Início

Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q953796 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

O controle de qualidade de fármacos pode ser feito utilizando técnicas cromatográficas, como a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC, da sigla em inglês High-Performance Liquid Chromatography). Um sistema desse tipo geralmente inclui um suporte e uma fase estacionária contidos numa coluna, em que uma fase móvel líquida é injetada por meio de uma bomba. Um dispositivo de injeção insere as amostras na entrada, e um detector monitora e mede os analitos na saída da coluna. O que torna possível a separação e a identificação dos analitos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q953805 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Entre os cuidados que se devem ter no trabalho em laboratório químico, está o estoque de reagentes e soluções por longo tempo. Além de garantir local ao abrigo da luz e sem incidência de fonte de calor, é preciso ter atenção para a seleção do material do recipiente a ser empregado, sobretudo em relação às soluções de ácidos e bases fortes. Nestes casos, deve-se optar por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q917127 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A classificação de um produto de origem vegetal permite estabelecer padrões de qualidade que facilitarão a comercialização e o entendimento entre compradores e produtores. O feijão é consumido em todas as regiões do país, sendo base da alimentação da população brasileira. Como outros produtos vegetais, o feijão também possui legislação específica para determinar seus padrões de qualidade. Entre os dois grupos podemos considerar desde sua morfologia, onde serão determinadas suas classes, até a determinação das porcentagens de seus defeitos, como danos causados por pragas, danos físicos, dentre outros, que permitirão a classificação quanto ao tipo do feijão. Considerando as informações sobre a classificação dos grãos de feijão, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q917163 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, atualizada pela Instrução Normativa n.º 2.145, de 26 de junho de 2023, dispõe sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Em seu Capítulo III, estão previstas as hipóteses nas quais não haverá retenção de tributos, como nos pagamentos efetuados a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q917172 | Direito Tributário, ISSQN, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é bastante abrangente e gera receitas importantes para o financiamento das funções públicas. Acerca da incidência desse imposto, analise as afirmações abaixo.

I - O ISS incide sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.
II - Os serviços sujeitos à incidência do ISS ficam sujeitos, também, ao Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, nos casos em que sua prestação envolva fornecimento de mercadorias.
III - O ISS não incide sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.
IV - A incidência do imposto não depende da denominação dada ao serviço prestado.
V - O ISS não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do País.

Em relação às hipóteses de incidência do ISS, está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q953795 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Quando os átomos de uma amostra se encontram livres no estado gasoso e recebem energia térmica suficiente, eles sofrem uma transição para um estado de energia mais alto, o estado excitado. Quando esses átomos retornam ao seu estado fundamental, liberam radiação eletromagnética com energia e comprimento de onda característicos dessa transição em particular e do tipo de átomo que gera a transição. A técnica analítica que se fundamenta na leitura dos espectros produzidos por essa radiação é chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q953798 | Química, Substâncias e suas propriedades, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

A produção de cimento envolve a combinação de materiais como calcário, argila e outros componentes, que são aquecidos a altas temperaturas para formar o clínquer. O clínquer é a principal fase sólida, que, após ser moída e combinada com gesso, resulta no cimento Portland. Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o processo químico que ocorre durante a produção do clínquer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q953802 | Química, Estudo da matéria substâncias, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Um técnico em química precisa separar uma mistura de benzeno e tolueno, que são líquidos miscíveis e possuem pontos de ebulição próximos, para obter o benzeno puro. Qual das seguintes técnicas de separação é a mais adequada para realizar essa separação de forma eficiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q953803 | Química, Grandezas massa, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Para um experimento envolvendo reação de precipitação, foram preparadas duas soluções, uma solução de cloreto de potássio (KCl) colocando 2,98 g deste sal em 100 mL de água destilada, e outra solução colocando 3,31 g, desta vez de nitrato de chumbo II ( Pb(NO3) 2 ), também em 100 mL de água destilada. A reação em meio aquoso foi promovida interagindo 10 mL de cada solução preparada no mesmo recipiente. Se considerarmos reagentes puros e rendimento total da reação, após filtração com posterior secagem em estufa, qual a massa de precipitado esperado?

