Questões de Concursos UESPI

Resolva questões de UESPI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q239285 | Segurança Pública, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

São competências da "Polícia Ostensiva", previstas no artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q17687 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Com relação ao Microsoft Windows 7 edição Professional, analise as proposições abaixo.

1)  As teclas de atalho Alt+Tab, sendo pressionadas simultaneamente, alternam entre as janelas abertas.
2)  Uma pasta pode conter simultaneamente arquivos e subpastas.
3)  Nas versões anteriores do Windows, gerenciar arquivos significava organizá-los em pastas e subpastas diferentes. Uma das novidades do Windows 7 são as bibliotecas, que permitem organizar e acessar arquivos, independentemente de onde os arquivos e pastas estejam armazenados.
4)  Para recuperar um arquivo que está na lixeira, devemos acessar a lixeira e selecionar o arquivo, logo após clicar sobre o nome do arquivo com o botão direito do mouse, e escolher a opção restaurar.
5)  A edição Professional do Microsoft Windows 7 é destinada a usuários adeptos e de pequenas empresas. Ela inclui todas as características do Windows 7 Home Premium e adiciona a capacidade de participar em um domínio do Windows Server.

Estão corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q180007 | Direito Administrativo, Poderes Administrativos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Considerando os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo ou a respectiva característica.

1) poder regulamentar
2) poder vinculado
3) poder de polícia
4) poder hierárquico
5) poder disciplinar

( ) apreensão de alimentos impróprios para consumo.
( ) expedição de decreto para a correta execução de lei.
( ) penalizar servidores infratores dos deveres funcionais.
( ) concessão de aposentadoria compulsória.
( ) delegação de competência.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q8206 | Geografia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

No estudo da questão ambiental, é de enorme importância o exame dos Desastres Naturais que, em geral, requerem uma intensa e rápida ação do Corpo de Bombeiros. Sobre esse assunto, analise as considerações feitas a seguir.

1) Os desastres naturais de pequeno porte ou intensidade são caracterizados quando os danos causados são pouco importantes e os prejuízos consequentes são pouco vultosos e, por isso, são mais facilmente suportáveis e superáveis pelas comunidades afetadas.
2) Quanto à evolução, os desastres naturais são classificados em: súbitos, graduais e por somação de efeitos parciais. Os desastres súbitos caracterizam-se, sobretudo, pela velocidade de evolução do processo.
3) Os desastres naturais de evolução aguda são aqueles que resultam exclusivamente das ações antropogênicas ou de omissões humanas sobre o meio natural, e se originam do relacionamento do homem com os ecossistemas urbanos.
4) As chuvas ácidas, o incremento da poluição do ar provocada por camadas de inversão térmica, o efeito estufa e os bolsões de redução da camada de ozônio são desastres naturais relacionados com a geodinâmica terrestre interna.
5) No Brasil, existe maior prevalência dos desastres naturais cíclicos e de características sazonais, por isso são mais facilmente previsíveis.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q180120 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Dentre as assertivas abaixo, marque aquela que indica um serviço descentralizado e concentrado ao mesmo tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q8213 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Os postos no Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Saúde do Estado do Piauí são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q201495 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
TEXTO II

                        Realização profissional - fazer o que gosta ou gostar do que faz?

