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Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q953576 | Arquitetura de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

Considerando o funcionamento dos computadores e a importância da fonte de alimentação para o fornecimento de energia elétrica aos componentes, analise as afirmativas a seguir.

I - Sua função principal é transformar a tensão alternada em tensão contínua para fornecer a energia necessária para os equipamentos dentro do gabinete (drive de CD-ROM, HD, drive de disquete etc.)
II - A principal característica de uma fonte ATX é o seu desligamento via software, ou seja, por meio do comando Desligar do Windows, por exemplo. Outra forma de desligar a fonte ATX é pressionando o seu botão Power durante alguns segundos.
III - Uma das características da fonte AT é possuir um único conecto para a placa-mãe de 20 ou 24 contatos.

É CORRETO concluir o que se afirma em:
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542Q953586 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

CIDR, que significa Classless Inter-Domain Routing (roteamento entre domínios sem classe), é uma técnica utilizada no IPv4 e no IPv6. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica quantos endereços IPs existem num bloco CIDR IPv4 para um /22:
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543Q953592 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

A série Landsat gerou a maior base de imagens orbitais do mundo, tanto em termos de abrangência espacial, quanto em termos temporais. Dentre as características dos sistemas sensores dessa série, é CORRETO afirmar que:
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544Q953631 | Enfermagem, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Sarcolema, sarcoplasma e sarcômero são componentes celulares de que tipo de tecido?
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545Q953634 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Sabendo que as peças anatômicas encaminhadas para estudo anatomopatológico ficam acondicionadas em formol para a manutenção do material e absorvem um grande quantitativo desse químico, como deve ser realizado o descarte adequado deste tipo de material, de acordo com a RDC nº 222/2018 do Ministério da Saúde?
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546Q953651 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

A identificação macroscópica ou microscópica de infartos do miocárdio pode ser uma tarefa desafiadora, uma vez que os aspectos observados em um infarto dependem da idade da lesão. Analise as assertivas abaixo:

I - As áreas de lesão passam por uma sequência progressiva e altamente característica nas alterações morfológicas.
II - A necrose do miocárdio prossegue invariavelmente até a formação de uma cicatriz.
III - O processo de cicatrização se dá do centro para a periferia da lesão, permitindo determinar a idade da lesão após estar completamente cicatrizada.

Com relação aos achados macroscópicos e microscópicos de infartos do miocárdio, é CORRETO o que se afirma em?
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547Q1013303 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Sobre a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras podemos dizer que por força de Lei ela deveria acontecer em nível médio em:

I- Cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou.

II- Cursos de extensão universitária.

III- Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.

IV- Em quais instituições religiosas que se interessem por ter seus ministros sinalizadores.

V- A sociedade civil livremente pode ministrar cursos para formação de interpretes desde que o professor seja certificado pelo MEC.

Marque apenas a alternativa correta:

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548Q1013307 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Segundo Roman Jakobson (1896-1982), existem três diferentes tipos de tradução, baseado nessa afirrmação qual das alternativas possui o conceito correto?

I- A tradução intralingual, ou reformulação, consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistema de signos não verbais.

II- A tradução intersemiótica, ou transmutação, consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesa língua

III- A tradução interlingual, ou tradução propriamente dita, consiste na interpretação dos signos verbais por meio de alguma outra língua.

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549Q953687 | Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

A biossegurança no laboratório deve sempre ser:
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550Q953693 | Biomedicina, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

As etapas essenciais para clonagem de um gene incluem:

I - Isolamento do DNA de interesse.

II - Ligação do gene a um vetor.

III - Inserção do vetor em uma célula hospedeira.

IV - Sequenciamento do gene inserido.

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551Q917120 | Direito Administrativo, Contratação Direta, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

No que diz respeito à contratação direta, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, marque a alternativa CORRETA:
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552Q953476 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Leia o excerto abaixo:

- Em 2018, o município de Pacaraima, na fronteira Brasil-Venezuela, [...] estado de Roraima/Brasil, passou pelo processo de migração em massa de venezuelanos. [...] A crise humanitária da Venezuela exigiu e tem exigido mobilização dos países vizinhos. Em 2010, a população do município era de 10.433 habitantes, saltando para 18.913 em 2020 (população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Esse aumento populacional também se reflete nas escolas: no ensino fundamental, o número de matrículas passou de 2.447 alunos, em 2005, para 3.490, em 2018 (IBGE, [2017]), sendo parte significativa desse número de alunos venezuelanos. Um dos efeitos desse movimento é o acirramento dos conflitos e dos processos de exclusão, resultando em xenofobia, por exemplo, [no contexto escolar] [...]. (Weschenfelder; Oliveira; Fabris, 2021, p. 670).