2 KCl (aq) + Pb(NO3)2 (aq) PbCl2 (s) + 2 KNO3

(Considere as seguintes massas molares em g/mol: K = 39, Cl = 35,5, Pb = 207, N = 14 e O = 16)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q953808 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Nitrogenadas Amina, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

As aminas são compostos orgânicos derivados da amônia (NH3), pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por radicais alquila ou arila. As aminas são substâncias versáteis e essenciais no contexto industrial e laboratorial, devido a estarem presentes em diversas sínteses orgânicas, podendo, por exemplo, funcionarem como catalisadores, precursores de fármacos, produção de corantes, plásticos, borracha, ainda podendo atuar no controle de pH, detecção e remoção de metais em tratamento de efluente por complexação. Sua reatividade está relacionada a seu caráter básico, devido ao nitrogênio disponibilizar um par eletrônico desemparelhado, o que caracteriza o conceito de base de Lewis. Em relação ao caráter básico das aminas e ao conceito de base de Lewis, é CORRETO dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q917110 | Ética na Administração Pública, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

A ética é uma das bases para o desenvolvimento de relacionamentos sociais. Assinale a opção CORRETA em relação à Ética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1041551 | Direito Processual Civil, Dos Auxiliares de Justiça, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Em relação aos termos e atos processuais praticados pelos serventuários,

I – serão realizados oralmente.
II – não podem ser abreviados.
III – devem ser assinados pelas partes que intervierem em tais atos.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q953744 | Física, Acústica, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

Um golfinho que emite ondas sonoras de 120 kHz está se movendo em direção a um peixe que se aproxima na direção oposta. Suponha que o golfinho se move a uma velocidade de 3 m/s e o peixe se move a uma velocidade de 2 m/s. A velocidade do som na água é de 1500 m/s.

Assinale a alternativa CORRETA que apresente a frequência aparente do sonar percebida pelo peixe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q953758 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A objetiva de imersão (aumento 100 vezes) é a que permite o maior aumento quando utilizada com a ocular de 10 vezes, gerando uma magnitude de 1000 vezes das estruturas observadas. A objetiva de imersão é utilizada com uma gota de óleo de imersão e permite visualizar células sanguíneas coradas, cortes de tecido e lâminas coradas contendo microrganismos. Qual(is) o(s) ajuste(s) que deve(m) ser feito(s) no microscópio para o uso da objetiva de imersão?

I - O condensador deve ser colocado na posição mais baixa.
II - O diafragma deve ser aberto na sua totalidade para permitir o máximo de luz.
III - Deve-se utilizar apenas o cursor fino para ajuste do foco.

Assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q953761 | Biomedicina, Coleta, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A coloração de Gram é uma coloração composta que utiliza mais de um corante, além de um fixador e um descolorante. Quais das substâncias abaixo se constitui no agente descolorante na coloração de Gram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q953777 | Técnicas em Laboratório, Balanças, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

As balanças são equipamentos comumente utilizados em laboratórios de microbiologia, pois servem para pesar reagentes utilizados na elaboração de meios de cultura e soluções, assim como amostras. Por serem muito sensíveis, devem ser manejadas com cuidado, e parâmetros operacionais e ambientais devem ser ajustados.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Dentre os fatores que podem alterar a massa pesada, o profissional deve se certificar de que a substância a ser pesada esteja a temperatura ambiente.

PORQUE

II - Uma amostra fria ocasiona a formação de corrente de convecção do ar no sentido inverso, influenciando na leitura que indicará uma massa maior.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q917173 | Administração Pública, Descentralização e democracia, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Considere que a UFCG está realizando um evento científico em parceria com a UFPB e que esse evento ocorrerá na cidade de João Pessoa. A UFCG custeará parte dos gastos com a realização do evento, mas, por questões logísticas, será menos oneroso que os pagamentos sejam realizados pela UFPB. Nesse caso, a UFCG irá repassar para a UFPB parte de seu orçamento para essa finalidade. O repasse de recursos a ser efetuado é previsto na legislação e se chama:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q953782 | Técnicas em Laboratório, Autoclavação, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Os materiais possivelmente infectantes como os materiais biológicos, devem ser submetidos a procedimentos de descontaminação, sendo que o processo de autoclavagem é o mais recomendado. Quais das alternativas abaixo estão corretas em relação ao processo de autoclavagem:

I - Os materiais a serem autoclavados podem ser colocados diretamente na autoclave sem a necessidade de embalagem prévia.
II - O ciclo de autoclavagem rotineiramente utilizado é de 15 minutos a 121 ⁰C.
III - O sistema de autoclavagem deve ser monitorado constantemente o que pode ser feito com o uso de indicadores biológicos, como o Geobacillus (Bacillus) stearothermophilus.

Qual(ais) a(s) alternativa(s) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q917174 | Contabilidade Pública, Lei nº 43201964, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Lei n.º 4.320/64, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, define créditos adicionais como sendo as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Esses créditos adicionais classificam-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q953535 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Puerpério, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Uma puérpera no terceiro dia pós-parto apresenta mamas túrgidas, com calor local e desconforto, com anotação de enfermagem incluindo a informação de que está no processo de apojadura. Assinale a alternativa que indica cuidados de enfermagem para esse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.