Início

Questões de Concursos UFES

Resolva questões de UFES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q896143 | Nutrição, Elaboração de Cardápios, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

O cálculo do cardápio, na área de alimentação coletiva, é uma atribuição do nutricionista, conforme a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 600, de 25 de fevereiro de 2018. O ponto de partida é a identificação do perfil da coletividade a ser atendida, considerando-se os valores de referência para ingestão de nutrientes estabelecidos para o grupo populacional. Sobre o cálculo do cardápio, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos casos em que o índice de massa corporal médio da amostra não for classificado como eutrófico, deve-se empregar o peso ideal na estimativa do gasto energético total médio, visando à manutenção de estado nutricional saudável da coletividade.

II. O gasto energético total da coletividade deve ser estabelecido para cada gênero, de acordo com as informações da amostra, por meio do cálculo de média aritmética simples dos dados.

III. Cabe às empresas fornecedoras de alimentação coletiva, no âmbito do Programa de Alimentação do Trabalhador, dispor de programas destinados a monitorar a saúde e a aprimorar a segurança alimentar e nutricional dos trabalhadores.

IV. No cálculo do cardápio, é necessário considerar a distribuição das preparações em diferentes refeições e dias de semana, segundo a rotatividade definida no planejamento do cardápio.

V. A ficha de controle de estoque é uma importante ferramenta no planejamento de cardápio, na previsão orçamentária e na análise nutricional, pois contém informações quantitativas e qualitativas das preparações.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q896148 | Nutrição, Custos, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

Os serviços de alimentação possuem cada vez mais a necessidade de ter uma boa gestão de seus custos, o que possibilita maior controle de gastos e de desperdícios e possibilidades de investimentos. Sobre a gestão de custos, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q896149 | Geologia, Geologia Estrutural, Oceanólogo, UFES, UFES, 2024

Sobre a estrutura geológica do planeta Terra, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q896155 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Para garantir uma amostra adequada e representativa de uma lesão oral durante uma biópsia incisional, recomenda-se a seguinte técnica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q896145 | Nutrição, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

O desperdício de alimentos, em unidades de alimentação e nutrição (UAN) pode ser avaliado por meio do monitoramento de sobras, ou seja, da quantidade de alimentos produzidos e não distribuídos, e de restos, que consistem nos alimentos distribuídos e não consumidos pelo cliente. Sobre os indicadores de desperdício, em UAN, analise as afirmativas a seguir:

I. Os percentuais de sobras e de restos de alimentos são calculados proporcionalmente ao peso da refeição distribuída.

II. A estimativa das quantidades per capita médias de sobras e restos é um método complexo e depende de avaliações durante um período de tempo.

III. Uma mesma porcentagem de sobras terá diferentes significados, considerando a margem de segurança estabelecida e o pico mínimo ou máximo de clientes.

IV. A sobra total de alimentos é suficiente para indicar a necessidade de realizar mudanças de cardápio e/ou nas quantidades per capita.

V. O percentual ideal de resto está estabelecido na literatura, entretanto, o de sobras deve ser definido na própria UAN.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q896135 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação e Nutrição PNAN, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), publicada em 2011, está organizada em diretrizes que abrangem o escopo da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na vigilância, na promoção, na prevenção e no cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e à nutrição. Essas atividades são integradas às demais ações de saúde nas redes de atenção, tendo a Atenção Básica como ordenadora das ações. Sobre as diretrizes da PNAN, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q896133 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo. Trata-se de um grupo de doenças inter-relacionadas que incluem aterosclerose, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca entre outras. Muitas vezes, observa-se a coexistência de mais de uma doença cardiovascular em um mesmo indivíduo, o que demanda atenção nutricional especializada. Sobre o manejo nutricional do paciente com doenças cardiovasculares, analise as afirmativas a seguir:

I. Para o tratamento da aterosclerose, se indica o aumento das fibras dietéticas para 30- 45g, ou mais, por dia.

II. Recomenda-se que os hipertensos consumam menos de 2.300 mg de sódio por dia, embora se possa ter uma melhora adicional da pressão arterial pela redução de sódio para 1.500mg/dia.

III. Em caso de insuficiência cardíaca, recomenda-se restringir o consumo de líquidos a 3L por dia.

IV. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem a concentração de triglicerídeos, sendo considerados cardioproteores.

V. Pode-se indicar a suplementação de coenzima Q10, em casos de aterosclerose, com uso de estatinas.


É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1027012 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Área Segurança do Trabalho, UFES, UFES, 2024

Sejam A, B, C e D conjuntos tais que A, B e C são subconjuntos de D, sendo A ⊂ B, A ∩ C ≠ ∅ e (D − B) ∩ C ≠ ∅ e ∅ o conjunto vazio. Considere as afirmativas a seguir:

I. Existe elemento de D que não é elemento de A ∪ C. II. Existe elemento de A que não é elemento de C. III. Todo elemento de A é elemento de C. IV.Todo elemento de B é elemento de A. V. Existe elemento de C que não é elemento de A.
Entre as afirmativas acima, a única VERDADEIRA é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q896121 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, quanto a conceitos clínicos e farmacológicos da lamotrigina, é INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q896150 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Sobre a doença peri-implante e os métodos de tratamento relacionados, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q896119 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, sobre o tratamento farmacológico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q896139 | Nutrição, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

