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Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q953639 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

A Resolução CFM n° 1.779/05 (regulamenta a responsabilidade médica no fornecimento da Declaração de Óbito) é pilar fundamental quando da realização de uma necropsia clínica ou de verificação de óbito. Analise as assertivas a seguir:

I - Nas mortes naturais sem assistência médica, a Declaração de Óbito deverá, obrigatoriamente, ser fornecida pelos serviços médico-legais.
II - Nas mortes naturais com assistência médica, a Declaração de Óbito deverá ser fornecida, sempre que possível, pelo médico que vinha prestando assistência ao paciente.
III - Nas mortes violentas ou não naturais, a Declaração de Óbito deverá ser fornecida, obrigatoriamente, pelo Serviço de Verificação de Óbitos município.

De acordo com a Resolução CFM n° 1.779/05, é CORRETO o que se afirma em:
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562Q953643 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

A identificação dos riscos biológicos deve seguir uma metodologia qualitativa, devendo ser considerados, entre outros fatores, os agentes epidemiologicamente mais frequentes. Analise as assertivas a seguir:

I - A patogenicidade dos agentes biológicos é a sua capacidade de causar doença em um hospedeiro suscetível, enquanto a transmissibilidade é a capacidade de transmissão de um agente a um hospedeiro.
II - A virulência é o grau de agressividade de um agente biológico, isto é, uma alta virulência de um agente pode levar a uma forma grave ou fatal de uma doença.
III - A mutagenicidade é a capacidade que alguns agentes possuem de causar dano ao DNA de organismos a eles expostos, induzindo ou causando câncer.

É CORRETO concluir o que se afirma em:
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563Q953646 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Durante a abertura da cavidade craniana para a remoção do cérebro, não se deve cortar completamente o osso com a serra, sendo que a porção interna da tábua óssea deve ser quebrada com instrumento apropriado, a fim de se preservar o sistema nervoso central. Assinale a alternativa que apresenta o instrumento apropriado a ser utilizado:
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564Q1013297 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Na derivação na Libras, como são aplicações especificamente para criar novas unidades com significados (compostos), é necessário que seja observada aplicação de três regras. Para a composição dos itens lexicais: IGREJA (casa+cruz); PAIS (pai+mãe); ACREDITAR (saber+estudar), que regras são essas?
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565Q953649 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Para ser estudada ao microscópio, a maioria dos cortes histológicos deve ser corada, porque, com poucas exceções, os tecidos são incolores. Com relação às técnicas de coloração em histologia, é CORRETO o que se afirma em:
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566Q1013298 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Na sintaxe da Libras, as construções em foco envolvem duplicação e estão associadas a marcações não-manuais enfáticas. De acordo com essa regra, qual o tipo de estrutura apresentada para a construção da oração [QUEM GOSTAR VIJAR] qu QUEM]qu?
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567Q953653 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Os patologistas devem usar, ao máximo, técnicas químicas modernas, microbiológicas, citogenéticas e moleculares para analisar líquidos corporais, tecidos e células como suplementação aos métodos de diagnóstico em anatomia e necropsia, quando necessário. Analise as assertivas abaixo:

I - Quando o sangue for analisado post mortem, os resultados analíticos serão os mesmos, independente do sítio de coleta em que o vaso se localizar.
II - Não se deve coletar sangue do coração após abertura da cavidade torácica.
III - O humor vítreo fornece uma das melhores amostras para análise química pós-morte porque provém de um compartimento fechado e os valores pós-morte podem se aproximar muito aos valores prévios.

Com relação às amostras possíveis de serem coletadas em uma necropsia, é CORRETO o que se afirma em?
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568Q917045 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que é dever do Estado promover a educação escolar pública mediante algumas garantias. Considerando a redação atual da LDB, está dentre estas garantias:
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569Q1013302 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

De acordo com a Lei que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, as competências constantes no seu artigo segundo são: Interpretação das 2 (duas) línguas Libras e da Língua Portuguesa de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. Sobre os processos de tradução e interpretação é INCORRETO afirmar que:
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570Q1013306 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Qual o número da lei que abre espaço para todas as outras leis que asseguram o direito dos surdos ao uso da Libras e acabando por repercutir na profissão e necessidade de profissionalização do tradutor e intérprete de Libras? Marque a alternativa correta:
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571Q1013310 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Quanto as categorias diferenciadas de atuação do intérprete, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1- Interpretação relé (relais/relay)

2- Intérprete tátil

3- Intérprete surdo

4- Comunicador pidgin

5- Espelhamento

6- Duplicador ou replicador vocal

( ) quando um intérprete, ao invés de interpretar, copia a sinalização de outro intérprete. Esse é o caso em que, por motivos de localização no espaço, a plateia surda tem que se posicionar em diversos locais onde não seja possível a visualização de somente um intérprete.