        Escrevo esse post não com base em estudos e pesquisas empíricas, mas por minha percepção e por conversas que tive com diversos empreendedores. Costumamos avaliar o sucesso de alguém utilizando duas métricas que, como na maioria das métricas atualmente, tornaram-se mais importantes que os objetivos buscados. Costumamos correlacionar a renda e a posição ocupada da pessoa com sua realização profissional e pessoal, mas será mesmo verdade?
        Tenho visto muitas pessoas com boas rendas e bons cargos que não se sentem realizadas. Também tenho visto gente em busca de dinheiro e poder que não consegue se realizar não importa quão ricos e poderosos estejam. Talvez a realização profissional esteja mais ligada ao que queremos do que o que a sociedade acha que é sinônimo de sucesso. Talvez fazermos o que gostamos seja mais realizador do que fazermos o que nossos pais, nossos amigos e nossos colegas julgam que devêssemos fazer. Mas será possível conciliar a necessidade com o desejo?
        Temos necessidade de auferir uma renda, maior ou menor, dentro do que cada um julga ser preciso para manter um padrão de vida compatível com seus desejos e com suas necessidades, mas será possível conciliar isso com alguma atividade que realmente gostamos? O século XXI está ai derrubando paradigmas e nos mostrando caminhos nunca antes trilhados que podem garantir o sustento das pessoas capacitadas. Toda vez que ligo o Canal Off sinto uma mistura de inveja e alegria com a vida que aquele pessoal vive: viajando pelo mundo, surfando, mergulhando, escalando, etc e ainda ganhando para isso. Não tenho ideia de quanto ganham, mas imagino os custos dos projetos e imagino o quanto são focados e determinados para conseguirem fazer o que fazem - sei que treinaram e treinam duro para chegar àquele nível de excelência em suas áreas. Meu pai jamais me apoiaria num projeto de surfe, mas os pais desses meninos o fazem. Isso em si é uma grande mudança e acreditamos que aquelas pessoas sejam realizadas, ou não?

                                                                       (blog.soulsocial.com.br - Por Thiago Ribeiro. Acesso em 12.05.14)


Em relação às estruturas linguísticas do trecho: Talvez a realização profissional esteja mais ligada ao que queremos do que o que a sociedade acha que é sinônimo de sucesso, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q239906 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas que eram colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política que ficou conhecido como " Revolução Americana" . Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q43348 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Quanto aos conceitos básicos sobre os microcomputadores e sua operação em rede, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q178669 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q174519 | Português, Pontuação, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
Ordem ou Barbárie

O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal. O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal.

Há quem tente explicar a violência, a opção pela criminalidade, como consequência da pobreza, da falta de oportunidades: o homem fruto de seu meio. Sem poder fazer as próprias escolhas, destituído de livre-arbítrio, o indivíduo seria condenado por sua origem humilde à condição de bandido. Mas acaso a virtude é monopólio de ricos e remediados? Creio que não. 

Na propaganda institucional, a pobreza no Brasil diminuiu, o poder de compra está em alta, o desemprego praticamente desapareceu... Mas, se a violência tem relação direta com a pobreza, como explicar que a criminalidade tenha crescido em igual ou maior proporção que a renda do brasileiro? Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas.

Na semana passada, a violência (ou a falta de segurança) voltou ao centro dos debates. O flagrante de um jovem criminoso nu, preso a um poste por um grupo de justiceiros deu início a um turbilhão de comentários polêmicos. Em meu espaço de opinião no jornal "SBT Brasil", afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio. (...)

Não é de hoje que o cidadão se sente desassistido pelo Estado e vulnerável à ação de bandidos. (...) Estamos entre os 20 países mais violentos do planeta. E, apesar das estatísticas, em matéria de ações de segurança pública, estamos praticamente inertes e, pior: na contramão do bom senso! (...)

No Brasil de valores esquizofrênicos, pode-se matar um cidadão e sair impune. Mas a lei não perdoa quem destrói um ninho de papagaio. É cadeia na certa! (...) 

Quando falta sensatez ao Estado é que ganham força outros paradoxos. Como jovens acuados pela violência que tomam para si o papel da polícia e o dever da Justiça. Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei.

(Rachel Sheherazade - jornal Folha de São Paulo, 11 de fevereiro de 2014) 

No texto, verificamos sequências tais como: Na semana passada, a violência (ou a falta de segurança) voltou ao centro dos debates. Neste trecho, em especial, o segmento que se encontra entre parênteses sugere, textualmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q177668 | Informática, Windows, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Após selecionar um item da área de trabalho (desktop), se pressionarmos a tecla de atalho F2, o que poderemos fazer de imediato com este item?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q180385 | Direito Penal, Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

João, 19 anos de idade, manteve conjunção carnal com Maria, 13 anos de idade. Em nenhum momento, João empregou violência ou grave ameaça contra Maria, porém fez uso de fraude para persuadi-la a praticar conjunção carnal. Diante desse fato e de acordo com o Código Penal, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q176548 | Direito Penal, Concurso de Pessoas, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI

Com relação ao tema concurso de pessoas, analise as seguintes afirmações.