As fichas técnicas de preparo (FTP) são instrumentos essenciais para o planejamento e para a produção das preparações do cardápio em unidades de alimentação e nutrição (UAN). Analise a situação: ao elaborar bife bovino acebolado, em uma UAN, foi necessário comprar 500 kg de patinho para servir 2.500 refeições e, após o pré-preparo, a carne limpa pesou 450 kg, e o peso da preparação pronta foi de 300 kg. Os valores respectivos de fator de correção e de peso per capita líquido (em gramas) do patinho que deverão constar na FTP do bife são, aproximadamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q896144 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

Os procedimentos adotados por serviços de alimentação visando garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária são conhecidos como boas práticas de manipulação (BPM). Sobre BPM, analise as afirmativas a seguir:

I. A implementação dos procedimentos de BPM se inicia após a abertura do restaurante ao público.

II. Entre os objetivos das BPM está o de proporcionar responsabilidade social e ambiental aos serviços de alimentação.

III. Apesar da variação dos custos entre os serviços de alimentação, muitos aspectos operacionais das BPM apresentam baixo custo.

IV. O cumprimento da legislação sanitária, operacionalizado pelas BPM, elimina a possibilidade de ocorrência de surtos alimentares.

V. Apesar de obrigatórios, os procedimentos operacionais padronizados das BPM devem ser mantidos em sigilo.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q896156 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

A Imaginologia integra as informações complementares para um correto diagnóstico. O Cirurgião-Dentista deve conhecer profundamente o assunto para poder fazer uso das informações, tanto para a indicação das técnicas de obtenção de imagens quanto para sua execução e interpretação. Sobre a Imaginologia, analise as afirmativas a seguir:

I. A técnica do paralelismo só pode ser executada com o uso de posicionadores específicos, tanto para uso em filmes radiográficos, quanto para uso de receptores digitais, além do uso de cilindros localizadores de 40 cm, com redução do diâmetro do diafragma de chumbo e colimação adequada.

II. Com a maior facilidade de obter informações nas Tomografias Cone Beam, as técnicas de localização, como Clark e Richards (do objeto por vestibular), caíram em desuso, principalmente durante os procedimentos endodônticos, enquanto se desenvolvem as ações de tratamento em dentes multirradiculares.

III. O processo zigomático da maxila, o seio maxilar do lado direito e o túber da maxila são acidentes radiográficos radiopacos, observáveis na radiografia dos dentes 16/17/18.

IV. Quanto à justificativa para um exame radiográfico, é importante ressaltar que os achados de imagem devem ajudar potencialmente a direcionar o diagnóstico e/ou o plano de tratamento do paciente. No entanto, também podem ser realizadas radiografias administrativas (aquelas obtidas por outras razões que não o diagnóstico), embora não beneficiem o paciente, seja para o diagnóstico ou para o plano de tratamento do paciente, desde que seja autorizado pelo gestor do plano de saúde.

V. Quando o ângulo do feixe central de raios x é direcionado para a bissetriz do ângulo formado entre plano oclusal e longo eixo do dente, a imagem obtida será deformada, apresentando encurtamento da imagem dos dentes da região.


É INCORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q896154 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

No preparo e no envio de uma amostra para análise histopatológica após uma biópsia oral, deve ser observado o seguinte princípio geral fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q896124 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, quanto a conceitos relacionados às interações medicamentosas do lítio, é INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q896137 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

Considerando a Resolução nº 2, de 10 de março de 2023, que altera a Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), correlacione o valor per capita diário do PNAE, apresentado na coluna I, com o grupo a ser atendido por esse valor, apresentado na coluna II.


Coluna I
1. R$ 0,86 2. R$ 1,37 3. R$ 0,68 4. R$ 0,50

Coluna II
( ) Estudantes matriculados em creches, inclusive, as localizadas em áreas indígenas e remanescentes de quilombos.
( ) Estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio.
( ) Estudantes que frequentam, no contraturno, o atendimento educacional especializado.
( ) Estudantes matriculados em escolas de educação básica localizadas em áreas indígenas e remanescentes de quilombos.


A sequência que preenche CORRETAMENTE a coluna II, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q896141 | Nutrição, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

Os serviços de alimentação compreendem uma sequência e uma sucessão de atividades necessárias para a disponibilização de refeições, dentro de padrões de qualidade, para diferentes coletividades. As funções administrativas desses serviços são tarefas do nutricionista. A função que consiste no agrupamento de atividades e que envolve tarefas, pessoas, órgãos e relações é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1027013 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Área Segurança do Trabalho, UFES, UFES, 2024

Os habitantes da cidade de Veracidade sempre falam a verdade e os habitantes da cidade de Falsidade nunca falam a verdade. Antônio, Bruno, Carlos, Daniel e Edson são amigos e cada um deles é habitante de uma dessas duas cidades. Eles fizeram as seguintes afirmações a respeito deles mesmos:

Antônio: “Nenhum de nós é habitante de Falsidade”. Bruno: “Exatamente um de nós é habitante de Falsidade”. Carlos: “Exatamente três de nós são habitantes de Falsidade”. Daniel: “Exatamente quatro de nós são habitantes de Falsidade”. Edson: “Todos nós somos habitantes de Falsidade”.

Entre os cinco amigos, o único que é habitante de Veracidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.