( ) nesta categoria está o uso do português sinalizado em que o léxico da língua de sinais é encaixado na estrutura da língua vocal, gerando, inclusive, a criação de sinais artificiais para suprir a equivalência literal entre as duas línguas.

( ) existe entre línguas vocais, mas é distintiva no caso em que, por exemplo, uma palestra em inglês seja interpretada diretamente para Libras e só então para a língua portuguesa.

( ) é chamada assim a pessoa que duplica a fala vocal de outra pessoa para deficientes auditivos que não se sentem proficientes ou confortáveis com a língua de sinais.

( ) chamado, no Brasil, de guia-intérprete para pessoas surdo-cegas que utiliza a língua de sinais tátil. Se o mediador estiver utilizando outras técnicas para surdo-cegos com, por exemplo, desenhar na palma da mão as letras do alfabeto latino ou tocar nas falanges de acordo com sistema braille, então não se trata de uma interpretação interlíngue, e sim de uma transliteração.

( ) uma pessoa surda pode atuar normalmente como intérprete entre duas língua de sinais. No caso em que uma pessoa surda não é falante competente da Libras e um ILS não consegue estabelecer um entendimento com ela, pode ser chamada outra pessoa surda que por meio gestual consiga uma comunicação primária, mas satisfatória. Não se trata, nesse caso, de uma interpretação interlíngue, e sim de uma comunicação gestual ou mímica.

Qual a sequência correta

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572Q1013313 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Sobre a atuação do Tradutor marque a alternativa INCORRETA:
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573Q917057 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009), ao abordarem o currículo voltado à Educação Infantil, colocam que as práticas a serem realizadas com as crianças, articulando as suas experiências e saberes aos conhecimentos próprios do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, visam à promoção do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade (art. 3º, das DCNEI).


Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:



I - O desenvolvimento integral da criança, preconizado nos documentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), o Estatuto da Criança e do Adolescente e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, corresponde às práticas cuidadoras ofertadas na escola infantil que acolhe filhos e filhas de mães trabalhadoras.


PORQUE


II - A indivisibilidade das dimensões cognitiva, física e psicossocial na intencionalidade pedagógica na educação infantil contribui no sentido de complementar a ação da família e da comunidade.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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574Q917070 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Ao contextualizar os fundamentos da organização curricular do Ensino Fundamental, o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010) assim estabelece: “O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - O Ensino Fundamental tem a duração de 9 (nove) anos, com a matrícula obrigatória das crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no primeiro ano.


PORQUE


II - A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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575Q953683 | Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Durante a preparação de soluções laboratoriais, qual dos seguintes fatores é essencial para garantir a precisão da solução?
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576Q953690 | Biomedicina, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Analise as asserções:

I - A eletroforese é usada para separar fragmentos de DNA.

PORQUE

II - As moléculas de DNA se movem em um campo elétrico em função de seu tamanho.

É CORRETO o que se afirma em:
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577Q953691 | Biomedicina, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Analise as asserções:

I - A técnica de eletroforese em gel é utilizada para separar macromoléculas como DNA, RNA e proteínas.

PORQUE

II - As moléculas são separadas somente de acordo com seu tamanho.

É CORRETO o que se afirma em:
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578Q953692 | Biomedicina, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Analise as asserções:


I - A técnica de PCR é amplamente utilizada em laboratórios de biologia molecular.

PORQUE

II - Permite a amplificação rápida de DNA não específico.


É CORRETO o que se afirma em:
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579Q917090 | Informática, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Softwares proprietários são sistemas de informação desenvolvidos com o propósito de exploração comercial. Assinale a alternativa CORRETA que contém um software proprietário:
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580Q953730 | Física, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

No sistema de unidades S.I., a constante gravitacional é dada como:

G = 6,674 x 10−11kg−1m3 s−2

Ao converter as unidades para newtons (N) e em termos da velocidade da luz no vácuo c, qual das alternativas abaixo apresenta a transformação CORRETA?
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