1) O Código Penal, no art. 29, adotou a Teoria Monista extremada com relação ao concurso de pessoas.
2) No concurso de pessoas, autores e partícipes respondem pelo mesmo crime e, consequentemente pela mesma pena em abstrato, porém, no momento da fixação da pena, o partícipe recebe uma causa de diminuição de pena por ter sua culpabilidade diminuída.
3) São requisitos do concurso de pessoas nos crimes dolosos: a pluralidade de condutas e participantes, a relevância causal de cada conduta, o vínculo subjetivo entre os participantes e a identidade de infração penal.
4) Mesmo que o autor não realize atos de execução, é possível punir o partícipe.
5) Na autoria colateral, existe concurso de pessoas devendo todos os autores responder conjuntamente pelo resultado delituoso.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q43341 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

É condição, para ingresso nos Quadros de Acessos para Quadro de Praças Bombeiros Militares, ter completado, até a data da promoção, em cada graduação, o interstício mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q43335 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Segundo o regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Piauí, as dispensas, como recompensas de serviço, podem ser: “Dispensa Total do Serviço” e “Dispensa Parcial do Serviço”. A “Dispensa Total do Serviço” é concedida pelo prazo máximo de 08 dias e não deve ultrapassar o total de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q202106 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Texto associado.
TEXTO III

                                                              ESPADAS
                          NENHUMA OUTRA ARMA TINHA O MESMO GLAMOUR

        Séculos depois de terem se tornado obsoletas, espadas ainda decoram brasões, bandeiras e insígnias militares por todo o mundo. "A história da espada é a história da Humanidade", afirmou o aventureiro, esgrimista e escritor britânico Richard Burton no século 19.
        Uma espada é inteira letal. Com a ponta, o inimigo podia ser trespassado, como uma lança. Com os lados, retalhado, como um machado - com a vantagem de a lâmina ser muito maior, e haver duas delas, nos modelos com dois gumes. Até a empunhadura servia para atacar, batendo-a contra a cabeça do inimigo - uma tática particularmente eficiente contra um oponente usando um elmo, que acabava desnorteado e vulnerável para ser finalizado. A espada também pode bloquear eficientemente ataques inimigos, dando origem à arte da esgrima, a complexa dança mortal entre movimentos defensivos e ofensivos. Ainda que raramente fosse a arma principal de uma unidade lutando em formação, não havia nada mais eficiente para combate próximo e pessoal - por isso, mesmo guerreiros equipados com lanças ou outras armas longas, como os hoplitas espartanos, carregavam-na consigo como arma reserva, para um ataque final ou como último recurso, quando a situação se degenerava num salve-se quem puder.
        (...)

                          (Revista Superinteressante, Editora Abril, Edição 329-A, Edição especial Armas, fevereiro-2014, p. 14)


O objeto espada é apresentado no texto ressaltando-se, especialmente, aspectos que dizem respeito a(o) sua (seu)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q240005 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Com relação ao Microsoft Word 2007, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1) Barra de status.            ( ) Reúne os comandos básicos, tais como: Novo, Abrir, Salvar, Imprimir e Opções do Word.

2) Régua horizontal.        ( ) Organiza os comandos em grupos lógicos, reunidos em guias que ajudam a localizar rapidamente os comandos necessários para
                                              executar uma tarefa.

3) Botão do office.           ( ) Exibe o nome do documento que está aberto no momento.

4) Faixa de opções.         ( ) É a área horizontal na parte inferior da janela do documento que fornece informações, tais como: Número da página,
                                              Seção número, Linha número, Coluna número.

5) Barra de título.            ( ) É normalmente usada para alinhar texto, gráficos, tabelas e outros elementos em um documento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.