega a esse ponto, ela é culpada. Reclama do governo e se esquece de que quem colocou os políticos lá foi ela própria. A manifestação é uma maneira legítima de mostrar sua insatisfação com a vida nacional. Razões para protestar não faltam. Ainda mais com a carga tributária que temos, que mais parece um confisco. Mas todos precisam perceber que são culpados pela situação. (...)

Veja: A situação das prisões brasileiras é medieval. A falta de ação dos governos para melhorá-las contribui para o aumento da criminalidade?

Ministro: Exatamente. A população carcerária provisória chegou ao mesmo número da população definitiva, quando se prega na Constituição que só se pode prender depois de assentada a culpa. Mas, no afã de dar uma satisfação vã à sociedade, transformou-se a regra - o cidadão responder ao processo em liberdade - em exceção. Com isso, o Estado não respeita a integridade do preso. As condições são desumanas e não há ressocialização dos presos. Por isso os índices de reincidência são altíssimos. O preso não sai reeducado para a vida em sociedade. Ele sai embrutecido.

(Revista VEJA. Editora ABRIL. Edição 2360 - ano 47 - nº 7 - 12 de fevereiro de 2014 - p. 16. Por Otávio Cabral) 

A resposta do Ministro à primeira pergunta que lhe foi apresentada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q17677 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

A República Centro-Africana (RCA) é considerada um dos países mais pobres do mundo. Atualmente, a RCA enfrenta uma crise generalizada, que passou a ser intensificada pela atuação de milícias extremistas do país, resultando em intenso número de mortos todos os dias. Os conflitos sensibilizaram órgãos internacionais, que passaram a atuar em ações humanitárias na região. Em linhas gerais, os recentes conflitos na República Centro-Africana estão relacionados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q17686 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Com relação ao Microsoft Internet Explorer versão 8, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1) Feed

2) Complemento

3) Cookie

4) Histórico

5) Pop-up

(   ) Pequeno arquivo deixado pelo site em nosso computador. Traz, normalmente, informações sobre nossa navegação, preferências e cliques.
(   ) Lista de sites visitados.
(   ) Janela extra que abre no navegador ao se visitar uma página web ou acessar uma hiperligação específica.
(   ) Formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites (sítios) de notícias ou blogs.
(   ) Usado para interagir com conteúdo da web, como jogos e vídeos. Exemplos: Flash, Quicktime e Silverlight.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q43367 | Direito Constitucional, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Segundo a Constituição Federal de 1988, são condições de elegibilidade, na forma da lei, a idade mínima de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q203453 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Para organizar um concurso o NUCEPE convocou 20 professores para elaborar as provas, 10 dos quais torcem pelo Ríver, 6 pelo Piauí, 3 pelo Barras e 1 pelo Corissabá. Qual é o número mínimo de professores convocados pelo NUCEPE que deve haver em um grupo para que possamos estar certos de que, nesse grupo, haja pelo menos três professores que torçam por um mesmo clube?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q16393 | Direito Administrativo, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva abaixo.

“____________ é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, mediante a divulgação do certame entre pelo menos ____________ prováveis interessados, escolhidos pela unidade administrativa.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q205796 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
TEXTO II

                        Realização profissional - fazer o que gosta ou gostar do que faz?

        Escrevo esse post não com base em estudos e pesquisas empíricas, mas por minha percepção e por conversas que tive com diversos empreendedores. Costumamos avaliar o sucesso de alguém utilizando duas métricas que, como na maioria das métricas atualmente, tornaram-se mais importantes que os objetivos buscados. Costumamos correlacionar a renda e a posição ocupada da pessoa com sua realização profissional e pessoal, mas será mesmo verdade?
        Tenho visto muitas pessoas com boas rendas e bons cargos que não se sentem realizadas. Também tenho visto gente em busca de dinheiro e poder que não consegue se realizar não importa quão ricos e poderosos estejam. Talvez a realização profissional esteja mais ligada ao que queremos do que o que a sociedade acha que é sinônimo de sucesso. Talvez fazermos o que gostamos seja mais realizador do que fazermos o que nossos pais, nossos amigos e nossos colegas julgam que devêssemos fazer. Mas será possível conciliar a necessidade com o desejo?
        Temos necessidade de auferir uma renda, maior ou menor, dentro do que cada um julga ser preciso para manter um padrão de vida compatível com seus desejos e com suas necessidades, mas será possível conciliar isso com alguma atividade que realmente gostamos? O século XXI está ai derrubando paradigmas e nos mostrando caminhos nunca antes trilhados que podem garantir o sustento das pessoas capacitadas. Toda vez que ligo o Canal Off sinto uma mistura de inveja e alegria com a vida que aquele pessoal vive: viajando pelo mundo, surfando, mergulhando, escalando, etc e ainda ganhando para isso. Não tenho ideia de quanto ganham, mas imagino os custos dos projetos e imagino o quanto são focados e determinados para conseguirem fazer o que fazem - sei que treinaram e treinam duro para chegar àquele nível de excelência em suas áreas. Meu pai jamais me apoiaria num projeto de surfe, mas os pais desses meninos o fazem. Isso em si é uma grande mudança e acreditamos que aquelas pessoas sejam realizadas, ou não?

                                                                       (blog.soulsocial.com.br - Por Thiago Ribeiro. Acesso em 12.05.14)


Ao elaborarmos um texto, levamos em conta as condições de produção que envolvem todas as especificidades contextuais. Assim, pelas características particulares do gênero textual e dos potenciais interlocutores do texto acima, o autor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q17685 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Considerando o aplicativo PowerPoint 2007, analise as proposições abaixo.

1)  É possível adicionar um número de slide, a data e a hora no slide.
2)  Um slide mestre é o slide principal em uma hierarquia de slides, que armazena todas as informações sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentação, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os tamanhos de espaços reservados e o posicionamento.
3)  O PowerPoint possui quatro modos de exibição principais: Retrato, Paisagem, Álbum de Fotografias e SmartArt.
4)  As informações de cabeçalho serão exibidas na parte inferior do slide.

Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.