Início

Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q953485 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Costuma-se falar de interdisciplinaridade de maneira equivocada, como se ela fosse uma mistura de trabalhos: vai se fazer um trabalho interdisciplinar, então juntam-se as disciplinas de português, matemática, geografia, história em torno de um tema, e pronto, tem-se interdisciplinaridade. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata verdadeiramente de um diálogo, ou de uma parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de grupos ou indivíduos que querem alcançar objetivos comuns, que “jogam” em posições diferentes num mesmo “time” . (Rios, 2016, p. 58).

Com base na citação de Rios (2016), analise as seguintes afirmações:

I - A interdisciplinaridade se caracteriza pela junção de diferentes disciplinas em torno de um tema comum.

PORQUE

II - A verdadeira interdisciplinaridade implica em um diálogo construtivo entre as diversas disciplinas, valorizando suas especificidades e buscando objetivos comuns.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q953750 | Física, Lei da Termodinâmica, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

Considere uma máquina térmica ideal operando entre dois reservatórios de temperatura: um reservatório quente a 600 K e um reservatório frio a 300 K. De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, assinale a alternativa CORRETA sobre o funcionamento dessa máquina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q953495 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O trabalho intencional realizado na Educação Infantil que oferece à criança contato com o contexto cultural no qual está inserida e contribui para ampliação da sua visão de mundo, através do planejamento de um local agradável e instigante à curiosidade infantil (Adaptado de Barbosa, 2009. Práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares), está em diálogo com as orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009).

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos desde o planejamento até a sua aplicação.

PORQUE

II - Atividades que incluem momentos de conversa, de contação de histórias, de brincadeiras diversificadas, de exploração das diferentes linguagens, de alimentação, de horário de descanso, de prevenção de acidentes, dentre outras, podem ser consideradas como exemplo de atendimento aos princípios éticos, políticos e estéticos previstos nas DCNEI.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q953506 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, prevê, em seu Art. 7°, que “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal”. Dessa forma, é um princípio definido no Art. 7°:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q953518 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

No cálculo do gotejamento, existe um específico para microgotas e um para macrogotas. Sendo assim, para uma infusão de soro fisiológico a 0,9%, 1000 ml a ser infundida em 12 horas, para macrogotas, o resultado correto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q953784 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Superfícies como bancadas de laboratório podem ser reservatórios de patógenos, e sua limpeza adequada é imprescindível para garantir a proteção dos trabalhadores de saúde, assim como para evitar a contaminação de utensílios e equipamentos, por exemplo. Alguns fatores favorecem a contaminação das bancadas, tais como: a ausência do uso de técnicas adequadas de limpeza, mãos contaminadas dos profissionais em contato com o local de trabalho e manutenção de superfícies empoeiradas ou com matéria orgânica. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Profissionais de saúde devem trabalhar para evitar a ocorrência destes fatores, garantindo a limpeza da pele antes da coleta de amostras biológicas, com desinfetantes como quaternário de amônia.

PORQUE

II - Atividades que favoreçam o levantamento de partículas em suspensão, como o uso de aspiradores de pó, podem promover a disseminação de patógenos para as superfícies do ambiente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q953559 | Arquitetura de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

No contexto das arquiteturas de barramento de dados, o PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) é uma interface de alta velocidade que utiliza vias bidirecionais para a transferência de dados. No PCIe 3.0, a técnica comum usada para superar o problema de uma longa cadeia e bits de um valor é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q981495 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O desenvolvimento humano pode abranger diferentes tipos ou domínios. No contexto da educação infantil, é importante considerar que há um entrelaçamento entre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, pois cada domínio pode afetar outro Adaptado de Papalia (2013). Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] Porto Alegre: AMGH..


No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial das crianças do nascimento até cerca de 10 (dez) anos, quando ele afeta positivamente o funcionamento cognitivo e físico, a criança apresenta características adequadas ao esperado em cada faixa etária. Considere o texto e avalie as proposições a seguir :


I - Do nascimento aos 3 (três) anos, aproximadamente, a criança aumenta o seu interesse por outras crianças.

II - Dos 3 (três) aos 6 (seis) anos, aproximadamente, a criança aumenta a sua independência, iniciativa e autocontrole em atividades diárias e escolares.

III - Dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos, aproximadamente, o autoconceito torna-se menos complexo, sem afetar a autoestima da criança que perde o interesse por interagir com outras crianças.


A partir desses exemplos relacionados ao desenvolvimento psicossocial, é CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q953647 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

É um potente alicate de corte, formado por uma ponta cega e romba e a outra pontiaguda e afiada, ambas em arco. Os braços são unidos por uma mola laminar espiral. A ponta cega é introduzida nos espaços intercostais sob a cartilagem, a qual é cortada. Assinale a alternativa que apresenta o nome CORRETO do instrumento que o texto descreve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q1013296 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Na morfologia, os estudos realizados por Klima e Bellugi (1979) na ASL traz vários processos descritivos de flexão. Na Libras estes se apresentam basicamente divididos em verbos de três classes (verbos simples, com concordância e espaciais). Quais os sinais correspondem com os verbos na sequência: verbos simples, com concordância e espaciais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q1013301 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