Considerando o excerto, analise se a alternativa pedagógica apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada no contexto escolar:

I - Uma forma de lidar com as especificidades da escola de fronteira é considerar as diferenças culturais como uma oportunidade de aprendizagem para todos os estudantes.

PORQUE

II - A escola pode ser um espaço de encontro pedagógico, sem hierarquizar as diferenças e trabalhando para que todos possam aprender, a partir de um trabalho docente que aproveita a diversidade existente para desenvolver relações de respeito mútuo e de valorização dos saberes dos diferentes sujeitos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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553Q1041545 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição da Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba.
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554Q953486 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Leia o relato de um diário de pesquisa sobre representações de raça no contexto escolar da Educação Infantil, a seguir:

As observações realizadas nos diversos espaços das escolas apontam para uma recorrência de representações de raça e de gênero vinculadas a características fenotípicas e associadas com padrões de beleza hegemônicos e relativos à classificação feio/a ou bonito/a. Nesse sentido, para algumas crianças, ser branco/a e ter cabelos lisos, dentre outras características, parecia ser fundamental para alguém ser considerado bonito/a e aceito/a no grupo. A situação descrita abaixo foi desencadeada na turma de educação infantil enquanto as crianças brincavam no pátio:

Há duas crianças, o Pedro e a Fernanda, que são vizinhas e todos os dias chegam e vão embora na/da escola juntas, acompanhadas pela mãe da menina. O menino frequentemente a chama de ‘Leitão’ pelo fato dela ser gorda. Nesse dia ele voltou a chamá-la da mesma forma e, mesmo que ela soubesse o nome do colega, ela chegou a mim reclamando: ‘Prô, aquele negrão me chamou leitão... foi aquele negrão ali! (Guizzo; Zubaram; Beck, 2017, p.526).

Considerando o relato, é sabido que, no contexto escolar, ainda é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes sobre o racismo. Deste modo, no âmbito educacional, urgem debates sobre a temática das relações étnico-raciais. Assinale a alternativa CORRETA, considerando a análise do relato de pesquisa, o espaço da Educação Infantil e as relações étnico-raciais:

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555Q917138 | Agricultura e Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A produção de sementes no Brasil deve seguir o disposto em legislação vigente, que visa assegurar a qualidade do produto final. O decreto nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020, que regulamenta a Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e determina as seguintes categorias de sementes: genética, básica, certificada e não certificada e suas subcategorias, bem como, as atribuições aos produtores e sua comercialização. A origem das diferentes categorias de sementes determinadas pela legislação apresentada é:
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556Q953493 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, para a Educação Infantil, a sua organização de acordo com algumas regras que devem ser observadas para a sua oferta nos diferentes sistemas de ensino. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A instituição escolar deve controlar a frequência da criança, exigindo a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas.

PORQUE

II - A avaliação da criança será feita mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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557Q953585 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

O modelo OSI (acrônimo do inglês Open System Interconnection), que é uma referência para a comunicação entre sistemas de rede, possui três conceitos fundamentais. A alternativa que lista CORRETAMENTE esses conceitos é:
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558Q953629 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 8.501, de 30 de novembro de 1992, dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científicas, e dá outras providências. Analise as assertivas a seguir:

I - O cadáver não reclamado junto às autoridades públicas, no prazo de trinta dias, poderá ser destinado às escolas de medicina, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico.
II - Se a morte resultar de causa natural, o corpo será, obrigatoriamente, submetido à necropsia no órgão competente.
III – O cadáver não reclamado será sempre encaminhado para fins de estudo, havendo ou não indícios de que a morte tenha resultado de ação criminosa.

Conforme a Lei nº 8.501/1992 é CORRETO o que se afirma em:
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559Q953636 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a ordem de prioridade que será observada na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos, de acordo com o Decreto Nº 10.936/2022 (o qual regulamenta a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos):
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560Q953639 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

A Resolução CFM n° 1.779/05 (regulamenta a responsabilidade médica no fornecimento da Declaração de Óbito) é pilar fundamental quando da realização de uma necropsia clínica ou de verificação de óbito. Analise as assertivas a seguir:

I - Nas mortes naturais sem assistência médica, a Declaração de Óbito deverá, obrigatoriamente, ser fornecida pelos serviços médico-legais.
II - Nas mortes naturais com assistência médica, a Declaração de Óbito deverá ser fornecida, sempre que possível, pelo médico que vinha prestando assistência ao paciente.
III - Nas mortes violentas ou não naturais, a Declaração de Óbito deverá ser fornecida, obrigatoriamente, pelo Serviço de Verificação de Óbitos município.

De acordo com a Resolução CFM n° 1.779/05, é CORRETO o que se afirma em:
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