A Libras é a primeira língua dos surdos brasileiros, mas ainda muitas pessoas não a conhecem. Como a necessidade de comunicação é uma via de mão dupla, a profissão de intérprete serve construir possibilidades de comunicação no exercício de suas competências entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes e ouvintes. No Brasil, essa realidade demanda que exista o tradutor e intérprete de Libras atuando na Libras e na língua portuguesa oportunizando com sua profissão que eventos comunicativos de várias ordens aconteçam, como por exemplo: aulas, seminários, conferências, reuniões, etc. A partir dessas considerações responda marcando a alternativa correta sobre o número da Lei que regulamenta a profissão de intérprete e a data de sua criação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q1013311 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

O intérprete de língua de sinais está diante de processamento de informação simultânea. Diante disso surgiram alguns modelos de processamento no ato da tradução e interpretação, entre esses modelos está o modelo cognitivo, nele há três passos a serem seguidos. Quanto à esse modelo marque V se a alternativa for verdadeira e F se a alternativa for falsa.

( ) Entender a mensagem na língua fonte

( ) Observar o ambiente

( ) Ser capaz de internalização significado da língua alvo

( ) Ser capaz de expressar a mensagem na língua alvo sem lesar a mensagem transmitida na língua fonte.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q953487 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Na organização da escola, há vários documentos que são importantes para que o trabalho aconteça com qualidade, alcançando de maneira satisfatória o seu objetivo principal, ou seja, os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Um dos principais documentos da escola é o Projeto Político-Pedagógico. Considerando a composição do nome desse documento, avalie as afirmações a seguir:

I - O Projeto Político-Pedagógico da escola é político, pois envolve decisões coletivas que refletem os interesses e valores da comunidade escolar, buscando a construção de uma educação inclusiva e democrática.

II - O Projeto Político-Pedagógico é pedagógico, pois orienta as práticas educacionais, definindo objetivos, métodos e estratégias para garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

III - O Projeto Político-Pedagógico é denominado com a composição das palavras político e pedagógico, pois foca nas questões burocráticas da gestão escolar.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q953508 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Para uma boa prestação de cuidados, diante dos mais diversos procedimentos, o Técnico em Enfermagem precisa ter conhecimentos. Dessa forma, marque a alternativa CORRETA quanto ao conceito de Sanificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q917182 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Técnico em Edificações, UFCG, UFCG, 2025

A consistência do concreto fresco é uma propriedade que está relacionada à sua maior ou menor facilidade de deformação, isto é, sua maior ou menor plasticidade. É pela medida da consistência que se identifica numericamente a trabalhabilidade do concreto fresco. O método mais usual, de fácil execução e interpretação, é o ensaio de consistência pelo abatimento do tronco de cone.

Sobre essa metodologia, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q953571 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

Assinale a alternativa CORRETA de acordo com o disposto na Portaria SGD/MGI nº 852, de 28 de março de 2023, que trata do Programa de Privacidade e Segurança da Informação – PPSI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q1013312 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

O papel do intérprete é realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, devendo, porém, observar os preceitos éticos. Marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q917056 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O desenvolvimento humano pode abranger diferentes tipos ou domínios. No contexto da educação infantil, é importante considerar que há um entrelaçamento entre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, pois cada domínio pode afetar outro Adaptado de Papalia (2013). Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] Porto Alegre: AMGH..


No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial das crianças do nascimento até cerca de 10 (dez) anos, quando ele afeta positivamente o funcionamento cognitivo e físico, a criança apresenta características adequadas ao esperado em cada faixa etária. Considere o texto e avalie as proposições a seguir :



I - Do nascimento aos 3 (três) anos, aproximadamente, a criança aumenta o seu interesse por outras crianças.


II - Dos 3 (três) aos 6 (seis) anos, aproximadamente, a criança aumenta a sua independência, iniciativa e autocontrole em atividades diárias e escolares.


III - Dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos, aproximadamente, o autoconceito torna-se menos complexo, sem afetar a autoestima da criança que perde o interesse por interagir com outras crianças.



A partir desses exemplos relacionados ao desenvolvimento psicossocial, é CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q953686 | Biomedicina, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Sobre técnicas de sequenciamento de DNA, considere as afirmações:

I - O sequenciamento de Sanger é amplamente utilizado.
II - O sequenciamento de nova geração permite a análise de múltiplos genes simultaneamente.
III - A leitura do DNA é feita por meio de reações de polimerização controladas.
IV - A eletroforese não é necessária para o sequenciamento de Sanger.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q953467 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Com base no fragmento do conto apresentado, avalie as seguintes afirmações sobre os sentimentos e pensamentos da narradora:

I - A narradora estava em um estado de confusão e desorientação quando fez a pergunta sobre a cor dos olhos de sua mãe.

II - A memória da cor dos olhos de sua mãe foi descrita como um detalhe vívido e claro para a narradora, apesar das outras memórias relacionadas a ela estarem nubladas.

III - O fragmento sugere que a narradora nunca teve momentos felizes com sua mãe, como as lembranças da infância, devido ao foco na culpa.

IV - A narradora sente uma forte sensação de culpa por não conseguir se lembrar de um detalhe que considera importante sobre sua mãe, mesmo tendo memórias vívidas de outros aspectos.

V - A narrativa destaca que a dificuldade de lembrar a cor dos olhos de sua mãe é uma reflexão tardia sobre o tempo que passou com ela.

É CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.